Simulado TRE-PI | Analista Judiciário – Taquigrafia | CONCURSO
SIMULADO TRE-PI | ANALISTA JUDICIÁRIO – TAQUIGRAFIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRE-PI para o cargo de Analista Judiciário – Taquigrafia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEBRASPE para o concurso TRE-PI. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Taquigrafia, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRE-PI | Analista Judiciário – Taquigrafia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRE-PI.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #118797
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A respeito das construções linguísticas do texto Retrocesso democrático, assinale a opção correta.
- a) Os termos “a possibilidade” (l.2) e “às minorias” (l.34) completam o sentido das palavras que lhes antecedem respectivamente: “inexistente” e “voltados”.
- b) Os termos “grandes” (l.10) e “mais” (l.17) desempenham a função de adjuntos adnominais nas orações em que aparecem.
- c) Os particípios “desconhecidas” (l.13) e “dados” (l.19) exercem funções sintáticas distintas nas orações em que ocorrem.
- d) As orações “que personagens folclóricos dominem a Câmara” (l. 25 e 26) e “que os sufrágios se fragmentem entre seus nomes” (l. 32 e 33) são os sujeitos dos períodos em que ocorrem.
- e) No contexto em que foram empregados, os verbos acontecer — “acontece” (l.35) — e fazer — “faz” (l.38) — são impessoais.
- #118798
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considerando as relações lógico-gramaticais estabelecidas entre as orações do texto Retrocesso democrático, assinale a opção correta.
- a) A oração “já que os votos são do candidato e de ninguém mais” (l. 24 e 25) enuncia a causa dos fatos apresentados nas orações “o formato enfraquece os partidos e fortalece o personalismo” (l. 23 e 24).
- b) A oração “mesmo que passem de um milhão de votos” (l. 31 e 32) exprime uma condição hipotética para o fato descrito na oração “Legendas que tenham agenda autêntica (uma bandeira ambiental, ou liberal, ou socialista, por exemplo) podem terminar sem nenhum deputado” (l. 29 a 31).
- c) A oração “pois todo sufrágio ajuda os demais postulantes da sigla ou aliança” (l. 35 e 36) traz a consequência lógica do que se enuncia na oração “No sistema proporcional, isso não acontece” (l.35).
- d) A oração “que reúne mais apoiadores entre os congressistas” (l. 6 e 7) introduz uma informação acessória, mas importante para a construção da referência do termo “do item da reforma política” (l.6).
- e) A oração “Funcionando como um pleito majoritário” (l. 16 e 17) estabelece uma relação de proporcionalidade com a situação descrita na oração “o formato premia os candidatos mais populares de uma circunscrição” (l. 17 e 18).
- #118799
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto Retrocesso democrático — indicado entre aspas. Assinale a opção em que a reescrita, além de veicular a mesma informação originalmente apresentada no texto, também preserva a sua correção gramatical.
- a) “Figuras desconhecidas (...) célebres ou não” (l. 13 a 15): É possível que pessoas pouco conhecidas sejam eleitas por meio do voto de legenda e pelo desempenho, célebre ou não, de seus aliados
- b) “Como consequência (...) pessoais e intransferíveis” (l. 18 a 20): Consequentemente, votos recebidos por um dado postulante a cargo público são pessoais e intransferíveis
- c) “Basta que os sufrágios (...) mais populares” (l. 32 e 33): É suficiente que se fragmentem os sufrágios entre seus nomes, deixando-lhes aquém dos mais populares
- d) “não faz sentido (...) retrocessos” (l. 38 e 39): não tem sentido que seja produzido, em nome desse objetivo, retrocessos
- e) “Ao contrário (...) sistema eleitoral” (l. 3 a 5): Pelo contrário, o mais provável, consoante com estudiosos sobre o tema, é que nosso sistema eleitoral piore em diversos aspectos
- #118800
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
De acordo com o texto Retrocesso democrático,
- a) a substituição do atual sistema de votação pelo sistema denominado distritão é a opção da maioria dos políticos, uma vez que esse sistema é mais simples do ponto de vista do cômputo dos votos, respeitando, portanto, a vontade do cidadão.
