Processando...

Simulado Técnico em Restauração | CONCURSO

Simulado Técnico em Restauração

Simulado Técnico em Restauração

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Técnico em Restauração não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Técnico em Restauração

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Técnico em Restauração foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Técnico em Restauração
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Técnico em Restauração

  1. Todos Simulados Técnico em Restauração
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Técnico em Restauração

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Técnico em Restauração, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Técnico em Restauração

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#259399
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Analise as afirmativas, a seguir, sobre a conceituação de distintos momentos da obra de arte, estabelecidos por Brandi (2004).

I. Duração: período da exposição de uma obra de arte, enquanto essa ainda é formulada pelo artista.

II. Intervalo: período que se inicia imediatamente após o fim do processo criativo, em que a consciência do expectador atualiza em si a obra de arte.

III. Átimo: período da fulguração da obra de arte na consciência do expectador.

IV. Declínio: período em que se inicia o processo de degradação da obra de arte.

V. Retorno: período em que se iniciam as ações restaurativas da obra de arte.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, III e V, apenas.
  • b) I, II e V, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) III e IV, apenas.
  • e) I, II, III, IV e V.
#259400
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da restauração da obra de arte propostos por Brandi (2004):

I. a integração deverá ser sempre e facilmente reconhecível.

II. a matéria de que resulta a imagem só é insubstituível quando colaborar diretamente para a figuratividade da imagem, como aspecto e não como estrutura.

III. qualquer intervenção de restauro prescreve quando não torna possível intervenções futuras.

IV. a complementação de lacunas consiste em substituir o elemento figurativo desaparecido por meio de uma integração analógica.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) II e IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III, IV.
#259401
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o preenchimento das lacunas existentes na camada pictórica:

I. O nivelamento deverá manter a máxima correspondência com a natureza da pintura, tanto em elasticidade como com as características do entorno da lacuna.

II. A cor e o brilho da reintegração dependem do tipo de material utilizado no nivelamento.

III. O nivelamento será aplicado com espátula, para grandes áreas de perdas, e com pincel, para áreas pequenas e pontuais.

IV. O nivelamento ficará no mesmo nível que a superfície da pintura.

V. No processo de aplicar o nivelamento, é inevitável que uma parte da massa se sobreponha à pintura em volta da lacuna. Em uma área reduzida bem planificada, não há necessidade de a massa ser removida pois essa desaparecerá quando aplicada a reintegração cromática.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) I, II, IV e V, apenas.
  • c) I, II, III e IV, apenas.
  • d) II e IV, apenas.
  • e) IV e V, apenas.
#259402
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:

I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.

II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físico-químicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.

III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.

IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.

V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) I, II e V, apenas.
  • d) I e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV, apenas.
#259403
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

NÃO é ação de faceamento

  • a) verificar a fixação da camada pictórica, refixando as áreas com desprendimento de policromia.
  • b) definir o material - papel japonês ou fibra sintética (Non Woven ou Remay) a ser utilizado e cortá-lo na dimensão adequada.
  • c) realizar o corte do papel ou da fibra sintética com a lâmina de corte, para que seus ângulos fiquem precisos, facilitando a colagem quando for necessário cobrir toda a área da pintura.
  • d) aplicar o adesivo, adequado a cada técnica no papel ou fibra sintética, em um recipiente não absorvente, colocando-o sobre a pintura e planificando-o com um pincel chato, de cerdas macias para remoção de bolhas de ar.
  • e) remover o faceamento com solvente adequado à solubilidade do adesivo que foi utilizado em sua fixação.