Simulado TRT 1° REGIÃO (RJ) | Analista Judiciário – Psicologia | CONCURSO
SIMULADO TRT 1° REGIÃO (RJ) | ANALISTA JUDICIÁRIO – PSICOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 1° REGIÃO (RJ) para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca AOCP para o concurso TRT 1° REGIÃO (RJ). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia , contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 1° REGIÃO (RJ) | Analista Judiciário – Psicologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 1° REGIÃO (RJ).
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
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- #117577
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- TRT 1ª Região (RJ)
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
As entidades públicas crescem de forma pouco articulada e planejada. Isso contribui como um fator impeditivo da modernização do Estado e da melhoria da prestação de seus serviços, porém acredita-se que a solução é o investimento no capital humano do setor público através de uma política de valorização de pessoal para que os funcionários consigam atender às demandas da sociedade. Para isso, o treinamento é essencial na promoção de benefícios como: aperfeiçoamento do desempenho funcional, aumento da produtividade e aprimoramento das relações interpessoais, garantindo que as atividades-fim da Administração Pública sejam executadas adequadamente. Em relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, é correto afirmar que
- a) o aumento no índice de absenteísmo; mudanças nos processos de trabalho, por meio da modernização dos equipamentos e adoção de novas tecnologias; baixa produtividade; morosidade; desperdício de material; número excessivo de reclamações; falta de interesse do profissional e mau atendimento não podem ser considerados indicadores de treinamento, pois são estatísticas muito voláteis.
- b) atividades de treinamento e desenvolvimento nas instituições públicas são investimentos inócuos, visto que o concurso público já seleciona os melhores candidatos (em termos de aptidões teóricas e técnicas), o que garantiria a eficácia organizacional.
- c) o planejamento e a execução das atividades de treinamento e desenvolvimento podem ser realizados em etapas como: 1) diagnóstico; 2) desenho; 3) implementação; e 4) avaliação.
- d) as atividades de treinamento, por serem focadas no cargo específico do trabalhador, não têm potencial para acarretar resultados como: uma melhor estruturação e organização dos serviços públicos; redução no desperdício de materiais; criação de novos padrões de fornecimento de serviços; bom atendimento ao público; maior segurança na execução do trabalho; oportunidade de crescimento funcional do servidor e criação de uma imagem positiva da organização pública.
- e) movimentos como o da Contrarreforma Administrativa de Pessoal (Decreto nº 5.707 de 28 de fevereiro de 2006) apregoam o repúdio a atividades de treinamento e desenvolvimento no setor público, visto que estas seriam fomentadoras da Nova Gestão Paradoxal e romperiam com as estruturas burocráticas, elementares ao desempenho eficiente das instituições públicas.
- #117578
- Banca
- AOCP
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- TRT 1ª Região (RJ)
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Em relação ao processo de readaptação profissional, assinale a alternativa correta.
- a) Nos termos da lei, readaptação profissional é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades incompatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade, física ou mental, verificada em inspeção médica.
- b) A readaptação deve ser reduzida aos distúrbios clínicos, nos quais a causa do adoecimento fique centrada nos fatores biomédicos. Pois, conforme a Lei nº 8213/1991, o adoecimento, que compromete a vida das pessoas, é unicausal. Portanto a compreensão do sentido do afastamento do trabalho, levando-se em conta os efeitos do processo de ruptura sofrido pelo trabalhador, contaminariam a perícia.
- c) Para o trabalhador, a reinserção no trabalho possui importante significado a ser compreendido, pois seu afastamento por motivo de saúde gera uma nova condição laboral, social e simbólica – a de readaptado –, levando-o a vivenciar relações singulares sucedidas no próprio ambiente de trabalho, além de sentimentos de perda, frustração e fracasso.
- d) Readaptação é a investidura em cargo mais compatível com a capacidade do funcionário e prescinde de inspeção médica, mas dependerá sempre de recomendação do superior hierárquico direto.
- e) O conceito de readaptação funcional incorpora o de invalidez. O trabalhador considerado inválido é aquele que apresenta limitações para exercer algumas atividades em um contexto específico, mas pode ter condições físicas e psicológicas para exercer outros serviços, inclusive que exijam mais responsabilidade e aperfeiçoamento técnico em relação ao que vinha exercendo.
- #117579
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Em relação ao assédio moral, assinale a alternativa correta.
