Simulado TRT 19° REGIÃO(AL) | Analista Judiciário – Psiquiatria | CONCURSO
SIMULADO TRT 19° REGIÃO(AL) | ANALISTA JUDICIÁRIO – PSIQUIATRIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 19° REGIÃO(AL) para o cargo de Analista Judiciário – Psiquiatria.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TRT 19° REGIÃO(AL). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Psiquiatria, contendo Medicina que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 19° REGIÃO(AL) | Analista Judiciário – Psiquiatria contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 19° REGIÃO(AL).
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #117637
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Quadro delirante no qual a temática central do delírio diz respeito a ser amado por outra pessoa. O delírio frequentemente envolve um amor romântico e união espiritual idealizada, ao invés de atração sexual. A pessoa sobre a qual esta convicção é mantida geralmente detém uma posição social superior (por exemplo, uma pessoa famosa, ou um superior no trabalho), mas pode eventualmente tratar-se de um estranho. Os esforços para contatar o objeto do delírio (telefonemas, cartas, presentes, visitas ou até vigilância) são comuns, embora eventualmente a pessoa mantenha seu delírio em segredo.
Essa descrição, segundo o DSM-IV, trata-se de delírio do tipo :
- a) Erotomaníaco.
- b) Grandioso.
- c) Ciumento.
- d) Persecutório.
- e) Somático.
- #117638
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Segundo a DSM-IV, NÃO faz parte dos critérios diagnósticos de abstinência de anfetamina a história de cessação (ou redução) de um uso pesado e prolongado de anfetamina:
- a) agitação psicomotora e humor disfórico.
- b) fadiga e sonhos vividos.
- c) insônia e aumento do apetite.
- d) retardo psicomotor e hipersonia
- e) dilatação das pupilas e taquicardia.
- #117639
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em relação às potenciais interações medicamentosas está INCORRETO o que consta em:
- a) Medicamento usado / Clorpromazina.Medicamento coadministrado / ZiprazidonaMecanismo / Prolongamento QT.Efeito / Maior risco de Arritmia.
- b) Medicamento usado / Carbamazepina.Medicamento coadministrado / Fluoxetina.Mecanismo / Carbamazepina estimula metabolismo fluoxetina pelo CYP 2D6.Efeito / Redução nível sérico fluoxetina e risco de síndrome serotoninérgica.
- c) Medicamento usado / Ácido Valpróico.Medicamento coadministrado / LamotriginaMecanismo / Valproato inibe UGT 1A4.Efeito / Sonolência, Aumenta risco de rash cutâneo.
- d) Medicamento usado / Ziprazidona.Medicamento coadministrado / Aripiprazol.Mecanismo / Aripiprazol tem maior afinidade pelo receptor D2.Efeito / Descompensação clínica durante a troca por aripiprazol.
- e) Medicamento usado / Clozapina.Medicamento coadministrao / IMAO.Mecanismo / Reduz metabolização da noradrenalina pelos IMAO, combinado com aumenta a noradrenalina por bloqueio alfa2 pela clozapina.Efeito / Crise hipertensiva.
- #117640
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Paciente de 45 anos, com quadro de Transtorno Afetivo Bipolar em tratamento com carbonato de lítio 1.200 mg, e há duas semanas em uso de risperidona na dose de 4 mg/dia procurou o serviço de emergência com queixa de febre 39 °C, associado à sudorese excessiva, rigidez muscular e tremores. Ao exame físico foi observada taquipneia e taquicardia. Ao exame laboratorial verificou-se leucocitose e aumento da CPK, litemia sérica de 1,1 mEq/l. A hipótese diagnóstica e a conduta a ser tomada são, respectivamente,
- a) Síndrome Neuroléptica Maligna. Internar paciente, monitorar sinais vitais, suspender a risperidona, e avaliar a introdução de bromocriptina ou dantrolene para controle.
- b) Síndrome Colinérgica. Internar paciente, hidratar vigorosamente e avaliar necessidade de diálise, suspender lítio e risperidona e introduzir prometazina e haloperidol IM.
