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Simulado TJ/RS - Matemática | CONCURSO

Simulado TJ/RS - Matemática

OBJETIVOS | Simulado TJ/RS - Matemática

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado TJ/RS - Matemática

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso TJ/RS.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado TJ/RS - Matemática

Este simulado contém questões da banca FAURGS, para nível Médio do cargo de Técnico Judiciário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ/RS.

*Conteúdo Programático do Simulado TJ/RS - Matemática.

Elaboração de processos lógicos que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduzam a conclusões acertadas de forma válida e sua aplicação à resolução de problemas, fazendo uso dos seguintes conhecimentos matemáticos: - Conjuntos e Contagem: operações entre conjuntos, relação de inclusão, princípio fundamental da contagem. Arranjos, combinações e permutações. - Probabilidade: espaço amostral; resultados igualmente prováveis; probabilidade condicional e eventos independentes. - Aritmética e Álgebra: operações elementares e suas propriedades. - Grandezas direta e inversamente proporcionais: razão, proporção, escalas, divisão em partes proporcionais, regra de três, porcentagem. - Variáveis e Funções: equações de 1° e 2° graus. Sistemas de equações de 1° e 2° graus: resolução e interpretação geométrica de soluções. Função linear, quadrática e seus gráficos. Construção e interpretação de gráficos (cartesianos, por setores circulares, de barras), de tabelas numéricas e de diagramas. - Geometria: sistema métrico decimal, medidas de arcos e ângulo, relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo, semelhança de triângulos quaisquer, perímetro e área de polígonos, comprimento da circunferência e área do círculo. Áreas de superfícies e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. - Sequências Lógicas. - Sequências Numéricas: progressões aritméticas e geométricas.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática.

#44286
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
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difícil

(1,0) 1 - 

Considere um mapa, cuja escala é 1/20.000. Com uma régua colocada nesse mapa, obteve-se a medida 10cm entre as cidades A e B. Portanto, o deslocamento em linha reta, em quilômetros, entre as cidades A e B é de 

  • a) 0,02. 
  • b) 0,2. 
  • c) 2.
  • d) 20. 
  • e) 200. 
#44287
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
Tipo
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difícil

(1,0) 2 - 

Em cada um de dois dados cúbicos idênticos, as faces são numeradas de 1 a 6. Lançando os dois dados simultaneamente, cuja ocorrência de cada face é igualmente provável, a probabilidade de que o produto dos números obtidos seja um número ímpar é de

  • a) 1/4.
  • b) 1/3.
  • c) 1/2.
  • d) 2/3.
  • e) 3/4.
#44288
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
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difícil

(1,0) 3 - 

Uma locadora de automóveis oferece dois planos de aluguel de carros a seus clientes:

Plano A: diária a R$ 120,00, com quilometragem livre.

Plano B: diária a R$ 90,00, mais R$ 0,40 por quilô­metro rodado.

Alugando um automóvel, nesta locadora, quantos quilômetros precisam ser rodados para que o valor do aluguel pelo Plano A seja igual ao valor do aluguel pelo Plano B? 

  • a) 30.
  • b) 36. 
  • c) 48.
  • d) 75.
  • e) 84.
#44289
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
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difícil

(1,0) 4 - 

Na figura abaixo, ABCD é um quadrado de lado 10; E, F, G e H são pontos médios dos lados do quadrado ABCD e são os centros de quatro círculos tangentes entre si. 

A área da região sombreada, da figura acima apresentada, é 

  • a)  100 - 5π . 
  • b) 100 - 10π . 
  • c) 100 - 15π . 
  • d) 100 - 20π . 
  • e) 100 - 25π . 
#44290
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
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difícil

(1,0) 5 - 

Um vendedor recebe um salário mensal composto de um valor fixo de R$ 1.300,00 e de uma parte variável. A parte variável corresponde a uma comissão de 6% do valor total de vendas que ele fez durante o mês. O salário mensal desse vendedor pode ser descrito por uma expressão algébrica f(x), em função do valor total de vendas mensal, representado por x.

A expressão algébrica f(x) que pode representar o salário mensal desse vendedor é

  • a) f(x) = 0,06x + 1.300.
  • b) f(x) = 0,6x + 1.300. 
  • c) f(x) = 0,78x + 1.300. 
  • d) f(x) = 6x + 1.300. 
  • e) f(x) = 7,8x + 1.300. 
#44291
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
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difícil

(1,0) 6 - 

No sistema de coordenadas cartesianas da figura abaixo, encontram-se representados o gráfico da função de segundo grau f, definida por f(x), e o gráfico da função de primeiro grau g, definida por g(x).