- a) É um fenômeno novo e revela uma violência na seara organizacional. Surge em meados da década de 1980 e se intensifica no cenário contemporâneo devido à valorização da competição como a tônica dos modelos de gestão contemporâneos.
- b) Segundo Marie-France Hirigoyen, o assédio em local de trabalho está ligado a qualquer conduta abusiva em relação a uma pessoa (seja por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritas) que possa acarretar um dano à sua personalidade, à sua dignidade ou mesmo à sua integridade física ou psíquica, podendo ocasionar, inclusive, perda de emprego ou degradação do ambiente de trabalho em que a vítima está inserida.
- c) De acordo com José Roberto Heloani, o assédio moral caracteriza-se pela intencionalidade; consiste na constante e deliberada desqualificação da vítima, a fim de promover o desenvolvimento humano. Heloani propõe que uma das mais potentes formas de promover sujeitos resilientes é por meio de assédio moral organizacional.
- d) As vítimas temem fazer denúncias formais por medo de retaliação que poderia ser a demissão ou o rebaixamento de cargo, por exemplo; além do fato de que essas denúncias iriam tornar pública a humilhação pela qual passaram, o que as deixaria ainda mais constrangidas e envergonhadas. Assim, o medo (de caráter mais objetivo) e a vergonha (mais subjetiva, mas com consequências devastadoras) se unem, acobertando a covardia dos ataques. Soma-se a isso, a falta de uma legislação específica para o instituto do assédio moral o que significa a desproteção legal do empregado assediado.
- e) O assédio moral é um fenômeno inerente ao trabalho, portanto as ações visando coibir a violência moral são inócuas.
- #117580
- Banca
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(1,0) 4 -
Em relação ao fenômeno do estresse ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Suas consequências podem ser: danos sociais, físicos e psicológicos. Os danos sociais compreendem a queda no desempenho profissional, ausências no trabalho, acidentes, conflitos domésticos e apatia. Os danos físicos acarretam doenças psicossomáticas, destacando as úlceras, alergias, asma, enxaquecas, alcoolismo, disfunções coronarianas e circulatórias. Nos danos psicológicos, estão incluídas a instabilidade emocional, a ansiedade, a agressividade, a irritabilidade, a depressão, e, em um último estágio, a Síndrome de Burnout.
- b) O estresse pode ser observado pelo menos em duas dimensões. O estresse pode ter um resultado positivo, distress, ou negativo, eustress, em relação ao esforço gerado pela tensão mobilizada pela pessoa. O distress é o equilíbrio entre esforço, tempo, realização e resultados, sendo um aspecto positivo de lidar com as pressões; a pessoa consegue vencer desafios. Já o eustress é o rompimento do equilíbrio biopsicossocial, por excesso ou falta de esforço, incompatível com tempo, realização e resultados.
- c) De acordo com o modelo transacional de estresse, este pode ser referido como um estado psicológico que é parte de (e também reflete) um processo de interação entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho. Sendo um processo, baseia-se em uma sequência de relações entre o ambiente de trabalho e as percepções do trabalhador, entre essas percepções e a experiência de estresse e entre o estado psicológico que caracteriza essa experiência e as alterações que ocorrem a níveis comportamental, emocional, fisiológico e físico. Desse modo e numa perspectiva científica, a sua medição é extremamente difícil e complexa. Nenhuma medida isolada parece, somente por si, ser suficientemente válida para medir o estresse.
- d) A administração do estresse pode ser encarada sob duas abordagens, individual e organizacional. Em relação à abordagem individual, estratégias como implementação de técnicas de administração do tempo, ginástica laboral, exercícios físicos, treinamento de relaxamento e a expansão da rede de suporte social têm se mostrado eficazes na redução do estresse profissional. Na abordagem organizacional, vários agentes estressores como as exigências de tarefas, desempenho de papéis, fatores ambientais e a estrutura organizacional podem ser modificados.
- e) As situações de trabalho são vivenciadas como indutoras de estresse quando são percebidas como envolvendo exigências que não condizem com o conhecimento do trabalhador ou com as suas necessidades (sobrecarga ou subcarga quantitativa e/ ou qualitativa), especialmente quando os trabalhadores têm a percepção de suporte social ou de controle insuficientes.
