Simulado Transpetro - Conhecimentos Específicos | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado Transpetro - Conhecimentos Específicos
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado Transpetro - Conhecimentos Específicos
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Transpetro.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Transpetro - Conhecimentos Específicos
Este simulado contém questões da banca CESGRANRIO , para nível Médio do cargo de Técnico Ambiental Júnior. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Transpetro.
*Conteúdo Programático do Simulado Transpetro - Conhecimentos Específicos.
FUNDAMENTOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CONTAMINAÇÃO DE SOLOS E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: Qualidade do solo e da água subterrânea; Requisitos da norma ABNT NBR 10004/2004; Noções sobre Gerenciamento interno de resíduos: caracterização, inventário, coleta, acondicionamento, armazenamento, licenciamento e métodos de aproveitamento; Noções sobre Gerenciamento externo: transporte, manifesto e tratamento e disposição; Noções sobre Tecnologias de tratamento e disposição final de resíduos sólidos; Noções sobre tecnologias de remediação de solos e águas subterrâneas. FUNDAMENTOS DE RECURSOS HÍDRICOS E EFLUENTES LÍQUIDOS: Abastecimento e tratamento de água; Qualidade da água: parâmetros de qualidade e padrões de potabilidade; Poluição hídrica: por matéria orgânica, tóxica, por nutrientes, por óleo, por micro-organismos patogênicos e térmica; Legislação: classificação dos corpos d’água superficiais e descarga de efluentes em corpos receptores; Noções sobre Gestão, processos e tecnologias de tratamento de efluentes líquidos para descarte e/ou reuso: processos físicos, químicos e biológicos. FUNDAMENTOS DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS E MUDANÇAS DO CLIMA: Características física e química da atmosfera; Qualidade do ar: Conceitos e padrões; Poluição atmosférica e características dos principais poluentes atmosféricos legislados no Brasil; noções de limites de emissões de poluentes atmosféricos; Noções de Tecnologias de controle e abatimento de emissões; Aquecimento Global e mudanças do clima. PRINCÍPIOS DE GESTÃO AMBIENTAL: Requisitos de Sistema de Gestão Ambiental segundo a NBR ISO 14.001:2004; Noções de Avaliação de desempenho Ambiental segundo a NBR-ISO 14.031:2004; Noções de Desenvolvimento Sustentável; RESPONSABILIDADE SOCIAL: Definições, características, escopo, e política da norma ABNT NBR 16001:2012. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA (LEIS, DECRETOS, PORTARIAS, RESOLUÇÕES CONAMA): Lei nº 6.398/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências; Art. 6º - Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA; Decreto nº 99.274/1990; CONAMA nº 001/1986; Regulamentação para os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); CONAMA nº 357/2005, CONAMA nº 410/2009 e nº 430/2011 - As condições e padrões de lançamento de efluentes; Processo de licenciamento ambiental; Processo de licenciamento de atividades de exploração, perfuração e produção de óleo e gás; Lei Federal nº 9.605/1998 e suas alterações; Lei Federal nº 9.985/2000 e suas alterações; Lei Federal nº 9.966/2000 e suas alterações; Lei Federal nº 9.433/1997 e suas alterações; Lei Federal nº 12.305/2010 e suas alterações; Resolução CONAMA nº 358/2005 – Resíduos de Saúde; Resolução CONAMA nº 381/2006. FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA: Ecossistemas: Conceitos, estrutura, classificação, tipos de ecossistemas brasileiros; Ciclos biogeoquímicos; Dinâmica das populações; ELEMENTOS DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE: Noções de Geologia; Noções de Pedologia; Noções de Química ambiental; Noções de Hidrogeologia; Noções de Geografia/Cartografia; Noções de Hidrologia; Noções de Limnologia; Noções de Meteorologia e Climatologia; Meio ambiente, sociedade e noções de Sociologia e de Antropologia; Noções sobre Planejamento ambiental, planejamento territorial, urbanismo, vocação e uso do solo; PRINCÍPIOS DE ANÁLISE, AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS: Inspeção de segurança; Técnicas de análise de risco: APR e HAZOP. PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS: Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2. Decreto Federal nº 5.098/2004 e suas alterações; Decreto Federal de 8.127/2013 – Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional; Resolução CONAMA nº 398/2008 e suas alterações; Noções de resposta à contingência em acidentes com hidrocarbonetos líquidos e gasosos; Noções de Sistema de comando de incidentes: Princípios, funções, estrutura e recursos; Decreto nº 4.339/2002 – Biodiversidade.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.
- #42768
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2) originou-se da preocupação crescente relacionada aos riscos potenciais de contaminantes para a saúde humana e o meio ambiente.
