Simulado TJ-PA | Analista Judiciário – Psicologia | CONCURSO
SIMULADO TJ-PA | ANALISTA JUDICIÁRIO – PSICOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TJ-PA para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso TJ-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TJ-PA | Analista Judiciário – Psicologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TJ-PA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #108182
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Os testes projetivos permitem a obtenção de informações sobre diferentes níveis de funcionamento da personalidade e, para isso, são oferecidos ao examinando estímulos ambíguos que produzem associações consideradas expressões da personalidade. A respeito desses testes na avaliação psicológica, assinale a opção correta.
- a) Como o estímulo apresentado é ambíguo, ao falar sobre ele, o examinando se organiza e faz uma descrição objetiva bem próxima da realidade externa.
- b) O termo métodos de expressão indireta é uma nomenclatura apropriada e equivalente ao termo testes projetivos.
- c) As técnicas projetivas fornecem informações equivalentes às obtidas por meio das escalas.
- d) Mesmo que sejam desenvolvidos sistemas objetivos de avaliação, os passos finais na avaliação e integração dos dados brutos dependem da habilidade e da experiência clínica do examinador.
- e) A avaliação psicológica com utilização de testes projetivos baseia-se no conceito de associação controlada, uma vez que a associação livre ocorre somente em algumas circunstâncias.
- #108183
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A literatura aponta que, embora sejam identificadas mais de 250 modalidades de psicoterapias, há um relativo consenso sobre sua efetividade como método de tratamento. Com relação aos elementos característicos das psicoterapias, assinale a opção correta.
- a) A psicoterapia de base psicanalítica dirige-se predominantemente a quadros neuróticos clássicos, visando à supressão dos sintomas.
- b) A psicoterapia existencial constitui técnica de cura da perturbação mental e pressupõe intervenções cuja finalidade principal é facilitar o encontro do indivíduo com a autenticidade da sua existência, de forma a assumi-la e a projetá-la mais livremente no mundo.
- c) As técnicas de psicoterapia são planejadas pelo paciente/cliente sob a anuência do terapeuta.
- d) A prática da terapia relacional envolve a transformação do paciente e pressupõe como agente de mudança a relação dele com o terapeuta.
- e) Os achados e as pesquisas sobre a neuropsicologia atualmente demonstram que a psicoterapia pode alterar características genéticas dos organismos.
- #108184
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
As análises funcional e topográfica de cada caso constituem etapas do diagnóstico clínico no caso da psicoterapia de base
- a) psicanalítica.
- b) junguiana.
- c) psicodramática.
- d) guestáltica.
- e) comportamental.
- #108185
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Assinale a opção correta, a respeito da inserção e do trabalho do psicólogo no contexto saúde-doença.
- a) A demanda pela intervenção psicológica no processo saúde-doença é igualmente reconhecida tanto pelos profissionais e serviços que seguem o modelo biomédico quanto pelos que seguem o modelo biopsicossocial.
- b) Atualmente, a incidência de doenças agudas é menor do que há três décadas, o que aumenta a longevidade e reduz a demanda pelo trabalho do psicólogo da saúde.
- c) A psicoeducação é inadequada para pacientes em situação de reabilitação, mas é útil na prevenção de doenças.
- d) Não cabe ao psicólogo sensibilizar pais para que estes imunizem os filhos contra doenças infectocontagiosas, pois tal prática está fora da área de conhecimento desse profissional.
- e) Variáveis comportamentais são relevantes na prevenção da morte precoce e do desenvolvimento de doenças crônicas e agudas.
- #108186
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TJ-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Joana é uma jovem saudável de 28 anos de idade que, para não adoecer, adota uma dieta balanceada, não fuma e pratica atividades físicas diariamente. Ela nunca apresentou doença grave. Maria tem 30 anos de idade, nunca teve doença grave, é tabagista, adiciona sal extra às suas refeições, ingere fritura com frequência e é sedentária. Após ter sido diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica, Maria, muito assustada com a notícia, expressou sua decisão de mudar suas condutas conforme orientação médica, para manter sua pressão arterial o mais estável possível.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
- a) O comportamento de Joana caracteriza a prevenção secundária contra doenças cardiovasculares, pois ela adota condutas que minimizam a ação de fatores controláveis causadores dessa doença.
- b) De acordo com o modelo transteórico de Prochaska, a decisão de Maria de mudar seus comportamentos inadequados caracteriza a fase de ação.
- c) Depois de iniciar consultas, realizar exames prescritos e mudar comportamentos de risco, Maria terá iniciado o processo de reabilitação em saúde.
- d) Nem Joana nem Maria realizam prevenção terciária para suas condições de saúde.
- e) Os comportamentos adotados por Joana e planejados por Maria são indicados em todos os níveis de prevenção, exceto no caso de doença grave e avançada, pois nessa situação já não há mais forma de prevenção.