- #117581
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(1,0) 5 -
A Psicodinâmica do Trabalho é uma abordagem científica que foi desenvolvida na França na décadad e 1980 pelo médico e psicanalista Christophe Dejours e investiga os mecanismos de defesa dos trabalhadores frente às situações causadoras de sofrimento decorrentes da organização do trabalho. Em relação à Psicodinâmica do Trabalho, é correto afirmar que
- a) condições de trabalho são: divisão de tarefas entre os trabalhadores, repartição, cadência e o modo operatório prescrito; e a divisão de pessoas: repartição das responsabilidades, hierarquia, comando e controle.
- b) organização do trabalho: refere-se ao ambiente físico (temperatura, barulho, pressão, vibração, irradiação, altitude etc.); o ambiente biológico (vírus, bactérias, parasitas e fungos); as condições de higiene e de segurança; e as características antropométricas do posto de trabalho.
- c) no sofrimento criativo, o indivíduo mobiliza-se na transformação do seu sofrimento em algo benéfico para ele mesmo. Para isso, deve encontrar ausência de liberdade na organização do trabalho de modo a eliminar o gap entre trabalho prescrito e trabalho real. O sofrimento criativo é bastante característico dos trabalhadores em organizações com modelo de Administração Científica (Taylorista-Fordista).
- d) o surgimento do sofrimento halogênico estaria relacionado à grande flexibilidade da organização do trabalho, a qual não apresenta referenciais determinados de prescrição e impede que o sujeito encontre vias de descarga pulsional nas suas atividades laborais, utilizando-se de estratégias defensivas para suportar o contexto de trabalho.
- e) a inteligência prática, enquanto estratégia de enfrentamento coletivo, auxilia o trabalhador a resistir ao que é prescrito, utilizando recursos próprios e sua capacidade inventiva, pressupondo a ideia de astúcia, mobilizando-se a partir do surgimento de situações imprevistas. A partir do enfrentamento dessas situações, desenvolve-se um saber particular que ao tornar-se coletivo, transforma-se em ação de cooperação. Esse recurso apresenta a finalidade de minimizar o sofrimento e transformá-lo em prazer.
- #117582
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(1,0) 6 -
Em relação aos Programas de Preparação para a Aposentadoria, é correto afirmar que
- a) o Programa de Preparação para a Aposentadoria pode facilitar o bem-estar dos futuros aposentados, pois sobrevaloriza os aspectos positivos e camufla qualquer possível reflexão sobre os aspectos negativos da transição do trabalho ao não trabalho.
- b) é a oportunidade para a Psicologia trabalhar o desenvolvimento do controle social, do eugenismo e atuar consonante às políticas do biopoder, propondo o modelo da Melhor Idade como referência para a velhice. O bem-estar dos aposentados representa, sem dúvida, um saldo positivo para toda a sociedade, pois elimina possibilidades de doença e, por sua vez, acaba se revertendo em economia para os serviços de saúde, quer públicos, quer privados.
- c) é a oportunidade para o trabalhador, em processo de aposentadoria, receber informações e para a adoção de práticas e estilos de vida que promovam a saúde. É também o momento para (re)construir o projeto de vida a curto, médio e longo prazos, priorizando os seus interesses e as atitudes que precisa tomar para realizar seus projetos pessoais e familiares.
- d) a Política Nacional do Idoso, através da Lei nº 8.080/1998, propõe a criação e a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado, com antecedência mínima de cinco anos antes do afastamento. Já o Estatuto do Idoso, por meio da Lei nº 10.741/2012, estimula programas dessa natureza, ressaltando que devem ser realizados, preferencialmente, com antecedência mínima de três anos, com o intuito de estimular o pré-aposentado a realizar novos projetos sociais conforme seus interesses, esclarecendo também seus direitos sociais.
- e) os Programas de Preparação para a Aposentadoria devem ter cunho terapêutico para favorecerem a elaboração da finitude da vida e possibilitar que os pré-aposentados compreendam como viver isentos de identidade no pós-rompimento ao trabalho e resignarem-se frente à impossibilidade futura de gozar de qualidade de vida na velhice.
- #117583
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(1,0) 7 -
Em relação ao clima organizacional, assinale a alternativa correta.
- a) É um fenômeno que constitui a cultura organizacional, como preceitos, caráter e tecnologia.Todavia, por seu caráter profundo (constituir os pressupostos básicos), pouco influencia nos comportamentos, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização.
