Simulado Técnico Ministerial - Tecnologia da Informação | CONCURSO
Simulado Técnico Ministerial - Tecnologia da Informação
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Este Simulado Técnico Ministerial - Tecnologia da Informação foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Técnico Ministerial - Tecnologia da Informação
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões Técnico Ministerial - Tecnologia da Informação
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #256218
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(1,0) 1 -
O processo de Gerenciamento de Mudança da ITIL v3 utiliza perguntas que são conhecidas como os 7Rs. A primeira pergunta é “Quem requisitou a mudança?” e refere-se ao primeiro R (raise). As outras 6 perguntas são apresentadas abaixo. − Qual é _____ da mudança? − Qual é _____ requerido a partir da mudança? − Quais são _____ envolvidos na mudança? − Quais _____ necessários para entregar a mudança? − Quem é _____ por construir, testar e implantar a mudança? − Qual é _____ entre esta mudança e outras mudanças? Os outros 6 Rs que completam estas perguntas são, respectivamente,
- a) a razão; o retorno; os riscos; os recursos; o responsável; a relação.
- b) o risco; o resultado; os requisitos; os recursos; o gerente responsável; a referência.
- c) a raiz; o retrabalho; os recursos; os reajustes; o diretor responsável; a reavaliação.
- d) o ramo; o reuso; os reais; os riscos; o responsável; o resultante.
- e) a rapidez; o retrabalho; os recursos; os recebíveis; o responsável; a reação.
- #256219
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(1,0) 2 -
Em relação ao processo de Gerenciamento de Nível de Serviço da ITIL v3, é INCORRETO afirmar:
- a) Tem por objetivo garantir que os serviços e seu desempenho sejam medidos de forma consistente por toda a organização e que atendam às necessidades de clientes e negócio.
- b) O gerente de nível de serviço é responsável por garantir que os serviços atuais entregam os níveis de disponibilidade acordados nos Requisitos de Nível de Serviço (RNSs) e que os novos serviços são desenhados para entregar o nível de disponibilidade requerido pelo negócio.
- c) Negocia, estabelece acordos e documenta as metas de negócio a serem alcançadas pelos serviços e monitora e relata os Acordos de Nível de Serviço (ANSs), bem como os Requisitos de Nível de Serviço (RNSs) para serviços futuros.
- d) O nível de serviço deve ser desenhado corretamente para evitar que o serviço seja colocado em operação com níveis abaixo dos requeridos. Logo, este processo depende de informações advindas da Estratégia de Serviço.
- e) Deverão ser desenvolvidos e gerenciados os Acordos de Nível Operacional (ANOs) baseados no alinhamento das metas com os Acordos de Nível de Serviço (ANSs).
- #256220
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(1,0) 3 -
O processo de Gerenciamento da Capacidade da ITIL v3
- a) mantém baixos os níveis de serviços requisitados, além de assegurar que a infraestrutura de TI seja mantida em custos orçamentários mínimos.
- b) é suportado inicialmente por processos do CobiT, no estágio de Transição de Serviço, para a criação de indicadores necessários para alinhar a demanda à capacidade.
- c) pertence ao estágio Operação de Serviços e faz a gestão da capacidade financeira do negócio, bem como a gestão da capacidade de atendimento dos serviços pelo service desk ao longo de todo o ciclo de vida dos serviços.
- d) concentra a gestão de questões relacionadas à capacidade e desempenho de serviços e recursos e busca equilibrar a capacidade de TI com as demandas de negócio acordadas.
- e) tem como principais produtos: PAS – Plano de Aperfeiçoamento de Serviço (SIP – Service Improvement Plan), o Plano de Qualidade dos Serviços (SQP – Service Quality Plan) e o Plano de Capacidade (CP – Capacity Plan).
- #256221
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(1,0) 4 -
O processo de Gerenciamento de Disponibilidade da ITIL v3 envolve o gerenciamento dos itens abaixo. I. Refere-se à habilidade de um serviço, componente ou item de configuração executar sua função acordada quando requerida. II. É a medida de quanto tempo um serviço, componente ou item de configuração pode executar sua função acordada sem interrupção. III. Mede a velocidade com que um serviço, componente ou item de configuração consegue ser restaurado para o seu estado normal após uma falha. IV. É a habilidade de um fornecedor em atender os termos de seu contrato. A associação correta das definições e os itens de gerenciamento está expressa em
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- #256222
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(1,0) 5 -
Assinale a alternativa que NÃO SE REFERE a um processo na ITIL v3.
- a) Realiza atividades de orçamentação, contabilização e cobrança. Também realiza a quantificação do valor do serviço e dos ativos na forma de TIR (Taxa Interna de Retorno) e ROI (Retorno sobre Investimento), dentre outros.
- b) Seu propósito é restaurar o serviço ao normal o mais rápido possível, além de minimizar o impacto no negócio.
- c) Seu foco principal é ajudar a restabelecer o serviço em níveis de funcionamento normal, envolvendo, inclusive, solução de erros técnicos, cumprimento de requisição ou resposta a dúvidas. Funciona como ponto único de contato para usuários no dia a dia.
- d) Seus objetivos são a prevenção de problemas e incidentes resultantes deles, eliminando incidentes recorrentes e minimizando o impacto de incidentes que não podem ser prevenidos.
- e) Tem o objetivo de assegurar que os serviços sejam entregues dentro dos níveis acordados. Concentra questões relacionadas à disponibilidade de serviços, componentes e recursos e, garante que as metas de disponibilidade em todas as áreas sejam alcançadas e atendam às necessidades do negócio.