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Simulado TRT 2° REGIÃO (SP) | Analista Judiciário – Enfermagem | CONCURSO

Simulado TRT 2° REGIÃO (SP) | Analista Judiciário – Enfermagem

SIMULADO TRT 2° REGIÃO (SP) | ANALISTA JUDICIÁRIO – ENFERMAGEM

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 2° REGIÃO (SP) para o cargo de Analista Judiciário – Enfermagem.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TRT 2° REGIÃO (SP). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Enfermagem, contendo Enfermagem que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 2° REGIÃO (SP) | Analista Judiciário – Enfermagem contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 2° REGIÃO (SP).

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#117477
Banca
FCC
Matéria
Enfermagem
Concurso
TRT 2ª Região (SP)
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

Em reunião com os gestores do serviço, o enfermeiro enfatiza que a ação proativa do trabalhador reflete na melhoria da produtividade, das condições de trabalho e cumprimento da legislação sobre saúde, higiene e segurança do trabalho. Para potencializar a responsabilidade compartilhada entre trabalhadores e empregadores, cabe a ambos saber que

  • a) os riscos ambientais considerados para efeito da Norma Regulamentadora que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais são os físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, pois influenciam na produtividade.
  • b) as exigências de saúde, higiene e segurança são necessárias à execução das tarefas e atividades, e contribuem como orientadores para estabelecer o comportamento seguro no ambiente de trabalho.
  • c) a legislação brasileira relativa à saúde e segurança no trabalho, embora não tenha apresentado avanços ou atualizações nas duas últimas décadas, devem ser rigorosamente cumpridas, como preceitos legais oficialmente estabelecidos.
  • d) os trabalhadores devem utilizar e conservar, corretamente, o EPI fornecido gratuitamente pelo empregador e na ausência ou insuficiência de EPI, todos os trabalhadores da empresa passarão a ter direito ao adicional de insalubridade, periculosidade e penosidade.
  • e) o conhecimento e a percepção dos trabalhadores sobre o processo de trabalho e riscos ambientais devem ser considerados, como sugestões na fase inicial do planejamento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, pois nas demais fases de planejamento e execução, os trabalhadores não poderão mais participar.
#117478
Banca
FCC
Matéria
Enfermagem
Concurso
TRT 2ª Região (SP)
Tipo
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(1,0) 2 - 

Durante a palestra na empresa, ao explicar que os riscos ocupacionais e as medidas preventivas propostas na organização são fundamentados em determinações das legislações trabalhistas, o enfermeiro esclarece que

  • a) na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho com exposição de, no mínimo cinco ou mais trabalhadores, em situação iminente de risco grave, o trabalho deve ser imediatamente interrompido e o fato comunicado ao superior hierárquico direto.
  • b) a implantação de medidas e equipamentos de proteção coletiva − EPC obedece à seguinte hierarquia: medidas que previnam a liberação ou disseminação de agentes prejudiciais à saúde; medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho; medidas educativas de saúde; medidas que eliminam ou reduzam a formação desses agentes no ambiente de trabalho.
  • c) a seleção do equipamento de proteção individual − EPI adequado independe da avaliação do trabalhador usuário e da atividade exercida, pois tecnicamente, deve-se considerar o risco a que o trabalhador está exposto para assegurar a eficiência necessária no controle da exposição ao risco.
  • d) os trabalhadores deverão ser adequadamente informados sobre os possíveis riscos ambientais nos locais de trabalho, os meios disponíveis para prevenção, limitação e proteção dos riscos.
  • e) o registro dos dados sobre o planejamento e as ações de controle dos riscos ambientais deverá ser mantido, pela empresa, por período mínimo de 10 anos.
#117479
Banca
FCC
Matéria
Enfermagem
Concurso
TRT 2ª Região (SP)
Tipo
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(1,0) 3 - 

Considerando que a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores visam proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente, considere as afirmações:

I. O jovem trabalhador, cuja idade é inferior a dezoito anos e maior de doze anos, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias sobre os métodos de trabalho, para salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes, nas atividades de levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

II. Ao trabalhador que realiza trabalho manual sentado ou em pé, deve dispor de mesa, escrivaninha ou bancada que proporcione condições de visualização, descanso, repouso, criatividade, com espaço suficiente para realizar ginástica laboral, obrigatória em todos os postos de trabalho.