- b) Mudanças no clima organizacional são mais profundas e levam mais tempo para acontecer, visto que dependem da redefinição da missão, visão de futuro e valores da organização.
- c) O clima organizacional pode ser considerado um fenômeno simples, pois é composto por apenas uma variável: estrutura ergonômica física adequada.
- d) É classificado em: clima desumano, no qual há forte pressão ao cumprimento de normas rígidas, burocráticas em que os resultados podem levar a punições e/ou demissões; clima tenso, no qual é dada excessiva importância à tecnologia; e clima de lazer e confiança, no qual existe plena aceitação dos afetos e o descuido dos preceitos e do trabalho não é mal visto.
- e) A pesquisa do clima organizacional pode ser considerada como um instrumento que, aplicado de forma consciente e metódica, tem condições de assegurar consistência em quase todas as mudanças institucionais que busquem eficiência, eficácia e qualidade.
- #117584
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(1,0) 8 -
Sobre a Gestão por Competências, assinale a alternativa correta.
- a) As competências técnicas são: criatividade, flexibilidade, foco no jurisdicionado, foco em resultados, organização, planejamento, liderança entre outras. São dificilmente identificadas e mensuradas nos currículos.
- b) As competências interpessoais são definidas como tudo o que o profissional precisa saber para desempenhar sua função, por exemplo, idiomas, sistemas de computação, ferramentas etc.
- c) Competência é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas,que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, o qual pode ser medido segundo padrões preestabelecidos e que não pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento, logo se refere a categorias inatas.
- d) A gestão por competências proporciona definições claras sobre as necessidades que precisam ser atendidas na área de gestão de pessoas, as quais são derivadas das estratégias corporativas. Sua implantação favorece o surgimento de uma nova mentalidade na organização, trazendo clareza a respeito da necessidade de que o desempenho dos funcionários seja constantemente avaliado e redirecionado. A tendência é que, com isso, o clima organizacional seja mais afetado por receios a respeito das consequências geradas pela avaliação de desempenho.
- e) A gestão do desempenho por competências representa uma forma eficaz de identificar o potencial e o estágio atual de desenvolvimento dos funcionários, estimulando-os a assumirem a responsabilidade pela busca da excelência. Uma das premissas básicas da avaliação do desempenho por competências é a de que o indivíduo tem capacidade para identificar as competências que possui, verificando seus pontos fortes e fracos, tendo em vista suas necessidades profissionais. Uma vez que esteja consciente sobre a relação entre as necessidades relacionadas ao cargo que ocupa e as competências que precisa manifestar, o indivíduo terá maior facilidade para avaliar-se e para aceitar feedbacks oferecidos por outras pessoas. Isso porque a avaliação estará centrada em fatores mais objetivos.
- #117585
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(1,0) 9 -
Em relação à gestão dos conflitos interpessoais e técnicas de mediação, assinale a alternativa correta.
- a) O conflito não possui funções positivas, logo que rompe o equilíbrio da rotina, mobiliza energia latente do sistema, desafia acomodação de ideias e posições violentando o status quo alvitrado pela cultura organizacional, levando, necessariamente, a elevados índices de estresse organizacional e declínio produtivo.
- b) No âmbito do pequeno grupo ou equipe, as táticas de luta/fuga (competição, confrontação, evasão e repressão) são as mais usadas e as que promovem resultados mais satisfatórios na resolução de conflitos, pois proporcionam, dialogicamente, contraposição opiniões, valores e ideias.
- c) A tática de repressão traduz-se no uso da força para aniquilar o conflito. A figura de autoridade determina que os litigantes cessem a disputa e proíbe manifestações a respeito, sob pena de aplicar punições caso insistam em prosseguir em debate/rixa. Diante da ameaça de penalidade imposta pelo detentor do poder, as partes em discórdia reprimem suas emoções, abstêm-se de discutir, controlam expressões comportamentais e eliminam o conflito.
- d) Uma das táticas de luta/fuga é a confrontação. Esta exige maior habilidade interpessoal de negociação entre as partes em conflito e de quem eventualmente participar como mediador. Este é alguém que goza da confiança de ambas as partes e funciona como elemento de juízo, que se propõe a acompanhar, escutar, apoiar os esforços dos membros em desacordo e interferir no mérito da discussão, conforme os valores e normas propostos pela instituição.
