Simulado TJ-RS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO TJ-RS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso TJ-RS.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TJ-RS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores TJ-RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TJ-RS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso TJ-RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso TJ-RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO TJ-RS
Para realizar o simulado TJ-RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TJ-RS você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para TJ-RS é aqui!
- #137265
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a assertiva incorreta.
No Registro Civil das Pessoas Naturais, é averbável
A questão exige que o candidato distingua as hipóteses de atos de registro dos de averbação, realizados no Registro Civil das Pessoas Naturais previstos no artigo 29 da Lei 6015/1973 e artigos 9º e 10º do Código Civil.
O registro consiste no ato principal e se refere aos principais fatos ou atos inerentes à existência da pessoa humana.
Por sua vez, considera-se averbação o ato de lançar à margem de registro existente informação sobre fato que o modifique, retifique ou cancele.
Vejamos as hipóteses de averbação:
Serão avervados (§ 1 do art. 29 da LRP):
a) as sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento, o desquite e o restabelecimento da sociedade conjugal;
b) as sentenças que julgarem ilegítimos os filhos concebidos na constância do casamento e as que declararem a filiação legítima;
c) os casamentos de que resultar a legitimação de filhos havidos ou concebidos anteriormente;
d) os atos judiciais ou extrajudiciais de reconhecimento de filhos ilegítimos;
e) as escrituras de adoção e os atos que a dissolverem;
f) as alterações ou abreviaturas de nomes.
Far-se-á averbação em registro público (Art. 10 do Código Civil. ):
I - das sentenças que decretarem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal;
II - dos atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação;
III - dos atos judiciais ou extrajudiciais de adoção. (Revogado pela Lei nº 12.010, de 2009)
- a) a interdição.ERRADAAtente-se que a questão pede para que o candidato marque a alternativa incorreta, portanto esta deve ser a opção assinalada.A interdição é hipótese de ato que deve ser registrado no Registro Civil de Pessoas Naturais, conforme disposto no Art. 29, V da Lei 6015/73.
- b) a alteração de nome.CORRETAA alternativa está de acordo com o previsto na alínea f do § 1º do art. 29 da Lei de Registros Públicos (Lei 6015/73).§ 1º Serão averbados:(...)f) as alterações ou abreviaturas de nome.
- c) a sentença que decretar anulação do casamento.CORRETAA alternativa está de acordo com o disposto na alínea a do § 1º do art. 29 da Lei de Registros Públicos (Lei 6015/73).§ 1º Serão averbados:(...)a) as sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento, o desquite e o restabelecimento da sociedade conjugal;
- d) o restabelecimento da sociedade conjugal.CORRETAA alternativa se amolda ao previsto na alínea a do § 1º do art. 29 da Lei de Registros Públicos (Lei 6015/73).§ 1º Serão averbados:(...)a) as sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento, o desquite e o restabelecimento da sociedade conjugal;
- e) a sentença que decretar a separação judicial dos cônjuges.CORRETAA alternativa está de acordo com o disposto no art. 10, I, do Código Civil.Art. 10. Far-se-á averbação em registro público:I - das sentenças que decretarem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal;
- #137266
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Para fazer uma melhoria em uma comunidade era preciso que uma proporção superior a 70% de seus integrantes fosse favorável a tal medida. Foram consultadas 100 pessoas e 80 se manifestaram favoráveis. Sabendo-se que o erro padrão da proporção estimada é de 4% e utilizando a aproximação normal, estimou-se o intervalo de confiança de 95% para a proporção. Assinale a alternativa que contém os limites corretos do intervalo de confiança de 95%, aproximados sem decimais, para a proporção verdadeira de favoráveis na comunidade, e a conclusão quanto à introdução do melhoramento na comunidade.
- a) [66%; 74%], as evidências amostrais não são suficientes para decidir quanto à introdução do melhoramento na comunidade.
- b) [72%; 88%], as evidências amostrais não são suficientes para decidir quanto à introdução do melhoramento na comunidade.
- c) [66%; 74%], sendo indicada a introdução do melhoramento na comunidade.
- d) [72%; 88%], sendo indicada a introdução do melhoramento na comunidade.
- e) [78%; 92%], o melhoramento não deve ser introduzido na comunidade.
- #137267
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considere as afirmações abaixo com relação à teoria geral de amostragem.
