Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia | CONCURSO
SIMULADO SME – SP | PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – SOCIOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SME – SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso SME – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia, contendo Sociologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SME – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #119850
- Banca
- FGV
- Matéria
- Sociologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais. ( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais. ( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) F, V e F.
- b) F, V e V.
- c) V, F e F.
- d) V, V e F.
- e) F, F e V.
- #119851
- Banca
- FGV
- Matéria
- Sociologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
Analise os fragmentos a seguir.
I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a segurança das pessoas e das propriedades; para estender nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem, o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do organismo social, as quais trouxeram essas consequências. (Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857) II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de revolução social. Com a alteração da base econômica, alterase mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa superestrutura. (Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859) O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para produzir modelos explicativos sobre a interação entre os fenômenos sociais. Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos trechos I e II.
- a) Progresso social e desenvolvimento intelectual.
- b) Evolução por estágios históricos e progresso social.
- c) Determinismo econômico e revolução.
- d) Dialética e evolução por estágios históricos
- e) Progresso social e determinismo econômico.
- #119852
- Banca
- FGV
- Matéria
- Sociologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito do impacto político, social e ético da aplicação das teorias evolucionistas de
Darwin sobre as sociedades humanas.
As opções a seguir retratam corretamente princípios do darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a.
- a) A dinâmica da “luta pela vida e pela morte” é aplicada às comunidades humanas para justificar o predomínio de um grupo de indivíduos sobre outros.
- b) O conceito darwiniano de espécie é utilizado para o estudo de diferentes grupos humanos e etnias e embasa uma perspectiva evolucionista das sociedades.
- c) A desigualdade social é analisada mediante o conceito de “evolução por seleção natural do mais apto”.
- d) Os mecanismos biológicos que regulam o curso da natureza são os mesmos que Charles Darwin atribuiu à sociedade dos homens.
- e) A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às relações internacionais e alimenta um conceito agressivo de "interesses nacionais".
- #119853
- Banca
- FGV
- Matéria
- Sociologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”
Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade.
Esse movimento social corresponde à
- a) conquista da felicidade.
- b) afirmação da democracia.
- c) defesa da equidade.
- d) sustentação da república moderada.
- e) luta pelos direitos individuais.
- #119854
- Banca
- FGV
- Matéria
- Sociologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
- a) A física social de Auguste Comte.
- b) O progresso da história de Karl Marx
- c) A evolução social de Herbert Spencer.
- d) A mudança social em Georg Simmel.
- e) O fato social em Émile Durkheim.