- c) Síndrome Serotonérgica. Manter em observação por 12h, hidratar o paciente, manter as medicações em uso e introduzir orazepan para sedação.
- d) Delirium anticolinérgico. Manter em observação em serviço de emergência, manter as medicações em uso, monitorar função renal e hepática e introduzir biperideno.
- e) Intoxicação por lítio. Internar paciente e monitorizar a função renal. Suspender lítio e aumentar a risperidona.
- #117641
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A síndrome Serotonérgica é caracterizada por :
- a) constipação, hipertensão, delirium e piloereção.
- b) sonolência, constipação, mioclonia e bradicardia.
- c) hiporreflexia, letargia, convulsão e contração das pupilas.
- d) instabilidade autonômica, tremores, taquicardia sinusal e mioclonia.
- e) boca seca, tremores, sedação e hipotermia.
- #117642
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Apresenta a correlação INCORRETA entre condição clínica e psicofármacos que seriam potencialmente inapropriado em idosos.
- a) Doença ou condição /ArritmiasDroga /Antidepressivos tricíclicos.Motivo / Efeitos proarritmicos e alteração do intervalo QT.
- b) Doença ou condição / Retenção urinária baixaDroga / Anticolinérgicos; antihistamínicos; antidepressivos tricíclicos.Motivo / Diminuição do fluxo urinário levando à retenção urinária.
- c) Doença ou condição / Convulsão ou epilepsiaDroga / Clozapina; clorpromazina; tioridazina; bupropiona.Motivo / Aumento do limiar convulsivo.
- d) Doença ou condição / Doença de ParkinsonDroga / Antipsicóticos convencionais.Motivo / Ação antidopaminérgica, piora do parkinsonismo.
- e) Doença ou condição / Síncopes e quedasDroga / Benzodiazepínicos de curta e média duração, antidepressivos tricíclicos.Motivo / Risco de ataxia, diminuir a função psicomotora, aumenta risco de síncopes e quedas.
- #117643
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em relação aos documentos Atestado, Laudo e Parecer:
- a) Atestado é elaborado pelo Assistente Técnico para dar suporte à parte e deve ser endereçado ao advogado ou promotor.
- b) Parecer é elaborado pelo perito para esclarecimento técnico solicitado pelo promotor e endereçado ao Juiz.
- c) Laudo é elaborado pelo perito para esclarecimento técnico solicitado pelo Juiz e a ele endereçado.
- d) Laudo pode ser elaborado pelo médico assistente com a finalidade de dar suporte a parte interessada e esclarecimentos ao advogado e promotor, a quem deve ser endereçado.
- e) Parecer visa dar suporte ao bem-estar do paciente e, portanto é realizado pelo médico assistente e endereçado ao Juiz de Direito.
- #117644
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação ao Código de Ética Médica, na parte referente a Auditorias e Perícias Médicas, é VEDADO ao médico
- a) atuar com absoluta isenção quando designado para servir como perito ou como auditor, bem como ultrapassar os limites de suas atribuições e de sua competência.
- b) deixar de autorizar, vetar, bem como modificar, quando na função de auditor ou de perito, procedimentos propedêuticos ou terapêuticos instituídos, bastando para tanto comunicar por escrito, o fato ao médico assistente.
- c) deixar de receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.
- d) ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
- e) deixar de realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.
- #117645
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Em relação ao Código de Ética Médica na parte referente a Documentos Médicos, é VEDADO ao médico.
- a) deixar de liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa.
- b) fornecer laudo médico ao paciente ou a seu representante legal quando aquele for encaminhado ou transferido para continuação do tratamento ou em caso de solicitação de alta.
- c) atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência, exceto quando houver indícios de morte violenta
- d) permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional, quando sob sua responsabilidade.
- e) deixar de negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, e lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como fornecer explicações necessárias à sua compreensão, mesmo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros.
