Processando...

Simulado SPPREV | Técnico em Gestão Previdenciária | CONCURSO

Simulado SPPREV | Técnico em Gestão Previdenciária

SIMULADO SPPREV | TÉCNICO EM GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SPPREV para o cargo de Técnico em Gestão Previdenciária.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso SPPREV. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Gestão Previdenciária, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SPPREV | Técnico em Gestão Previdenciária contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SPPREV.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#110016
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O carroceiro é mostrado no texto

  • a) com certo saudosismo, imaginando-se já o seu desaparecimento num futuro próximo, superado por funções mais modernas.
  • b) com algum desprezo, manifesto em sua associação a animais como a formiga e o burro.
  • c) com indiferença, podendo-se entrever o cuidado do autor para não deixar transparecer sua posição pessoal.
  • d) sem isenção, enaltecendo-se o seu trabalho de modo a que surja desvinculado da privação e da miséria.
  • e) sem condescendência, reconhecendo-se a importância de seu trabalho, ainda que limitado, e as agruras de sua existência.
#110017
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A contradição a que se refere o autor no último parágrafo surge a partir de

  • a) uma ocultação: todas as características que remeteriam o carroceiro ao atraso são desconsideradas em favor do único elemento que permite associá-lo ao progresso.
  • b) um embaralhamento: avanço e atraso, geralmente vistos como opostos, passam a significar a mesma coisa, a ponto de ser o mais atrasado descrito como o mais moderno.
  • c) uma inversão: o que costuma ser associado ao atraso é visto como elemento progressista; o que se tem como mais moderno é relacionado ao mais retrógrado.
  • d) um equívoco: a suposição de que todos os motoristas sejam consumidores inveterados, despreocupados do meio ambiente e hostis à reciclagem.
  • e) uma constatação: a sociedade atual progrediu tão velozmente que não há mais lugar para elementos antiquados, mesmo os que têm uma função relativamente moderna.
#110018
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Os segmentos que, no contexto da crônica, se aproximam pelo sentido estão em:

  • a) Cena comum nas cidades, grande engrenagem do avanço e poderosa cadeia de consumo.
  • b) restos que espalhamos pelos caminhos, consumidor de artigos descartáveis e pegar, usar e largar.
  • c) Cala a tua buzina irritada, o carro dele não emite gazes e grande engrenagem do avanço.
  • d) consciência do bem comum, consumidor de artigos descartáveis e trabalha para o nosso bem.
  • e) O atraso é nosso, descuidada atitude que formou a sociedade atual e consciência do bem comum.
#110019
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O elemento grifado foi corretamente substituído pelo pronome correspondente, com os ajustes necessários, em:

  • a) mas faz sua parte mínima = mas faz-na
  • b) Leva restos = Leva-nos
  • c) descuidada atitude que formou a sociedade atual = descuidada atitude que lhe formou
  • d) o carro dele não emite gazes = o carro dele não os emite
  • e) puxa com enorme esforço pedaços do caos = puxa-lhes com enorme esforço
#110020
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Cala a tua buzina irritada... Não o apresses... Vê que curiosa contradição...
Caso o cronista tivesse tratado o motorista por você em lugar de tu, os segmentos acima deveriam ser reescritos da seguinte forma:

  • a) Calas a sua buzina irritada... / Não o apressas... / Vês que curiosa contradição...
  • b) Calai a vossa buzina irritada... / Não o apresseis... / Vede que curiosa contradição...
  • c) Cala a sua buzina irritada... / Não o apressa... / Veja que curiosa contradição...
  • d) Cale a sua buzina irritada... / Não o apresse... / Veja que curiosa contradição...
  • e) Cale a sua buzina irritada... / Não o apressa... / Vede que curiosa contradição...
#110021
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

...ele [...] não produz esse lixo...

O verbo grifado acima tem o mesmo tipo de complemento que o verbo empregado em

  • a) Não o apresses...
  • b) ...o homem que ali vai [...] trabalha para o nosso bem.
  • c) ...o carro dele [...] não buzina...
  • d) Não é ele que vai devagar...
  • e) É o carroceiro.
#110022
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Está inteiramente adequada a pontuação da frase:

  • a) Como acontece, com muitas inovações, a reciclagem é uma ideia que tão logo seja apresentada nos parece extremamente positiva, ao passo que sua implementação, sobretudo, em grande escala demanda mudanças de comportamento que estão longe, de se dar tão rapidamente.
  • b) Como acontece com muitas inovações, a reciclagem é uma ideia que tão logo seja apresentada, nos parece extremamente positiva, ao passo que, sua implementação sobretudo em grande escala, demanda: mudanças de comportamento, que estão longe de se dar tão rapidamente.
  • c) Como acontece com muitas inovações, a reciclagem é uma ideia que, tão logo seja apresentada, nos parece extremamente positiva, ao passo que sua implementação, sobretudo em grande escala, demanda mudanças de comportamento que estão longe de se dar tão rapidamente.
  • d) Como acontece com muitas inovações, a reciclagem, é uma ideia que tão logo, seja apresentada nos parece extremamente positiva, ao passo que sua implementação, sobretudo em grande escala demanda mudanças, de comportamento, que estão longe de se dar tão rapidamente.
  • e) Como, acontece com muitas inovações a reciclagem, é uma ideia, que tão logo seja apresentada, nos parece extremamente positiva: ao passo que, sua implementação sobretudo em grande escala, demanda mudanças de comportamento, que estão longe de se dar tão rapidamente.
#110023
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Não o apresses, ele não consegue ir mais depressa.

Mantêm-se a correção e o sentido da frase acima nesta nova redação:

  • a) Se ele não conseguir ir mais depressa, não o apresses.
  • b) Não o apresses, visto que ele não consegue ir mais depressa.
  • c) Ele não consegue ir mais depressa, porquanto não o apresses.
  • d) Não o apresses, por que ele não consegue ir mais depressa.
  • e) Não o apresses, embora ele não consiga ir mais depressa.
#110024
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Leia com atenção as afirmações abaixo.

I. Infere-se do texto que, por mais consistente que pareça, todo fato é passível de ser questionado.

II. O fato de até pouco tempo não haver cura para a tuberculose serve como alicerce para a tese defendida pelo autor: a de que o progresso advém do investimento na tecnologia.

III. O principal argumento do autor é o de que certos conceitos mudam ao longo da história, enquanto outros sempre permanecerão constantes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) I e III.
  • d) I.
  • e) III.
#110025
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado.

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em

  • a) Esses fatos [...] tornam indiscutível a tese...
  • b) ...o que inviabilizava o tratamento de doenças como a tuberculose.
  • c) Introduziu-se o conceito não só de evolução...
  • d) ...natural que isso aconteça...
  • e) ...as pessoas tendem a...
#110026
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, certezas tidas como inquestionáveis no passado distante foram colocadas em xeque...

Mantendo-se a correção e a lógica, o elemento grifado acima pode ser substituído por:

  • a) Contudo
  • b) Porquanto
  • c) Conquanto
  • d) Assim
  • e) Logo
#110027
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

...o que inviabilizava o tratamento de doenças como a tuberculose.
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  • a) era inviabilizado
  • b) são inviabilizadas
  • c) é inviabilizada
  • d) inviabilizam-se
  • e) foi inviabilizado
#110028
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Considere as afirmações abaixo sobre a pontuação da frase transcrita.

Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado. Basta dizer que, até começos do século XX, ignorava-se a existência de microrganismos − como vírus e bactérias − , o que inviabilizava o tratamento de doenças como a tuberculose.

I. A vírgula colocada após os travessões poderia ser suprimida, pois é facultativa.

II. Os travessões poderiam ser substituídos por parênteses, sem prejuízo para a correção e o sentido.

III. O segmento esse conhecimento poderia ser isolado por vírgulas, sem prejuízo para a correção e o sentido.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) I e III.
  • d) II.
  • e) III.
#110029
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Pode-se apontar como positivo o fato de que as novas gerações são menos resistentes ...... mudanças. Mas seria um erro supor que os que defendem valores estabelecidos, em oposição ...... outros valores considerados inovadores, estejam invariavelmente errados. Por outro lado, como a mudança é intrínseca ...... vida em sociedade, tentar impedi-la torna-se impossível.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • a) a - a - à
  • b) a - à - a
  • c) à - a - à
  • d) à - à - a
  • e) à - à - à
#110030
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se em uma forma do singular para preencher corretamente a lacuna da frase:

  • a) A descoberta dos vírus e bactérias ...... (possibilitar) a produção de antibióticos, o que representou um enorme avanço na cura de doenças.
  • b) Antes da descoberta da vacina, as complicações do sarampo ...... (provocar) a morte de milhões de crianças por ano.
  • c) Em grandes aglomerações humanas, como as previstas durante as Olimpíadas de Londres, os especialistas ...... (recomendar) a vacinação.
  • d) Ao contrário do que se imagina, países da Europa, em que a maioria da população conta com serviços de saúde, .... (enfrentar) uma epidemia de sarampo.
  • e) À medida que certas enfermidades se ...... (tornar) mais raras, muitos passaram a subestimar o risco de contraí-las.