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Simulado SPPREV | Analista em Gestão Previdenciária | CONCURSO

Simulado SPPREV | Analista em Gestão Previdenciária

SIMULADO SPPREV | ANALISTA EM GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SPPREV para o cargo de Analista em Gestão Previdenciária.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso SPPREV. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista em Gestão Previdenciária, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SPPREV | Analista em Gestão Previdenciária contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SPPREV.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

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#100048
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
SPPREV
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(1,0) 1 - 

Compreende-se corretamente do texto:

  • a) análise cuidadosa do dicionário quanto ao verbete “tuberculose” demonstra que muito do que se fala sobre a doença pode ser creditado à imaginação popular.
  • b) o medo de contrair a tuberculose faz as pessoas conhecerem o nome que se dá a cada um dos seus sintomas e buscar tratamento preventivo.
  • c) o fato de a tuberculose ser designada com a abreviatura do seu nome científico − “TB” − advém do avanço que se conheceu no século 20 quanto à sua natureza e tratamento.
  • d) a tuberculose é doença que ocorre habitualmente e com incidência significativa em certas populações da maior parte dos países em desenvolvimento.
  • e) a resistência a ser afetada pela tuberculose, fato constatável em parte relevante da população, é consequência de tratamentos sofisticados e dispendiosos.
#100049
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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SPPREV
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(1,0) 2 - 

O texto abona a seguinte afirmação:

  • a) o tratamento supervisionado, sob a vigilância de profissionais da saúde, é inovação que, em 2011, mereceu destaque entre as mais variadas ações de combate à tuberculose.
  • b) o título do editorial expressa desalento pela permanência do mal que se desejaria erradicado.
  • c) a cifra de 4 600 mortos pela tuberculose em 2011 é considerada pequena face às 69 mil novas infecções no período.
  • d) a melhora no quadro da tuberculose no Brasil deve ser creditada ao sucesso de ações conjuntas, mas, sobretudo, à resistência às drogas antibacterianas.
  • e) o crescimento econômico acelerado é responsável, nos países em desenvolvimento, pelo acirramento da luta contra a tuberculose, em batalha ainda longe de ser vencida.
#100050
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(1,0) 3 - 

Considere o parágrafo 7, em seu contexto, e o verbete de dicionário que se reproduz abaixo:

padronizar

− verbo

transitivo direto

1 estabelecer o padrão de; submeter a padronização; uniformizar, estandardizar

Ex.:<p. as esquadrias de um prédio><p.a voltagemdas lâmpadas> transitivo direto
2 Rubrica: química. definir precisamente a concentração de (uma substância, ger. um reagente empr. em titulação) numa determinada solução
Afirma-se com correção:

  • a) a caracterização de doses é entendida exclusivamente a partir do que se lê, no verbete, sob a rubrica “química”.
  • b) o verbo “ajudar” está empregado como intransitivo, pois o texto não oferece nem explícita, nem implicitamente, um complemento para ajudou.
  • c) o segmento por reduzir a quantidade de pílulas que o paciente precisa tomar expressa ideia de consequência.
  • d) consideram-se Causas mais remotas os fatores de melhoria na qualidade de vida a que as pessoas mais dificilmente têm acesso.
  • e) a expressão também podem ter contribuído apresenta marca da atitude do autor com relação à frase: ele assume seu conteúdo com reservas.
#100051
Banca
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(1,0) 4 - 

A profusão de sinônimos nos dicionários para designar a tuberculose dá bem a medida de quanto a doença penetrou no imaginário popular.
O segmento destacado acima recebeu novas redações. A que NÃO mantém o sentido original é:

  • a) evidencia quão grande foi a penetração da doença no imaginário popular.
  • b) permite avaliar quanto o imaginário popular foi refratário à doença.
  • c) comprova que, sem dúvida, a doença penetrou intensamente no imaginário popular.
  • d) ostenta o vigor com que a doença povoou o imaginário popular.
  • e) demonstra o quanto a doença impregnou o imaginá- rio popular.
#100052
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(1,0) 5 - 

A terapia, que em geral dura seis meses, precisa ser levada até o fim. Caso contrário, a doença pode voltar sob formas resistentes, cujo tratamento é mais caro e complexo.
No trecho acima,

  • a) a retirada das vírgulas na primeira frase afeta o sentido original: passa-se a entender que é unicamente a terapia que dura, em geral, seis meses, que precisa ser levada até o fim.
  • b) caso se tratasse de “terapias”, seria necessário, pelo padrão culto escrito, o emprego de “precisa serem levadas”.
  • c) a substituição de Caso contrário por “Em oposição” mantém a correção e o sentido originais.
  • d) o segmento cujo tratamento é mais caro e complexo pode receber outra redação, que preserva o sentido original e é igualmente clara e correta: “de que o tratamento é tão mais caro, complexo”.
  • e) o deslocamento de cujo tratamento é mais caro e complexo – “Caso contrário, a doença, cujo tratamento é mais caro e complexo, pode voltar sob formas resistentes” – mantém o sentido e a correção originais da frase.
#100053
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(1,0) 6 - 

Análise do texto legitima o seguinte comentário:

