Simulado TJ/RS - Matemática | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado TJ/RS - Matemática
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado TJ/RS - Matemática
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso TJ/RS.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado TJ/RS - Matemática
Este simulado contém questões da banca FAURGS, para nível Médio do cargo de Técnico Judiciário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ/RS.
*Conteúdo Programático do Simulado TJ/RS - Matemática.
Elaboração de processos lógicos que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduzam a conclusões acertadas de forma válida e sua aplicação à resolução de problemas, fazendo uso dos seguintes conhecimentos matemáticos: - Conjuntos e Contagem: operações entre conjuntos, relação de inclusão, princípio fundamental da contagem. Arranjos, combinações e permutações. - Probabilidade: espaço amostral; resultados igualmente prováveis; probabilidade condicional e eventos independentes. - Aritmética e Álgebra: operações elementares e suas propriedades. - Grandezas direta e inversamente proporcionais: razão, proporção, escalas, divisão em partes proporcionais, regra de três, porcentagem. - Variáveis e Funções: equações de 1° e 2° graus. Sistemas de equações de 1° e 2° graus: resolução e interpretação geométrica de soluções. Função linear, quadrática e seus gráficos. Construção e interpretação de gráficos (cartesianos, por setores circulares, de barras), de tabelas numéricas e de diagramas. - Geometria: sistema métrico decimal, medidas de arcos e ângulo, relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo, semelhança de triângulos quaisquer, perímetro e área de polígonos, comprimento da circunferência e área do círculo. Áreas de superfícies e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. - Sequências Lógicas. - Sequências Numéricas: progressões aritméticas e geométricas.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática.
- #44286
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Matemática
- Concurso
- TJ-RS
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
- a) 0,02.
- b) 0,2.
- c) 2.
- d) 20.
- e) 200.
- #44287
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Matemática
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- TJ-RS
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
- a) 1/4.
- b) 1/3.
- c) 1/2.
- d) 2/3.
- e) 3/4.
- #44288
- Banca
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(1,0) 3 -
Uma locadora de automóveis oferece dois planos de aluguel de carros a seus clientes:
Plano A: diária a R$ 120,00, com quilometragem livre.
Plano B: diária a R$ 90,00, mais R$ 0,40 por quilômetro rodado.
Alugando um automóvel, nesta locadora, quantos quilômetros precisam ser rodados para que o valor do aluguel pelo Plano A seja igual ao valor do aluguel pelo Plano B?
- a) 30.
- b) 36.
- c) 48.
- d) 75.
- e) 84.
- #44289
- Banca
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- Concurso
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(1,0) 4 -
Na figura abaixo, ABCD é um quadrado de lado 10; E, F, G e H são pontos médios dos lados do quadrado ABCD e são os centros de quatro círculos tangentes entre si.
A área da região sombreada, da figura acima apresentada, é
- a) 100 - 5π .
- b) 100 - 10π .
- c) 100 - 15π .
- d) 100 - 20π .
- e) 100 - 25π .
- #44290
- Banca
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(1,0) 5 -
Um vendedor recebe um salário mensal composto de um valor fixo de R$ 1.300,00 e de uma parte variável. A parte variável corresponde a uma comissão de 6% do valor total de vendas que ele fez durante o mês. O salário mensal desse vendedor pode ser descrito por uma expressão algébrica f(x), em função do valor total de vendas mensal, representado por x.
A expressão algébrica f(x) que pode representar o salário mensal desse vendedor é
- a) f(x) = 0,06x + 1.300.
- b) f(x) = 0,6x + 1.300.
- c) f(x) = 0,78x + 1.300.
- d) f(x) = 6x + 1.300.
- e) f(x) = 7,8x + 1.300.
- #44291
- Banca
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(1,0) 6 -
No sistema de coordenadas cartesianas da figura abaixo, encontram-se representados o gráfico da função de segundo grau f, definida por f(x), e o gráfico da função de primeiro grau g, definida por g(x).
Os valores de x, soluções da equação f(x)=g(x), são
- a) -0,5 e 2,5.
- b) -0,5 e 3.
- c) -1 e 2.
- d) -1 e 2,5.
- e) -1 e 3.
- #44292
- Banca
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(1,0) 7 -
- a) 1/3h.
- b) 1/2h.
- c) 2/3h.
- d) 2h.
- e) 3h.
- #44293
- Banca
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(1,0) 8 -
Na figura abaixo, encontram-se representadas três etapas da construção de uma sequência elaborada a partir de um triângulo equilátero.
Na etapa 1, marcam-se os pontos médios dos lados do triângulo equilátero e retira-se o triângulo com vértices nesses pontos médios, obtendo-se os triângulos pretos. Na etapa 2, marcam-se os pontos médios dos lados dos triângulos pretos obtidos na etapa 1 e retiram-se os triângulos com vértices nesses pontos médios, obtendo-se um novo conjunto de triângulos pretos. A etapa 3 e as seguintes mantêm esse padrão de construção.
Mantido o padrão de construção acima descrito, o número de triângulos pretos existentes na etapa 7 é
- a) 729.
- b) 1.024.
- c) 2.187.
- d) 4.096.
- e) 6.561.
- #44294
- Banca
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(1,0) 9 -
- a) 20.
- b) 30.
- c) 36.
- d) 42.
- e) 49.
- #44295
- Banca
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(1,0) 10 -
Tomando os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, quantos números pares de 4 algarismos distintos podem ser formados?
- a) 120.
- b) 210.
- c) 360.
- d) 630.
- e) 840.
- #44296
- Banca
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(1,0) 11 -
Na figura abaixo, encontra-se representada uma cinta esticada passando em torno de três discos de mesmo diâmetro e tangentes entre si.
Considerando que o diâmetro de cada disco é 8, o comprimento da cinta acima representada é
- a) 8/3 π + 8.
- b) 8/3 π + 24.
- c) 8π + 8.
- d) 8π + 24.
- e) 16π + 24.
- #44297
- Banca
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(1,0) 12 -
- a) -0,5.
- b) 1,5.
- c) 2.
- d) 4.
- e) 6.
- #44298
- Banca
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(1,0) 13 -
No cubo de aresta 10, da figura abaixo, encontra-se representado um plano passando pelos vértices B e C e pelos pontos P e Q, pontos médios, respectivamente, das arestas EF e HG, gerando o quadrilátero BCQP.
A área do quadrilátero BCQP, da figura acima, é
- a) 25√5.
- b) 50√2.
- c) 50√5.
- d) 100√2 .
- e) 100√5.
- #44299
- Banca
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(1,0) 14 -
- a) 3 e 10.
- b) 3√2 e 5√2.
- c) 3√2 e 10√2.
- d) 5 e 6.
- e) 6 e 10.
- #44300
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(1,0) 15 -
A tabela abaixo mostra a produção de arroz, feijão, milho, soja e trigo, em mil toneladas, das safras 2015/2016 e 2016/2017, no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Considerando os dados da tabela acima, da safra 2015/2016 para a safra 2016/2017, pode-se afirmar que
- a) o feijão e o trigo tiveram diminuição na produção, tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil.
- b) o aumento na produção de milho do Rio Grande do Sul é proporcionalmente maior do que o aumento na produção de milho do Brasil.
- c) os percentuais de aumento na produção de soja do Rio Grande do Sul e do Brasil são iguais.
- d) o aumento na produção de arroz do Rio Grande do Sul é proporcionalmente maior do que o aumento na produção de arroz do Brasil.
- e) os percentuais de diminuição na produção de trigo do Rio Grande do Sul e do Brasil são iguais.