Simulado Técnico Pedagógico | CONCURSO
Simulado Técnico Pedagógico
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Este Simulado Técnico Pedagógico foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Técnico Pedagógico
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Técnico Pedagógico
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #258949
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(1,0) 1 -
O planejamento pedagógico é um documento essencial para a gestão escolar, pois determina ações que impactam diretamente a comunidade e as relações entre professores, alunos, direção, supervisão e todos os setores da escola. Para uma elaboração eficiente do planejamento pedagógico, é necessário:
- a) utilizar um planejamento pronto desconsiderando a realidade escolar.
- b) incluir os princípios pedagógicos da escola.
- c) desconsiderar o que foi realizado nos anos anteriores.
- d) elaborar a matriz curricular de modo diversificado.
- e) reaplicar com segurança as mesmas atividades do ano anterior.
- #258950
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(1,0) 2 -
Para Manfredo e Santana (2004,) os projetos escolares contribuem na motivação e autonomia dos alunos, de forma integradora nas diversas áreas do conhecimento, despertando o pensamento crítico e argumentativo. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Com a pedagogia de projetos, o professor tem a oportunidade de inserir os seus alunos com o problema a ser trabalhado, interagindo com o objeto de aprendizagem e, nessa prática, fazer ocorrer uma interação em que um aluno aprende com o outro.
PORQUE
II. A função do projeto é a de tornar a aprendizagem real e atrativa, transformando a escola em um espaço agradável, sem impor os conteúdos programáticos autoritariamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
- a) I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- b) I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- c) I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d) I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- e) I e II são proposições falsas.
- #258951
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(1,0) 3 -
Vasconcellos (2007) indaga sobre qual o real papel da supervisão, tendo em vista que existem inúmeras queixas em relação a sua atuação. Segundo o autor, a função do supervisor escolar, “não é coringa/tarefeiro/quebra galho/salva-vidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social, etc.), não é tapa buraco (que fica "toureando" os alunos em sala de aula no caso de falta de professor)”. A função do supervisor escolar na atualidade é de:
- a) executante do poder e do controle sobre o trabalho do professor.
- b) controlador com visão clássica de supervisão enquanto prática distanciada do ensino.
- c) articulador político ao buscar estreitar os relacionamentos com todos os elementos da comunidade escolar.
- d) elaborador de políticas educacionais estabelecidas pelos órgãos governamentais.
- e) executor de normas para garantir que os docentes as reproduzam nas aulas.
- #258952
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(1,0) 4 -
O método ativo constitui-se numa concepção educativa que estimula processos de ensino e de aprendizagem numa perspectiva crítica e reflexiva, onde o estudante:
- a) ouve mais aulas expositivas monologadas do que dialogadas.
- b) prioriza a exclusividade da ação intelectual do professor.
- c) aceita que outras pessoas expressem pontos de vista diferentes do seu.
- d) absorve o conteúdo através da memorização de fórmulas e conceitos.
- e) recebe o conhecimento transmitido pelo professor.
- #258953
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(1,0) 5 -
O Conselho Escolar tem como objetivo realizar a gestão escolar numa perspectiva democrática, contemplando o coletivo, de acordo com as propostas educacionais contidas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Para alcançar esse objetivo, é necessário:
- a) integrar os professores da mesma classe ou de igual série.
- b) estabelecer uma sequência de conteúdos curriculares.
- c) examinar o desempenho dos docentes em relação a turma.
- d) avaliar e analisar individualmente o aprendizado dos estudantes.
- e) promover o exercício da cidadania no interior da escola.