Processando...

Simulado TCE-AL | CONCURSO

Simulado TCE-AL

SIMULADO TCE-AL

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TCE-AL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCE-AL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TCE-AL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCE-AL contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TCE-AL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TCE-AL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TCE-AL
Para realizar o simulado TCE-AL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCE-AL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TCE-AL é aqui!


#208085
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A autora defende a tese de que afirmamos nossa liberdade quando

  • a) formulamos propósitos que nos libertam plenamente de nossas memórias e das experiências vividas.
  • b) formulamos a intenção de agir para provar nossa capacidade de dominar e exercer o nosso livre-arbítrio.
  • c) passamos a agir com a determinação de abrir caminhos que representem novas possibilidades.
  • d) condicionamos nossas ações à personalidade que viemos constituindo e cristalizando ao longo da vida.
  • e) orientamos nossa ação pela escolha de valores definidos previamente como imperativos morais.
#208086
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Considere as seguintes afirmações:

I. Ao sustentar que Não há como começar do nada, a autora deixa implícito que somos fatalmente conduzidos para um destino já traçado.

II. O conflito que, para muitos filósofos, se traduz como problema da nossa liberdade é o que se estabelece entre as amarras do passado e o anseio de ser livre.

III. O fracasso em iniciativas passadas não deve impedir que as retomemos, pois é essa insistência que atesta nossa liberdade.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
  • e) II e III.
#208087
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão do texto em:

  • a) argila que nos molda = barro a que impomos forma.
  • b) inexoravelmente premido = indiscutivelmente atento.
  • c) na raiz da nossa condição humana = nossa radical condicionalidade.
  • d) determinações absolutas = condicionantes irrevogáveis.
  • e) romper com a casualidade = desconsiderar a causa.
#208088
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Ao dar ênfase ao caráter consciente e voluntário dos nossos propósitos, a autora coloca-se contra

  • a) a subordinação nossa à força dos acasos.
  • b) a tentação de sobrepujarmos fortes determinações.
  • c) a nossa tendência para retomar antigas iniciativas.
  • d) o caprichoso hábito de nunca voltarmos atrás.
  • e) a possibilidade de nos valermos do livre-arbítrio.
#208089
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Considerando-se o contexto, na frase É ela que dá à vida uma direção e um destino, o pronome sublinhado está diretamente vinculado à expressão

  • a) (...) raiz da nossa condição humana.
  • b) Nossa capacidade de dar um novo início (...)
  • c) (...) nossa condição humana.
  • d) Nossa história (...)
  • e) (...) uma nova cadeia de acontecimentos (...)
#208090
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Estão plenamente respeitadas as normas de concordância verbal na frase:

  • a) É muito difícil que se cumpra os propósitos que, invariavelmente, se formula a cada início de ano.
  • b) Enredam-se nas tramas das próprias memórias todo aquele que não busca abrir, para si mesmo, novos tempos e novas experiências.
  • c) A cada vez que dá impulso a uma nova cadeia de acontecimentos, os homens se tornam autores de seu próprio destino.
  • d) Não deveriam caber às pessoas tomar suas próprias iniciativas, em vez de se submeterem à força do acaso?
  • e) Aos que não submete a força imperiosa das experiências passadas estende-se a possibilidade de abrir novos tempos.
#208091
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A autora poderia ter optado, corretamente, pela seguinte redação da frase em que formula sua preferência:

  • a) Prefiro muito mais a interpretação destes pensadores do que àqueles.
  • b) A minha preferência é mais da interpretação destes pensadores que a daqueles.
  • c) À interpretação daqueles pensadores não tenho como deixar de preferir a destes.
  • d) Prefiro à destes, em vez da interpretação daqueles pensadores.
  • e) É para mim preferível, em vez da interpretação daqueles pensadores, à que defendem estes.
#208092
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Nossos gestos e palavras, mesmo inconscientes e involuntários, sempre destinam nossas vidas para algum lugar.

A palavra sublinhada na frase acima está empregada com função e sentido diferentes em:

  • a) É comum que o mesmo homem que enuncia novos propósitos logo renuncie a eles.
  • b) Não me submeto ao destino, mesmo quando intimidado pelos fatos.
  • c) Mesmo submetido a fortes pressões, ele não hesita em abrir caminhos.
  • d) Mesmo sabendo que não serão cumpridos, vivemos formulando novos propósitos.
  • e) Crê na mão que conduz o destino mesmo quem reconhece que isso leva à extrema passividade.
#208093
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

É a liberdade que dá à vida uma direção.

O termo sublinhado na frase acima exerce a mesma função sintática do termo sublinhado em:

  • a) Sem passado e sem história, poderíamos ser livres?
  • b) Liberdade seria, a meu ver, um sinônimo de decisão.
  • c) Somos livres a cada vez que, agindo, recomeçamos.
  • d) Liberdade seria, pois, começar o improvável.
  • e) A liberdade nos liberta, o passado é argila que nos molda.
#208094
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Numa outra redação de um segmento do 5º parágrafo do texto, estará correta e coerente com o sentido original a seguinte construção:

Sem nossa história e nosso passado, não teríamos

  • a) de onde prover, nem aonde nos inclinarmos.
  • b) por onde começar, nem espaço para nos expandirmos.
  • c) aonde começar, nem aonde alcançarmos projeção.
  • d) por onde provermos, nem lugar aonde nos fixarmos.
  • e) onde dar início, nem aonde progredirmos.