Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia | CONCURSO
SIMULADO SME – SP | PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – SOCIOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SME – SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso SME – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SME – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
(1,0) 16 -
Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.
II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #119871
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Analise a tira a seguir.
Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.
- a) Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
- b) Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade merecem uma reação crítica.
- c) Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
- d) Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem sofrer uma reação crítica.
- e) Os discursos ideológicos veiculados na sociedade em nada se relacionam com a prática docente.
- #119872
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Observe a imagem a seguir.
O cartaz refere-se à
- a) Educação Especial, programa que assiste aos portadores de necessidades especiais e os prepara para o mercado de trabalho.
- b) Educação Profissional e Tecnológica, programa integrado aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
- c) Educação de Jovens e Adultos, programa que está destinado aos que estão em uma faixa de idade considerada adequada para exercer uma atividade produtiva.
- d) Educação Básica do Campo, programa voltado para atender a uma população específica, difundindo novas tecnologias para o agronegócio.
- e) Educação Escolar Indígena, programa que considera o acesso às informações e aos conhecimentos técnicos bem como promove a cultura local.
- #119873
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.
Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de toda uma etapa de ensino. II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas avaliações em larga escala é o de estimular o maior comprometimento das escolas e das redes com a melhora dos indicadores escolares. III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) I, II e III.
- #119874
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Observe a imagem a seguir.
A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino Fundamental, é correto afirmar
- a) reforça a hegemonia de um conhecimento em detrimento de outro e cria um imaginário que vê as culturas de forma hierarquizada e inferior.
- b) apresenta uma situação típica do currículo monocultural.
- c) comprova que o processo de hierarquização de conhecimentos foi superado.
- d) ilustra e introduz uma nova disciplina nos currículos escolares.
- e) ilustra a construção de um currículo intercultural, o lugar da diversidade nas práticas curriculares.