- b) no modelo de votação denominado distritão, como o elemento definidor da eleição é a maioria de votos individuais de um candidato, o eleitor tenderá a votar em nomes de candidatos e não em partidos, o que poderá enfraquecer a figura do partido político e fortalecer campanhas individuais.
- c) a lógica interna do sistema de votação denominado distritão impede que legendas com programas voltados para minorias ou com agenda autêntica elejam candidatos.
- d) o distritão é um modelo muito inferior ao sistema atual de votação por ser questionável, por trazer retrocessos e por ir na contramão do que se busca nas democracias modernas.
- e) no sistema de votação vigente, nenhum voto é descartado, uma vez que se prevê a possibilidade de transferência de votos, a qual garante a eleição de candidatos de um mesmo partido ou coligação.
- #118801
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a opção correta considerando as relações coesivas estabelecidas no texto Reduções.
- a) O pronome “o”, em “quando não o tenha” (l.26), retoma a ideia expressa no trecho “caráter de palavra ou vocábulo” (l. 24 e 25).
- b) A expressão “a prática das abreviações” (l. 1 e 2) e os pronomes “se” (l.2) e “elas” (l.3) fazem parte de uma cadeia de referência na qual o primeiro elemento funciona como antecedente dos demais.
- c) O pronome “que” (l.6) funciona como mecanismo de coesão referencial anafórica por substituição, uma vez que ele retoma o significado do termo “reduções e braquigrafias” (l.7).
- d) Em “como é o caso das usadas no Sistema Metrológico Internacional ou na química” (l. 13 e 14), a palavra as, em “das”, classifica-se como artigo definido e, na construção em que aparece, permite a elipse do substantivo “reduções” (l.11).
- e) O trecho “tal como antes já se fazia” (l.20) retoma-se a ideia expressa em “passaram também a ser objeto de reduções” (l. 19 e 20).
- #118802
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a opção correta no que se refere às relações semânticas que se estabelecem entre palavras e expressões do texto Reduções.
- a) Entre as palavras “reduções” e “braquigrafias”, ambas na linha 7, verifica-se a mesma relação semântica que há entre “dicionários” (l.21) e “enciclopédias” (l.22).
- b) As palavras “signos”, “logotipos” e “ícones”, nas linhas 32 e 33, são sinônimas entre si e hipônimos de “certas reduções em que se podem misturar letras e elementos ideográficos” (l. 31 e 32).
- c) O texto se constrói mobilizando um campo semântico complexo relativo às formas de abreviar palavras ou expressões na língua escrita, aos padrões de abreviação usados e à correta decodificação dessas formas reduzidas.
- d) Na linha 2, a presença da expressão “em sentido amplo” para caracterizar a palavra “abreviações” tem o efeito de estabelecer uma relação de antonímia entre duas categorias de abreviações: as abreviações em sentido amplo e as abreviações em sentido estrito, ou simplesmente abreviações.
- e) A palavra “sigla” (l.24) é um hipônimo da palavra “reduções” (l.23) e um hiperônimo da palavra “siglema” (l.25).
- #118803
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a opção correta em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Escrita e sociedade.
- a) No período “Isto é uma verdade (...) da União Europeia” (l. 1 a 4), o autor vale-se de um dado estatístico — um fato, portanto — para dar sustentação à sua opinião.
- b) O período “Neste nosso tempo (...) vida de uma pessoa” (l. 10 a 14) tem uma constituição homogênea e se baseia em opiniões que são convertidas em fatos pelo autor do texto.
- c) A escolha da oração “se é que já foi um paraíso” (l. 9 e 10) e o emprego dos vocábulos “deplorável” e “injustiça”, ambos na linha 16, sinalizam um propósito comunicativo de manter-se distante do texto, conferindo-lhe objetividade e impessoalidade.