III. Em ambientes como escritórios e salas de análise de projetos são recomendados índice de temperatura efetiva entre 20 °C a 23 °C, com umidade relativa do ar não inferior a 40%, medidos no posto de trabalho, na altura do tórax do trabalhador.

Está correto o que consta em

  • a) I, II, e III.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) III, apenas.
#117480
Banca
FCC
Matéria
Enfermagem
Concurso
TRT 2ª Região (SP)
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(1,0) 4 - 

Ao elaborar o programa de prevenção de DORT, o enfermeiro baseia-se na NR 17 para efetuar a análise ergonômica do trabalho. Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar que

  • a) o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 800 por hora, sendo considerado toque real, cada movimento efetivo de pressão sobre o teclado que resulte em resultado esperado.
  • b) o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie.
  • c) o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de oito horas.
  • d) nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de cinco minutos para cada hora trabalhada, não deduzidos da jornada normal de trabalho.
  • e) em caso de afastamento por até quinze dias, quando retornar ao trabalho, a exigência de produção em relação ao número de toques deverá ser igual ao nível anterior.
#117481
Banca
FCC
Matéria
Enfermagem
Concurso
TRT 2ª Região (SP)
Tipo
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(1,0) 5 - 

Como membro da CIPA, o enfermeiro esclareceu sobre as atribuições desta, cabendo também à essa Comissão

    • a) identificar riscos do processo de trabalho, elaborar o mapa de riscos e realizar avaliações quantitativas dos riscos a que os trabalhadores estão expostos.
    • b) realizar, semanalmente, a avaliação do cumprimento das metas fixadas no plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas.
    • c) emitir parecer sobre os acidentes de trabalho, ciente de que não poderá colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA, por se tratar de atribuição do SESMT.
    • d) requerer. em primeira instância, à Delegacia Regional do Trabalho, a paralisação da empresa quando considerar haver, em determinado equipamento ou setor, risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores.
    • e) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.
    #117482
    Banca
    FCC
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    Enfermagem
    Concurso
    TRT 2ª Região (SP)
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    (1,0) 6 - 

    Durante a reunião da CIPA, o enfermeiro esclarece aos demais membros do grupo recém-eleito que

    • a) o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de dois anos, permitida uma reeleição.
    • b) a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes é vedada, desde o momento em que foi eleito até dois anos após o final do mandato.
    • c) a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT é emitida em caso de acidente de trabalho, de ocorrência ou agravamento de doenças profissionais.
    • d) a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT é emitida pela empresa até o quinto dia após o acidente e cabe à CIPA requisitar à empresa, as cópias das CAT emitidas para análise do nexo causal.
    • e) a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT poderá ser emitida pelo acidentado, ou solicitada pelos dependentes, diretamente na FUNDACENTRO, caso a empresa negue a emissão.
    #117483
    Banca
    FCC
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    Enfermagem
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    TRT 2ª Região (SP)
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    (1,0) 7 - 

    Atualmente, observa-se uma mudança de paradigmas nas organizações, cujo foco da produtividade tem-se voltado estrategicamente para área de recursos humanos, ou Gestão de Pessoas. Reconhecendo no ser humano como valioso capital, parceiro influenciador de crescimento e transformação, cabe à organização refletir sobre os processos de recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho dos colaboradores.

