Simulado Temas Educacionais Pedagógicos | CONCURSO
Simulado Temas Educacionais Pedagógicos
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Temas Educacionais Pedagógicos não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Temas Educacionais Pedagógicos
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Temas Educacionais Pedagógicos foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: CONCURSO
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Temas Educacionais Pedagógicos
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Temas Educacionais Pedagógicos
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Temas Educacionais Pedagógicos e saiam na frente em seus estudos.
Questões Temas Educacionais Pedagógicos
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Temas Educacionais Pedagógicos, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Temas Educacionais Pedagógicos
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #220437
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Acerca dos componentes do processo de ensino e dos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas, julgue o item.
No contexto pedagógico, a formulação de um objetivo — propósito que se busca alcançar quando se realiza uma ação — permite que o professor oriente a prática pedagógica; contudo, a definição do objetivo não impacta o processo de aprendizagem dos estudantes.
- #220438
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Acerca dos componentes do processo de ensino e dos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas, julgue o item.
Em uma concepção de educação tecnicista, a definição dos objetivos, seja da educação, seja do processo de ensino-aprendizagem, é relevante, porque o foco está no próprio planejamento, que deve garantir produtividade e eficiência como resultados do processo educativo.
- #220439
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Quanto à andragogia, ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender, julgue o item.
Assim como as crianças e os adolescentes possuem necessidades distintas durante as fases de desenvolvimento e aprendizado, o público adulto também demanda ações e abordagens específicas.
- #220440
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Quanto à andragogia, ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender, julgue o item.
A experiência é uma das fontes para a aprendizagem de um adulto, que pode ser motivado a aprender conforme vivencia necessidades e interesses.
- #220441
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim.
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n.º 174, p. 255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
O projeto político-pedagógico, em sua dimensão pedagógica, manifesta a possibilidade de efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.
- #220442
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim.
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n.º 174, p. 255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
Os termos projeto, político e pedagógico significam, respectivamente: ação intencional explicitada em um planejamento; compromisso sociopolítico com os interesses coletivos da comunidade escolar; e efetivação da intencionalidade educativa dos sujeitos pertencentes à comunidade escolar.
- #220443
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Quanto à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor, julgue o item.
A dimensão ética da prática pedagógica docente relaciona-se com a finalidade do trabalho educativo, tendo como referência a promoção da dignidade humana e o alcance dos objetivos estabelecidos no projeto político-pedagógico que orienta sua prática. Desse modo, a dimensão ética não pode ser confundida com o código de ética, que tem caráter normativo.
- #220444
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No que se refere aos projetos político-pedagógicos, julgue o item.
Considerando-se uma visão crítica de projetos político-pedagógicos, como o Projeto Classe de Aceleração, é correto afirmar que este teve efeitos negativos sobre a qualidade do ensino, mas efeitos positivos sobre as estatísticas educacionais, sobre os custos da educação pública e sobre o sentimento de inclusão entre os que obtêm diploma.
- #220445
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Acerca dos tipos de projetos desenvolvidos na área educacional, julgue o item a seguir.
Projetos de pesquisa visam desenvolver produtos ou novos serviços.
- #220446
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Temas Educacionais Pedagógicos
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 100 -
Acerca dos tipos de projetos desenvolvidos na área educacional, julgue o item a seguir.
Os projetos de ensino se referem ao exercício das funções do professor.