- e) Na negociação, que é considerada uma tática de diálogo,uma parcela do processo é dedicada à clarificação da posição de cada participante para que possa haver compreensão dos pontos de vista e das condutas de cada sujeito em litígio (denomina-se fase de diferenciação do diálogo: em que as diferenças de percepção, preconceitos, ideias e sentimentos são expressas). Quando cada um já conhece a versão e os ‘fatos’ do outro é que se pode iniciar a apresentação de propostas de reformulação da situação, por meio da discussão das alternativas convenientes e aceitáveis para ambos.
- #117586
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(1,0) 10 -
Em relação à liderança organizacional, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Para Warren Bennis, a presença do líder é importante para a eficácia das organizações, para as frequentes turbulências e mudanças do ambiente e para a integridade das instituições. O exercício da autoridade seria suficiente em épocas de estabilidade, mas, para um ambiente em constante transformação, é necessária a presença de uma liderança, pois é a força incentivadora e direcionadora que torna possível o desenvolvimento e a permanência das organizações nesse contexto.
- b) Warren Bennis propõe uma liderança que tenha a capacidade de se moldar com rapidez pelo posicionamento do líder diante das situações e com seguidores mais ativos e responsáveis perante as atividades do cotidiano. As principais características que os líderes devem possuir são: visão sistêmica, paixão, integridade (autoconhecimento, sinceridade e maturidade), curiosidade e audácia.
- c) Segundo Paulo Roberto Motta, a visão da legitimidade da liderança, com base na aceitação do líder pelo grupo, condiciona considerar que uma boa parte do poder do líder fixa-se no próprio grupo, o que dá fundamento à maioria das teorias contemporâneas sobre a liderança.
- d) Segundo Hersey e Blanchard, a liderança situacional concebe a liderança como um atributo psicossocial complexo diferentemente da consideração de traços ou características de personalidade. Nesse sentido, o líder deve usar apenas um estilo de liderança, uma única forma de influenciar o desempenho de outras pessoas, de modo a garantir a justiça e a equidade. Logo, acredita-se que há um método único e superior para a gestão das pessoas, com os gerentes adaptando seu estilo de liderança ao nível de desenvolvimento dos empregados em cada tarefa específica.
- e) Para Hersey e Blanchard, a liderança situacional é um instrumento que serve para ajudar as pessoas a compartilhar expectativas no seu ambiente, de modo que possam, gradativamente, aprender a supervisionar seu próprio comportamento e tornar as pessoas responsáveis e automotivadas.
- #117587
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(1,0) 11 -
A teoria da expectativa (ou expectância) para a motivação constitui uma das mais reconhecidas formulações sobre a motivação humana. Em essência, a teoria da expectativa sugere que a intensidade do esforço para a ação de uma pessoa está diretamente relacionada à sua expectativa em relação ao resultado decorrente dessa ação e da atratividade desse resultado por ela percebida. Essa teoria foi desenvolvida por
- a) Victor Vroom.
- b) Abraham Maslow.
- c) Frederik Herzberg.
- d) David McClelland.
- e) Douglas McGregor.
- #117588
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(1,0) 12 -
Em relação ao comportamento organizacional, a correspondência entre autor e conceituação NÃO está correta em qual das alternativas a seguir?
- a) Para Argyris, uma organização é um conjunto de quatro diferentes, mas interrelacionados, subsistemas. Sendo assim, comportamentos são oriundos de demandas formais da organização, de demandas das atividades informais, da necessidade de cada indivíduo e do padrão resultante da combinação dos primeiros três pontos.
- b) Para Robbins, comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da qualidade de vida e a saúde biopsicossocial dos trabalhadores.
- c) Para Soto, o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.
- d) Para Limongi-França, comportamento organizacional é o estudo de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho.
- e) Para Casado, comportamento organizacional é o conjunto de conhecimentos sobre o homem e sua interação com as demais pessoas, com seu trabalho e com outros aspectos da vida organizacional, que ajuda no entendimento das questões humanas e que concorre para o atendimento dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento pleno do potencial humano.
- #117589
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(1,0) 13 -
Em relação à cultura organizacional, assinale a alternativa correta.
- a) Conforme conceituado por Edgard Schein, a cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Entretanto, logo que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, eles não devem ser ensinados aos demais membros da organização como a maneira certa de se perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas, pois isso inibiria a criatividade e o desenvolvimento organizacional.
