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Simulado TCM-CE | CONCURSO

Simulado TCM-CE

SIMULADO TCM-CE

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TCM-CE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCM-CE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TCM-CE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCM-CE contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TCM-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TCM-CE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TCM-CE
Para realizar o simulado TCM-CE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCM-CE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TCM-CE é aqui!


#206913
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Matérias Diversas
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TCM-CE
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(1,0) 1 - 

A mediania a que se refere o cronista no 3º parágrafo pode ser adequadamente esclarecida por meio do seguinte segmento do texto:

  • a) A racionalização do serviço público (...) trouxe modificações sensíveis ao ambiente de nossas repartições (...)
  • b) (...) esse público, logo em seguida, ia consolar-se de suas penas na trova do poeta ou no mundo imaginado pelo ficcionista.
  • c) (...) intervém a imaginação criadora (...) arrebatando consigo a doce ou amarga invenção (...)
  • d) (...) apenas a calma necessária para refletir na mediocridade de uma vida que não conhece a fome nem o fausto (...).
  • e) Figuras e abstrações que em nada adiantam à sorte do público.
#206915
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(1,0) 2 - 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • a) trouxe modificações sensíveis (1º parágrafo) = acarretou pungentes transformações.
  • b) se hajam ressentido desses novos métodos de trabalho (1º parágrafo) = se tenham aprimorado com essas práticas inabituais.
  • c) nosso poeta afinava a lira (2º parágrafo) = o poeta-funcionário aprestava-se para escrever.
  • d) de ordinário sem folga (3º parágrafo) = parco e sem descanso.
  • e) sorte de tapete mágico (3º parágrafo) = beneplácito ilusório.
#206918
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(1,0) 3 - 

Carlos Drummond de Andrade, nessa crônica, não deixa de argumentar em favor da seguinte convicção:

  • a) Caso um funcionário público fosse liberado de sua rotina, seus projetos literários ganhariam corpo e qualidade.
  • b) A condição da mediania, que um funcionário encarna de modo exemplar, leva-o a escrever para registrar sua rotina.
  • c) O público leitor apenas se identifica com um escritor quando este imerge na rotina para valorizá-la enquanto tal.
  • d) Por não conhecer a fome nem o fausto, o escritor- funcionário independe da imaginação para produzir literatura.
  • e) As condições rotineiras de uma repartição pública são propícias para uma criação literária de interesse geral.
#206923
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(1,0) 4 - 

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

  • a) Não se costumam reconhecer nos funcionários- escritores talento artístico, quando são pegos a escrever literatura na repartição.
  • b) São injustas as razões pelas quais se maldizem, costumeiramente, a atividade literária de um funcionário público.
  • c) Como a um funcionário não se oferecem a fome e o fausto, ele se aproveita dessa condição para desenvolver seu imaginário.
  • d) Dão uma bela resposta às obrigações não escolhidas, de que é feito o nosso mundo, o talento dos escritores-funcionários.
  • e) Cabem a nós, zelosos fiscais das repartições públicas, determinar se nossos funcionários devem ou não produzir literatura?
#206934
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(1,0) 5 - 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • a) Sendo também ele próprio funcionário público e escritor, Carlos Drummond de Andrade escreveu uma crônica aonde fala de tal caso.
  • b) Boa parte dos nossos maiores escritores, como Machado de Assis e José de Alencar, testemunham a tese de cuja trata a presente crônica.
  • c) O aparente ócio de que reveste a vida nas repartições pode dissimular o labor de um funcionário, inclusive do pendor criativo de um escritor.
  • d) O cronista sugere que mesmo o tédio que marca a vida de uma repartição pública pode ser um impulso para a criação literária.
  • e) O fato de haver tanta rotina numa repartição não implica de que um funcionário não deixe de cumprir seu ofício de escritor criativo.
#206936
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(1,0) 6 - 

Está inteiramente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

  • a) Fossem todos os funcionários públicos grandes escritores, estará comprovada a tese de que a rotina acabe por levar ao ato criativo.
  • b) Sugere-se no texto que, mesmo quando um funcionário não é exemplar em sua função, pode ainda assim ser um grande ficcionista ou poeta.
  • c) Se Machado de Assis e outros não tivessem sido bons funcionários e geniais escritores, debilita-se a tese defendida nessa crônica.
  • d) Poetas e ficcionistas, quando eram atingidos pela rotina das antigas repartições, haviam-se disposto a cultivar seus respectivos gêneros.
  • e) Ao escreverem boas páginas de literatura, os funcionários criavam laços de cumplicidade com os leitores que venham a cativar.
#206940
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(1,0) 7 - 

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • a) A rotina, afirmam alguns, é inimiga da criatividade, mas essa tese, segundo o cronista, é uma falácia: basta ver o que já ocorreu em nossa literatura.
  • b) A rotina, afirmam alguns: é inimiga da criatividade; mas essa tese segundo o cronista é uma falácia, basta ver o que já ocorreu em nossa literatura.
  • c) A rotina ? afirmam alguns ? é inimiga da criatividade: mas essa tese, segundo o cronista, é uma falácia, basta ver o que já ocorreu, em nossa literatura.
  • d) A rotina, afirmam alguns, é inimiga da criatividade; mas essa tese segundo o cronista, é uma falácia, basta ver, o que já ocorreu em nossa literatura.
  • e) A rotina, afirmam alguns, é inimiga da criatividade mas, essa tese, segundo o cronista, é uma falácia: basta ver o que já ocorreu, em nossa literatura.
#206944
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(1,0) 8 - 

O emprego do Estado concede com que viver, de ordinário sem folga, e essa é condição ideal para bom número de espíritos: certa mediania que elimina os cuidados imediatos, porém não abre perspectiva de ócio absoluto.

Não há prejuízo para o sentido e para a correção do trecho acima caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por:

  • a) faz concessões para se viver - não abre espaço para o prazer
  • b) aceita que bem se viva - impede a visão mais ociosa
  • c) admite que se queira viver - tolhe o caminho de toda a folga
  • d) pressupõe o necessário - interdita os planos ociosos
  • e) traz o suficiente para se viver - não cria expectativa de folga plena
#206957
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(1,0) 9 - 

Simulado TCM-GO + IMAGEM 2

  • a) Barra de ferramentas.
  • b) Barra de tarefas.
  • c) Gerenciador de tarefas do Windows.
  • d) Gerenciador de dispositivos do Windows.
  • e) Propriedades de Vídeo.
#206961
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(1,0) 10 - 

Remove arquivos no Linux o comando

  • a) pwd
  • b) mkdir
  • c) cd
  • d) rm
  • e) tar