Processando...

Simulado TCE-RJ | CONCURSO

Simulado TCE-RJ

SIMULADO TCE-RJ

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TCE-RJ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCE-RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TCE-RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCE-RJ contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TCE-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TCE-RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TCE-RJ
Para realizar o simulado TCE-RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCE-RJ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TCE-RJ é aqui!


#207365
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

“Em alguns países, a presença da polícia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas". Nesse primeiro período do texto, deslocou-se o termo “em alguns países" para outras posições na frase; a nova posição que pode ALTERAR o sentido da frase original é:

  • a) A presença da polícia dentro das escolas, em alguns países, tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas.
  • b) A presença da polícia dentro das escolas tem sido, em alguns países, uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas.
  • c) A presença da polícia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes, em alguns países, para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas.
  • d) A presença da polícia, em alguns países, dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas.
  • e) A presença da polícia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas em alguns países.
#207366
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Ao dizer que “a presença da polícia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas", o autor do texto pretende dizer, com o segmento sublinhado, que essa tem sido uma das formas:

  • a) mais atuais;
  • b) mais avançadas;
  • c) mais frequentes;
  • d) mais eficazes;
  • e) mais ineficientes.
#207375
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Em muitas passagens do texto, o autor constrói frases com o auxílio de formas verbais no infinitivo. Se substituirmos essas formas pelo substantivo cognato correspondente, a única forma INADEQUADA da nova frase é:

  • a) “...para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas" / para o enfrentamento da violência das sociedades contemporâneas;
  • b) “...parece ser a maneira mais elementar de oferecer proteção às crianças e aos jovens" / parece ser a maneira mais elementar de oferta de proteção às crianças e aos jovens;
  • c) “...parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos" / parecem um brinde àquilo que desejamos para nossos filhos;
  • d) “Precisamos compreender a origem e as razões das violências" / Precisamos da compreensão da origem e das razões das violências;
  • e) “...para pensar soluções que não contribuam para aprofundá-las" / para pensar soluções que não contribuam para o seu aprofundamento.
#207384
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

“Muros altos, grades imensas, seguranças armados ou policiais patrulhando o interior das escolas parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos: segurança e amparo". As vírgulas empregadas nesse segmento do texto, justificam-se pela mesma razão das que são empregadas em:

I. “...com a principal riqueza que elas têm: sua comunidade de alunos, docentes, diretivos e funcionários".
II. “As pesquisas sobre juventude evidenciam um grave problema nas relações entre a polícia e os jovens, particularmente quando eles são pobres, com uma reação de desconfiança...".
III. “A escola deve ser um local de proteção e protegido, e a presença da polícia pode ser uma fonte de novos problemas".
IV. “O potencial da escola está na ostentação do saber, do conhecimento, do diálogo e da criatividade".

  • a) I e II;
  • b) II e III;
  • c) III e IV;
  • d) I e IV;
  • e) I, II, III e IV.
#207387
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O segundo parágrafo do texto começa com o conectivo “todavia", que mostra a oposição entre dois elementos do texto. A frase construída abaixo que mostra adequadamente a oposição presente no texto é:

  • a) Apesar de a presença da polícia nas escolas ser essa uma medida muito recorrente, os efeitos da medida nunca foram demonstrados.
  • b) Embora a presença da polícia no interior das escolas diminua a violência nesse espaço, muros altos e grades imensas podem colaborar na mesma tarefa.
  • c) Ainda que os efeitos positivos nunca tenham sido demonstrados, a construção de muros altos e de grades imensas nem sempre traz segurança e amparo.
  • d) Policiais no espaço escolar dá segurança, mas essa medida não costuma ser empregada isoladamente.
  • e) Mesmo que a segurança nas escolas tenha aumentado, isso não ocorre em função de medidas adotadas até agora.
#207388
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

“Todavia, os efeitos positivos desse tipo de iniciativa nunca foram demonstrados. Conforme evidenciam pesquisas e experiências no campo da segurança pública, o ataque aos efeitos da violência costuma não diminuir sua existência".

O segundo período desse fragmento do texto, em relação ao período anterior, funciona como:

  • a) causa;
  • b) consequência;
  • c) explicação;
  • d) comparação;
  • e) modo.
#207389
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Se “o ataque aos efeitos da violência costuma não diminuir sua existência", a única medida realmente positiva entre as que estão abaixo é:

  • a) programas de convivência escolar;
  • b) construção de muros e grades;
  • c) patrulhamento ostensivo no espaço escolar;
  • d) melhorar a relação entre policiais e jovens;
  • e) terceirizar as medidas de segurança.
#207390
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O segmento do texto em que a forma verbal sublinhada pode também ser empregada, na frase, em número diferente (singular ou plural) é:

  • a) “Muros altos, grades imensas, seguranças armados ou policiais patrulhando o interior das escolas parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos: segurança e amparo".
  • b) “Conforme evidenciam pesquisas e experiências no campo da segurança pública, o ataque aos efeitos da violência costuma não diminuir sua existência".
  • c) “Instala-se a ideia de que a visibilidade de uma arma ou a presença policial tem mais potência que o diálogo ou os mecanismos de intervenção que a própria escola pode definir".
  • d) “...cria-se a percepção de que os adultos que ali trabalham são incapazes ou carecem de poder suficiente para resolver os problemas que emergem".
  • e) “Instala-se a ideia de que a visibilidade de uma arma ou a presença policial tem mais tem mais potência...".
#207395
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

No terceiro parágrafo do texto, há a menção à medida de contratarem-se pessoas externas à escola para serviços de segurança; entre as consequências dessa medida, segundo o texto, NÃO se inclui:

  • a) o descrédito na competência do pessoal escolar;
  • b) o reconhecimento da falta de poder de decisão da própria escola;
  • c) a crença na exibição ostensiva de armas como medida de proteção;
  • d) a confiança na presença do poder policial;
  • e) a maior confiança no diálogo ou em mecanismos escolares de intervenção.
#207397
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Marque o item em que as palavras sublinhadas nas duas frases possuam o mesmo valor semântico:

  • a) “...tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência..." / “a visibilidade de uma arma ou a presença policial tem mais potência que o diálogo...".
  • b) “Precisamos compreender as origens e a razão das violências no interior do espaço escolar..." / “...para enfrentar a dimensão educacional da violência social".
  • c) “Precisamos compreender a origem e a razão das violências no interior do espaço escolar para pensar soluções..." / “...quando as próprias tarefas de segurança dentro das instituições de segurança são transferidas para pessoas exteriores a ela...".
  • d) “.. num espaço que se define por uma especificidade..."/"Devemos contribuir para que as escolas solucionem seus problemas...".
  • e) “...cria-se a percepção de que os adultos que ali trabalham são incapazes..." / “Estabelecer os limites da intervenção do agente policial é sempre complexo num espaço que se define por uma especificidade...".