Simulado Sociologia da Comunicação | Concursos Diversos | CONCURSO
SIMULADO SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | DIVERSOS
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversas para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Sociologia da Comunicação da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Sociologia da Comunicação contém um total de 14 questões de concursos com um tempo estimado de 42 minutos para sua realização. O assunto abordado é Sociologia da Comunicação da banca Diversas do concurso Diversos.
RANKING
Realize o simulado Sociologia da Comunicação até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45668
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) vida anticonsumo.
- b) indústria cultural.
- c) modernidade líquida.
- d) pós-modernidade sólida.
- e) comunicação face a face.
- #45669
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) a oportunidade de mais pessoas experimentarem a aura da arte frente a qualquer cópia.
- b) a valorização das cópias e a desvalorização dos originais no mercado de arte.
- c) a primeira possibilidade de fazer cópias de obras de arte.
- d) um processo crítico de reinvenção da arte, a partir de obras originais.
- e) a perda da aura da obra de arte original em suas cópias.
- #45670
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de 25 milhões de pessoas tenham assistido à festa de premiação do Oscar 2018. Além da expressiva audiência, a indústria cinematográfica norte-americana movimenta mercados, gera empregos e arrecada bilhões de dólares em bilheteria com os famosos “blockbusters”. A Comunicação de Massa tem como características principais “dirigir-se, a partir de uma fonte organizada, a um grande público (heterogêneo e anônimo)” e “estar inserida na economia de mercado”. Ao sugerir a expressão “indústria cultural”, o teórico alemão Theodor Adorno afirmou que “as massas são meros acessórios da máquina. O consumidor não é rei, como pretende a indústria cultural; não é sujeito, mas seu objeto”.
Daí se infere que a indústria cultural:
- a) é um sistema de comunicação unidirecional em sua essência, mesmo que disponha de mecanismos de feedback;
- b) baseia-se num esquema de relações simétricas, em uma paridade de condições entre emissor e receptor, devido à vasta audiência que atinge;
- c) desempenha papel de propagação ideológica, pois no mundo globalizado pretende-se salvaguardar a identidade cultural do norte-americano;
- d) contribui para tirar o consumidor de sua zona de conforto, na medida em que estimula a participação popular por intermédio das redes sociais;
- e) questiona as normas sociais explícitas ou implícitas, a exemplo do Oscar, que premia produções que destacam as minorias e a ideologia de gênero.
- #45671
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) a multidão se caracteriza por ser uma aglomeração de pessoas, fisicamente próximas, focadas em um mesmoobjetivo.
- b) o público existe quando grupos e pessoas que não reagem de forma homogênea estão submetidos a uma mesma mensagem.
- c) a massa se forma quando um tema relevante consegue canalizar a atenção dos seus integrantes.
- d) o grupo se caracteriza por ser formado por pessoas com pouca identidade de propósitos.
- e) a comunidade para ser formada não necessita de que seus membros tenham uma história compartilhada.
- #45672
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
- a) reconhece que as notícias são distorcidas, mas isso não ocorre por intenção dos jornalistas ou dos proprietários. A distorção das informações acontece na origem da apuração, nas fontes.
- b) defende que o jornalismo é uma construção da realidade, portanto entendem os seus defensores que o jornalista é fiel à descrição do fato.
- c) acredita que o público tende a considerar os assuntos veiculados na mídia como os mais importantes e, portanto, merecem o centro das atenções com seus interlocutores.
- d) compara o jornalismo a um mercado e as notícias são seus produtos. As notícias são como são porque as organizações e os jornalistas assim determinam.
- e) defende que as notícias seriam produzidas de maneira parcial com a intenção de servir a interesses políticos.
- #45673
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
- a) estruturalista da linguagem.
- b) difusionista da linguagem.
- c) dialógica da linguagem.
- d) autopoiética da linguagem.
- e) pós-moderna da linguagem.
- #45674
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
- a) reside no visual que a publicação escolhida apresenta.
- b) está nas possibilidades de diversão oferecidas ao leitor.
- c) é a identificação ideológica entre o leitor e a publicação.
- d) se dá meramente pelo acaso, sem identificação clara.
- e) está no costume adquirido de ler sempre o mesmo jornal.