Para que o referido Plano Nacional atinja seus objetivos, suas ações devem ser direcionadas segundo os enfoques
- a) Efetivo e Distributivo
- b) Efetivo e Sustentável
- c) Específico e Ágil
- d) Preventivo e Corretivo
- e) Sociais e Econômicos
- #42769
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As chuvas de verão, caracterizadas por serem torrenciais, são originadas pela elevação do ar para maiores altitudes e, com isso, há o resfriamento do vapor d’ água que promove a condensação das gotículas.
Qual o nome dado a esse tipo de chuva?
- a) Convectiva
- b) Costeira
- c) Frontal
- d) Manancial
- e) Orográfica
- #42770
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A Resolução Conama n° 420/2009 estabelece classes de qualidade de solos conforme a concentração de substâncias químicas. A classe 1 se refere a solos que apresentam concentrações de substâncias químicas menores ou iguais ao Valor de Referência de Qualidade (VRQ).
O VRQ representa a(o)
- a) concentração de determinada substância, que define a qualidade natural do solo.
- b) concentração de poluentes originados do Nitrogênio, que define o nível de poluição do solo.
- c) concentração de poluentes originados do Fósforo, que define o nível de poluição do solo.
- d) tipo de solo, baseado na sua granularidade e textura, que define a qualidade natural do terreno.
- e) tipo de solo, baseado no bioma e influências climáticas que o caracterizam.
- #42771
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A um cartógrafo foi solicitado que fizesse um mapa baseado em uma maquete de um parque florestal. Como ele não teve acesso ao mundo real e a outras informações, fez o mapa com a escala de 1:100 em relação à maquete.
Sabendo-se que a escala da maquete era de 1:10.000 para o mundo real, qual a escala que o mapa deveria ter para representar a realidade?
- a) 1:0,001
- b) 1:0,1
- c) 1:10
- d) 1:1.000
- e) 1:1.000.000
- #42772
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Os reservatórios podem ser divididos em três partes, que representam diferentes características do ambiente aquático: zona de rio, zona de transição e zona de lago.
Em relação à zona de rio, a zona de lago apresenta
- a) maior turbidez e igual fluxo de água
- b) maior turbidez e maior fluxo de água
- c) menor turbidez e menor fluxo de água
- d) menor turbidez e maior fluxo de água
- e) menor profundidade e maior fluxo de água
- #42773
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
- a) produtividade, considerando que o ambiente natural não possua uma capacidade de suporte.
- b) produtividade e apropriação do patrimônio natural, já que os meios de produção consomem recursos ambientais.
- c) produtividade, independentemente dos limites de crescimento, já que pobreza e degradação ambiental não estão relacionadas.
- d) qualidade do crescimento, já que há um consenso internacional da relação positiva entre pobreza e degradação ambiental.
- e) quantidade de crescimento, já que há um consenso internacional da relação positiva entre indicadores econômicos e degradação ambiental.
- #42774
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No Sistema de Comando de Incidentes (SCI), o Comandante do Incidente é uma função especial, que estará ativa em qualquer resposta, independente do tipo ou tamanho do incidente.
A função de Comandante do Incidente será assumida
- a) exclusivamente pelo funcionário treinado para essa função, assim que ele for notificado.
- b) exclusivamente pelo oficial do Corpo de Bombeiros designado para aquela região.
- c) inicialmente pela primeira pessoa que chegar à cena, com maior capacidade operacional.
- d) plenamente pelo diretor de operações, assim que ele souber da ocorrência.
- e) unicamente por funcionário habilitado e certificado pela Defesa Civil.
- #42775
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
- a) da Fundação Brasileira Jardim Botânico.
- b) de populações tradicionais, escolhido em processo coordenado pela Sociedade Indigenista Brasileira.
- c) de trabalhadores da área rural, indicado pela Sociedade Brasileira de Agricultura.
- d) da comunidade científica, indicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC.
- e) de trabalhadores, indicado pelas centrais sindicais e confederações de trabalhadores da área urbana, em eleição coordenada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores).
- #42776
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) Centrifugação
- b) Compostagem
- c) Incineração
- d) Reciclagem
- e) Trituração
- #42777
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- TRANSPETRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
- a) qualquer fonte que libere ou emita matéria na atmosfera, que se dispersa pela comunidade, não sendo possível a avaliação na base.
- b) qualquer instalação, equipamento ou processo, situado em local fixo, que libere ou emita matéria para a atmosfera, por emissão pontual ou fugitiva.
- c) aquela cujas quantidades mínimas de poluentes permissíveis de serem lançados na atmosfera estão estabelecidas na legislação.
- d) aquela cujos limites são fixados por atividade industrial e pela capacidade de geração de empregos e renda para a região onde será instalada.
- e) aquela que ocupa uma área considerada ilimitada em sua localização geográfica, permitindo uma avaliação indireta na fonte.