Simulado UECE | Bibliotecário | CONCURSO
SIMULADO UECE | BIBLIOTECÁRIO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UECE para o cargo de Bibliotecário.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Funece para o concurso UECE. Estas questões são especificamente para o cargo de Bibliotecário, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UECE | Bibliotecário contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UECE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50907
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Atente à seguinte definição: "[São] sistemas de classificação bibliográfica, artificialmente construídos, a partir de uma linguagem natural presente nos documentos, com o objetivo de controlar o vocabulário de um determinado campo do saber" (Albuquerque, 2013). A definição acima se refere a
- a) linguagens documentárias.
- b) vocabulários controlados.
- c) representações da informação.
- d) sistemas de classificação.
- #50908
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A notação decimal como código para expressar os conceitos na classificação documentária foi proposta, pela primeira vez, por
- a) Melvil Dewey.
- b) Paul Otlet.
- c) André Marie Ampère.
- d) La Fontaine.
- #50909
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De modo histórico e de ligação intrínseca às bibliotecas, a Biblioteconomia é mostrada na literatura especializada a partir de marcos históricos muitas vezes isolados. Relacione corretamente esses marcos com seus respectivos tempos históricos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I Coluna I 1. Terceiro milênio a.C. 2. Século XVII 3. Idade Média 4. Entre os séculos VII e VIII a.C. Coluna II ( ) Período em que predominaram as bibliotecas ligadas às ordens religiosas. "Os mosteiros e conventos foram os responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana e definiam-se como bibliotecas". ( ) "A biblioteca de Alexandria, uma das maiores já conhecidas, sobreviveu a muitos saques e catástrofes naturais, e parte do seu acervo ‘foi constituído [...] a partir de um decreto de Ptolomeu III em que todos os navios que parassem em Alexandria tinham que entregar seus livros para serem copiados'." ( ) "A relevância pública e social das bibliotecas ganhou impulso nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, [...] com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares." ( ) "A Biblioteca de Ebla, na Síria, a qual apresentava um acervo criteriosamente disposto em estantes, segundo o assunto" e que já apresentava "princípios da Biblioteconomia" em seus modelos de organização. A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 3, 4, 2, 1.
- b) 3, 2, 4, 1.
- c) 4, 2, 1, 3.
- d) 2, 1, 3, 4.
- #50910
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A Classificação Decimal Universal (CDU) traz tabelas principais e auxiliares. Isso dá maior flexibilidade à análise do assunto. A função das tabelas auxiliares é auxiliar na construção de números compostos, formados através de sinais. Assinale a opção em que todos os sinais estão corretamente relacionados às funções.
- a) Coordenação (+); Extensão (:); Relação (/); Subagrupamento ([]); Ordenação (::)
- b) Coordenação (+); Extensão (/); Relação (::); Subagrupamento ([]); Ordenação (:)
- c) Coordenação (+); Extensão (::); Relação (/); Subagrupamento (:); Ordenação ([])
- d) Coordenação (+); Extensão (/); Relação (:); Subagrupamento ([]); Ordenação (::)
- #50911
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Atente ao seguinte enunciado: "São tipos de linguagem documentária, quando permitem agrupar documentos segundo o seu conteúdo, visando ao armazenamento e à recuperação da informação". O enunciado acima se refere a sistemas de
- a) linguagens padronizadas.
- b) recuperação da informação.
- c) classificação decimal.
- d) classificação bibliográfica.
- #50912
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A mediação da informação em bibliotecas e unidades de informação é tanto um fenômeno quanto um requisito para que essas instituições se preparem para atender às demandas de seus usuários e para que construam mecanismos que possibilitem a estes uma apropriação da informação. Almeida Junior (2009) se refere à mediação em duas ações mediadoras: a implícita e a explícita. Considerando essa analogia, assinale a opção em que todos os itens apresentados estão corretamente identificados como ação de mediação implícita (AI) ou ação de mediação explícita (AE).
- a) Critérios de processamento da informação (AI); classificação (AI); atendimento on line ao usuário (AE).
- b) Seleção e análise de itens do acervo (AI); atendimento ao usuário (AI); elaboração de catálogo (AE).
- c) Critérios de armazenamento (AI); comutação bibliográfica (AI); indexação (AI).
- d) Serviços de referência (AI); orientação bibliográfica (AE); catalogação (AI).
- #50913
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 7 -
Considerando alguns postulados relativos aos estudos de usuários em bibliotecas e unidades de informação e a literatura sobre o assunto, relacione corretamente os postulados apresentados a seguir com seus autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. Coluna I 1. Asta e Federighi (1998) 2. Lasso de La Veja (1956) 3. López-Cózar (2002) 4. Carol Kuhlthau (2004) Coluna II ( ) "Dá especial ênfase ao papel que os estudos de usuários tiveram para a reconfiguração da Biblioteconomia", como aqueles "promovidos pelos pesquisadores de Chicago para a efetiva transformação da área de uma Library economy para uma Library Science". ( ) "Por muito tempo as bibliotecas foram instituições consagradas à conservação de livros, mas que deveriam ser cada vez mais instituições pedagógicas ativas, fazendo com que os livros rendam seu máximo fruto". ( ) "Um desmembramento específico de seus estudos acabou por se relacionar ao campo da competência informacional; com questões de cidadania e direito de acesso à informação". ( ) "Incorporação de estudos de usuários ao campo de conhecimento da Biblioteconomia acabou por ajudar a livrar as bibliotecas de um certo ‘encarceramento', ajudando-as a ‘sair de si mesmas'". A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 4, 2, 1, 3.
