Processando...

Simulado TCM-SP | CONCURSO

Simulado TCM-SP

SIMULADO TCM-SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TCM-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCM-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TCM-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCM-SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TCM-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TCM-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TCM-SP
Para realizar o simulado TCM-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCM-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TCM-SP é aqui!


#206732
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considerando o conjunto do texto 1, o título “Alterar o ECA independe da situação carcerária” representa:

  • a) uma opinião que se choca com a do autor do texto;
  • b) um argumento favorável à redução da maioridade penal;
  • c) um contra-argumento que é explicitado no corpo do texto;
  • d) uma tese apoiada em argumentos de autoridade;
  • e) um argumento que se apoia na intimidação do leitor.
#206735
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Na progressão do texto 1 há uma série de segmentos em que a relação entre a situação de menores infratores e a de prisioneiros adultos é estabelecida; o segmento em que essa relação está ausente é:

  • a) “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios...”;
  • b) “Assim como os presídios, os centros não regeneram”;
  • c) “...em 17 estados, o número de internos nos centros para jovens delinquentes supera o total de vagas disponíveis;”
  • d) “Muitos são, de fato, e também a exemplo das carceragens para adultos, locais que pavimentam a entrada de réus primários no mundo da criminalidade”;
  • e) “A realidade mostra que ações para melhorar as condições de detentos ou internos são indistintamente inexistentes”.
#206736
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos: superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação, leniência com iniciativas que visem à correição, falhas graves nos procedimentos de reinclusão social etc.”.

Nesse segmento do primeiro parágrafo do texto 1, o emprego da forma ETC. indica que:

  • a) a enumeração inclui todas as mazelas dos presídios;
  • b) além das falhas graves nos procedimentos de reinclusão social há outras falhas graves em outros procedimentos que foram esquecidas;
  • c) mazelas de menor importância não foram citadas;
  • d) problemas de maior relevância não foram citados por não ser esse o melhor momento para fazê-lo;
  • e) a lista de elementos citados não inclui a totalidade das mazelas dos presídios para adultos.
#206738
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Na estruturação do texto 1, a função do primeiro parágrafo é:

  • a) mostrar que a situação dos centros de internação de menores é caótica e que, por isso mesmo, não podem receber mais delinquentes;
  • b) indicar uma crítica ao sistema penitenciário que antecipa a rejeição da redução da maioridade penal;
  • c) denunciar falhas na rede de instituições do ECA, idênticas às dos adultos, a fim de que se negue força ao argumento de que a situação carcerária desaconselharia a redução da maioridade penal;
  • d) apoiar a ideia de que a redução da maioridade penal não deve fazer com que menores delinquentes sejam internados junto a adultos;
  • e) criticar o desapreço das autoridades diante de problemas carcerários que afetam tanto os menores quanto os adultos.
#206742
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A linguagem empregada no texto 1 exemplifica tanto a linguagem lógica como a linguagem figurada; o segmento em que ocorrem somente casos de linguagem lógica é:

  • a) “...não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual”;
  • b) “...locais que pavimentam a entrada de réus primários no mundo da criminalidade”;
  • c) “Preservar o paternalismo e a esquizofrenia do ECA equivale a ficar paralisado diante de um falso impasse”;
  • d) “No caso da criminalidade juvenil, o correto é assegurar a redução do limite da inimputabilidade...”;
  • e) “...conservação e higiene são peças de ficção em 39% das unidades...”.
#206745
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

No texto 1 há um grupo de vocábulos com sentido negativo produzido pela presença do prefixo IM/IN/I; a opção em que esse prefixo apresenta esse sentido nos dois vocábulos é:

  • a) inadiáveis / internação;
  • b) infratores / instituições;
  • c) impropriedade / indistintamente;
  • d) inexistentes / implicar;
  • e) iniciativas / inimputabilidade.
#206748
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No texto 1, há duas oportunidades em que o autor empregou dois pontos(:):

1 – “...as mesmas mazelas dos presídios para adultos: superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação...”;

2 – “...para uma conclusão que dele se dissocia: seria contraproducente enviar jovens delinquentes...”.

Sobre essas duas ocorrências desses sinais de pontuação, a afirmação correta é:

  • a) as duas ocorrências precedem enumerações;
  • b) as duas ocorrências introduzem exemplificações;
  • c) as duas ocorrências mostram explicações;
  • d) só a primeira ocorrência introduz uma explicação;
  • e) só a segunda ocorrência prepara uma explicitação.
#206751
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A substituição do termo destacado por um adjetivo é INADEQUADA em:

  • a) “internação de menores” / internação juvenil;
  • b) “peças de ficção” / peças fictícias;
  • c) “mundo da criminalidade” / mundo criminal;
  • d) “adequação da legislação” / adequação legislativa;
  • e) “condições dos presídios” / condições presidiárias.
#206753
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

“Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos”; a frase abaixo em que se repete o mesmo sentido do vocábulo sublinhado é:

  • a) Os menores têm mesmo que pagar por seus crimes.
  • b) Os crimes são punidos pela mesma lei de antigamente.
  • c) É mesmo verdade que as leis irão mudar?
  • d) Os dois presídios têm as mesmas condições.
  • e) As celas são abertas pela mesma chave.
#206756
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCM-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O texto entre aspas que exemplifica adequadamente o problema dos presídios destacados no primeiro parágrafo do texto 1 é:

  • a) Superpopulação – “Os presos são divididos em vários grupos e cada grupo só tem direito a banho de sol de quinze minutos”.
  • b) Maus-tratos - “Os presos são obrigados a permanecer em fila durante a revista diária e, só após o toque da sirene, podem ir para as celas”
  • c) Desprezo por ações de educação – “Os prisioneiros fazem as refeições em conjunto e nem sempre as normas de polidez à mesa são seguidas".
  • d) Conservação e higiene são peças de ficção – “Ao serem libertados, os prisioneiros sofrem preconceitos quando se apresentam para empregos”.
  • e) Leniência com iniciativas que visem à correição – “Os presos que se rebelam por algum motivo são levados para as solitárias, onde ficam às vezes por vários dias”.