    Simulado TRT 2° REGIÃO (SP) | Analista Judiciário – Enfermagem 1



    Analisando os diversos processos associados à Gestão de Pessoas no contexto das organizações, no que diz respeito à enfermagem, o enfermeiro deve compreender as interfaces e especificidades de cada processo e saber que

    • a) o recrutamento e seleção são determinados pelas relações entre o homem, a organização e a sociedade. No desafio de atrair e reter talentos requer, também, a definição do perfil profissional, dos critérios de seleção e identificação das competências requeridas para o cargo, escolher o método e realizar o processo seletivo.
    • b) o treinamento propõe ações voltadas ao aperfeiçoamento e crescimento pessoal e profissional do indivíduo, busca a ampliação das competências, prioritariamente, em médio e longo prazo.
    • c) o desenvolvimento busca como resultado o aumento do conhecimento teórico e prático que capacita, em curto prazo, o indivíduo para a realização imediata e eficiente do trabalho.
    • d) a avaliação de desempenho é considerada prática comum, reflete a filosofia da organização e do próprio serviço de enfermagem. Por não ser um processo dinâmico, pouco contribui nas decisões gerenciais e na promoção do crescimento profissional e pessoal, do avaliado e do avaliador, e tende ao desuso, nas organizações.
    • e) diante da variedade de técnicas de seleção, a avaliação qualitativa e quantitativa é sistematicamente realizada nas organizações, considerando a eficácia de testes objetivos, prova situacional, grafologia, em detrimento do índice de rotatividade de seleção, por ser pouco relevante na análise do processo.
    #117484
    Banca
    FCC
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    Enfermagem
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    TRT 2ª Região (SP)
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    (1,0) 8 - 

    Considerando as auditorias como instrumento de controle de qualidade, na área da enfermagem, o enfermeiro recorre

    • a) à auditoria de estrutura para estabelecer a existência de uma relação entre atendimento de qualidade e estrutura adequada, como a análise do aporte de recursos e o ambiente em que é prestado o atendimento.
    • b) à auditoria de processo que é indicada para determinar os resultados ocorridos, como as alterações da condição de saúde do servidor em consequência das intervenções de enfermagem.
    • c) à auditoria de resultado que é indicada para medir o modo de oferecer o atendimento, verificando como a assistência foi prestada.
    • d) ao gerenciamento da qualidade total que pressupõe foco no indivíduo e para evitar novas situações de emergência, a auditoria deverá recomendar a redução, para seis meses, no intervalo de realização dos exames periódicos de todos os trabalhadores.
    • e) à ferramenta de auferabilidade como o uso de indicadores, aplicados na dimensão, exclusivamente, quantitativa do processo de trabalho, pois não são empregados na dimensão qualitativa.
    #117485
    Banca
    FCC
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    TRT 2ª Região (SP)
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    (1,0) 9 - 

    Durante o inventário de estoques no ambulatório do Tribunal, o enfermeiro identificou a necessidade de reposição de alguns materiais e equipamentos destinados à assistência em saúde. Consultou as normas, rotinas, manuais para certificar-se das indicações atualizadas, e

    I. planilhou, separadamente por finalidade, os medicamentos, materiais de consumo e equipamentos.

    II. determinou as finalidades técnicas e indicações de uso para diminuir a diversidade desnecessária e favorecer o custo-benefício.

    III. descreveu, detalhada e minuciosamente, as características de cada produto, de maneira precisa, em função do que deseja adquirir.

    IV. determinou o perfil de consumo, estimativa de gastos por período e margem de estoque de segurança.

    Considerando os aspectos do Gerenciamento dos Recursos Materiais, as etapas I, II, III e IV dessa programação correspondem, respectivamente, a

    • a) Classificação, Padronização, Especificação, Previsão.
    • b) Padronização, Especificação, Classificação, Previsão
    • c) Padronização, Previsão, Especificação, Classificação.
    • d) Previsão, Classificação, Padronização, Especificação.
    • e) Classificação, Especificação, Padronização, Previsão.
    #117486
    Banca
    FCC
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    (1,0) 10 - 

    Nos processos de gestão, podem ocorrer incertezas diante de algumas situações em que o enfermeiro gestor precisa tomar decisões. Para auxiliar no processo decisório foram desenvolvidos instrumentos que organizam as informações e direcionam a escolha, tais como,

