Simulado TRE-RS | Analista Judiciário – Judiciário | CONCURSO
SIMULADO TRE-RS | ANALISTA JUDICIÁRIO – JUDICIÁRIO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRE-RS para o cargo de Analista Judiciário – Judiciário.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso TRE-RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Judiciário, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRE-RS | Analista Judiciário – Judiciário contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRE-RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #108656
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a opção correta de acordo com o texto Condições de elegibilidade e inelegibilidade.
- a) A inelegibilidade é a razão de muitos cancelamentos de registros de candidatura bem como de anulações de eleições, ao passo que a incompatibilidade é o motivo de cassação de mandatos eletivos.
- b) A inelegibilidade é um impedimento anterior ao pleito eleitoral e pode ser total (o cidadão não pode se registrar para concorrer a todos os cargos eletivos) ou parcial (o cidadão não pode se registrar para concorrer a alguns cargos eletivos).
- c) A inelegibilidade e a incompatibilidade são impedimentos que, embora tenham natureza semelhante, não se confundem.
- d) Os impedimentos que caracterizam a inelegibilidade e a incompatibilidade são legais e constitucionais, pois estão previstos na Constituição Federal.
- e) A incompatibilidade, por ser um impedimento posterior à eleição, proibitivo do exercício do mandato, na prática, implica a anulação dos votos recebidos por um candidato.
- #108657
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto Condições de elegibilidade e inelegibilidade, assinale a opção correta
- a) Dada a regência do verbo proibir (l.19), a substituição do termo “o parlamentar" (l. 19 e 20) por ao parlamentar não prejudicaria a correção gramatical do texto.
- b) O uso do acento indicativo de crase em “à eleição" (l.25) é exigido pela presença do substantivo “impedimento" (l.24) e pela presença de artigo definido feminino que determina o substantivo “eleição".
- c) Na linha linha 2, caso o advérbio “preliminarmente" fosse colocado depois de “distingui-la" — feitas as devidas alterações na pontuação —, o sentido original seria mantido.
- d) A forma pronominal “la", em “distingui-la" (l.2), poderia ser corretamente deslocada para imediatamente antes da forma verbal — escrevendo-se a distinguir.
- e) Admite-se, para o adjetivo “supervenientes" (l.14), a variante sobrevenientes.
- #108658
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Ainda a respeito dos aspectos linguísticos do texto Condições de elegibilidade e inelegibilidades, assinale a opção correta.
- a) A oração “para obtê-las com maior facilidade" (l. 22 e 23) expressa uma consequência da ação descrita na oração “de se utilizar do mandato" (l.22).
- b) A oração “de se registrar como postulante a todos ou a alguns cargos eletivos" (l. 13 e 14) restringe o sentido do pronome “alguém" (l. 13).
- c) A oração “Se o parlamentar infringir as proibições constantes do artigo 54 da CF" (l. 28 e 29) expressa a causa da ideia expressa na oração “perderá o seu mandato" (l.29).
- d) A oração “Enquanto a inelegibilidade é um impedimento prévio à eleição" (l. 24 e 25) classifica-se como coordenada e expressa um contraste em relação à ideia expressa na oração “a incompatibilidade é um impedimento posterior ao pleito eleitoral e proibitivo do exercício do mandato" (l. 26 e 27).
- e) A oração “distingui-la de outro instituto" (l. 2 e 3) desempenha a função sintática de sujeito no período em que ocorre.
- #108659
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A respeito do emprego dos sinais de pontuação no texto Pelo fim do doping eleitoral, assinale a opção correta.
- a) O emprego de vírgula logo após “saneador" (l.7) preservaria o sentido original do período.
- b) As aspas foram empregadas tanto em 'doações' (l.21) quanto em 'gratuita' (l.23) com a mesma finalidade.
- c) A supressão da vírgula empregada logo após “se" (l.20) manteria a correção gramatical do texto.
- d) Caso a vírgula empregada logo após “eleitoral" (l.11) fosse substituída por ponto final, a correção gramatical do texto seria mantida.
- e) Os dois-pontos empregados logo após “falácia" (l.13) introduzem uma enumeração.
- #108660
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considerando os aspectos gramaticais do texto Voto eletrônico, assinale a opção correta.
