Processando...

Simulado Técnico em Eletrotécnica | CONCURSO

Simulado Técnico em Eletrotécnica

Simulado Técnico em Eletrotécnica

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Técnico em Eletrotécnica não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Técnico em Eletrotécnica

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Técnico em Eletrotécnica foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Técnico em Eletrotécnica
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Técnico em Eletrotécnica

  1. Todos Simulados Técnico em Eletrotécnica
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Técnico em Eletrotécnica

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Técnico em Eletrotécnica, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Técnico em Eletrotécnica

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251608
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Durante a reforma de um prédio onde não se tem acesso ao projeto elétrico, a alternativa para conhecer a instalação presente foi a de inspecionar os pontos de luz e caixas de passagem. Ao abrir uma caixa de passagem, localizada em um corredor entre duas salas, observa-se a seguinte situação:

• 2 cabos azul claro vindos do eletroduto do corredor e seguindo um para cada eletroduto direcionado para cada sala.
• 2 cabos verdes vindo do eletroduto do corredor e seguindo um para cada eletroduto direcionado para cada sala.
• 1 cabo preto vindo do eletroduto do corredor e seguindo para o eletroduto de uma das salas.
• 1 cabo vermelho vindo do eletroduto do corredor e seguindo para o eletroduto da outra sala.

Baseando-se na descrição acima, pode-se afirmar que existem:

  • a) Dois circuitos fase bifásicos, cabos azul e verde, e dois circuitos monofásicos, cabos vermelho e preto.
  • b) Seis circuitos monofásicos, cabos azul, verde, vermelho e preto.
  • c) Dois retornos, um para cada sala (cabos azuis), dois fios terra, um para cada sala (cabos verdes), um circuito fase para uma das salas (cabo preto), outro circuito fase para a outra sala (cabo vermelho).
  • d) Um circuito fase bifásico (cabos azuis), dois fios terra, um para cada sala (cabos verdes), um circuito fase para uma das salas (cabo preto), outro circuito fase para a outra sala (cabo vermelho).
  • e) Dois cabos de neutro, um para cada sala (cabos azuis), dois fios terra, um para cada sala (cabos verdes), um circuito fase para uma das salas (cabo preto), outro circuito fase para a outra sala (cabo vermelho).
#251609
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um técnico necessita medir em campo a potência consumida por uma máquina CA monofásica, ligada adequadamente à instalação elétrica. De posse de um multímetro e de demais ferramentas e materiais, o técnico deve:

  • a) Selecionar no multímetro posição de medição de tensão em CA (Volts) e, operando no modo Voltímetro, conectar as ponteiras nos dois terminais de entrada de alimentação, medindo a queda de tensão na carga. Depois, desconectar o multímetro da carga, selecionar a posição de medição de corrente em CA (Amperes) e, operando no modo amperímetro, seccionar na entrada da máquina um dos cabos de alimentação e conectar as ponteiras entre o cabo de alimentação seccionado e a carga, medindo a corrente que flui durante a operação da máquina. Nessa situação, o multímetro está associado em série com a carga. De posse das medidas de tensão (V) e corrente (I), a potência medida será P = V x I.
  • b) Selecionar no multímetro posição de medição de tensão em CA (Volts) e, operando como Voltímetro, conectar as ponteiras nos dois terminais de entrada de alimentação, medindo a queda de tensão na carga. Depois, desconectar o multímetro da carga, selecionar a posição de medição de corrente em CA (Amperes) e, operando como amperímetro, seccionar na entrada da máquina um dos cabos de alimentação e conectar as ponteiras entre o cabo de alimentação seccionado e a carga, medindo a corrente que flui durante a operação da máquina. Nessa situação, o multímetro está associado em série com a carga. De posse das medidas de tensão (V) e corrente (I), a potência medida será P = V / I.
  • c) Selecionar no multímetro posição de medição de tensão em CA (Volts) e, operando como Voltímetro, conectar as ponteiras nos dois terminais de entrada, medindo a queda de tensão na carga. Depois, desconectar o multímetro da carga, selecionar a posição de medição de corrente em CA (Amperes) e, operando como amperímetro, conectar as ponteiras nos dois terminais de entrada de alimentação, medindo a corrente que flui durante a operação da máquina. De posse das medidas de tensão (V) e corrente (I), a potência medida será P = V x I.
  • d) Selecionar no multímetro posição de medição de tensão em CA (Volts) e, operando como Voltímetro, conectar as ponteiras nos dois terminais de entrada, medindo a queda de tensão na carga. Depois, desconectar o multímetro da carga, selecionar a posição de medição de corrente em CA (Amperes) e, operando como amperímetro, conecta as ponteiras nos dois terminais de entrada de alimentação, medindo a corrente que flui durante a operação da máquina. De posse das medidas de tensão (V) e corrente (I), a potência medida será P = V / I.
  • e) Selecionar no multímetro posição de medição de tensão em CA (Volts) e, operando como Voltímetro, seccionar na entrada da máquina um dos cabos de alimentação e conectar as ponteiras entre o cabo de alimentação seccionado e a carga, medindo a queda de tensão na carga. Nessa situação, o multímetro está associado em série com a carga. Depois, desconectar o multímetro da carga, selecionar a posição de medição de corrente em CA (Amperes) e, operando como amperímetro, seccionar na entrada da máquina um dos cabos de alimentação e conectar as ponteiras entre o cabo de alimentação seccionado e a carga, medindo a corrente que flui durante a operação da máquina. Nessa situação, o multímetro está associado em série com a carga. De posse das medidas de tensão (V) e corrente (I), a potência medida será P = V x I.
#251610
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Um arquiteto responsável pela reforma de uma academia de esportes na capital encomendou um projeto elétrico em substituição às instalações elétricas antigas. Observe que o prédio recebe duas fases pela concessionária, assim, todo o sistema poderá ser monofásico (127V) ou bifásico (220V). O projeto arquitetônico atual consiste em dois vestiários, cada um com: 4 chuveiros elétricos de 6000W (bifásico), duas torneiras de água quente de 4400W (bifásico) 4 luminárias de 120W cada e 4 tomadas de 100W simples. A alternativa mais adequada para o projeto inicial do quadro de distribuição será:

  • a) Quatro circuitos bifásicos, dois circuitos para todos os chuveiros de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário), e dois circuitos para todas as tomadas e iluminação de ambos os vestiários (um circuito para iluminação e tomadas para cada). As torneiras elétricas não necessitam de alimentação elétrica.
  • b) Seis circuitos monofásicos (pois a academia é na capital), dois circuitos para todos os chuveiros de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário), dois circuitos para todas as torneiras elétricas de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário), e dois circuitos para todas as tomadas e iluminação de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário).
  • c) Quatorze circuitos monofásicos (pois a academia é na capital), 8 circuitos para todos os chuveiros de ambos os vestiários (um circuito destinado a cada chuveiro de cada vestiário), dois circuitos para todas as torneiras elétricas de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário), dois circuitos para todas as tomadas de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário) e, por último, dois circuitos para todas as luminárias de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário).
  • d) Dezesseis circuitos, 8 circuitos bifásicos para todos os chuveiros de ambos os vestiários (um circuito para cada chuveiro de cada vestiário), quatro circuitos bifásicos para todas as torneiras elétricas de ambos os vestiários (um circuito para cada torneira de cada vestiário), dois circuitos monofásicos para todas as tomadas de ambos os vestiários, pois a academia está na capital, os aparelhos que as utilizarão serão de 127V (um circuito para cada vestiário) e, por último, dois circuitos monofásicos para todas as luminárias de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário).
  • e) Dezesseis circuitos monofásicos (pois a academia é na capital), 8 circuitos para todos os chuveiros de ambos os vestiários (um circuito para cada chuveiro de cada vestiário), quatro circuitos para todas as torneiras elétricas de ambos os vestiários (um circuito para cada chuveiro de cada vestiário), dois circuitos para todas as tomadas de ambos os vestiários, pois a academia está na capital, os aparelhos que as utilizarão serão de 127V (um circuito para cada vestiário) e, por último, dois circuitos para todas as luminárias de ambos os vestiários (um circuito para cada vestiário).
#251611
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Uma ordem de serviço solicita o comparecimento de um técnico para instalação de um motor CA. Ao chegar ao local, as informações que constam na parte externa do motor dizem que se trata de um motor CA trifásico, com a recomendação de utilizar partida estrela-triângulo (informando tempo mínimo de partida), em sua operação de acionamento. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta.

  • a) Ignorar a recomendação, pois não se aplica às instalações de motores elétricos no Brasil.
  • b) Verificar o ramal de entrada do prédio ou o quadro de entrada, pois a concessionária deverá fornecer alimentação trifásica. Em caso positivo, os terminais de alimentação do motor (6 terminais), deverão ser ligados em disjuntores trifásicos no quadro de comando, um para cada um dos terminais do motor.
  • c) Verificar o ramal de entrada do prédio ou o quadro de entrada, pois a concessionária deverá fornecer alimentação trifásica. Em caso positivo, os terminais de alimentação do motor (6 terminais) deverão ser ligados em uma contatora estrela-triângulo com temporizador (ajustar tempo de comutação de partida recomendado pelo fabricante) no quadro de comando.
  • d) Verificar o ramal de entrada do prédio ou o quadro de entrada, pois a concessionária deverá fornecer alimentação trifásica. Em caso positivo, os terminais de alimentação do motor (6 terminais) deverão ser ligados em uma contatora estrela-triângulo no quadro de comando (ignore o tempo de comutação de partida recomendado pelo fabricante, no Brasil esse tempo é pré-ajustado).
  • e) Não proceder com a execução do serviço, pois no Brasil é expressamente proibida a utilização desse tipo de motor. Alerte as autoridades locais.
#251612
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Maria possui um pequeno comércio. Ela calculou que, para fechar as contas, a média de vendas do primeiro trimestre deve ser igual a R$ 50.000,00. No primeiro mês do trimestre, o comércio de Maria vendeu R$ 65.000,00, no segundo mês vendeu R$ 35.000,00. Qual deve ser o valor de vendas no terceiro mês do trimestre para que o comércio de Maria atinja a média trimestral calculada por ela?

  • a) R$ 55.000,00.
  • b) R$ 50.000,00.
  • c) R$ 45.000,00.
  • d) R$ 5.000,00.
  • e) R$ 4.500,00