Simulado Teorias do Jornalismo | CONCURSO
Simulado Teorias do Jornalismo
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Teorias do Jornalismo não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Teorias do Jornalismo
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Teorias do Jornalismo foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Teorias do Jornalismo
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Teorias do Jornalismo
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Teorias do Jornalismo e saiam na frente em seus estudos.
Questões Teorias do Jornalismo
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Teorias do Jornalismo, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Teorias do Jornalismo
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #238543
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à
- a) produção de informações, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia, pois é uma teoria mais do jornalismo do que propriamente da comunicação.
- b) teoria da sociologia, mais do que a uma teoria da comunicação.
- c) teoria do jornalismo, porém bastante documentada em língua portuguesa
- d) teoria do espiral do silêncio, que, no Brasil, é a que mais tem encontrado repercussão.
- e) teoria do agendamento onde o processo de informação e comunicação é, como parecem pressupor as antigas teorias, um processo fechado.
- #238544
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As discussões sobre newsmaking levaram Mauro Wolf a apresentar um ponto de vista sobre a oportunidade e a conveniência de os jornalistas utilizarem uma determinada fonte. Para ele, essa relação está construída sobre alguns fatores associados entre si e objetivados, sobretudo, para demonstrar a eficiência profissional em cumprir os prazos definidos. Esses fatores são: oportunidade antecipadamente revelada;
- a) acessibilidade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
- b) produtividade; acessibilidade; garantia e respeitabilidade.
- c) produtividade; credibilidade; garantia e acessibilidade.
- d) produtividade; credibilidade; garantia e respeitabilidade.
- e) produtividade; credibilidade; acessibilidade e respeitabilidade.
- #238545
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“A Internet é óptima para nos exprimirmos, mas expressão não é informação, é algo muito mais fácil. Separar os dois é função do jornalista. Ele deve olhar para a Internet como um novo meio de expressão e ter consciência de que, enquanto canal de informação, exige um trabalho de verificação. A última coisa de que os jornalistas se podem esquecer é que a informação é algo de valioso e difícil, que deve ser feito por profissionais. (WOLTON, D. "O jornalismo trocou a grandeza da oferta pela tirania da procura". https://www.publico.pt/2016/11...).
Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:
- a) Arauto.
- b) Gatekeeper.
- c) Ombudsman.
- d) Ghost reader.
- e) Representante do leitor.
- #238546
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com relação a agenda setting, assinale a alternativa correta.
- a) Há a tendência de as pessoas incluírem ou excluírem dos próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do próprio conteúdo.
- b) Descreve o poder de persuasão dos jornais, da televisão e dos outros meios de comunicação.
- c) Trata-se de estratégia de formação da opinião e reúne ações de marketing e jornalismo.
- d) Organiza e apresenta informações sem ordem de prioridade, permitindo ao receptor o trabalho de hierarquização das informações.
- e) Trata-se de hipótese inserida na teoria da comunicação, desenvolvida por profissionais de relações públicas e gradualmente assimilada por estudiosos do jornalismo.
- #238547
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A ideia básica do conceito de agenda setting pode ser resumidamente apresentada como:
- a) a capacidade dos veículos jornalísticos de determinar a agenda diária dos ministros.
- b) a capacidade das assessorias de imprensa de impor a agenda de eventos cobertos pela mídia.
- c) a capacidade dos governos de determinar a agenda diária dos veículos jornalísticos.
- d) a capacidade da mídia em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública.
- e) a submissão da mídia à agenda de eventos de artistas e autoridades.