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Simulado Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde | CONCURSO

Simulado Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde

Simulado Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde

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Este Simulado Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde

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Boa sorte e Bons Estudos,

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(1,0) 1 - 

Refletindo sobre continuidades e rupturas nas políticas voltadas à formação profissional no Brasil, o Decreto n. 2.208/97 deve ser avaliado como:

  • a) uma ruptura em relação à crescente privatização, fragmentação e precarização dos percursos formativos.
  • b) uma ruptura em relação à proposta de educação por competências.
  • c) uma continuidade em relação à crescente privatização, fragmentação e precarização dos percursos formativos.
  • d) uma continuidade em relação a propostas de certificação que garantem a inclusão e permanência no mercado de trabalho.
  • e) uma ruptura em relação às respostas institucionais às demandas diferenciadas e desiguais de qualificação de trabalhadores.
#263945
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(1,0) 2 - 

Izabel dos Santos é considerada um ícone da luta pela formação profissional em saúde, porque:

  • a) foi responsável por implantar o Projeto Larga Escala para formação média e elementar de pessoal que já atuava na área nas Escolas Técnicas e nos Centros Formadores de Recursos Humanos em Saúde.
  • b) fez a crítica à metodologia que privilegiava a integração ensino/serviço, que afirmava que o crescimento do 'trabalhador/aluno' dar-se-ia mediante o entendimento do processo em que se inseria.
  • c) inspirou discussões importantes na área a partir de sua visão macro, apesar de não se envolver em questões de operacionalização e organização do ensino nas escolas que seriam conhecidas como ETSUS.
  • d) foi gerente-geral do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Ministério da Saúde (PROFAE/MS).
  • e) defendeu a vinculação das escolas técnicas com as universidades públicas estaduais e federais, visando seu fortalecimento institucional.
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(1,0) 3 - 

O estudo sobre as concepções e práticas das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ET-SUS), fundamental para a luta contra o esquecimento da formação e do trabalho em saúde, deve analisar as políticas de educação profissional em saúde emanadas do Ministério da Saúde entre os anos 1980 e 2000, para o conjunto dessas escolas.
Assinale a alternativa que apresenta essas políticas.

  • a) Projeto Larga Escala e Ensino Médio Integrado.
  • b) Projeto Larga Escala e Programa de Profissionalização de Auxiliares de Enfermagem (PROFAE).
  • c) Programa de Profissionalização de Auxiliares de Enfermagem (PROFAE) e Política de Educação à Distância.
  • d) Projeto Larga Escala e Proposta de Politecnia na Educação Profissional em Saúde.
  • e) Programa de Profissionalização de Auxiliares de Enfermagem (PROFAE) e Proposta de Politecnia na Educação Profissional em Saúde.
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(1,0) 4 - 

Sobre a lei n. 5692/1971, assinale a afirmativa incorreta:

  • a) foi a lei que determinou que o ensino de segundo grau conduzisse obrigatoriamente as habilitações profissionais.
  • b) previa que 50% do currículo do ensino de segundo grau se compusesse de educação geral e 50% dele fosse profissionalizante.
  • c) durante sua vigência, todo aluno formado no ensino de segundo grau deveria ter habilitação, parcial ou plena, de técnico.
  • d) promoveu a proliferação de diplomas de auxiliares por vezes sem correspondência no mundo do trabalho.
  • e) durante sua vigência, o aluno formado no ensino de segundo grau poderia optar em relação a se habilitar como técnico.
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(1,0) 5 - 

A Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) teve importante atuação no treinamento de pessoal para a saúde no Brasil. Sobre tal atuação, é correto afirmar que:

  • a) a Fundação SESP realizava treinamento de pessoal para promoção da educação sanitária da população rural e das cidades do interior do país.
  • b) a Fundação SESP, para além das campanhas nacionais e da conscientização sanitária, oferecia capacitação técnica aos seus treinandos.
  • c) a Fundação SESP desenvolvia cursos com base curricular e certificado com validade em todo o território nacional.
  • d) a Fundação SESP desenvolvia cursos com base curricular mas não oferecia certificado com validade em todo o território nacional.
  • e) a Fundação SESP realizava treinamento de pessoal para promoção da educação profissional da população rural e das cidades do interior do país.