- d) Do emprego da expressão “os linguistas modernos” (l. 30 e 31) pode-se inferir que o autor do texto não se considera um linguista moderno.
- e) A posição dos linguistas modernos frente a língua falada versus língua escrita encontra justificativa no fato de que os seres humanos nasceram para falar e não para escrever.
- #118804
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No que se refere às relações semântico-discursivas estabelecidas no texto Escrita e sociedade, assinale a opção correta.
- a) O conectivo “Conforme” (l.32) instaura uma relação comparativa entre as duas primeiras orações que a ele se seguem, podendo ser corretamente substituído por Como.
- b) A oração introduzida pela locução “já que” (l.34) expressa a causa do que se afirma na oração “a linguística deve estudar a língua natural” (l.33).
- c) No período “Até mesmo (...) poderia ser defendida” (l. 4 a 9), a expressão sublinhada introduz, de modo implícito, a informação de que, nos países africanos e nos países asiáticos, há uma forte tradição oral.
- d) A oração “que exclui uma pequena minoria da sociedade mais geral” (l. 17 e 18) introduz no texto um efeito direto do fato de o analfabetismo constituir, nos países industrializados, “um estado de coisas deplorável, uma injustiça social” (l. 16 e 17).
- e) Quanto ao sentido, o trecho “a escrita vem exercendo há muito tempo sua influência sobre a língua” (l. 25 e 26) estabelece uma relação de oposição com o trecho “A escrita existe há pelo menos cinco mil anos” (l.23).
- #118805
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Segundo o texto Escrita e sociedade,
- a) o analfabetismo é um mal social cujas consequências são menos acentuadas em países industrializados, pois, nesses países, o analfabetismo exclui da sociedade apenas uma pequena minoria da população.
- b) a substituição da cultura oral pela cultura letrada foi uma saída encontrada por países africanos e asiáticos para vencer o analfabetismo e para integrar os adultos ao mundo letrado.
- c) a fala e a escrita são duas realidades tão próximas na história das civilizações humanas que chegam a se confundir tanto no discurso comum quanto no discurso especializado.
- d) a cultura letrada é uma marca das sociedades modernas e a inserção dos indivíduos nessa cultura lhes garante melhores perspectivas de vida, sendo, por isso, um imperativo.
- e) o estudo da língua escrita não ocupa lugar de destaque na pesquisa linguística contemporânea.
- #118806
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Das tábuas da lei à tela do computador:..., assinale a opção correta.
- a) Em “e exige formas particulares de manipulação” (l.26), há elipse do termo esse suporte — contido em “desse novo suporte” (l.24) —, o qual funciona como sujeito da forma verbal “exige”.
- b) A caracterização do código produzido pela escrita, no meio digital, como “não transferível automaticamente para outros contextos” (l. 30 e 31) permite que esse código seja caracterizado também como não transferível para outros contextos.
- c) No trecho “os que podem comprar livros são os mesmos que dispõem de recursos econômicos para adquirir e renovar seus computadores pessoais (PCs)” (l. 2 a 4), a forma verbal “são” estabelece uma relação de comparação entre os termos por ela ligados.
- d) Na linha 4, o termo “O livro” refere-se a uma entidade específica, conhecida do leitor, pois recupera, por meio de repetição, o significado do termo “O livro” que inicia o texto.
- e) Dado o emprego da forma verbal “passaram” (l.11), infere-se que houve um momento em que “telas, teclados e mouses” não constituíam “o novo”.
- #118807
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Na organização retórica do texto Das tábuas da lei à tela do computador...,
- a) a oração sublinhada em “a escrita, que sempre procurou acompanhar a fala” (l.27) e os termos sublinhados em “seu próprio código, não transferível automaticamente para outros contextos” (l. 30 e 31) e “seus usuários — como poliglotas usuários de diferentes linguagens” (l. 31 e 32) constituem definições, respectivamente, para “a escrita”, “seu próprio código” e “seus usuários”.
