Simulado TRT 2° REGIÃO (SP) | Analista Judiciário – Serviço Social | CONCURSO
SIMULADO TRT 2° REGIÃO (SP) | ANALISTA JUDICIÁRIO – SERVIÇO SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 2° REGIÃO (SP) para o cargo de Analista Judiciário – Serviço Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TRT 2° REGIÃO (SP). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Serviço Social, contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 2° REGIÃO (SP) | Analista Judiciário – Serviço Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 2° REGIÃO (SP).
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #117452
- Banca
- FCC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TRT 2ª Região (SP)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
O conhecimento da vida cotidiana é base necessária para a prática social e, consequentemente, fundamenta o trabalho profissional. Nesse sentido, segundo vários estudiosos, para apreender a vida cotidiana, três perspectivas convergentes devem ser consideradas, sendo elas:
- a) singularidade, particularidade e genericidade enquanto passagem para o inteiramente humano.
- b) rotina, individualidade e alienação enquanto superficialidade fluida, ativa e receptiva que mobiliza sua atenção.
- c) cotidianidade, heterogeneidade hierarquizada e imediaticidade manipuladora.
- d) modernidade, totalidade e objetivação do trabalho enquanto atividade vital, criadora e prazerosa.
- e) busca do real e da realidade, totalidade e possibilidades da vida cotidiana enquanto motora de transformações globais.
- #117453
- Banca
- FCC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TRT 2ª Região (SP)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
No que tange à relação teoria e prática do/da Assistente Social, considere:
I. O projeto profissional é o elemento de unidade entre teoria e prática.
II. A relação teoria e prática tem como pressuposto que uma se encaixe na outra.
III. A apreensão das mediações entre os conhecimentos teóricos sobre a realidade social e a intervenção profissional possibilitam uma interpretação errônea sobra a relação teoria e prática.
IV. Existe uma relação intrínseca entre teoria e prática que é de unidade na diversidade.
V. Uma teoria não se aplica à prática nem se extrai da prática uma teoria diretamente.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I, IV e V.
- c) III, IV e V.
- d) II, III e IV.
- e) II, IV e V.
- #117454
- Banca
- FCC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TRT 2ª Região (SP)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social brasileiro, na gênese da profissão, têm sua fonte
- a) na Igreja Católica, no ideário liberal e no humanismo e conservadorismo.
- b) no enfrentamento da questão social, na intervenção do Estado e empresariado e na influência europeia.
- c) na Doutrina Social da Igreja, na perspectiva de caso, grupo e comunidade e no liberalismo.
- d) na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco-belga de ação social e no tomismo e neotomismo.
- e) no enfrentamento da questão social, na perspectiva de caso, grupo e comunidade e no neotomismo.
- #117455
- Banca
- FCC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TRT 2ª Região (SP)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
As transformações contemporâneas no mundo do trabalho, no Estado, nas políticas públicas, nos espaços ocupacionais e nas próprias profissões, sofreram e sofrem significativas alterações. Os processos de reestruturação produtiva e gerencial das empresas, a intensificação e desregulamentação do trabalho, a investida contra a organização dos trabalhadores, vêm trazendo a perda de direitos sociais conquistados historicamente, impulsionada pela reorganização do Estado, segundo pressupostos liberais. Assim, ao mesmo tempo em que
- a) o Estado assume o papel de regulador das políticas sociais, pautando-as em concepções de universalidade, equidade e redistributividade, concretiza-se o ideário de transformação e emancipação na sociedade.
- b) as contrarreformas liberais se sucedem, traduzidas pela redução do protecionismo comercial, reafirma-se a importância da redução da pobreza para por fim a desigualdade social.
- c) o mercado é instituído como polo regulador da vida social e afirmam-se políticas concentradoras de renda, de poder e da propriedade territorial capitalista, a sociedade é envolvida por um vasto empreendimento ideológico conservador.
- d) os organismos multilaterais vêm interferindo no cenário ideológico mundial com suas estratégias de mercantilização, a sociedade promove a resistência e o embate crítico ao sistema capitalista.
- e) a realidade social traz consigo situações carregadas de dimensões universais e histórico-particulares, a concretude do projeto profissional não depende da leitura dessa realidade.
- #117456
- Banca
- FCC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TRT 2ª Região (SP)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Frente à questão social e suas expressões, na atualidade, sob a ótica da categoria profissional, considere as assertivas abaixo.
I. A questão social é indissociável da forma de organização da sociedade capitalista, que tanto promove o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social, como também expande e aprofunda as relações de desigualdade, miséria e pobreza.
II. Na atualidade a questão social passa a ser objeto de um violento processo de criminalização que atinge todas as classes sociais.
III. As propostas imediatas para o enfrentamento da questão social, nos dias atuais, remetem-se a articulação assistência focalizada/repressão.
IV. As configurações assumidas pela questão social são condicionadas pela formação cultural brasileira, em seus traços de clientelismo.
Exprime a veracidade frente à questão social o que consta APENAS em
- a) I, II e III.
- b) II, III e IV.
- c) I, III e IV.
- d) II e III.
- e) I.