Simulado TJ-PB - Português 1 | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso TJ-PB.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FAPERP, para nível Médio do cargo de Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ-PB.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso TJ-PB.
Questões e Simulado de Português do concurso do TJ-PB para o cargo de Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação.
- Ortografia oficial.
- Acentuação gráfica.
- Flexão nominal e verbal.
- Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
- Emprego de tempos e modos verbais.
- Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal.
- Regência nominal e verbal.
- Ocorrência de crase. Pontuação.
- Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas).
- Intelecção de texto.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.
- #37648
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Pode-se considerar que a função primeira do texto é:
- a) avaliar relações interpessoais do mundo do trabalho.
- b) discutir conduta de funcionários no ambiente de trabalho.
- c) apresentar o ambiente de trabalho a um novo funcionário.
- d) aconselhar um funcionário na sua Integração a um novo emprego.
- #37649
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
São fundamentais na identificação da função do texto:
- a) os tempos e modos verbais, além do significado de várias palavras e expressões que compõem o texto.
- b) a estruturação dos parágrafos.
- c) a presença de enunciados em forma de itens.
- d) a presença de várias passagens em discurso direto.
- #37650
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo a opinião de especialistas da área citados no texto, dar-se bem em um novo ambiente de trabalho:
- a) depende exclusivamente do novo empregado.
- b) depende exclusivamente do acolhimento do novo empregado por parte de seus colegas.
- c) depende exclusivamente do tempo psíquico de adaptação do novo empregado ao ambiente de trabalho.
- d) depende de vários fatores, dentre os quais o tempo psíquico de adaptação do empregado ao novo ambiente de trabalho.
- #37651
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O pronome "isso", que aparece no terceiro parágrafo remete a:
- a) "resistência natural ao ambiente novo".
- b) "conhecer as pessoas para conseguir conviver com elas".
- c) "saber que há um tempo para que tudo entre nos eixos".
- d) "superar a ansiedade inicial".
- #37652
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Em "O que fazer nos primeiros dias", duas dicas apresentadas apenas como possibilidade são:
- a) criar empatia com o líder e aproveitar o horário de almoço para confraternizar com os amigos de trabalho.
- b) prestar atenção ao que os outros dizem e comportar-se de acordo com o que a empresa espera.
- c) criar empatia com o líder e almoçar sozinho.
- d) almoçar sozinho e entender a resistência dos novos colegas.
- #37653
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A relação de sentido entre os dois primeiros períodos do parágrafo 6 é de:
- a) equivalência entre os "fatos" neles enunciados.
- b) dependência entre os "fatos" neles enunciados.
- c) contrajunção entre os "fatos" neles enunciados.
- d) alternância entre os "fatos" neles enunciados.
- #37654
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considere o diálogo entre os dois personagens, Lucy, a menina, e Charlie Brown, o menino, e avalie as afirmativas que se seguem.
I. Do primeiro enunciado de Charlie Brown, a verdade que Lucy nega diz respeito apenas a possibilidade de ninguém sentir a falta dele.
II. Do primeiro enunciado de Charlie Brown, a verdade que Lucy nega diz respeito apenas ao possível desaparecimento dele, permanecendo verdadeira a afirmação de que ninguém sentiria falta dele.
III. Do primeiro enunciado de Charlie Brown, a verdade que Lucy nega diz respeito apenas ao tempo do possível desaparecimento dele.
IV. Lucy nega todo o conteúdo do primeiro enunciado de Charlie Brown.
V. Da negação de Lucy, Charlie Brown interpreta que todos se preocupariam com um possível desaparecimento dele.
Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
- a) Todas as afirmativas são falsas.
- b) São verdadeiras apenas as afirmativas III e V.
- c) São falsas apenas as afirmativas I, II, IV e V.
- d) São verdadeiras apenas as afirmativas I e V.
- #37655
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No último quadrinho, a primeira parte do enunciado de Lucy tem sentido equivalente a:
- a) Ainda que você desaparecesse hoje mesmo, ...
- b) Desde que você desaparecesse hoje mesmo, ...
- c) Exceto se você desaparecesse hoje mesmo, ...
- d) Tão logo você desaparecesse hoje mesmo, ...
- #37656
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Na tirinha, tem valor correspondente ao de futuro do pretérito do indicativo o tempo verbal da oração:
- a) "sabe de uma coisa".
- b) "se eu desaparecesse amanhã".
- c) "ninguém ia sentir sua falta".
- d) "eu acho que não".
- #37657
- Banca
- FAPERP
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No penúltimo quadrinho, as reticências indicam que:
- a) Lucy estava com dúvida em relação ao pensamento que desejava expressar.
- b) a fala de Lucy está completa, mas não o pensamento que desejava expressar.
- c) Lucy pretendia levar Charlie Brown a criar uma expectativa negativa em relação ao que ele havia enunciado.
- d) Lucy pretende realçar o que acabou de dizer.