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Simulado Teorias da Comunicação | CONCURSO

Simulado Teorias da Comunicação

Simulado Teorias da Comunicação

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Este Simulado Teorias da Comunicação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Teorias da Comunicação
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Teorias da Comunicação

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#238533
Banca
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Matéria
Teorias da Comunicação
Concurso
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Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa que apresenta de forma correta os aspectos sociais e políticos que envolvem as relações entre comunicação e publicidade.

  • a) Uma sociedade que zela pela democracia representativa das massas exige que a publicidade dada à política priorize a propaganda tradicional do tipo “corpo a corpo” em vez da comunicação à distância porque, no contexto massivo, os indivíduos estão habituados à sociabilidade comunitária.
  • b) O uso contido da propaganda de Estado nas duas grandes guerras do século XX e o fracasso da manipulação das massas pelo nazismo fizeram com que a política buscasse estratégias publicitárias para tentar compreender os mecanismos de convencimento
  • c) Quando uma sociedade democrática viabiliza para seus cidadãos a discussão pública de temas de interesse coletivo, a publicidade é garantida a seus membros e representantes através de espaços públicos institucionais nos quais a intervenção argumentativa é um direito.
  • d) A exibição pública em uma cena política controlada pela comunicação de massa impede que personagens e programas políticos tenham publicidade, uma vez que os processos de cobertura jornalística levam às audiências apenas as informações de manutenção da hegemonia.
  • e) A principal consequência da ditadura militar brasileira para a propaganda política nacional foi a impossibilidade de criar novas opções de publicidade fora do controle do Estado que representassem a multiplicidade de vozes e partidos que emergiram no contexto democrático.
#238534
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Teorias da Comunicação
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(1,0) 2 - 

Os avanços tecnológicos e a atual velocidade alcançada na transmissão das notícias têm feito com que os veículos se tornem muito parecidos. No entanto, há algo que faz um leitor preferir o jornal “A” em detrimento do jornal “B”. Pode-se dizer que o motivo principal dessa escolha

  • a) reside no visual que a publicação escolhida apresenta.
  • b) está nas possibilidades de diversão oferecidas ao leitor.
  • c) é a identificação ideológica entre o leitor e a publicação.
  • d) se dá meramente pelo acaso, sem identificação clara.
  • e) está no costume adquirido de ler sempre o mesmo jornal.
#238535
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(1,0) 3 - 

Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere

  • a) ao valor dado pelo receptor a um determinado assunto da agenda, realizando a interface entre a percepção individual e a opinião pública.
  • b) à forma como um assunto será tratado nos diversos foros sociais de debate (trabalho, casa, vizinhança etc.) provocados pela mídia.
  • c) ao tempo em que o tema agendado pela mídia levará da veiculação à agenda do público e à influência sobre a opinião pública.
  • d) à falta de confiança do receptor na informação, gerando uma busca por confirmação com informações mais detalhadas e confiáveis.
  • e) à frequência e à ênfase com que um conteúdo é veiculado, demonstrando que é julgado muito importante nos círculos publicadores.
#238536
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Teorias da Comunicação
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(1,0) 4 - 

Duas das características da modernidade ______________ são: a substituição da ideia de coletividade e de solidariedade pelo ____________ ; e a transformação do cidadão em ______________ . Nesse contexto, as relações afetivas se dão por meio de laços momentâneos e volúveis e se tornam superficiais e pouco seguras.

(http://twixar.me/lYCK. Adaptado)

As palavras que completam o pensamento de Zygmunt Bauman são, correta e respectivamente:

  • a) sólida ... individualismo ... consumidor
  • b) líquida ... revanchismo ... consumidor
  • c) sólida...individualismo...produtor.
  • d) líquida...individualismo...consumidor.
  • e) sólida...revanchismo...produtor.
#238537
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(1,0) 5 - 

Na década de 1980, o modelo difusionista foi substituído pela teoria da análise da rede de comunicação, a qual definia a comunicação como um(a)

  • a) processo no qual os participantes criam e partilham informação.
  • b) sistema tecnológico complexo.
  • c) atividade de interlocutores isolados.
  • d) causalidade mecânica de sentido único.
  • e) mercadologia de produtos informacionais.