    • a) grade decisória: permite a visualização das alternativas disponíveis, diante da apresentação de vários critérios, embora impossibilite a comparação dos resultados de cada alternativa, em relação aos critérios estabelecidos.
    • b) tabela de retorno: indicada para análise de dados históricos e cálculos probabilísticos, contraindicada nas decisões sobre o custo de algum item ou previsão de custos, mesmo quando há informações quantitativas à disposição.
    • c) árvore decisória: está atrelada a resultados de diversos acontecimentos, mas não permite a comparação de custos, gastos, redução ou aumento no volume de procedimentos.
    • d) tabela de consequências: é estruturada especificando, na primeira coluna, os objetivos propostos para solucionar o problema e nas demais, elencam-se as alternativas possíveis que atendem a determinado objetivo, demonstrando como as alternativas têm consequências diversas, facilitando a decisão por aquela considerada mais viável.
    • e) modelo lógico: consiste em esquema ou quadro padronizado, predeterminado, com padrão fixo de modelo e variáveis, que mostra como as tecnologias de saúde funcionarão, embora pouco empregado para avaliar a eficácia, eficiência, custo-efetividade, custo-produtividade da tecnologia, serviço ou programa.
    #117487
    Banca
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    TRT 2ª Região (SP)
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    (1,0) 11 - 

    A gestão na organização do serviço e processos de trabalho tem papel fundamental na construção dos modos de fazer saúde, voltados para a necessidade de saúde. No exercício desse papel e pautadas na articulação e integração, é inerente à prática gerencial em enfermagem, a dimensão

    • a) de referência: ênfase nas organizações ou necessidades de saúde, implicando os determinantes da assistência de enfermagem prestada em modelos assistenciais de referência.
    • b) política: diz respeito ao caráter de negociação, buscando o acordo voluntário e cooperação para coordenar os esforços e atingir os objetivos.
    • c) comunicativa: implica tomar a gestão como atividade que contém e está contida na perspectiva emancipadora dos sujeitos sociais, atores no processo ou utilizando o serviço.
    • d) do desenvolvimento da cidadania: articula o trabalho gerencial ao projeto que se tem a empreender, considerando aspectos econômicos, ideológicos e determinações corporativas.
    • e) técnica: refere-se aos aspectos gerais e instrumentais, como o planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação, na gestão dos recursos.
    #117488
    Banca
    FCC
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    (1,0) 12 - 

    Analisando as descrições das medidas de proteção vacinal dos trabalhadores do Tribunal, o enfermeiro identificou a necessidade de atualização sobre as indicações da vacina contra Hepatite B. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, dentre as indicações atualizadas em 2013, incluem-se:

    • a) todas as pessoas até 69 anos; gestantes e puérperas; transplantados e doadores de órgãos sólidos e medula óssea; potenciais receptores de múltiplas transfusões sanguíneas ou politransfundidos.
    • b) comunicantes domiciliares de portador crônico do vírus da Hepatite B; usuários de drogas; portadores de doença sexualmente transmissível e não transmissível; policiais e bombeiros civis; vítimas de acidentes com materiais biológicos; doadores irregulares de sangue.
    • c) caminhoneiros; carcereiros de delegacias e penitenciárias; podólogos e manicures; tatuadores; profissionais que exerçam atividade na área da saúde, preferencialmente nos cursos de graduação, do setor público ou privado.
    • d) indivíduos com nefropatias crônicas, ou não dializados, ou não acometidos por síndromes nefróticas; portadores de hepatopatias agudas e do vírus de Hepatite C.
    • e) profissionais com risco de exposição a sangue de portadores de Hepatite A ou B ou C ou D; pessoas com práticas homo ou bissexuais; pessoas infectadas pelo HIV e imunocomprometidos; todas as pessoas até 79 anos.
    #117489
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    (1,0) 13 - 

    O aumento repentino de trabalhadores com alterações gastrointestinais atendidos no ambulatório motivou o enfermeiro à investigação para interromper a transmissão e evitar a ocorrência de novos casos. Com base no Guia de Vigilância Epidemiológica/Ministério da Saúde, elaborou o roteiro de investigação de epidemia ou surto, elencando aspectos relevantes como a