I - Um estimador é considerado não viezado quando seu valor esperado é igual ao valor do parâmetro pesquisado. II - Um estimador é dito consistente se à medida que o tamanho da amostra aumenta, o valor esperado para o estimador se aproxima do valor do parâmetro. III - Ao se comparar dois estimadores de um mesmo parâmetro, é mais eficiente aquele que possui a maior variância.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #137268
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Relativamente ao imposto predial e territorial urbano (IPTU) e ao imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI), considere as assertivas abaixo.
I - O IPTU compete ao Município onde está domiciliado o proprietário do bem.
II - O IPTU incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital.
III - O ITBI poderá ser progressivo em razão do valor do imóvel.
IV - O ITBI poderá ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.
Quais são corretas?
- a) Apenas I e II
- b) Apenas III e IV
- c) Apenas I, II e III
- d) Apenas II, III e IV
- e) I, II, III e IV
- #137269
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considere as afirmativas abaixo no que se refere aos arquivos permanentes e suas relações com os arquivos correntes e intermediários.
I - Teoricamente, o arquivo permanente de uma entidade é o seu arquivo corrente transformado pelas eliminações efetuadas no processo de avaliação e pelas mudanças observadas nos valores primários e secundários de seus documentos. II - Em princípio, os documentos de caráter permanente invertem a relação estabelecida, na fase corrente, entre valor primário e valor secundário. III - Enquanto os documentos correntes costumam apresentar alto valor primário e baixo valor secundário, é de se esperar que os documentos de caráter permanente possuam baixos valores primário e secundário.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #137270
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joana ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.
Assinale a alternativa correta.
- a) O negócio jurídico é anulável. Em razão da doença de Joana, o casal estava numa situação que os levou à conclusão de um negócio jurídico eivado pelo vício da lesão que poderia ser decretada para restituir as partes à situação anterior, mas que não poderá ser realizada em razão do decurso do prazo decadencial de 3 (três) anos.
- b) O negócio jurídico é anulável. Em razão da doença de Joana, o casal estava numa situação que os levou à conclusão de um negócio jurídico eivado pelo vício do estado de perigo que, entretanto, não pode ser reconhecido em razão do decurso do prazo decadencial de 2 (dois) anos.
- c) O negócio jurídico é válido e eficaz. Não há qualquer norma que impeça um vendedor, por livre e espontânea vontade, de alienar um bem por valores abaixo dos praticados no mercado, em razão do princípio da autonomia da vontade que prevalece, principalmente no presente caso, onde não se verifica que uma das partes seja hipossuficiente em relação à outra.
- d) O negócio jurídico é nulo de pleno direito por ilicitude do objeto. Não existe uma contraprestação válida, tendo em vista o valor da prestação, comparada ao preço real do bem adquirido, bem como pela ausência de vontade válida, podendo a nulidade ser declarada a qualquer tempo.
- e) O negócio jurídico é anulável. Em razão da doença de Joana, o casal estava numa situação que os levou à conclusão de um negócio jurídico eivado pelo vício da lesão que pode ser desconstituído; caso Raimundo concorde em suplementar o valor anteriormente pago, o negócio pode ser mantido.
- #137271
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre o uso de formas de tratamento e formas verbais e pronominais relacionadas, no âmbito da correspondência oficial, leia as assertivas abaixo.
I - O tratamento Vossa Excelência é exclusivo para ocupantes de altos cargos do Poder Judiciário.
II - As formas pronominais – pronomes possessivos e pronomes pessoais oblíquos – que se referem aos destinatários de correspondência oficial devem estar na 3ª pessoa gramatical.
III - As formas verbais que se referem aos destinatários de correspondência oficial podem vir na 3ª pessoa do singular ou na 2ª pessoa do plural, conforme a formalidade do texto.
Quais são corretas?
- a) Apenas I
- b) Apenas II
- c) Apenas I e II
- d) Apenas II e III
- e) I, II e III
- #137272
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Entre os defeitos dos negócios jurídicos que acarretam a sua anulabilidade, não figura, no Código Civil vigente,
- a) a simulação.
- b) a coação.
- c) o dolo.
- d) a lesão.
- e) o estado de perigo.
- #137273
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com o Código de Processo Civil, no caso de perícia, o perito apresentará o laudo em cartório, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento. Já os assistentes técnicos oferecerão seus pareceres
- a) na audiência de instrução e julgamento.
- b) no mesmo dia da entrega do laudo
- c) no prazo comum de 10 (dez) dias, após intimadas as partes da apresentação do laudo.
- d) no prazo sucessivo de 10 (dez) dias, após a apresentação do laudo, independentemente de intimação.
- e) no prazo comum de 20 (vinte) dias, mediante intimação por nota de expediente.
