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Simulado Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes | CONCURSO

Simulado Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

Simulado Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

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Este Simulado Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

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(1,0) 1 - 

Segundo a Norma/DNIT 108/2009 – ES. Terraplenagem – Aterros – Especificações de Serviços e a Norma DNIT 106/2009 – ES. Terraplenagem – Cortes – Especificações de Serviços, quanto ao critério de medição, é correto afirmar que:

  • a) a cubação dos materiais escavados deve ser efetivada com base no apoio topográfico e referências de nível (RN), integrantes do Projeto de Engenharia, sendo aplicado para efeito de cálculo dos volumes o método da “média de áreas”.
  • b) a cubação dos materiais escavados deve ser efetivada com base em apoio topográfico independente do Projeto de Engenharia.
  • c) as seções transversais finais devem ser levantadas dentro de adequado grau de precisão e de forma independente dos RN que referenciam as seções primitivas.
  • d) os valores obtidos devem ser cotejados em função do disposto no Projeto de Engenharia, mas não há necessidade de considerar as seções transversais definidas.
  • e) uma das finalidades básicas do processo de medição é a determinação de forma racional e precisa do respectivo custo de planejamento de serviços.
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(1,0) 2 - 

Acerca do Processo de medição aplicado constante da Norma DNIT 107/2009 – ES, Terraplenagem – Empréstimos – Especificações de Serviços, é incorreto afirmar que:

  • a) após desmatamento e limpeza da caixa de empréstimo, deve ser procedido novo levantamento e nivelamento de toda a base topográfica, constituindo-se na Rede Primitiva.
  • b) a medição dos serviços deve levar em consideração o volume de material extraído e respectiva dificuldade de extração, conforme constantes no Projeto de Engenharia e considerado e avaliado na caixa de empréstimo.
  • c) a Rede Primitiva será efetivamente adotada para efeito de controle geométrico e de medição dos materiais escavados.
  • d) a cubação dos materiais escavados deve ser efetuada com base no apoio topográfico e vértices de poligonação do Sistema Geodésico Brasileiro.
  • e) o levantamento final deve ser procedido dentro de adequado nível de precisão e de forma solidária com os RN que referenciaram o nivelamento anterior.
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(1,0) 3 - 

A precisão com que as posições são determinadas, usando-se a constelação NAVSTAR/GPS, depende, fundamentalmente, de dois fatores: da geometria da configuração dos satélites e da precisão da medida. É correto afirmar, exceto:

  • a) o efeito da geometria da configuração do satélite é expresso através do fator diluição da precisão (DOP: Dilution Of Precision), que é a razão entre a precisão do posicionamento e a precisão da medida.
  • b) PDOP é o indicativo de precisão da posição em 3D e tem como parâmetro três coordenadas.
  • c) PDOP é o valor pelo qual se deve multiplicar o erro médio de modo a obter-se o correspondente erro de posicionamento.
  • d) quando mais que 4 satélites estão visíveis, pode ser feito um ajustamento por mínimos quadrados. Quanto maior o número de satélites disponíveis, melhor a solução. O critério DOP pode também ser usado para encontrar os 4 melhores satélites, entre os vários disponíveis, numa determinada constelação geométrica.
  • e) o PDOP é inversamente proporcional ao volume da pirâmide cujos vértices são 4 satélites observados e o receptor e quanto mais elevados os satélites, a partir do horizonte, melhor a qualidade da medição.
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(1,0) 4 - 

As medições utilizando o posicionamento por satélites artificiais têm sido cada vez mais empregadas, sobre esta tecnologia, podemos afirmar que:

  • a) além do sistema GPS (Global Positioning System), também são adotados o Sistema Glonass, o Sistema Galileu e o Sistema Beidou/ Compass, que são designados como GNSS (Global Navigation Satelite System).
  • b) qualquer receptor de sinais de satélites de posicionamento é capaz de receber dados de qualquer sistema: GPS, Glonass, Galileu ou Beidou/Compass, independente da configuração do receptor.
  • c) o posicionamento por satélite depende das condições atmosféricas e do local.
  • d) o Sistema GPS possui 3 segmentos: o segmento espacial, composto pelos satélites, o segmento de controle, composto pelas estações monitoras dos satélites, e o segmento do usuário, composto somente pelos usuários militares.
  • e) o Sistema de referência associado do GPS, quando se utilizam efemérides transmitidas, é o SIRGAS2000.
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(1,0) 5 - 

Assinale a opção incorreta.

  • a) Receptores de navegação que rastreiam apenas o código C/A, destinam-se a levantamentos expeditos.
  • b) Na determinação de pontos com GPS, é necessário ter cuidado para evitar possíveis interferências na recepção dos sinais, evitando o efeito de multicaminho.
  • c) A utilização de estação total e receptor de satélites em um mesmo levantamento não é indicada devido à incompatibilidade dessas tecnologias.
  • d) O posicionamento relativo caracteriza-se pela observação simultânea dos sinais de satélites em pelo menos duas estações distintas, tomando uma como base, sendo estas de coordenadas conhecidas.
  • e) RINEX (Receiver Independent Exchange Format) é um formato de dados GPS, desenvolvido para facilitar o intercâmbio destes entre os diversos modelos de receptores.