Processando...

Simulado TCE-PI | CONCURSO

Simulado TCE-PI

SIMULADO TCE-PI

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TCE-PI.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCE-PI que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TCE-PI, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCE-PI contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TCE-PI.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TCE-PI. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TCE-PI
Para realizar o simulado TCE-PI você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCE-PI você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TCE-PI é aqui!


#207429
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Observada a orientação argumentativa adotada no texto, entende-se que o autor

  • a) caracteriza com minúcias a atividade dos inquisidores medievais, objetivando delinear o perfil desses representantes dos tribunais da fé.
  • b) concentra sua atenção em apresentar fatos que ocorrem em simultaneidade numa certa fração do tempo, o que justifica a ausência de comentários de ordem evolutiva sobre a Inquisição.
  • c) demonstra perquirir modos de ação de inquisidores no exercício de suas funções, interpondo-os em seus específicos contextos, como estratégia de análise da instituição que o grupo representa.
  • d) apresenta e avalia, passo a passo, a função itinerante dos inquisidores, destinando especial cuidado a aspectos que poderiam ser tidos como reprováveis se não merecessem a justificativa que ele apresenta.
  • e) analisa distintos procedimentos adotados pelos tribunais de inquisição, com o intuito de confrontar a eficácia de cada um deles, na peculiar configuração social onde tiveram presença, em distintos países.
#207433
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A organização do texto legitima o seguinte comentário:

  • a) Infere-se do segmento A ordem de delação [...] não era tão minuciosa na descrição dos crimes que a ordem de delação ficava aquém de certa expectativa do autor sobre ela.
  • b) O segmento em uma sociedade onde predominava a comunicação oral, os inquisidores consideravam fundamental o papel do sermão constitui crítica ao ponto de vista dos inquisidores.
  • c) O autor atribui à Inquisição espanhola, em sua fundação, a perspectiva inovadora de propiciar a ascendência do sermão sobre o édito
  • d) A frase Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja representa a comprovação do que foi afirmado anteriormente sobre a citada tendência.
  • e) Em Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja, os dois- pontos equivalem à conjunção "porque".
#207435
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Análise do texto abona a seguinte afirmação:

  • a) Em Como suporte de comunicação, ele se torna ca-da vez mais importante, pois assegura uma definição clara dos delitos sob alçada da Inquisição, o segmento destacado indica o parâmetro da apreciação expressa na frase.
  • b) A correlação estabelecida entre o curso da alfabetização e o da relevância do édito está mantida nessa formulação: "desde que cresça a alfabetização, a publicação do édito se torna cada vez mais essencial à instauração das atividades dos tribunais da fé".
  • c) O trecho assegura uma definição clara dos delitos sob alçada da Inquisição, em seu contexto, equivale a "garante a correta compreensão, por parte do povo, dos atos que, segundo o entendimento da Inquisição, constituiriam delitos".
  • d) O segmento uma tal autonomia retoma, por meio do pronome destacado, a propriedade de a publicação do édito ter-se tornado o ato central da fundação dos novos tribunais e das visitas de distrito.
  • e) O segmento embora breve e subordinada nos séculos XIII e XIV exprime uma oposição intransponível ao seguinte fato: a publicação do édito ser acompanhada pela proclamação de um "tempo de graça".
#207464
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Considerando a norma-padrão escrita, está correto o que se afirma em uma das alternativas que seguem. Assinale- a.

  • a) Redação alternativa à do segmento em uma sociedade onde as elites urbanas são progressivamente alfabetizadas está adequada assim: "numa sociedade cujas as elites urbanas são progressivamente alfabetizadas".
  • b) Supondo que a designação "édito da graça" fosse determinada pelos inquisidores, a transposição da frase nesse caso, o édito passa a ser designado por "édito da graça" para a voz ativa exigirá a forma "passam a ter de designar".
  • c) O pronome destacado em que se apresentassem expressa ação recíproca.
  • d) A forma verbal em que se apresentassem enuncia a ação como eventual, enquanto a forma presente em que se estendia encerra ideia de continuidade da ação.
  • e) A palavra incluída está adequadamente grafada, assim como ocorre com as palavras destacadas em "O barco despejava no rio uma substância fluída e pegajosa, contribuíndo para a degradação total das águas".
#207469
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

As orientações da gramática normativa legitimam o que se afirma na alternativa:

