Simulado TCE-RS | CONCURSO
SIMULADO TCE-RS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TCE-RS.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCE-RS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TCE-RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCE-RS contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TCE-RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TCE-RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO TCE-RS
Para realizar o simulado TCE-RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCE-RS você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para TCE-RS é aqui!
- #207254
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A hierarquia das necessidades de Maslow e a teoria dos dois fatores de Herzberg podem ser consideradas como parte das teorias comportamentais da Administração. Em relação à teoria comportamental é correto afirmar que:
- a) O behaviorismo pode ser considerado similar à teoria da organização formal; com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia; representa uma oposição ferrenha e definitiva com relação à Teoria Clássica.
- b) Surge no final da década de 1940 criticando as teorias anteriores, mas sem redefinir os conceitos administrativos; a Teoria Comportamental concorda integralmente com a Teoria das Relações Humanas, apenas ampliando seu entendimento.
- c) Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica; representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra crítica e severa; também com a Teoria da Burocracia, a Teoria Comportamental se mostra muito crítica.
- d) A Teoria Comportamental tem por base a Teoria da Burocracia, da qual reescreve os principais conceitos desenvolvidos por Weber; não tem relação com as teorias motivacionais que constituem outro conjunto de pensamentos.
- e) A Teoria Clássica pode ser considerada a antecessora da Teoria Comportamental, pois ambas se preocupam com o resultado a ser obtido, ao invés de se preocupar com o ser humano; trata-se de continuação dos estudos de Taylor e Fayol, que inspiraram os estudos de Simon.
- #207257
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais, é uma das formas de se definir cultura organizacional. Pode-se afirmar que a cultura tem como algumas de suas funções:
- a) estabelecer regras claras e bem definidas; definir os parâmetros éticos da organização, em conjunto com o código de ética; pode trazer instabilidade no sistema social.
- b) papel de definidora de fronteiras, distingue uma organização de outra; proporcionar sentido de identidade aos membros de uma organização; facilitar o comprometimento com algo maior que o interesse individual de cada um.
- c) entender as regras do jogo e criar novas normas a partir delas; indicar a cada funcionário a forma correta de desenvolver as suas atividades; alterar a forma de pensar dos clientes da empresa para alinhá-los aos seus interesses.
- d) com base nos interesses individuais de cada um, gerar interesses do grupo; apropriar-se das fronteiras organizacionais bem definidas para gerar os conceitos da organização; alterar o sentido de identidade dos membros da organização.
- e) modificar a forma desordenada de pensamentos dos membros da organização, alinhando-os com os interesses da organização; ser mecanismo de controle e punição para os trabalhadores; disseminar os valores compartilhados com todos os stakeholders.
- #207259
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Um importante conceito apresentado na Teoria Institucional, tendo como autores Dimaggio e Powell é o isomorfismo. Um dos tipos de isomorfismo apresentado por estes autores é o isomorfismo mimético, que pode ser caracterizado como:
- a) entidades que mudam suas metas e desenvolvem novos processos, mas constroem ao seu redor um ambiente capaz de restringir as mudanças, frustrando inovadores individuais que buscam a melhoria no desempenho do processo.
- b) as modificações organizacionais propostas pelo estado, na busca de instituições mais sólidas e duradouras.
- c) expectativas culturais das organizações e pressões sociais em função da condição de dependência.
- d) imitação de arranjos estruturais e procedimentos bem sucedidos implementados por outras organizações, em face da incerteza decorrente de problemas tecnológicos, objetivos conflitantes e exigências ambientais.
- e) profissionalização, que envolve o compartilhamento de um conjunto de normas e métodos de trabalho pelos membros dos segmentos ocupacionais.
- #207264
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Ao se falar em Pensamento Sistêmico, pode-se afirmar que:
- a) as fronteiras entre os sistemas, ou entre o sistema e seu ambiente são arbitrárias; os sistemas são construtos, entidades construídas cognitivamente pelas pessoas, de modo que um sistema é o que se percebe como tal.
- b) a teoria dos sistemas é a continuidade do pensamento e visão de mundo, em alinhamento com o paradigma analítico de causa e efeito.
- c) qualquer entendimento da ideia de um sistema compreende a falta de interação entre as partes isoladas; existência exclusiva de componentes específicos.
- d) o enfoque sistêmico é um sistema de ideias, mas que não são caracterizados como filosofia, por não servirem de método de interpretação e utilização de conhecimentos.
- e) busca entender os problemas complexos com base na multiplicidade de variáveis e interdependência de causas e efeitos, sempre na busca da solução economicamente viável.
- #207266
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Kaplan e Norton desenvolveram importante ferramenta que pode se constituir um meio muito efetivo de controle do planejamento e de uma organização. Aponte a alternativa que melhor se relaciona ao conceito e à aplicação desta ferramenta.
- a) Utiliza sempre obrigatoriamente quatro perspectivas: financeira, de clientes, processos internos e aprendizado e inovação. A ferramenta BSC tem como premissa que as organizações devem tomar suas decisões baseadas em um universo maior de instrumentos que possibilitem um equilíbrio entre as forças existentes dentro da organização, e permite a análise e acompanhamento de indicadores de cada uma das perspectivas.
- b) Por vezes a ferramenta BSC é erroneamente entendida como um modelo de gestão estratégica integrada. Trata-se, na verdade, fundamentalmente, de uma ferramenta de mensuração.
