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Simulado TRT 6° Região (PE) - Raciocínio Lógico | CONCURSO

Simulado TRT 6° Região (PE) - Raciocínio Lógico

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso TRT 6° Região (PE).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FCC, para nível Médio do cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TRT 6° Região (PE).

*Conteúdo Programático do Simulado de Raciocínio Lógico do concurso TRT 6° Região (PE).

Esta prova visa a avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Raciocínio Lógico .

#41904
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

As afirmações seguintes são resultados de uma pesquisa feita entre os funcionários de certa empresa.

? Todo indivíduo que fuma tem bronquite. 
? Todo indivíduo que tem bronquite costuma faltar ao trabalho.


Relativamente a esses resultados, é correto concluir que

  • a) existem funcionários fumantes que não faltam ao trabalho.
  • b) todo funcionário que tem bronquite é fumante.
  • c) todo funcionário fumante costuma faltar ao trabalho.
  • d) é possível que exista algum funcionário que tenha bronquite e não falte habitualmente ao trabalho.
  • e) é possível que exista algum funcionário que seja fumante e não tenha bronquite.
#41905
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Os termos da seqüência (2, 5, 8, 4, 8, 12, 6, 11, 16, ...) são obtidos através de uma lei de formação. A soma do décimo e do décimo segundo termos dessa seqüência, obtidos segundo essa lei, é

  • a) 28.
  • b) 27.
  • c) 26.
  • d) 25.
  • e) 24.
#41906
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Na sentença abaixo falta a última palavra. Procure nas alternativas a palavra que melhor completa essa sentença.

Estava no portão de entrada do quartel, em frente à guarita; se estivesse fardado, seria tomado por ...

  • a) comandante.
  • b) ordenança.
  • c) guardião.
  • d) porteiro.
  • e) sentinela.
#41907
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

Aluísio, Bento e Casimiro compraram, cada um, um único terno e uma única camisa. Considere que:

? tanto os ternos quanto as camisas compradas eram nas cores branca, preta e cinza; 
? apenas Aluísio comprou terno e camisa nas mesmas cores; 
? nem o terno e nem a camisa comprados por Bento eram brancos; 
? a camisa comprada por Casimiro era cinza.

Nessas condições, é verdade que

  • a) o terno comprado por Bento era preto e a camisa era cinza.
  • b) a camisa comprada por Aluísio era branca e o terno comprado por Casimiro era preto.
  • c) o terno comprado por Bento era preto e a camisa comprada por Aluísio era branca.
  • d) os ternos comprados por Aluísio e Casimiro eram cinza e preto, respectivamente.
  • e) as camisas compradas por Aluísio e Bento eram preta e branca, respectivamente.
#41908
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 - 

Se x e y são números inteiros tais que x é par e y é ímpar, então é correto afirmar que

  • a) x + y é par.
  • b) x + 2y é ímpar.
  • c) 3x - 5y é par.
  • d) x . y é ímpar.
  • e) 2x - y é ímpar.
#41909
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Observe que há uma relação entre os dois primeiros grupos de letras apresentados abaixo. A mesma relação deve existir entre o terceiro e quarto grupo, que está faltando.

DFGJ : HJLO :: MOPS : ?

Considerando que as letras K, Y e W não pertencem ao alfabeto oficial usado, o grupo de letras que substituiria corretamente o ponto de interrogação é

  • a) OQRU.
  • b) QSTV.
  • c) QSTX.
  • d) RTUX.
  • e) RTUZ.
#41910
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

O esquema abaixo representa a subtração de dois números inteiros, na qual alguns algarismos foram substituídos pelas letras X, Y, Z e T.

   4 9 X 6

 - Y 0 9 Z

   3 T 8 4 

Obtido o resultado correto, a soma X + Y + Z + T é igual a

  • a) 12.
  • b) 14.
  • c) 15.
  • d) 18.
  • e) 21.
#41911
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 - 

Das 30 moedas que estão no caixa de uma padaria, sabese que todas têm apenas um dos três valores: 5 centavos, 10 centavos e 25 centavos. Se as quantidades de moedas de cada valor são iguais, de quantos modos poderá ser dado um troco de 1 real a um cliente, usando-se exatamente 12 dessas moedas?

  • a) Três.
  • b) Quatro.
  • c) Cinco.
  • d) Seis.
  • e) Sete.
#41912
Banca
FCC
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
TRT 6ª Região
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 9 - 

Sabe-se que os pontos marcados nas faces opostas de um dado devem somar 7 pontos. Assim sendo, qual das figuras seguintes NÃO pode ser a planificação de um dado?

  • a) 
  • b) 
  • c) 
  • d) 
  • e)