- b) 3, 2, 4, 1.
- c) 3, 4, 1, 2.
- d) 2, 1, 3, 4.
- #50914
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Atente ao seguinte enunciado: "São sistemas de informação que permitem o aproveitamento e reutilização de objetos educacionais, como animações, softwares educacionais, vídeos, mapas, entre outros, construindo um acervo dinâmico que subsidia as diversas práticas pedagógicas". O enunciado acima define
- a) repositórios temáticos.
- b) bancos de dados universitários.
- c) sistemas de recuperação da informação.
- d) repositórios de recursos educacionais digitais.
- #50915
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Observe o seguinte excerto: "[Sua função é] medir por análises estatísticas a produção de pesquisas científicas e tecnológicas na forma de artigos, publicações, citações, patentes e outros indicadores mais complexos, possibilitando avaliar atividades de pesquisa, laboratórios, cientistas, instituições, países etc., auxiliando assim, na tomada de decisões e no gerenciamento da pesquisa" (OKUBO, 1997). O excerto acima se refere à
- a) infometria.
- b) cienciometria.
- c) bibliometria.
- d) gestão do conhecimento.
- #50916
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Apesar de a literatura especializada da Biblioteconomia e da Ciência da Informação afirmar que o fenômeno é complexo e plural, pode-se dizer, em síntese, que tal fenômeno trata-se de um "processo contínuo de internalização de fundamentos conceituais, atitudinais e de habilidades necessário à compreensão e interação permanente com o universo informacional e sua dinâmica, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida". O fenômeno a que essa assertiva se refere é denominado
- a) gestão da informação.
- b) competência informacional.
- c) competência do conhecimento.
- d) gestão do conhecimento.
- #50917
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Quanto a sua natureza, a classificação "é um meio de introduzir ordem numa multiplicidade de conceitos, ideias, informações, organizando-os em classes". Relacione corretamente os tipos de classificação às respectivas definições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. Coluna I 1. Classificações documentárias 2. Classificações gerais 3. Classificações científicas 4. Classificações especializadas Coluna II ( ) Quando abrangem o universo da informação, como a CDD e a CDU. ( ) Quando se concentram ou estão voltadas para um assunto determinado. ( ) Quando servem de instrumento de apoio à administração de documentos, com o objetivo de tornar localizáveis as informações. ( ) Quando sistematizam os fenômenos do mundo natural, como um instrumento de apoio ao estudo e à reflexão lógica sobre o mundo. A sequência correta, de cima para abaixo, é:
- a) 2, 4, 1, 3.
- b) 4, 1, 3, 2.
- c) 4, 3, 2, 1.
- d) 2, 1, 4, 3.
- #50918
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Referindo-se ao tema objeto desta questão, Chaumier (1988) identifica nele "quatro estágios distintos: conhecimento do conteúdo documental realizado por meio da leitura documental; escolha dos conceitos representativos do assunto abordado por meio da identificação dos conceitos a partir do conteúdo documental; tradução dos conceitos selecionados; e incorporação dos elementos sintáticos eventuais". O processo a que o autor se refere é denominado
- a) processo de catalogação.
- b) processo de representação e organização do conhecimento.
- c) processo de indexação.
- d) processo de representação do conhecimento.
- #50919
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Atente ao seguinte enunciado: "Tem por objetivo recolher, preservar e disseminar de uma forma sistemática os recursos de conhecimento da trajetória de uma organização, sendo uma ação de Gestão do Conhecimento". Esse enunciado faz referência
- a) à Gestão do Conhecimento.
- b) aos Centros de Memória e Referência.
- c) ao Centro de Preservação Organizacional.
- d) à Memória Organizacional Histórica.
- #50920
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Segundo a lógica de classificação da CDU - Classificação Decimal Universal -, "a extensão do número de classificação indica o grau de detalhe" da informação classificada. Relacione corretamente as designações dadas pela CDU aos seus respectivos conceitos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. Coluna I 1. Série 2. Coordenados 3. Subordinadas 4. Superordenadas Coluna II ( ) Classes com números mais longos, que indicam maior especificidade (ou extensão. ( ) Números de classificação que têm a mesma extensão, denotando um nível similar de generalidade (ou extensão). ( ) Classes com números menos longos, que indicam maior extensão. ( ) Conjunto exaustivo de classes coordenadas (contendo as subdivisões lógicas completas da classe superordenada). A sequência correta, de cima para abaixo, é:
- a) 3, 2, 4, 1.
- b) 4, 1, 3, 2.
- c) 4, 3, 2, 1.
- d) 2, 1, 4, 3.
- #50921
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Considerando o formato MARC, atente à seguinte representação de posição dos caracteres: 00-02 Tag 03-06 Tamanho do campo 07-11 Posição inicial
Essa posição dos caracteres é parte constitutiva do componente do registro bibliográfico denominado
- a) campo variável.
- b) diretório.
- c) líder.
- d) campo fixo.