  • a) Em Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja, a inclusão de uma vírgula depois da palavra apenas e a substituição dos dois-pontos por um travessão comprometeriam a correção da frase.
  • b) Em os inquisidores consideravam fundamental o papel do sermão, se, em lugar do segmento destacado, houvesse "qualquer que fosse o tema do sermão", o plural da frase seria "os inquisidores consideravam fundamental quaisquer que fossem os temas do sermão".
  • c) Se, em vez da palavra destacada em Não é surpreendente que [...] a publicação do édito se torne o ato central da fundação dos novos tribunais, houvesse "éditos", a forma verbal teria de ser "se tornem".
  • d) A forma incluída está adequadamente empregada no texto, tal como ocorre com a forma verbal destacada em "O trabalho do estudioso incluem dados bastante reveladores".
  • e) Se, na frase que se inverte essa relação de dominação do édito pelo sermão, se tratasse de "relações", a forma verbal deveria, sem outra opção, permanecer no singular.
#207472
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Em relação ao domicílio civil, é correto afirmar que

  • a) o domicílio do preso é o lugar em que foi processado.
  • b) a pessoa que exercer profissão em lugares diversos terá como seu domicílio o último lugar em que trabalhou.
  • c) o domicílio, quanto às pessoas jurídicas, é o lugar onde funcionarem suas diretoria e administração, não podendo eleger domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.
  • d) o direito brasileiro somente admite a unicidade domiciliar.
  • e) o lugar onde a pessoa natural for encontrada será considerado seu domicílio, desde que não tenha residência habitual.
#207474
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Maria e Dorival adquiriram um imóvel que seria pago em prestações fixas e mensais. Após o pagamento da primeira parcela, verificou-se o erro de cálculo do valor das prestações mensais estabelecidas. Neste caso, o erro de cálculo

  • a) possibilita a anulação do negócio jurídico.
  • b) poderá ser alegado pelas partes, se provado o dolo, para nulificar o negócio, ou como fundamento para reclamar indenização.
  • c) apenas autoriza a retificação da declaração de vontade do negócio realizado.
  • d) praticado sem observância da forma legal torna nulo o negócio jurídico.
  • e) possibilita a anulação do negócio porque seu objeto é um bem imóvel.
#207476
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Igor, que passa férias com seu filho Nicolas em Teresina, devidamente habilitado, pilota um barco pelo Rio Parnaíba, quando é surpreendido pelo “jet ski” de Romeu - por este mesmo pilotado, de modo imprudente - o que causa a Igor e a Nicolas perigo iminente. Para que estes não se machuquem gravemente, Igor colide seu barco numa embarcação de pesca, de propriedade de Arlindo, tendo de ressarci-lo. A conduta de Igor, nas circunstâncias, foi

  • a) lícita, porque praticada em legítima defesa de outrem.
  • b) ilícita, porque praticada com abuso do direito.
  • c) lícita, uma vez que agiu de modo a afastar perigo iminente, podendo propor ação de regresso contra o causador do perigo, no caso Romeu.
  • d) lícita, porque não houve ação ou omissão, culpa ou nexo de causalidade entre o ato de Igor e o dano causado a Arlindo.
  • e) ilícita, porque praticada sem o devido dever de cautela.
#207488
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

No que se refere à responsabilidade definida pelo Código Civil, considere:

I. Os absolutamente incapazes podem ser passíveis de responsabilização civil, em determinadas circunstâncias previstas em lei.

II. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.

III. A indenização mede-se pela extensão do dano, mas se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, equitativamente, a indenização.

IV. Vigora como regra a responsabilidade objetiva e, subsidiariamente, a teoria do risco administrativo.

V. O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la não se transmitem com a herança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, III e IV.
  • b) I, II e III.
  • c) I, IV e V.
  • d) III, IV e V.
  • e) I, II e V.
#207490
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-PI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No que se refere à relação de parentesco, é correto afirmar:

  • a) A forma do reconhecimento de filho havido fora do casamento é unicamente judicial.
  • b) É permitido alterar o sobrenome do adotado, mas não o prenome, em nenhuma circunstância.
  • c) Cabe aos pais de filhos menores conceder ou negar consentimento para casar, sendo impossível o suprimento por ordem judicial em quaisquer desses casos.
  • d) Quando dois irmãos casam-se com duas irmãs, os filhos dessas uniões serão parentes colaterais em linha dupla, ou seja, duplamente primos.
  • e) Primos-irmãos são parentes colaterais em primeiro grau.