- b) a oração “alcança o começo do novo milênio sem a mesma qualificação” (l. 9 e 10) encerra uma generalização a que se chega com base nas afirmações constantes nas orações anteriores e que vai ser corroborada pelo período que se segue a essa oração: “Desde que se expandiu (...) na produção de livros” (l. 10 a 14).
- c) os termos “o uso do PC”, “telas”, “teclados” e “mouses”, nas linhas 10 e 11, são usados para fornecer exemplificação do que vem a ser “fruto de tecnologia mais sofisticada” (l. 11 e 12).
- d) o trecho “o processo de formatação, revisão, impressão e distribuição” (l. 20 e 21) descreve as etapas do processo de produção de livros que foram beneficiadas graças à introdução da informática nesse mercado, enquanto o trecho “programas de editoração de textos, de digitalização de imagens e de tratamento de figuras” (l. 22 e 23) descreve ferramentas que foram introduzidas pela informática no mercado editorial.
- e) as duas orações presentes em “livros e computadores não se excluem, nem o PC põe necessariamente em risco o universo do livro” (l. 15 a 17) foram empregadas para especificar uma informação mais geral anteriormente apresentada.
- #118808
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
De acordo com as ideias do texto Das tábuas da lei à tela do computador:...,
- a) o computador constitui uma ameaça à existência do livro e, de forma ambivalente, um aliado que contribui para a perpetuação do universo do livro.
- b) no suporte digital, a escrita constitui um código com regras gramaticais e estilísticas diferentes das que regem a escrita em outros suportes.
- c) os usuários da escrita do meio digital são comparados a poliglotas por saberem empregar adequadamente os diferentes gêneros de escrita.
- d) o livro já foi considerado um produto da modernidade e constituiu uma das revoluções que contribuíram para marcar o progresso econômico e cultural da Europa ocidental.
- e) a fabricação artesanal, por ser uma técnica menos sofisticada, ainda é empregada e largamente valorizada na produção de livros.
- #118809
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto Argumentação, assinale a opção correta.
- a) No trecho “Se a argumentação é uma característica básica do discurso” (l. 29 e 30) a substituição da forma verbal “é” por fosse manteria o sentido original e a correção gramatical do período.
- b) O deslocamento da partícula “se”, em “parece ter-se tornado moda” (l. 33 e 34), para imediatamente depois de “tornado” — escrevendo-se parece ter tornado-se moda — prejudicaria a correção gramatical do texto.
- c) Em “chamados a resolver as questões da cidade” (l. 7 e 8), a substituição de “a” por para prejudicaria a correção gramatical do período.
- d) A substituição do termo “em que” (l.7) por onde manteria a correção gramatical do texto.
- e) Em “que o enunciatário faça dele uma boa imagem” (l. 18 e 19), o termo “dele” exerce a função de complemento da forma verbal “faça”.
- #118810
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
No texto Argumentação, a partícula se é classificada como conjunção integrante no trecho
- a) “que é o que se faz na esteira desses dois autores franceses” (l. 35 e 36).
- b) “Alguns se apresentam como explicitamente argumentativos” (l.11).
- c) “Alguns se apresentam como explicitamente argumentativos” (l.11).
- d) “Se a argumentação é uma característica básica do discurso” (l. 29 e 30).
- e) “poderíamos perguntar-nos se os trabalhos sobre argumentação são abundantes” (l. 30 e 31).
- #118811
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Relativamente ao texto Identidade linguística,..., assinale a opção que apresenta uma oração cujo sujeito é indeterminado.
- a) “Não se diz que o século XVI foi ítalo-ibérico” (l. 6 e 7)
- b) “É uma ilusão crer que nossa identidade repousa sobre uma entidade única” (l. 21 e 22)
- c) “é o que os antropólogos chamam de hipótese do ‘continuísmo’” (l. 5 e 6)
- d) ata-se, porém, de uma partilha instável” (l.19)
- e) “Não há senão estratégias identitárias” (l. 24 e 25)