- b) Verificamos que, no todo ou em parte, os elementos que compõem a cultura organizacional (como: valores, crenças e pressupostos, mitos, tabus, heróis etc.) fornecem uma interpretação para os membros da organização, em que a passagem dos significados se dá como uma coisa aceita. A linguagem é funcionalizada, restando a aceitação do que é oferecido como é oferecido. De certa forma, isso sugere a presença de um componente hipnótico, por meio do qual as mensagens e comportamentos convenientes são objeto de aplauso e adesão, levando à naturalização do seu conteúdo e à transmissão espontânea aos demais membros. Tanto a adesão como a reprodução demonstram não a liberdade dos indivíduos de os aceitar ou não, mas a eficiência do controle embutido.
- c) É papel do setor de administração de recursos humanos: a definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento e a seleção; o desenho de programas de treinamento e de desenvolvimento, que passam a enfatizar a história da organização; a preparação de solenidades para celebrar heróis e destacar o comportamento exemplar; e a divulgação em mídia/imprensa interna dos “desviantes” demitidos, de modo a esclarecer o caráter punitivo das normas vigentes.
- d) É incorreto propagar intervenções técnicas da Psicologia (ou outros campos disciplinares) facilitadoras de mudança de cultura organizacional, visto que esta é imutável. O correto é intervir em mudanças de clima organizacional.
- e) Mats Alvesson expõe a cultura organizacional como um frágil mecanismo de controle, visto que, apesar de conformar condutas, homogeneizar maneiras de pensar e viver a organização, não consegue escamotear as diferenças e conflitos inerentes a um sistema que guarda um antagonismo e acaba por favorecer a reflexão crítica do trabalhador.
- #117590
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(1,0) 14 -
Diante do número crescente de trabalhadores atingidos pelas LER/Dort e das dificuldades na adoção de medidas preventivas para estancar sua expansão, constata-se o aumento da demanda de alternativas terapêuticas paras pessoas já portadoras da patologia. Em relação à ajuda psicológica, por meio de psicoterapia, nos casos dos portadores de LER/Dort, é correto afirmar que
- a) atua no tratamento da dor física e na elaboração da desconfiança manifestada por colegas, familiares, chefes, médicos, peritos, entre outros, quanto à veracidade dos seus sintomas.
- b) atua no tratamento da dor física e no auxílio à (re)construção da identidade.
- c) o tratamento psicológico não é recomendável aos pacientes com diagnóstico de LER/Dort, devido ao quadro ser meramente de afetação física. Cabendo o tratamento, portanto, aos médicos e fisioterapeutas.
- d) atua no auxílio à (re)construção da identidade e no tratamento do sofrimento decorrente dos diversos fatores socioemocionais relacionados ao desenvolvimento da doença (como estado emocional afetado por sentimentos de culpa e incapacidade).
- e) é um espaço de produção mental que pode substituir a produção material na construção da sobrevivência na sociedade capitalista contemporânea, auxiliando na elaboração da desconfiança manifestada por colegas, familiares, chefes, médicos, peritos, entre outros, quanto à veracidade dos seus sintomas.
- #117591
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(1,0) 15 -
Tem sido observada uma maior concentração de casos de alcoolismo e uso abusivo de outras drogas em determinadas ocupações. A análise das situações de trabalho associadas a estas ocupações permite, de modo geral, identificar e compreender os aspectos e as interações que explicam tais verificações. Assinale a alternativa que compreende as situações que apresentam maior risco ao desenvolvimento de alcoolismo e outras adições.
- a) Atividades socialmente desprestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes; cultura organizacional que permite participação do indivíduo; atividades que envolvem afastamento prolongado do lar.
- b) Atividades em que a tensão gerada é constante e elevada, especialmente quando ocorre apoio social e reconhecimento; trabalho perigoso; atividades socialmente prestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes.
- c) Trabalho monótono e que gera tédio; grande densidade da atividade mental associada a altas exigências cognitivas; estrutura organizacional que apresenta sistemas bem estruturados de comunicação.
- d) Isolamento; trabalho monótono e que gera tédio; atividades que envolvam treinamentos sistemáticos em segurança; atividades realizadas com proximidade ao lar.
- e) Atividades socialmente desprestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes; grande densidade da atividade mental associada a altas exigências cognitivas; trabalho perigoso.