- a) Os termos “de convocação" (l.22) e “de grande número de eleitores" (l. 22 e 23) desempenham a mesma função sintática.
- b) A partícula “se", em “valendo-se" (l.5), classifica-se como pronome reflexivo.
- c) As palavras “recebida" (l.10) e “afastados" (l.24) desempenham, nos períodos em que ocorrem, a mesma função sintática.
- d) As palavras “muito" (l.12) e “grande" (l.22) desempenham a função de adjuntos adverbiais nas orações em que ocorrem.
- e) Os termos “pela quantidade de pessoas" (l. 17 e 18) e “pelos representantes dos partidos políticos" (l.20) funcionam como agentes da passiva das orações em que ocorrem.
- #108661
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Com base no que dispõe o Código de Ética dos Servidores do TRE/RS acerca das disposições gerais e das normas de conduta ética, assinale a opção correta.
- a) Em virtude da precariedade do vínculo, a exoneração do cargo em comissão ou a dispensa de função comissionada independe de notificação prévia ao interessado.
- b) É dever da Comissão Permanente de Ética do TRE/RS dar seguimento à apuração das denúncias que lhes forem apresentadas, sendo vedado o arquivamento de ofício.
- c) É vedado ao servidor do TRE/RS expor-se em rede social de forma que comprometa a reputação do tribunal.
- d) Ao se deparar com mais de uma opção de ação no desempenho de suas funções, o servidor do TRE/RS deverá adotar aquela que propicie maior eficácia e economicidade, ainda que não seja a que melhor atenda ao interesse público.
- e) O disposto no Código aplica-se aos servidores ocupantes de cargo em comissão do quadro de pessoal do tribunal, salvo aos servidores requisitados, que se submetem apenas às regras do órgão de origem.
- #108662
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Acerca da comissão permanente de ética do TRE/RS, assinale a opção correta.
- a) Ao servidor em estágio probatório é permitido integrar a Comissão Permanente de Ética do TRE/RS.
- b) O membro que for indiciado criminalmente ou que responder a processo administrativo disciplinar será excluído da comissão.
- c) A partir da investidura como membro da comissão, o servidor ficará afastado do exercício do seu cargo efetivo, do cargo em comissão ou da função comissionada.
- d) A comissão possui natureza consultiva, cabendo-lhe dirimir dúvidas acerca da aplicação do Código de Ética e fazer recomendações ou sugestões ao presidente do Tribunal, mas não a aplicação direta de penalidade.
- e) Subsistem as competências da Comissão Permanente de Ética mesmo que o servidor investigado tenha perdido o vínculo com o TRE/RS.
- #108663
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Ao deliberar sobre a admissibilidade de denúncia contra determinado servidor efetivo do TRE/RS, a Comissão Permanente de Ética do Tribunal constatou indícios de que a conduta por ele praticada configura, a um só tempo, falta ética e infração disciplinar.
Nessa situação, conforme o Código de Ética dos Servidores do TRE/RS, a comissão permanente de ética do tribunal deve
- a) arquivar a denúncia por ausência de competência para apurar o feito.
- b) instaurar procedimento visando à apuração de falta ética e, ao final, encaminhar cópia da denúncia à autoridade competente para apurar a prática de infração disciplinar.
- c) conceder prazo para que a denúncia seja devidamente formalizada.
- d) encaminhar imediatamente a denúncia à autoridade competente.
- e) instaurar o procedimento competente e, ao final, caso comprovada a culpabilidade do servidor, aplicar a penalidade cabível.
- #108664
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990, ao servidor em estágio probatório é vedada a concessão de licença
- a) para capacitação.
- b) para o serviço militar.
- c) por motivo de afastamento do cônjuge.
- d) por motivo de doença em pessoa da família.
- e) para atividade política.
- #108665
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Conforme as Leis n.º 8.112/1990 e n.º 11.416/2006, a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte, dentro de uma mesma classe e a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte são denominadas, respectivamente,
- a) promoção e progressão funcional.
- b) remoção e redistribuição.
- c) progressão funcional e promoção.
- d) relotação e remoção.
- e) redistribuição e promoção.
- #108666
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Com base no que dispõe a Lei n.º 8.112/1990, assinale a opção correta.