    • a) confirmação do diagnóstico da doença: significa verificar se a suspeita diagnóstica inicial enquadra-se na definição de caso suspeito ou confirmado da doença em questão, à luz dos critérios definidos pelo sistema de vigilância epidemiológica.
    • b) confirmação da existência de epidemia ou surto: implica em estabelecer o diagnóstico da doença e do estado epidêmico, caracterizada pela ocorrência de um número frequente de casos em dado momento e lugar. A confirmação decorre da comparação dos coeficientes de prevalência que equivale ao número de casos da doença com os usualmente verificados na mesma população.
    • c) caracterização da epidemia: significa analisar algumas características da doença e responder questões relativas à sua distribuição no tempo. Como o período de incubação das doenças é constante, a curva epidêmica da distribuição dos casos ocorridos durante o período endêmico expressa a dispersão dos períodos de incubação individual, em torno de uma mediana na qual os casos estão agrupados.
    • d) formulação de hipóteses preliminares: visa determinar a fonte de infecção, o período de exposição dos casos, o modo de transmissão, a população exposta a um maior risco e o agente etiológico. A comprovação da hipótese sobre a fonte de infecção e modo de transmissão é confirmada quando não houver diferença estatisticamente significante na taxa de ataque de expostos e não expostos, e se outro modo de transmissão determinar a ocorrência de casos com mesma distribuição por sexo, faixa etária, localidade geográfica e dimensão temporal.
    • e) busca ativa de casos: objetiva reconhecer e investigar casos distintos no espaço geográfico, com ampla abrangência, mesmo na ausência de suspeita da existência de contatos ou de fonte de contágio ativa.
    #117490
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    FCC
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    TRT 2ª Região (SP)
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    (1,0) 14 - 

    No ambulatório do Tribunal, durante a consulta de enfermagem ao servidor, o enfermeiro indagou-o sobre o tratamento de hipertensão arterial, recomendado devido ao recente acidente vascular cerebral. O servidor respondeu que não tomou as medicações porque se sente bem e não precisa mais delas. O enfermeiro orientou quanto à persistência da hipertensão, os riscos de danos e a importância da adesão ao tratamento. O servidor compreendeu as orientações, mas não mudou a atitude e continuou sem tomar as medicações.
    Considerando que “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”, à luz da Lei Orgânica de Saúde, no 8.080/1990, nesta situação hipotética, a atitude do servidor não coaduna com o disposto no Art. 2o , onde consta que

    • a) as ações e serviços de saúde executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado são reguladas, em todo o território nacional.
    • b) o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o SUS e devem ser respeitados.
    • c) os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação e o acesso aos bens e serviços essenciais.
    • d) o dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
    • e) a iniciativa privada participa do SUS, em caráter complementar.
    #117491
    Banca
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    TRT 2ª Região (SP)
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    (1,0) 15 - 

    Em 1988, a Constituição Federal se tornou novo marco na formulação e implementação das políticas públicas. Na trajetória histórica apresentou desafios no que diz respeito à saúde, trazendo em seu bojo aspectos comuns ao Sistema Único de Saúde − SUS, como a

    • a) descentralização: com o SUS ocorre a mudança da agenda de responsabilidades para os municípios, assumindo postura de coordenação para atender as diversas demandas de saúde de seu território.
    • b) proposição de direitos universais do cidadão: rompimento do controle corporativo da saúde que, anteriormente, privilegiava o acesso à saúde aos trabalhadores urbanos, com carteira registrada ou não, e excluíam os trabalhadores rurais.
    • c) criação de sistemas nacionais de políticas: asseguram a redução de riscos e gestão do financiamento bipartite, assim como ocorre no SUS, na esfera federal, para evitar sobreposições políticas no oferecimento da saúde.
    • d) seguridade social: direito do trabalhador, empregador e empresas participantes do SUS aos benefícios de previdência privada corrigidos monetariamente, calculados segundo as contribuições mensais para preservar seus valores reais.
    • e) participação social: empoderamento da comunidade nos processos decisórios das políticas públicas locais nas gestões municipais, com o SUS; futuramente, o SUS pretende contemplar a participação da comunidade em conselho estadual e nacional de saúde, uma vez que já participa, localmente, em conselho municipal.