Simulado TCE-PB | CONCURSO
SIMULADO TCE-PB
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TCE-PB.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCE-PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TCE-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCE-PB contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TCE-PB.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TCE-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO TCE-PB
Para realizar o simulado TCE-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCE-PB você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para TCE-PB é aqui!
- #207702
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com base na leitura desse texto, assinale a opção correta.
- a) Segundo o autor, é preciso apostar em uma disposição revolucionária dos administradores das escolas brasileiras, que seja capaz de estabelecer uma sintonia entre a educação no Brasil e inovações educacionais internacionais
- b) O autor considera a valorização dos professores e a implantação de bibliotecas em escolas públicas elementos menores e, portanto, desnecessários ao avanço da educação brasileira.
- c) Os dados presentes no texto comprovam a eficácia do investimento em novas tecnologias por parte dos gestores da educação brasileira.
- d) O conto de Edgar Allan Poe é utilizado como argumento para a defesa da seguinte ideia: para a melhoria da educação no Brasil, é necessário considerar a realização do que parece mais óbvio.
- e) O fracasso educacional brasileiro, segundo o autor, tem raízes históricas, claramente associadas à formação de professores.
- #207714
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a opção correta no que se refere a aspectos linguísticos do texto.
- a) Em “Uma astuta análise, com os mais modernos métodos, é feita sem sucesso” (l.7-8), verifica-se o emprego da voz ativa.
- b) No trecho “Muitas vezes, eles parecem se deleitar em procurar as mais finas explicações” (l.13-15), o pronome “eles” retoma, por coesão, “Edgar Allan Poe” (l.12) e “responsáveis pela educação” (l.13).
- c) O termo “descaso” (l.22) retoma, no texto, as informações prestadas sobre o conto de Edgar Allan Poe.
- d) No último parágrafo do texto, o emprego das aspas evidencia ironia em apenas uma das expressões destacadas
- e) No trecho “o escritor norte-americano conta a história de um ministro que resolve chantagear a rainha roubando a carta que lhe fora endereçada por um amante” (l.2-4), o vocábulo “que” exerce, em cada ocorrência, função sintática distinta.
- #207718
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
- a) O uso dos dados estatísticos é decisivo para a argumentação do autor e, também, para interpretação do título do texto, A biblioteca roubada
- b) A descrição desempenha papel determinante na exposição das ideias do autor, haja vista a natureza figurativa do texto.
- c) O emprego da primeira pessoa do plural, em algumas partes do texto, evidencia que o autor possui influência nas instâncias gestoras que decidem sobre a educação no Brasil.
- d) Predomina no texto a estrutura narrativa, o que se evidencia na referência ao conto de Edgar Allan Poe.
- e) Não é possível discernir claramente o posicionamento do autor acerca da realidade da educação brasileira das opiniões veiculadas pelos programas governamentais ligados ao ensino brasileiro.
- #207727
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O texto de Roberto da Mata é;
- a) estruturado sob ponto de vista marcadamente individualista, o que se comprova pelo emprego reiterado da primeira pessoa do discurso.
- b) predominantemente descritivo, visto que se resume na descrição de conceitos sociológicos, tais como o de hibridismo.
- c) predominantemente narrativo, dada a forma como se organizam os fatos constituidores da sociedade brasileira.
- d) expositivo-argumentativo, o que se evidencia pela exposição de ideias e argumentação sob um viés teórico-crítico.
- e) construído com base em princípios moralizantes e dogmáticos sem a apresentação de argumentos que possam ser comprovados empiricamente.
- #207740
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com base nas ideias do texto, assinale a opção correta.
- a) Conforme demonstrado no texto, o hibridismo legitima a violência na sociedade brasileira, marcada pela presença de uma população oprimida
- b) De acordo com o texto, há raízes históricas evidentes para a maneira segundo a qual os brasileiros não conseguem conceber, na prática cotidiana, o igualitarismo.
- c) Infere-se da leitura do texto que a burocracia e o pessoalismo no Brasil são absolutamente excludentes.
- d) O autor do texto manifesta-se contrário à miscigenação da sociedade, caracterizada por ele como hibridismo “mal visto” (l.12)
- e) Segundo o autor do texto, o principal problema do país resulta do longo período de estabilidade política, que permite que quebra-quebra seja entendido como manifestação.
- #207746
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a opção em que a frase apresentada encerra o tema central do texto;
- a) Benefícios do uso consciente dos alimentos diet e light.
- b) A falsa presença do sódio no processo de industrialização de alimentos.
- c) A dicotomia entre alimentação industrializada e alimentação natural.
- d) A contribuição dos alimentos IR para o controle da obesidade.
- e) Os riscos do consumo de alimentos diet e light para a saúde
- #207747
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No que se refere a aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta
- a) No trecho “Já picolés, cereais e mistura para bolo diet ou light (...) alimentos” (l.18-20), o termo “Já” não expressa circunstância temporal.
- b) A expressão “com o de alimentos” (l.11) corresponde a com o sódio de alimentos.
- c) No título do texto, o vocábulo “Falsos” exerce função exclusivamente substantiva.
- d) Na linha 1, o termo “Aliados” está flexionado no plural porque concorda com “diabetes” (l.2).
- e) O vocábulo “aqueles” (l.12) refere-se ao termo “alimentos convencionais” (l.11).
- #207756
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
São características essenciais da comunicação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República
- a) informalidade, impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão e uniformidade.
- b) prolixidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
- c) impessoalidade, uso do padrão técnico da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
- d) impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
- e) pluralidade, impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão e uniformidade.
- #207759
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Acerca dos controles interno e externo da administração pública, assinale a opção correta.
- a) O controle externo, hierarquicamente superior ao controle interno, atua sobre a totalidade da administração pública e é exercido pelos que representam, por delegação, a sociedade politicamente organizada.
- b) Cabe ao controle interno auxiliar o Poder Legislativo no julgamento das contas prestadas anualmente pelo presidente da República.
- c) O controle interno feito por meio de auditoria a fim de acompanhar a execução do orçamento tem por objetivo verificar a legalidade na aplicação do dinheiro público e auxiliar o tribunal de contas no exercício de sua missão institucional
- d) O controle interno permite verificar se a administração respeitou disposições imperativas no exercício de suas atribuições, não se caracterizando como um controle de mérito.
- e) O controle externo, efetivado por órgão pertencente à estrutura do ente responsável pela atividade controlada, abrange a fiscalização e a correção dos atos ilegais, inconvenientes e inoportunos.
- #207760
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No exercício do controle político da administração pública, compete;
- a) às CPIs apurar irregularidades e determinar sanções.
- b) ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar, sustando, se for o caso, seus efeitos independentemente de prévia manifestação do Poder Judiciário.
- c) ao Senado Federal ou à Câmara dos Deputados — excetuadas suas comissões — convocar titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República.
- d) privativamente ao Congresso Nacional e ao Senado Federal apreciar, a priori, os atos do Poder Executivo.
- e) ao Senado Federal dispor, por proposta do presidente da República, sobre limites globais e condições para a operação de créditos externo e interno da União, dos estados, dos municípios e do DF, exceto das autarquias.