Simulado TCE-AM | Analista de Controle Externo – Auditoria de Obras Públicas | CONCURSO
SIMULADO TCE-AM | ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO – AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TCE-AM para o cargo de Analista de Controle Externo – Auditoria de Obras Públicas.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TCE-AM. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Controle Externo – Auditoria de Obras Públicas, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TCE-AM | Analista de Controle Externo – Auditoria de Obras Públicas contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TCE-AM.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #112774
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 1 -
A extinção do contrato de concessão de serviços públicos, por caducidade,
- a) quando decretada em função de reiterado descumprimento de obrigações contratuais, com multas já aplicadas, prescinde de prévio procedimento administrativo.
- b) é declarada por decreto do Poder Executivo, precedido, necessariamente, de intervenção, durante a qual será concedido à concessionária prazo para regularização da prestação dos serviços.
- c) depende de prévia autorização legislativa, com base nas razões de interesse público para retomada dos serviços.
- d) opera-se, automaticamente, com o advento do prazo contratual, salvo na hipótese de prorrogação para assegurar a continuidade do serviço até a assunção pelo poder público ou nova concessionária.
- e) deve ser precedida da comunicação à concessionária dos descumprimentos contratuais, dando-lhe prazo para correção das falhas e transgressões apontadas e para o enquadramento nos termos contratuais.
- #112775
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 2 -
As autarquias
- a) são pessoas jurídicas de direito público, com capacidade de auto-administração, nos limites estabelecidos pela lei, não dotadas de capacidade política.
- b) sujeitam-se ao mesmo regime jurídico das pessoas públicas políticas (União, Estados e Municípios), com capacidade de auto-administração e criação do próprio direito.
- c) são pessoas jurídicas de direito privado, dotadas de autonomia administrativa e orçamentária em face do princípio da especialidade.
- d) sujeitam-se ao regime privado, com especialização institucional e autonomia administrativa, submetidas à tutela do ente instituidor.
- e) sujeitam-se ao regime público, não se submetendo ao controle tutelar do ente instituidor em face do princípio da especialidade e da autonomia administrativa.
- #112776
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 3 -
O ato administrativo vinculado
- a) pode ser objeto de controle judicial, quanto aos aspectos de legalidade, conveniência e oportunidade.
- b) pode ser revogado pela Administração, por razões de conveniência e oportunidade, ressalvados os direitos adquiridos e assegurada a apreciação judicial.
- c) possui todos os elementos definidos em lei e pode ser objeto de controle de legalidade pelo Judiciário e pela própria Administração.
- d) possui objeto, competência e finalidade definidos em lei, cabendo à Administração a avaliação dos aspectos de conveniência e oportunidade para sua edição.
- e) pode ser objeto de controle pelo Poder Judiciário em relação aos elementos definidos em lei, constituindo prerrogativa exclusiva da Administração a sua revogação por razões de conveniência e oportunidade.
- #112777
- Banca
- FCC
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- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 4 -
Concorrência é a modalidade licitatória obrigatória para
- a) obras e serviços de engenharia com valor estimado acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e facultativa para contratos de concessão de serviço público.
- b) contratos de concessão de serviço público e para obras e serviços de engenharia com valor estimado acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e facultativa para as situações onde a modalidade cabível seja o convite ou tomada de preços.
- c) contratos de concessão de serviço público e facultativa para parcerias público-privadas.
- d) contratos de concessão de serviço público e facultativa para alienação de imóveis, independentemente do valor e forma de aquisição destes pela Administração.
- e) as alienações de imóveis com valor estimado acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e facultativa para alienação de imóveis abaixo desse valor, independentemente da forma de aquisição pela Administração.
- #112778
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 5 -
De acordo com a Lei no 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos federais, a penalidade aplicável e a conduta descrita estão corretamente relacionadas em:
- a) Suspensão ao servidor que recursar fé a documentos públicos.
- b) Advertência, ao servidor que opuser resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.
- c) Advertência ao servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente.
- d) Suspensão para inassiduidade habitual do servidor.
