Processando...

Simulado SPDM - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SPDM - Língua Portuguesa

OBJETIVOS | Simulado SPDM - Língua Portuguesa

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado SPDM - Língua Portuguesa

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso SPDM.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SPDM - Língua Portuguesa

Este simulado contém questões da banca SPDM, para nível Médio do cargo de Auxiliar Administrativo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SPDM.

*Conteúdo Programático do Simulado SPDM - Língua Portuguesa.

  1. Teoria da comunicação: comunicação, comunicação verbal e não – verbal, elementos da comunicação verbal e funções da linguagem. 2. Fonética e fonologia: fonemas, vogais, consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos, classificação das palavras quanto à sílaba tônica, paronímia e homonímia; ortoépia e prosódia. 3. Morfologia: estrutura dos vocábulos (elementos mórficos, alomorfes, morfemas, categorias), processos de formação de vocábulos, classificação do substantivo, formação do substantivo, formação do plural, gênero do substantivo (substantivos uniformes), grau dos substantivos, artigo (emprego dos artigos, função sintática dos artigos), adjetivo, locuções adjetivas, flexões dos adjetivos, flexão de gênero, flexão de número, grau dos adjetivos, numerais, pronomes (classificação dos pronomes, pronomes substantivos e pronomes adjetivos), verbo: modo, tempo, número e pessoa, desinências, formas nominais, conjugações, formação de tempos compostos, advérbio e preposição. 4. Sintaxe: frase e oração, análise sintática, termos da oração, predicação verbal, regência verbal e nominal, complemento nominal/adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto/vocativo, crase, colocação dos pronomes átonos e concordância nominal e verbal. 5. Sintaxe – Período Composto: coordenação e subordinação (classificação de períodos e orações). 6. Ortografia: acentuação gráfica, emprego do hífen e divisão silábica. 7. Pontuação: sinais de pontuação. 8. Estilística: figuras de linguagem, figuras de palavras, figuras de sintaxe, figuras de pensamento, discurso direto, indireto e indireto livre. 9. Semântica: denotação e conotação, significação das palavras (sinônimo, antônimo, homônimo e parônimo), polissemia e homonímia. 10. Interpretação e análise de textos: compreensão de texto literário ou não-literário.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Língua Portuguesa.

#43660
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

A frase que não mostra um exemplo de grau superlativo é:

  • a) “Este desastre do futebol brasileiro diante da Alemanha, em goleada, começou bem antes da lesão propositada em Neymar...”;
  • b) “... veio bem antes de quando Felipão mostrou-se desatualizado, soberbo, ditador...”;
  • c) “... veio antes pela excessiva propaganda, cuidando dos mínimos gestos e movimentos de nossos jogadores...”;
  • d) “... como se fossem deuses, novos e opulentos, com a supervalorização dos pés, como se pensassem ou criassem a ordem do universo”;
  • e) “O preço foi muito caro”.
#43661
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O texto desta prova tem a finalidade de:

  • a) elogiar o futebol brasileiro;
  • b) lamentar a violência nos campos de futebol;
  • c) criticar alguns aspectos de nossa seleção;
  • d) apontar medidas que possam melhorar o nosso futebol;
  • e) mostrar a tristeza do povo brasileiro pela derrota.
#43662
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O par abaixo que é formado por classes de palavras diferentes das demais é:

  • a) futebol brasileiro;
  • b) excessiva propaganda;
  • c) mínimos gestos;
  • d) atletas nacionais;
  • e) muito caro.
#43663
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Ao dizer que a lesão em Neymar foi “propositada”, o autor do texto participa da opinião de que essa lesão foi:

  • a) intencionalmente praticada pelo adversário;
  • b) casualmente feita no calor do jogo;
  • c) prontamente punida pelo juiz da partida;
  • d) inevitavelmente ocorrida em atletas de ponta;
  • e) repetidamente praticada em jogos da Copa.
#43664
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

“Este desastre do futebol brasileiro diante da Alemanha”; a expressão “diante da” pode ser substituída adequadamente por:

  • a) contra a;
  • b) para a;
  • c) frente à;
  • d) em relação à;
  • e) de encontro à.
#43665
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Ao dizer que “como de início se viu um time de sopro curto”, no termo sublinhado o autor empregou uma figura de linguagem denominada:

  • a) metonímia;
  • b) metáfora;
  • c) pleonasmo;
  • d) eufemismo;
  • e) hipérbole.
#43666
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Em relação à afirmação de que o desastre começou bem antes da lesão de Neymar, o texto:

  • a) não esclarece onde está o começo do desastre;
  • b) diz que o desastre começou com a desatualização do Felipão;
  • c) informa que o desastre teve início com a arrogância do treinador;
  • d) explica que o desastre é fruto do exagero de cuidado com os jogadores;
  • e) justifica que o desastre era inevitável em função da falta de inteligência.
#43667
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

“com a supervalorização dos pés, como se pensassem ou criassem a ordem do universo”; nessa frase do texto há uma relação de sentido implícita entre dois elementos, que só NÃO pode ser expressa por:

  • a) corpo e mente;
  • b) prática e teoria;
  • c) pés e cabeça;
  • d) trabalho e comodismo;
  • e) atividade e pensamento.
#43668
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

“veio antes pela excessiva propaganda, cuidando dos mínimos gestos e movimentos de nossos jogadores, como se fossem deuses, novos e opulentos, com a supervalorização dos pés, como se pensassem ou criassem a ordem do universo. Não foi apenas a seleção alemã superior, houve negligência, pane, lapso dos atletas nacionais e como de início se viu um time de sopro curto. O preço foi muito caro.”

Considerando as três ocorrências do vocábulo “como”, sublinhadas no texto, pode-se afirmar que:

  • a) apresentam valores semânticos diferentes;
  • b) só as duas primeiras ocorrências mostram o mesmo valor semântico;
  • c) a última ocorrência tem valor semântico de tempo;
  • d) as três ocorrências mostram valor de comparação;
  • e) só as duas últimas ocorrências mostram o mesmo valor semântico.
#43669
Banca
SPDM
Matéria
Português
Concurso
SPDM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

A palavra “goleada” apresenta um sufixo (-ada), com valor de coletivo, como ocorre em:

  • a) jogada;
  • b) bananada;
  • c) laranjada;
  • d) trombada;
  • e) poeirada.