- c) No processo de traduzir a estratégia em objetivos e medidas mensuráveis, as quatro perspectivas do Balanced Scorecard estabelecem um diálogo entre os formuladores de estratégias e os stakeholders da organização.
- d) Com relação às metas de um projeto de BSC, percebe-se que podem ser retratadas sempre por meio de textos que apresentem análises qualitativas, percepções e entendimentos de colaboradores de uma organização pública ou provada.
- e) A perspectiva mais importante para o BSC sempre é a dos clientes, que se traduz pela sociedade, razão de existir das instituições públicas. A perspectiva financeira sempre deve ficar condicionada aos indicadores mais adequados sob a ótica da perspectiva dos clientes.
- #207267
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O planejamento e a estratégia são elementos fundamentais dentro da vida de uma organização. Pode- se afirmar a respeito destes pontos:
- a) O processo para transformar a estratégia em objetivos integrados entre si deve iniciar pela identificação de temas estratégicos após se determinarem objetivos ligados às perspectivas de valor.
- b) A estratégia é a arte de criar valor, e o processo de criar valor pode ser mais efetivo pela seleção de temas estratégicos complementares e integrados entre si, considerados prioritários pela equipe envolvida.
- c) Os temas estratégicos têm como principal finalidade a elaboração do ciclo da estratégia, buscando evitar que haja uma sobrecarga nas pessoas envolvidas no processo de sua elaboração.
- d) A competitividade das empresas e as suas ações estratégicas não têm relação com o aumento da produtividade de um país, pois não são causa fundamental ou secundária do aumento da renda nacional.
- e) A estratégia competitiva adequada procura integrar a indústria aos meios mais adequados de produção disponíveis pela nação.
- #207270
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Dentre as novas abordagens das teorias organizacionais, pode-se identificar a Teoria do Caos. Sobre essa teoria, indique a alternativa que contém a afirmação mais pertinente.
- a) Grande parte dos fatos, mesmo os mais estranhos, podem ser previstos pelos cientistas em função dos tratores, que permitem que sejam identificados os principais estágios futuros de um sistema.
- b) O caos, na verdade, é produto de uma ordem superior, onde grandes efeitos são causados em função da falta de lateralidade do universo.
- c) Para a ciência moderna, os fenômenos deterministas constituem a grande maioria dos eventos naturais.
- d) O estado de equilíbrio, o determinismo e a causalidade linear são casos comuns e majoritários em um universo evolutivo.
- e) Para a Teoria do Caos, a desordem, a instabilidade e o acaso no campo científico constituem a norma, a regra, a lei.
- #207272
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Alguns dos principais autores que desenvolveram o tema da aprendizagem organizacional são Cyert e March, Argyris e Schon e Senge. Pode-se afirmar que:
- a) para Argyris e Schon, a aquisição de competências para resolver os problemas independe do comportamento participativo dos gerentes.
- b) para Cyert e March, a aprendizagem é dificultada pela busca de novas soluções, pois existe uma perda de foco.
- c) segundo Senge, a aprendizagem acaba dificultando determinadas disciplinas nas organizações.
- d) para Argyris e Schon, novas competências modificam o comportamento e a capacidade de resolver problemas.
- e) para Senge, a aprendizagem é facilitada pelo processo de desenvolvimento de disciplina na equipe.
- #207273
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Um dos conceitos trabalhados por Peter Senge dentro do contexto da aprendizagem organizacional é o dos modelos mentais. Indique a opção que melhor se relaciona com este conceito.
- a) Entendimento comum a respeito do futuro da organização, que passa a ser genuína e aceita por todos os membros, transformando-se em um fator chave do sucesso organizacional.
- b) Incapacidade de perceber mudanças graduais que representam ameaças maiores que os eventos imediatos. São controlados por mecanismos de gestão mental.
- c) É a capacidade de as pessoas entenderem a si próprias e terem clareza quanto aos objetivos.
- d) São formas de controle do modo de pensar que são impostas pela organização a fim de obter uma unidade de atuação dos funcionários.
- e) São crenças, atitudes e percepções a respeito de clientes, produtos, ambiente, funcionários, e outros aspectos da organização. Transformam-se em hábitos que dificilmente são questionados e muito menos abandonados.
- #207274
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Pode-se afirmar que um dos elementos no processo de tomada de decisões eficazes é o exame das decisões interligadas. Indique a alternativa que melhor se relaciona com esse elemento.
- a) Pelo fato de que os objetivos frequentemente entram em conflito uns com os outros, é necessário chegar a um equilíbrio, de modo que um pouco de algo seja sacrificado em favor de outro ponto importante.
- b) O que é decidido hoje pode afetar as escolhas de amanhã, e os objetivos futuros devem ter influência sobre as decisões atuais. A saída para se lidar com esse elemento é isolar e resolver as questões de curto prazo, enquanto se coletam informações para resolver aquelas que surgirão mais tarde.
- c) As alternativas podem iludir e encantar, porém mais tarde surgem as consequências, por vezes graves, por vezes animadoras.
- d) Tomar decisões eficazes exige que se enfrente a insegurança, ponderando sobre a probabilidade de resultados diversos e avaliando os impactos possíveis de cada um.
- e) Na maioria das decisões complexas não há uma alternativa perfeita, pois elas atingem constelações diversas de objetivos, e a tarefa do decisor é escolher a maneira inteligente entre possibilidades imperfeitas.