- e) Suspensão para revelação de segredo obtido em razão do cargo.
- #112779
- Banca
- FCC
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- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 6 -
Autoridade administrativa proferiu decisão que contrariou pretensão de determinado cidadão. De acordo com a Lei no 9.784/99, que disciplina o processo administrativo no âmbito da Administração Pública federal, referido cidadão poderá
- a) apresentar recurso à autoridade que proferiu a decisão, o qual será, obrigatoriamente, recebido com efeito suspensivo.
- b) interpor recurso perante a autoridade superior àquela que proferiu a decisão, somente sendo conferido efeito suspensivo mediante depósito de caução.
- c) apresentar, simultaneamente, pedido de reconsideração à autoridade que proferiu a decisão e recurso à autoridade superior, ambos sem efeito suspensivo.
- d) apresentar recurso ao órgão competente, o qual, uma vez indeferido, impede a revisão de ofício do ato.
- e) interpor recurso perante o órgão competente, que poderá modificar a decisão recorrida inclusive gerando gravame para o recorrente que, nesse caso, deverá ser cientificado para que formule suas alegações antes da decisão.
- #112780
- Banca
- FCC
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- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 7 -
O direito de regresso da Administração em face de agentes públicos que, nessa qualidade, causem danos a terceiros
- a) independe de comprovação de dolo ou culpa, dada a sua natureza objetiva.
- b) depende da comprovação de conduta dolosa ou de culpa grave, afastada quando configurada responsabilidade objetiva do Estado.
- c) depende da comprovação de dolo ou culpa, que, quando inexistente, afasta também a responsabilidade da Administração perante o particular.
- d) depende da comprovação da responsabilidade subjetiva do agente, com a caracterização da conduta dolosa ou culposa.
- e) prescinde da comprovação do nexo de causalidade, bastando a configuração da falha na prestação do serviço.
- #112781
- Banca
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- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 8 -
O regime jurídico dos bens públicos determina a
- a) impenhorabilidade de bens de empresas públicas e sociedades de economia mista.
- b) inalienabilidade dos bens da Administração direta, autarquias e fundações públicas, ainda que dominicais.
- c) inalienabilidade de bens de titularidades de administração direta e autárquica, quando afetados ao serviço público.
- d) vedação de utilização por particular de bens imóveis de titularidade da Administração direta e autárquica, exceto sob regime de aforamento.
- e) possibilidade de utilização por particular de bens imóveis de titularidade da Administração direta e autárquica, mediante permissão, em caráter precário, condicionada à prévia autorização legislativa.
- #112782
- Banca
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- TCE-AM
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(1,0) 9 -
O auditor externo da empresa Pública S.A. (entidade de economia mista) elaborou a revisão das contingências trabalhistas, cíveis e tributárias constatando a seguinte posição de probabilidades de perdas:
Ao examinar as provisões constituídas e notas explicativas e considerando as normas vigentes pertinentes a contingências, para validar as demonstrações contábeis com relação a esses fatos, deverá contar que a empresa
- a) não reconheceu provisões, visto que empresas públicas e entidades de economia mista não estão sujeitas à contestação judicial.
- b) reconheceu, no passivo, provisões no valor de R$ 180.000,00.
- c) reconheceu, no passivo, provisões no valor de R$ 150.000,00 e apresentou nota explicativa, evidenciando as contingências remotas no valor de R$ 30.000,00.
- d) reconheceu, no passivo, provisões no valor de R$ 100.000,00 e evidenciou, em nota explicativa, o valor de R$ 50.000,00, relativo às possíveis perdas.
- e) reconheceu, no passivo, provisões no valor de R$ 100.000,00 e evidenciou em nota explicativa.
- #112783
- Banca
- FCC
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- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-AM
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(1,0) 10 -
No processo de governança, o órgão colegiado que tem reconhecido de forma legal a possibilidade de manifestações e posicionamentos de discordância, de forma individual, pelos seus membros é
- a) o Comitê de Auditoria.
- b) o Conselho de Administração.
- c) a Auditoria Externa.
- d) o Conselho Jurídico.
