Simulado Teorias do Jornalismo | CONCURSO
Simulado Teorias do Jornalismo
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Este Simulado Teorias do Jornalismo foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Teorias do Jornalismo
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Teorias do Jornalismo
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #250055
- Banca
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- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
“A Internet é óptima para nos exprimirmos, mas expressão não é informação, é algo muito mais fácil. Separar os dois é função do jornalista. Ele deve olhar para a Internet como um novo meio de expressão e ter consciência de que, enquanto canal de informação, exige um trabalho de verificação. A última coisa de que os jornalistas se podem esquecer é que a informação é algo de valioso e difícil, que deve ser feito por profissionais. (WOLTON, D. "O jornalismo trocou a grandeza da oferta pela tirania da procura". https://www.publico.pt/2016/11...).
Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:
- a) Arauto.
- b) Gatekeeper.
- c) Ombudsman.
- d) Ghost reader.
- e) Representante do leitor.
- #250056
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(1,0) 2 -
De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à
- a) produção de informações, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia, pois é uma teoria mais do jornalismo do que propriamente da comunicação.
- b) teoria da sociologia, mais do que a uma teoria da comunicação.
- c) teoria do jornalismo, porém bastante documentada em língua portuguesa
- d) teoria do espiral do silêncio, que, no Brasil, é a que mais tem encontrado repercussão.
- e) teoria do agendamento onde o processo de informação e comunicação é, como parecem pressupor as antigas teorias, um processo fechado.
- #250057
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(1,0) 3 -
As discussões sobre newsmaking levaram Mauro Wolf a apresentar um ponto de vista sobre a oportunidade e a conveniência de os jornalistas utilizarem uma determinada fonte. Para ele, essa relação está construída sobre alguns fatores associados entre si e objetivados, sobretudo, para demonstrar a eficiência profissional em cumprir os prazos definidos. Esses fatores são: oportunidade antecipadamente revelada;
- a) acessibilidade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
- b) produtividade; acessibilidade; garantia e respeitabilidade.
- c) produtividade; credibilidade; garantia e acessibilidade.
- d) produtividade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
- e) produtividade; credibilidade; acessibilidade e respeitabilidade.
- #250058
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(1,0) 4 -
Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:
- a) processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.
- b) sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.
- c) processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.
- d) conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu “portão de saída”, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.
- e) sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.
- #250059
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(1,0) 5 -
A área de pesquisa conhecida como Agenda Setting se baseia em alguns pressupostos: o fluxo contínuo da comunicação, a influência dos meios de comunicação no receptor a médio e longo prazo e o fato de que
- a) a escolha dos veículos onde as notícias serão publicadas define a importância dessas notícias perante o público.
- b) a mídia sempre consegue incluir todos os assuntos nas preocupações dos seus leitores, devido à sua credibilidade.
- c) dependendo dos assuntos abordados pela mídia, a médio e longo prazo, o leitor os inclui em suas preocupações.
- d) o leitor incluirá, invariavelmente, os assuntos que serão abordados pela mídia, sendo secundária a duração da vinculação de cada tema.
- e) o público determina quais assuntos serão abordados pela mídia, pois ele é o objetivo final dos veículos.