Os valores de x, soluções da equação f(x)=g(x), são 

  • a) -0,5 e 2,5.
  • b) -0,5 e 3. 
  • c) -1 e 2. 
  • d) -1 e 2,5. 
  • e) -1 e 3. 
#44292
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
Tipo
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difícil

(1,0) 7 - 

Um cilindro reto de altura h tem volume V. Para que um cone reto com base igual a desse cilindro tenha volume V, sua altura deve ser igual a 

  • a) 1/3h.
  • b) 1/2h.
  • c) 2/3h.
  • d) 2h.
  • e) 3h. 
#44293
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
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difícil

(1,0) 8 - 

Na figura abaixo, encontram-se representadas três etapas da construção de uma sequência elaborada a partir de um triângulo equilátero.

Na etapa 1, marcam-se os pontos médios dos lados do triângulo equilátero e retira-se o triângulo com vértices nesses pontos médios, obtendo-se os triângulos pretos. Na etapa 2, marcam-se os pontos médios dos lados dos triângulos pretos obtidos na etapa 1 e retiram-se os triângulos com vértices nesses pontos médios, obtendo-se um novo conjunto de triângulos pretos. A etapa 3 e as seguintes mantêm esse padrão de construção.

Mantido o padrão de construção acima descrito, o número de triângulos pretos existentes na etapa 7 é

  • a) 729.
  • b) 1.024. 
  • c) 2.187. 
  • d) 4.096.
  • e) 6.561.
#44294
Banca
FAURGS
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Matemática
Concurso
TJ-RS
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(1,0) 9 - 

Quantas frações diferentes podem ser formadas tendo como numerador e denominador os números primos menores que 15 e distintos entre si? 

  • a) 20.
  • b) 30.
  • c) 36.
  • d) 42.
  • e) 49.
#44295
Banca
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Matemática
Concurso
TJ-RS
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(1,0) 10 - 

Tomando os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, quantos números pares de 4 algarismos distintos podem ser formados?

  • a) 120.
  • b) 210.
  • c) 360. 
  • d) 630. 
  • e) 840.
#44296
Banca
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Matemática
Concurso
TJ-RS
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(1,0) 11 - 

Na figura abaixo, encontra-se representada uma cinta esticada passando em torno de três discos de mesmo diâmetro e tangentes entre si.

Considerando que o diâmetro de cada disco é 8, o comprimento da cinta acima representada é 

  • a) 8/3 π + 8. 
  • b) 8/3 π + 24.
  • c) 8π + 8. 
  • d) 8π + 24.
  • e) 16π + 24. 
#44297
Banca
FAURGS
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Matemática
Concurso
TJ-RS
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Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 12 - 

Para que a sequência (4x-1 , x2 -1, x - 4) forme uma progressão aritmética, x pode assumir, dentre as possibilidades abaixo, o valor de 

  • a) -0,5.
  • b) 1,5.
  • c) 2.
  • d) 4.
  • e) 6.
#44298
Banca
FAURGS
Matéria
Matemática
Concurso
TJ-RS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 13 - 

No cubo de aresta 10, da figura abaixo, encontra-se representado um plano passando pelos vértices B e C e pelos pontos P e Q, pontos médios, respectivamente, das arestas EF e HG, gerando o quadrilátero BCQP.

A área do quadrilátero BCQP, da figura acima, é 

  • a) 25√5.
  • b) 50√2.
  • c) 50√5. 
  • d) 100√2 .
  • e) 100√5. 
#44299
Banca
FAURGS
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Matemática
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TJ-RS
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Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 14 - 

Considere um triângulo retângulo de catetos medindo 3m e 5m. Um segundo triângulo retângulo, semelhante ao primeiro, cuja área é o dobro da área do primeiro, terá como medidas dos catetos, em metros: 

  • a) 3 e 10. 
  • b) 3√2 e 5√2. 
  • c) 3√2 e 10√2. 
  • d) 5 e 6. 
  • e) 6 e 10. 
#44300
Banca
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Matemática
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TJ-RS
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difícil

(1,0) 15 - 

A tabela abaixo mostra a produção de arroz, feijão, milho, soja e trigo, em mil toneladas, das safras 2015/2016 e 2016/2017, no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Considerando os dados da tabela acima, da safra 2015/2016 para a safra 2016/2017, pode-se afirmar que

  • a) o feijão e o trigo tiveram diminuição na produção, tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil.
  • b) o aumento na produção de milho do Rio Grande do Sul é proporcionalmente maior do que o aumento na produção de milho do Brasil. 
  • c) os percentuais de aumento na produção de soja do Rio Grande do Sul e do Brasil são iguais.
  • d) o aumento na produção de arroz do Rio Grande do Sul é proporcionalmente maior do que o aumento na produção de arroz do Brasil.
  • e) os percentuais de diminuição na produção de trigo do Rio Grande do Sul e do Brasil são iguais.