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Simulado Tecnologista em Saúde - Pesquisa Clínica | CONCURSO

Simulado Tecnologista em Saúde - Pesquisa Clínica

Simulado Tecnologista em Saúde - Pesquisa Clínica

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Este Simulado Tecnologista em Saúde - Pesquisa Clínica foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Tecnologista em Saúde - Pesquisa Clínica
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Tecnologista em Saúde - Pesquisa Clínica

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#258144
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(1,0) 1 - 

Em relação a um procedimento de inspeção em estudo clínico, assinale a alternativa incorreta:

  • a) Inspeção é definida no Guia de Boas Práticas Clínicas com sendo uma atividade exercida por autoridade regulatória, de conduzir verificação oficial de documentos, instalações, registros e quaisquer outros recursos que as autoridades entendam estar relacionados com o estudo clínico de interesse na inspeção.
  • b) Uma inspeção regulatória pode ser levada a cabo no centro de pesquisa, nas instalações do patrocinador ou ORPC, assim como nas dependências do CEP.
  • c) No Brasil não há qualquer previsão de inspeção em CEP por parte do Conselho Nacional de Saúde e CONEP.
  • d) No Brasil a competência para inspecionar centros de pesquisa é dada à ANVISA e à CONEP.
  • e) A ANVISA conduz suas inspeções em estudos clínicos conforme Guia de Inspeção em Boas Práticas Clínicas disposto na Instrução Normativa Nº 4, de maio de 2009.
#258145
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(1,0) 2 - 

O Pesquisador Principal do centro de pesquisa onde você atua reúne a equipe para informar sobre a visita de inspeção ao centro a ser realizada em breve por profissionais da Agência Regulatória Norte Americana – FDA. Nessa reunião o pesquisador passa algumas instruções à equipe, e orienta sobre os possíveis acontecimentos.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que certamente não foi uma orientação do Pesquisador, haja vista a grande experiência que ele tem nesse tipo de visita:

  • a) ao chegar no centro de pesquisa o inspetor deverá apresentar suas credenciais ao recepcionista.
  • b) todos os profissionais envolvidos no estudo a ser inspecionado deverão estar disponíveis para entrevista com o inspetor.
  • c) deve ser providenciada reserva em um restaurante agradável, para que o pesquisador ofereça um jantar ao inspetor assim que terminar a visita.
  • d) deve ser providenciada a contratação de um intérprete/tradutor imparcial, para ficar à disposição do inspetor durante todo o período de visita.
  • e) a equipe deve disponibilizar todos os documentos requeridos pelo inspetor, exceto aqueles que não dizem respeito ao estudo inspecionado.
#258146
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(1,0) 3 - 

O Sistema de Gestão da Qualidade possui uma série de etapas que devem ser respeitadas pelos profissionais que atuam neste setor. Todas elas se inter-relacionam e o seu conjunto compõe um ciclo de ações que, adotadas por um serviço, leva ao entendimento de que a qualidade é um tema que faz parte da instituição. Neste sentido, qual deve ser a sequência desse processo de gestão da qualidade:

  • a) Gestão da Qualidade - Planejamento da Qualidade - Controle da Qualidade - Garantia da Qualidade - Melhoria da Qualidade - Melhoria Contínua da Qualidade.
  • b) Gestão da Qualidade - Planejamento da Qualidade - Controle da Qualidade - Garantia da Qualidade - Melhoria da Qualidade - Revisão de Processos.
  • c) Gestão da Qualidade - Planejamento da Qualidade - Controle da Qualidade - Garantia da Qualidade -Elaboração de POP - Revisão e adequação permanente de POP.
  • d) Gestão da Qualidade - Controle da Qualidade - Garantia da Qualidade - Elaboração de POP - Revisão e adequação permanente de POP.
  • e) Gestão da Qualidade - Planejamento da Qualidade - Controle da Qualidade - Garantia da Qualidade -Elaboração de POP - Melhoria da Qualidade.
#258147
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(1,0) 4 - 

No planejamento de uma inspeção regulatória deve-se levar em conta a impossibilidade de se inspecionar todos os estudos que estão sendo conduzidos no país. Portanto, alguns critérios são adotados para a escolha do estudo e do centro a ser inspecionado.
Assinale a alternativa que descreve um critério não adotado para essa escolha:

  • a) ser um estudo de avaliação da qualidade de vida.
  • b) haver indícios de irregularidades na condução do estudo.
  • c) ser um estudo que envolve população vulnerável.
  • d) estudo envolvendo produto com alto potencial econômico.
  • e) estudo cujos resultados são de interesse para a política de saúde do governo.
#258148
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(1,0) 5 - 

Desde a publicação da Instrução Normativa Nº 4 da ANVISA, em maio de 2009, tornou-se imprescindível a adequada estruturação dos centros que conduzem pesquisa clínica no Brasil, inclusive no que diz respeito aos processos e procedimentos do sistema de gestão da qualidade. Considerando os requisitos apontados pela IN 4/09, a não existência de alguns Procedimentos Operacionais Padrão (POP) implicará em não conformidades classificadas de “menor" a “crítica".
Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que cita apenas POPs obrigatórios, conforme a IN 4/09:

  • a) aplicação de TCLE; treinamento da equipe; limpeza da farmácia.
  • b) treinamento da equipe; limpeza da farmácia; comunicação com o CEP.
  • c) aplicação de TCLE; comunicação com o CEP; notificação de eventos adversos.
  • d) preenchimento de CRF; correção de dados no CRF; verificação de documento fonte e CRF.
  • e) avaliação crítica do projeto de pesquisa; monitoria interna; elaboração de dossiê de avaliação ética.