- e) o Conselho Fiscal.
- #112784
- Banca
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(1,0) 11 -
Em relação às condições de impedimento para realização dos trabalhos de auditoria governamental, o auditor, em relação ao ente auditado,
I. não pode ter vínculo conjugal ou de parentesco consanguíneo em linha reta, sem limites de grau, em linha colateral até o 4o grau e por afinidade até o 3o grau, com administradores, gestores, membros de conselho, assessores, consultores, procuradores, acionistas, diretores, sócios ou com empregados que tenham ingerência na administração ou sejam responsáveis pela contabilidade, finanças ou demais áreas de decisão.
II. está impedido de manter relação de trabalho como servidor estatutário, contratado, empregado, administrador, diretor, membro de conselho, comissionado, função temporária, consultor ou colaborador assalariado, ainda que esta relação seja indireta, nos cinco últimos anos.
III. pode ter litígio com a entidade auditada, desde que não avalie a área de contingências da entidade.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #112785
- Banca
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(1,0) 12 -
O auditor externo da empresa Padrão S.A. efetuou o mapeamento da rotina de contratos, no departamento jurídico, avaliando desde a entrada das minutas dos contratos até a emissão e validação do contrato final. Avaliando esta situação e considerando as técnicas de identificação de eventos proposta pelo COSO - (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), pode-se classificar essa técnica como
- a) análise de fluxo de processo.
- b) indicadores preventivos de eventos.
- c) metodologia de dados sobre eventos.
- d) análise interna.
- e) verificação de causa e efeito.
- #112786
- Banca
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(1,0) 13 -
Em relação ao trabalho de Auditoria, é correto afirmar que a informação
- a) fidedigna é aquela que se pode obter por meios legais, mas que permite a evidenciação da verdade factual e que evidencie, por qualquer documento suporte, o evento.
- b) material está relacionada à importância qualitativa da área a ser examinada em relação à demonstração a ser apresentada.
- c) útil é aquela obtida para auxiliar o profissional de auditoria governamental no alcance de suas conclusões e que também colabora com os gestores, administradores e responsáveis públicos no atingimento de suas metas e objetivos.
- d) suficiente consiste na existência de dados disponíveis para conduzir o auditor a uma interpretação dos fatos que o induzam a uma conclusão.
- e) relevante é aquela que se correlaciona com a análise de contratos ou demonstrações com expressividades quantitativas e que geram impacto considerável nas finanças públicas.
- #112787
- Banca
- FCC
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- TCE-AM
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(1,0) 14 -
Em relação ao Orçamento Público no Brasil, considere:
I. As receitas e despesas de uma autarquia municipal devem constar na Lei Orçamentária Anual do governo municipal a que está subordinada.
II. O Poder Judiciário Estadual poderá propor e aprovar emendas ao orçamento, desde que compatíveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
III. O Poder Executivo Estadual poderá iniciar a construção de uma estrada, cuja execução ocorrerá em dois exercícios financeiros, mesmo que tal obra não esteja inclusa no Plano Plurianual ou em lei que autorize a inclusão.
IV. A receita relativa ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS deve constar na Lei Orçamentária dos governos estaduais pelo seu valor total, sendo vedada a dedução da parcela a ser transferida para os municípios.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I e III.
- b) I e IV.
- c) II e III.
- d) II e IV.
- e) III e IV.
- #112788
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(1,0) 15 -
Sobre as receitas públicas é correto afirmar que
- a) os depósitos caução são fontes de recursos que devem constar na Lei Orçamentária Anual.
- b) a obtenção de um empréstimo, para amortização em prazo superior a doze meses, dá origem a uma receita extraorçamentária.
- c) o valor dos encargos financeiros das operações de crédito por antecipação da receita orçamentária é uma receita extraorçamentária.
- d) as receitas provenientes de multas e juros sobre tributos e de taxas pelo exercício do poder de polícia são classificadas como receitas correntes.
- e) as receitas provenientes de aluguel de imóveis pertencentes ao ente público e da amortização de empréstimos concedidos são classificadas como receitas de capital.