- #45675
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Com base nos modelos teóricos de comunicação e no processo de significação, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:
I- Segundo o modelo de Lazarsfeld, em um ato de comunicação, as seguintes perguntas devem ser respondidas: quem? Diz o quê? Por qual canal? Aquem? Com qual efeito?;
II- A comunicação só existe quando percebemos dois participantes. Eles devem possuir um código comum, possibilitando o ato sêmico;
III- APlaca de trânsito pode ser considerada como um símbolo;
IV- O rastro de um animal no chão mostra que ele esteve naquele local. Esse signo é conhecido como símbolo;
V- O ícone é um signo convencionalmente associado ao seu objeto.
- a) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
- b) Somente as afirmativas II, IV, e V estão corretas.
- c) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
- d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- #45676
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) capitalista.
- b) marxista.
- c) cibernético.
- d) funcionalista.
- e) darwinista.
- #45677
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
- a) a independência do colonizador.
- b) as marcas da dependência cultural.
- c) as relações interpessoais da população.
- d) o interesse pelo exótico.
- e) os poucos veículos de informação.
- #45678
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
- a) No modelo dessa teoria, utiliza-se o canal tanto para codificar a mensagem quanto para transportá-la até o destinatário.
- b) Shannon e Weaver propuseram um modelo linear de comunicação em que o foco do pesquisador seria compreender o significado dos sinais codificados e transmitidos dentro do sistema.
- c) Para os críticos dessa teoria, o modelo é considerado reducionista, por descrever o processo de comunicação de maneira técnica e instrumental.
- d) De acordo com essa teoria, os ruídos são perturbações programadas, que colaboram para um quadro de total isomorfismo.
- e) São elementos do referido modelo: fonte, codificador, canal, decodificador, campo de experiência, sinal, ruído e destinatário ou receptor.
- #45679
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
- a) percepção seletiva, em que o indivíduo filtra apenas informações de interesse privado.
- b) disfunção midiática, em que o indivíduo perde o controle sobre o seu contato com a midía.
- c) disfunção narcotizante, em que a consciência social do indivíduo permanece inalterada.
- d) função narcotizante, cujo objetivo do Estado é manter o indivíduo paralisado de maneira a não agir socialmente.
- e) função antimidiática, em que o excesso de informação exclui o indivíduo do contato com a mídia.
- #45680
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
- a) Merton chama de polimórfico o líder cosmopolita, uma vez que este exerce influência sobre diversas áreas temáticas.
- b) O two-step flow of communication (ou modelo de influência interpessoal), proposto por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, inovou ao demonstrar que a opinião dos indivíduos é influenciada não somente por condições psicológicas que determinam a percepção, mas também pela qualidade dos vínculos que se formam no interior dos grupos.
- c) A escolha por um candidato nas eleições não depende do contato direto com a mensagem recebida pela mídia nem da interação dos indivíduos com outros componentes do grupo que não sejam líderes de opinião.
- d) Os estudos mencionados reforçam a ideia de que os ouvintes aceitam com facilidade a comunicação de massa e são mais vulneráveis à sua influência do que à da comunicação interpessoal.
- e) Segundo Merton, o líder de opinião do tipo local geralmente tem formação acadêmica e destaca-se por seu caráter eminentemente técnico e focado em áreas específicas; o líder cosmopolita, ao contrário, mantém relações sociais equânimes, com o maior número possível de pessoas.
- #45681
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Sociologia da Comunicação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
No começo do século XX, Robert Ezra Park inaugura os Estudos de Comunicação da Escola de Chicago. Entre as novidades trazidas pelos teóricos, podemos destacar a cidade como laboratório social e a ecologia humana. Com base no texto “A Escola de Chicago” analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:
I- O terreno de estudo da Escola de Chicago é a cidade com seus signos de desorganização, de marginalidade, de aculturação e assimilação;
II- A ecologia humana estuda as relações de existência entre a sociedade e o meio ambiente, incluindo-se aqui os animais e a flora;
III- Para Park, é a “luta pelo espaço” que rege as relações interindividuais. Competição e divisão do trabalho resultam em cooperação não-planificada na sociedade;
IV- Os estudiosos da escola se baseavam na pesquisa etnográfica, isto é, entender no nível macro as relações sociais;
V- A escola de Chicago nasceu para entender os fenômenos de recepção da TV colorida.
- a) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
- c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- d) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
- e) Somente as afirmativas I e III estão corretas.