  • a) (linhas 6 a 8) em frase que considera seres humanos como uma unidade, o pronome lhe retoma exatamente essa expressão.
  • b) (linha 11) a frase O sonho durou pouco, por manifestar ideia de sentido opositivo à frase anterior, poderia corretamente ligar-se à antecessora por meio da palavra “todavia”.
  • c) (linhas 12 e 13) sem alteração da correção e do sentido originais, o contexto permite tanto o emprego de aliado, quanto o de ''aliadas".
  • d) (linhas 21 e 22) para que se mantenham a correção e o sentido originais, o padrão culto legitima a substituição dos parênteses apenas por vírgulas, não aprovando, por exemplo, o uso de travessões nesse específico contexto.
  • e) linha 18) a expressão de que é exigida pela forma verbal empregada anteriormente na frase.
#100054
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(1,0) 7 - 

Está correto o seguinte comentário sobre a forma verbal indicada:

  • a) (linha 10) estariam – exprime um fato considerado improvável.
  • b) (linha 11) durou – designa fato passado concebido como permanente.
  • c) (linha 23) contribuíram – encerra ideia de continuidade da ação, no passado.
  • d) (linha 19) estão caindo – indica uma ação durativa num momento delimitado.
  • e) (linhas 44 e 45) Merecem – designa, por expressar verdade indiscutível, um estado considerado permanente.
#100055
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(1,0) 8 - 

A substituição que mantém a correção gramatical é a de

  • a) (linhas 4 e 5) para designar a tuberculose por “afim de designar a tuberculose”
  • b) (linha 5) dá bem a medida por “mau dá a medida”.
  • c) (linha 9) com os antibióticos por “por que surgiram os antibióticos”.
  • d) (linhas 26 e 27) de que o paciente toma diariamente os remédios por “de que o paciente toma diariamente, os remédios”.
  • e) (linha 41) houve mais de 69 mil novas infecções por “deve ter havido mais de 69 mil novas infecções”.
#100056
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(1,0) 9 - 

Está correto o que se afirma em

  • a) I, II e III.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) III, apenas.
  • e) II, apenas.
#100057
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(1,0) 10 - 

Quando seres humanos temem algo, o primeiro impulso é providenciar-lhe um eufemismo.

A correta transposição da frase grifada para a voz passiva gera segmento com a seguinte formulação:

  • a) podem ter temor de algo.
  • b) teme-se algo.
  • c) chega a ser temido.
  • d) os seres humanos.
  • e) pelos seres humanos.
#100058
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(1,0) 11 - 

Atente para as afirmações abaixo.

I. No primeiro parágrafo, observa-se o quanto é difundida a noção de que em estética tudo é relativo.

II. No segundo parágrafo, a ciência é contraposta à estética, para mostrar o rigor de procedimentos formais indiscutíveis face à inutilidade das discussões sobre o belo.

III. No último parágrafo, o autor refuta a tese de que a imparcialidade e a isenção dos métodos científicos nada mais são que um mito.

Está correto o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I, apenas.
  • d) I, II e III.
  • e) II e III, apenas.
#100059
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(1,0) 12 - 

... descobrimos efetivamente – como um fato do mundo exterior, não como uma preferência de nosso psiquismo –que a Terra gira em torno do Sol e que a evolução ocorre...(2° parágrafo) ... o fogo arde quer queiramos ou não... (3° parágrafo)

Os argumentos transcritos acima são utilizados pelo autor

  • a) para demonstrar os limites da ciência quanto ao conhecimento de vários fenômenos que ocorrem independentemente da ação humana.
  • b) como comprovação das coincidências e similaridades entre os procedimentos científicos e os artísticos.
  • c) para enfatizar que, diferentemente da arte, a ciência não cria algo novo, mas apenas observa fenômenos que acontecem naturalmente.
  • d) como reconhecimento de que há fenômenos que independem da subjetividade humana, mas já pressupõem a singularidade de quem os observa.
  • e) para ratificar a sua convicção de que a ciência é superior à arte, pois une a objetividade dos fenômenos à subjetividade do cientista.
#100060
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(1,0) 13 - 

O segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:

  • a) Por outro lado, também não refutaria a possibilidade = De outro modo, igualmente não assentiria na hipótese
  • b) versões mais atualizadas no jargão popular = clichês hodiernos de publicações popularescas
  • c) como uma preferência de nosso psiquismo = tal uma escolha determinada pelo inconsciente
  • d) mas jamais chegaremos a um consenso = porém, nunca alcançaremos o equilíbrio
  • e) Uma variedade de motes antigos proclama = Uma multiplicidade de velhos ditos assevera
#100061
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(1,0) 14 - 

... para hoje contar com versões mais atualizadas no jargão popular.

O verbo grifado acima tem o mesmo tipo de complemento que o verbo empregado em:

  • a) .. mas jamais chegaremos a um consenso acerca de Bach ou Brahms...
  • b) ... também não refutaria a possibilidade de que a preferência pessoal...
  • c) ... e que a evolução ocorre...
  • d) A ciência, em contraste, seria supostamente um empreendimento objetivo...
  • e) ... e nenhum profissional do campo da estética faria uma pergunta tão tola.
#100062
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(1,0) 15 - 

Ao se substituir o elemento grifado em segmento do texto, o pronome foi empregado de modo INCORRETO em:

  • a) para possuir um original em latim = para possuí-lo
  • b) que cada ciência aplica a qualquer problema = que cada ciência lhe aplica
  • c) também não refutaria a possibilidade = também não a refutaria
  • d) que deveriam levar todas as pessoas = que lhes deveriam levar
  • e) é capaz de especificar o belo e o feio = é capaz de especificá-los