- #117646
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
NÃO faz parte dos quadros codificados em F65 - Transtorno de preferência sexual:
- a) Orientação sexual egodistônica.
- b) Fetichismo.
- c) Exibicionismo.
- d) Sadomasoquismo.
- e) Voyeurismo.
- #117647
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Os Transtornos de Personalidade - TP são divididos em agrupamentos (clusters). Apresenta a correta correlação entre agrupamento e seus componentes segundo a DSM-IV-TR:
- a) Grupo B - TP emocionalmente instável, narcisista e dependente.
- b) Grupo A - TP paranoide, esquizoide e esquizotípica.
- c) Grupo C - TP anancástico, narcisista e esquiva.
- d) Grupo A - TP esquiva, anti-social e ansioso.
- e) Grupo C - TP obsessivo compulsivo, esquizotípico e borderline.
- #117648
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Em relação à farmacologia dos antipsicóticos considere:
I. A clorpromazina é de segunda geração, com efeitos colaterais de sedação, hipotensão e colinérgicos.
II. A tioridazina é de primeira geração, com efeitos colaterais de aumento do intervalo QTc.
III. A risperidona é de terceira geração, com efeitos colaterais de alteração da crase sanguínea e síndrome metabólica.
IV. A olanzapina é de segunda geração, com efeitos colaterais de síndrome metabólica.
Está correto o que consta APENAS em:
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) I e IV.
- d) III e IV.
- e) II e IV.
- #117649
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Em relação às demências Degenerativas Primárias, NÃO faz parte do grupo Parkinson Plus:
- a) Paralisia Supranuclear Progressiva - PSP.
- b) Demências com Corpúsculo de Levy.
- c) Afasia Progressiva Primária - APP.
- d) Degeneração corticobasal.
- e) Atrofia de múltiplos sistemas.
- #117650
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Em relação à farmacologia dos anticolinesterásicos considere:
I. A Galantamina apresenta inibição irreversível, com meia vida curta de eliminação e de inibição, com forte ligação proteica e metabolismo sináptico.
II. A Rivastigmina tem inibição reversível, meia vida longa de eliminação e curta de inibição, com baixa ligação proteica e metabolização hepática.
III. O Donepezil apresenta inibição reversível, meia vida de eliminação e de inibição longas, com forte ligação proteica e metabolismo hepático.
Está correto o que consta APENAS em:
- a) I
- b) III
- c) II
- d) I e II.
- e) I e III
- #117651
- Banca
- FCC
- Matéria
- Medicina
- Concurso
- TRT 19ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A Síndrome de Cotard é:
- a) uma neuropatologia associada à carência de Vitamina B1 (tiamina), traumas cranianos, encefalite herpética, intoxicação pelo monóxido de carbono e ao alcoolismo. O indivíduo apresenta amnésia anterógrada, amnésia retrógrada e muito comumente a confabulação.
- b) uma desordem do sistema nervoso autônomo que afeta o desenvolvimento e a sobrevivência dos neurônios sensoriais, simpáticos e parassimpático no sistema nervoso autônomo sensorial, resultando variáveis sintomas incluindo insensibilidade à dor, incapacidade de produzir lágrimas, fraco crescimento, e pressão arterial lábil (hipertensão episódica e hipotensão postural).
- c) uma anomalia cromossômica cuja origem é a perda parcial ou total de um cromossomo X. Geralmente identificada no momento do nascimento, ou antes da puberdade por suas características fenotípicas distintivas.
- d) a aquisição ou coleta de bens ou objetos descartados como lixo, e a incapacidade de usá-los ou descartá-los, mesmo quando os itens são inúteis, perigosos ou insalubres. A acumulação compulsiva, caracterizada pelo isolamento social, diminui a mobilidade e interfere com atividades básicas, como, limpar, tomar banho e dormir.
- e) um delírio de negação, na qual o individuo acredita estar morto, não reagindo a estímulos exteriores nem a outras pessoas. Também pode acreditar que está com seus órgãos internos podres ou apodrecendo. Pode aparecer em quadros depressivos graves.