Processando...

Simulado Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional | CONCURSO

Simulado Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

Simulado Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

  1. Todos Simulados Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#263959
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A respeito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, assinale a afirmativa correta.

  • a) É um evento organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e se destina a promover a discussão sobre a cobertura jornalística e a divulgação da ciência, estimulando eventos em todas as faculdades de comunicação do país.
  • b) É um evento bienal patrocinado e coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz, que abre as portas de suas sedes nos estados em que está presente e promove uma série de eventos para que a população conheça suas realizações e serviços
  • c) Foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia no sentido de estimular as instituições científicas a promoverem, em torno daquele período, eventos que contemplem a divulgação de suas produções, principalmente para as crianças.
  • d) É um evento anual organizado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e tem as crianças como principal público alvo, em todo o território nacional.
  • e) É um evento organizado anualmente pelo Gabinete Civil da Presidência da República em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a SBPC e tem como objetivo a divulgação da produção científica dos museus de ciência.
#263960
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Telenovelas e radionovelas, bem como músicas, filmes e seriados de televisão são considerados produtos da indústria cultural que mostram bons resultados quando utilizados em estratégias de campanhas de saúde. Os seriados norteamericanos como ER, Law & Order: Special Victims Unit e Law & Order , por exemplo, integram, em seus plots e personagens, questões vinculadas à relação médico-paciente, endemias, gravidez, adição de drogas, abuso sexual, exclusão e crime racial. Analisando o texto acima, pode-se afirmar que, no momento, a telenovela da Rede Globo de Televisão, exibida no horário noturno, Passione, aborda o uso de crack e cocaína por um de seus personagens. A esse respeito, é correto afirmar que:

  • a) esta eficácia se deve, provavelmente, aos efeitos imediatos que os conteúdos dos produtos dos meios de comunicação exercem igualmente sobre os seus usuários, independente da cultura, segundo a Teoria Hipodérmica.
  • b) uma das explicações clássicas sobre estes resultados está contida na Teoria Culturológica, segundo a qual, os produtos da cultura de massa incorporam e repetem arquétipos de narrativas épicas e românticas no inconsciente coletivo e individual. Outras explicações muito relevantes que dão conta destes efeitos estão contidas na Teoria das Mediações, de idealização sul-americana;
  • c) estes efeitos só podem ser obtidos através de mídias centralizadas e de alto alcance como a televisão de sinal aberto e rádio de longo alcance. Mídias comunitárias e salas de exibição de cinemas não dão conta de promover resultados satisfatórios com relação a produtos de entretenimento;
  • d) o teatro, ao contrário dos produtos descritos no enunciado, não é uma alternativa boa para campanha de saúde por não ser exercito através de suporte midiático e necessitar relação interpessoal.
  • e) a Teoria Matemática da Comunicação dá conta de explicar todos os resultados que são alcançados através das estratégias de entretenimento em campanhas de saúde.
#263961
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“Conseguir colocar uma reportagem de ciência nos meios de comunicação de massa é uma tarefa difícil. Em muitos países, os editores frequentemente acreditam que os itens jornalisticamente valiosos só podem ser desastres, política ou esportes". O trecho é do capítulo de Marina Joubert, Como me torno um especialista em mídia? publicado no Guia de Divulgação Científica, de Luisa Massarani (org.) e outros autores (2004), disponível em http://www.fiocruz.br/ museudavida_novo/media/Guia_Divulgacao_Cientifica.pdf (acesso em setembro de 2010). Com base na constatação da autora, podem ser consideradas estratégias de mídia as seguintes ações de uma assessoria de imprensa, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Indicar no material enviado às redações que a pesquisa será publicada em renomada revista científica.
  • b) Enviar ilustrações ou fotos referentes à pesquisa para facilitar a edição da matéria.
  • c) Enviar estatísticas recentes que contextualizam o resultado da pesquisa.
  • d) Destacar que o autor do trabalho será o futuro presidente da instituição de pesquisa ou ocupante de cargo importante;
  • e) Justificar que o objeto da pesquisa é de interesse direto da região onde circula ou está instalado o veículo de comunicação.
#263962
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Campanhas de saúde são estratégias de comunicação utilizadas em todo o mundo no sentido de promover a atenção sobre determinado assunto que diz respeito à saúde coletiva, bem como provocar a mudança de hábitos e comportamento. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) As campanhas, para serem eficazes, devem estar vinculadas a algum órgão oficial de saúde, ter um tempo determinado de duração e envolver estratégias bem organizadas.
  • b) No Brasil, mudanças de comportamento são obtidas em percentuais médios que giram em torno de 37% como resposta à implantação de campanhas de saúde em abrangência nacional.
  • c) Nas campanhas de saúde, as estratégias de educação pelo entretenimento são consideradas as mais eficazes do ponto de vista dos efeitos em curto prazo com relação a atenção e mudança de comportamento, se comparadas aos materiais estratégicos jornalísticos.
  • d) Para obter efeitos em longo prazo, uma campanha de saúde precisa estar vinculada a notícias que estejam naquele momento dominando a agenda da mídia, fenômeno que é compreendido a partir do uso dos conceitos da Teoria do Agenda Setting.
  • e) Existem países cujos ministérios da saúde promovem campanhas de saúde com duração superior a três décadas e avaliam, em períodos determinados, os resultados que são obtidos.
#263963
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Uma importante característica da formação do profissional de relações públicas é o treinamento na coordenação e elaboração de eventos de qualquer natureza, destinados a todos os públicos de uma instituição, interno e externo. Sobre esta habilidade, é correto afirmar que:

  • a) pode-se observar que as instituições brasileiras que tratam de ciência têm a tradição de contar com o profissional de relações públicas na coordenação dos eventos, o que facilita seus bons resultados.
  • b) pode-se observar que eventos são organizados por profissionais de qualquer categoria, inclusive sem qualquer formação nas habilitações da comunicação social, o que provavelmente gera grandes dificuldades de organização.
  • c) o mais recomendado é que os eventos que tratem de ciência sejam organizados diretamente por seus pares científicos como, por exemplo, médicos, biólogos, cientistas sociais, físicos, astrônomos etc. da instituição promotora do evento.
  • d) o mais recomendado é que os diretores ou presidentes das organizações científicas promotoras dos eventos conduzam sua realização, pois estão mais afinados com os objetivos dos mesmos.
  • e) os eventos devem ser organizados por empresas que cuidam dos serviços de alimentação, recepção, limpeza e nada tem a ver com profissionais de relações públicas.