- a) No caso de o indiciado não apresentar defesa no prazo legal após sua regular citação, permite-se à autoridade julgadora proferir imediatamente a sua decisão, com base nas provas existentes.
- b) É possível a imposição de penalidades após a conclusão de sindicância administrativa, sem a necessidade de instauração de processo administrativo disciplinar.
- c) Detectada a acumulação ilegal de cargos públicos, a opção do servidor, para caracterização da sua boa-fé, deverá ser realizada até a publicação do ato que instituir a comissão processante que analisará sua situação.
- d) Julgado procedente o pedido de revisão de processo administrativo disciplinar, todos os direitos a que fazia jus o ex-servidor e lhe foram negados em decorrência da condenação serão convertidos em indenização.
- e) Caso um servidor efetivo que responda a processo administrativo disciplinar seja exonerado do cargo a pedido, o processo será suspenso e a denúncia encaminhada à autoridade judicial competente.
- #108667
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A respeito das regras de funcionamento do TRE/RS constantes em seu Regimento Interno, assinale a opção correta.
- a) Em regra, as decisões do colegiado serão tomadas pela maioria absoluta dos membros do tribunal.
- b) O pedido de vista impede que outro juiz vote na mesma sessão, ainda que se declare habilitado a fazê-lo.
- c) Em observância ao duplo grau de jurisdição, todos os julgamentos de feitos em curso no TRE/RS serão submetidos à revisão por outro juiz.
- d) O afastamento do relator de um feito em curso no TRE/RS impede o prosseguimento do seu julgamento, ainda que já tenha sido iniciado.
- e) Inclui-se entre as competências do relator a possibilidade de expedição de ordem de prisão ou de soltura.
- #108668
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Acerca do que dispõe o Regimento Interno do TRE/RS a respeito da composição do tribunal, assinale a opção correta.
- a) Ao magistrado escolhido para assumir cargo de juiz eleitoral, na classe de juiz de direito, que esteja exercendo jurisdição de zona eleitoral assegura-se a cumulação de funções, observada a compatibilidade de horários.
- b) Permite-se a concessão de prorrogação do prazo para a posse ao juiz que, motivadamente, a requerer.
- c) A impossibilidade de retorno ao tribunal independentemente do prazo após o decurso de dois biênios consecutivos será, afastada no caso de o juiz ser escolhido para classe diversa da que exerceu anteriormente.
- d) As classes a que pertencem os membros efetivos do tribunal não são consideradas para fins de escolha dos suplentes, podendo estes substituir os membros efetivos indistintamente.
- e) Compete ao governador do Rio Grande do Sul a nomeação dos juízes oriundos das vagas destinadas à advocacia.
- #108669
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Conforme o Regimento Interno do TRE/RS, compete ao tribunal processar e julgar, originariamente,
- a) os mandados de segurança contra os atos de todos os órgãos do Ministério Público eleitoral situados no estado do Rio Grande do Sul.
- b) os cancelamentos dos registros de candidatos a governador do estado.
- c) os conflitos de competência entre juízes eleitorais do Rio Grande do Sul e entre estes e os juízes eleitorais de outro estado da Federação.
- d) os pedidos de desaforamento, formulados por qualquer cidadão, dos feitos não decididos pelos juízes eleitorais em trinta dias de sua conclusão para julgamento.
- e) os crimes eleitorais cometidos no estado do Rio Grande do Sul por quaisquer autoridades.
- #108670
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Com relação aos componentes básicos de um computador, assinale a opção correta.
- a) A memória do computador é composta por um conjunto de registradores, sendo o tamanho de cada um calculado em bits.
- b) Para melhorar o desempenho do processador, cada registrador é responsável por armazenar vários endereços, compostos de radicais, que, na prática, são as três primeiras letras de uma palavra, associadas a um número único gerado pelo sistema.
- c) A UCP é a parte mais importante de um computador, a qual é formada por três outras unidades principais: a unidade lógica (UL), a unidade aritmética (UA) e a unidade de controle (UC).
- d) Conceitualmente, um processador é diferente de uma unidade central de processamento (UCP). Enquanto o primeiro é responsável por executar operações de adição e subtração, o segundo é responsável por transferir o resultado dessas operações para a memória principal.
- e) Os barramentos servem para interligar os componentes da memória secundária, área responsável por armazenar e processar os dados no computador.