Processando...

Simulado Teorias do Jornalismo | CONCURSO

Simulado Teorias do Jornalismo

Simulado Teorias do Jornalismo

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Teorias do Jornalismo não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Teorias do Jornalismo

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Teorias do Jornalismo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Teorias do Jornalismo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Teorias do Jornalismo

  1. Todos Simulados Teorias do Jornalismo
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Teorias do Jornalismo e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Teorias do Jornalismo

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Teorias do Jornalismo, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Teorias do Jornalismo

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#250055
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

“A Internet é óptima para nos exprimirmos, mas expressão não é informação, é algo muito mais fácil. Separar os dois é função do jornalista. Ele deve olhar para a Internet como um novo meio de expressão e ter consciência de que, enquanto canal de informação, exige um trabalho de verificação. A última coisa de que os jornalistas se podem esquecer é que a informação é algo de valioso e difícil, que deve ser feito por profissionais. (WOLTON, D. "O jornalismo trocou a grandeza da oferta pela tirania da procura". https://www.publico.pt/2016/11...).

Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:

  • a) Arauto.
  • b) Gatekeeper.
  • c) Ombudsman.
  • d) Ghost reader.
  • e) Representante do leitor.
#250056
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à

  • a) produção de informações, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia, pois é uma teoria mais do jornalismo do que propriamente da comunicação.
  • b) teoria da sociologia, mais do que a uma teoria da comunicação.
  • c) teoria do jornalismo, porém bastante documentada em língua portuguesa
  • d) teoria do espiral do silêncio, que, no Brasil, é a que mais tem encontrado repercussão.
  • e) teoria do agendamento onde o processo de informação e comunicação é, como parecem pressupor as antigas teorias, um processo fechado.
#250057
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

As discussões sobre newsmaking levaram Mauro Wolf a apresentar um ponto de vista sobre a oportunidade e a conveniência de os jornalistas utilizarem uma determinada fonte. Para ele, essa relação está construída sobre alguns fatores associados entre si e objetivados, sobretudo, para demonstrar a eficiência profissional em cumprir os prazos definidos. Esses fatores são: oportunidade antecipadamente revelada;

  • a) acessibilidade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
  • b) produtividade; acessibilidade; garantia e respeitabilidade.
  • c) produtividade; credibilidade; garantia e acessibilidade.
  • d) produtividade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
  • e) produtividade; credibilidade; acessibilidade e respeitabilidade.
#250058
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:

  • a) processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.
  • b) sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.
  • c) processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.
  • d) conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu “portão de saída”, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.
  • e) sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.
#250059
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A área de pesquisa conhecida como Agenda Setting se baseia em alguns pressupostos: o fluxo contínuo da comunicação, a influência dos meios de comunicação no receptor a médio e longo prazo e o fato de que

  • a) a escolha dos veículos onde as notícias serão publicadas define a importância dessas notícias perante o público.
  • b) a mídia sempre consegue incluir todos os assuntos nas preocupações dos seus leitores, devido à sua credibilidade.
  • c) dependendo dos assuntos abordados pela mídia, a médio e longo prazo, o leitor os inclui em suas preocupações.
  • d) o leitor incluirá, invariavelmente, os assuntos que serão abordados pela mídia, sendo secundária a duração da vinculação de cada tema.
  • e) o público determina quais assuntos serão abordados pela mídia, pois ele é o objetivo final dos veículos.