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Simulado Teorias do Jornalismo | CONCURSO

Simulado Teorias do Jornalismo

Simulado Teorias do Jornalismo

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Este Simulado Teorias do Jornalismo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Teorias do Jornalismo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Teorias do Jornalismo

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#238543
Banca
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Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à

  • a) produção de informações, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia, pois é uma teoria mais do jornalismo do que propriamente da comunicação.
  • b) teoria da sociologia, mais do que a uma teoria da comunicação.
  • c) teoria do jornalismo, porém bastante documentada em língua portuguesa
  • d) teoria do espiral do silêncio, que, no Brasil, é a que mais tem encontrado repercussão.
  • e) teoria do agendamento onde o processo de informação e comunicação é, como parecem pressupor as antigas teorias, um processo fechado.
#238544
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Matéria
Teorias do Jornalismo
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(1,0) 2 - 

As discussões sobre newsmaking levaram Mauro Wolf a apresentar um ponto de vista sobre a oportunidade e a conveniência de os jornalistas utilizarem uma determinada fonte. Para ele, essa relação está construída sobre alguns fatores associados entre si e objetivados, sobretudo, para demonstrar a eficiência profissional em cumprir os prazos definidos. Esses fatores são: oportunidade antecipadamente revelada;

  • a) acessibilidade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
  • b) produtividade; acessibilidade; garantia e respeitabilidade.
  • c) produtividade; credibilidade; garantia e acessibilidade.
  • d) produtividade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
  • e) produtividade; credibilidade; acessibilidade e respeitabilidade.
#238545
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(1,0) 3 - 

“A Internet é óptima para nos exprimirmos, mas expressão não é informação, é algo muito mais fácil. Separar os dois é função do jornalista. Ele deve olhar para a Internet como um novo meio de expressão e ter consciência de que, enquanto canal de informação, exige um trabalho de verificação. A última coisa de que os jornalistas se podem esquecer é que a informação é algo de valioso e difícil, que deve ser feito por profissionais. (WOLTON, D. "O jornalismo trocou a grandeza da oferta pela tirania da procura". https://www.publico.pt/2016/11...).

Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:

  • a) Arauto.
  • b) Gatekeeper.
  • c) Ombudsman.
  • d) Ghost reader.
  • e) Representante do leitor.
#238546
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Teorias do Jornalismo
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(1,0) 4 - 

Com relação a agenda setting, assinale a alternativa correta.

  • a) Há a tendência de as pessoas incluírem ou excluírem dos próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do próprio conteúdo.
  • b) Descreve o poder de persuasão dos jornais, da televisão e dos outros meios de comunicação.
  • c) Trata-se de estratégia de formação da opinião e reúne ações de marketing e jornalismo.
  • d) Organiza e apresenta informações sem ordem de prioridade, permitindo ao receptor o trabalho de hierarquização das informações.
  • e) Trata-se de hipótese inserida na teoria da comunicação, desenvolvida por profissionais de relações públicas e gradualmente assimilada por estudiosos do jornalismo.
#238547
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(1,0) 5 - 

A ideia básica do conceito de agenda setting pode ser resumidamente apresentada como:

  • a) a capacidade dos veículos jornalísticos de determinar a agenda diária dos ministros.
  • b) a capacidade das assessorias de imprensa de impor a agenda de eventos cobertos pela mídia.
  • c) a capacidade dos governos de determinar a agenda diária dos veículos jornalísticos.
  • d) a capacidade da mídia em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública.
  • e) a submissão da mídia à agenda de eventos de artistas e autoridades.