- #137274
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Súmula Vinculante nº 49 afirma que a lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área é
- a) inconstitucional, porque compete privativamente à União legislar sobre atividades financeiras, econômicas e comerciais.
- b) inconstitucional, porque viola o princípio da livre concorrência, previsto como princípio expresso da o rdem econômica na Constituição Federal de 1988.
- c) inconstitucional, porque um dos princípios da ordem econômica na Constituição Federal de 1988 é a r edução das desigualdades regionais e sociais.
- d) constitucional, porque os Municípios são competentes para legislar sobre assuntos de interesse local conforme prevê o texto da Carta da República.
- e) constitucional, porque no âmbito da ordem econômica da Constituição Federal de 1988, a intervenção do Estado deve coibir o abuso do poder econômico.
- #137275
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Considere as afirmativas abaixo no que concerne ao princípio da proveniência.
I - Princípio segundo o qual cada documento deve ser colocado no fundo de onde provém e, nesse fundo, no seu lugar de origem. II - No seu primeiro grau, o princípio da proveniência leva-nos a considerar, de acordo com Rousseau e Couture (1998), o fundo de arquivo como uma entidade distinta. III - No seu segundo grau, o princípio da proveniência exige que todos os documentos de um fundo de arquivo ocupem um determinado lugar que deve ser respeitado ou restabelecido.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #137276
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O ente sem personalidade jurídica
- a) poderá ingressar em juízo por possuir personalidade judiciária.
- b) não poderá ingressar em juízo sem representação especial.
- c) não poderá ingressar em juízo em nome próprio.
- d) não poderá ingressar em juízo por não responder patrimonialmente.
- e) poderá ingressar em juízo desde que autorizado em seus estatutos.
- #137277
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Considere as assertivas abaixo acerca dos direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal de 1988.
I - Fazem parte do conjunto de garantias constitucionais do processo judicial a vedação a juízo ou tribunal de exceção, a inadmissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos, o contraditório e a ampla defesa com os meios e recursos a ela inerentes, a obrigatoriedade do duplo grau de jurisdição e a presunção de inocência até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
II - Tratado internacional no qual a República Federativa do Brasil é parte e do qual decorre um novo direito ou garantia fundamental, após ingressar na ordem jurídica nacional, passa a gozar de proteção idêntica à conferida aos direitos e garantias fundamentais expressamente arrolados na vigente Constituição Federal, tenha o ingresso ocorrido antes ou após sua promulgação em 05.10.1988.
III - A Constituição Federal adotou, como critério básico de atribuição de nacionalidade originária, o ius soli, porém mitigou-o com a adoção do critério do ius sanguinis associado a requisitos específicos, de modo a atribuí-la também aos nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira, e aos nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe brasileira a serviço do Brasil.
IV - São privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, de Ministro do Supremo Tribunal Federal, de Procurador-Geral da República, da carreira diplomática, de oficial das Forças Armadas e de Ministro de Estado da Defesa.
Quais são corretas?
- a) Apenas III
- b) Apenas I e II
- c) Apenas II e IV
- d) Apenas I, III e IV
- e) I, II, III e IV
- #137278
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Pelas obrigações assumidas por consórcio público:
- a) nos termos da lei, respondem solidariamente os entes públicos consorciados, observadas as disposições do seu estatuto.
- b) responde subsidiariamente o ente público líder do consórcio.
- c) respondem pessoal e subsidiariamente os agentes públicos incumbidos da gestão do consórcio, observadas as disposições do seu estatuto.
- d) respondem subsidiariamente os entes públicos consorciados.
- e) nos termos da lei, respondem pessoal e solidariamente os agentes públicos incumbidos da gestão do consórcio, observadas as disposições do seu estatuto.
- #137279
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
De acordo com a Constituição Federal, a respeito dos agentes públicos, é correto afirmar que
- a) é vedada a percepção acumulada de proventos de aposentadoria do regime próprio de previdência social ou militar com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, inclusive cargo em c omissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
- b) somente os empregados públicos previamente aprovados em concurso público podem adquirir estabilidade após o período de três anos de efetivo exercício.
- c) os cargos, empregos e funções públicas não são acessíveis a estrangeiros, exceto cargo de professor ou pesquisador junto a instituição de ensino.
- d) é vedada a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções, exceto quando houver compatibilidade de horários, a de dois empregos em empresa pública, sociedade de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público, observado, em qualquer caso, o limite máximo de remuneração no setor público.
- e) as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.