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Simulado SME - SP | CONCURSO

Simulado SME - SP

SIMULADO SME - SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SME-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SME-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SME-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SME - SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SME-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SME-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SME-SP
Para realizar o simulado SME-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SME-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SME-SP é aqui!


#207480
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.
Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir. I. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais. II. O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. III. Eliminar a reprovação implica em não valiar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Está correto o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I, II e III.
#207481
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(1,0) 2 - 

Uma escola da rede municipal de São Paulo está recebendo uma pesquisadora vinculada a uma Faculdade de Educação. A pesquisadora, na apresentação da proposta de trabalho aos professores, ressaltou a relação entre a escola e a universidade na gestão do conhecimento. A partir das reflexões propostas pelo documento “Programa Mais Educação: São Paulo”, sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

  • a) Cabe à universidade pesquisar e à escola reproduzir.
  • b) Cabe à universidade pesquisar e à escola investigar.
  • c) Cabe à escola pesquisar e à universidade sintetizar.
  • d) Cabe à universidade formar profissionais e à escola ensinar o saber básico, tarefas incompatíveis.
  • e) Cabe à escola estabelecer fronteiras claras de atuação com a universidade.
#207482
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(1,0) 3 - 

O documento “Programa Mais Educação” da rede municipal de ensino de São Paulo aborda a educação para as questões étnico-raciais, a partir da reflexão sobre a instituição das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Sobre essa temática, o documento “reconhece o papel fundamental da educação no que tange à eliminação das _____ e para a emancipação dos grupos historicamente discriminados. No entanto, ainda existe uma série de lacunas para que as instituições escolares possam cumprir este papel, entre os quais se destacam a _____ de educadores, ainda muito incipiente no trato com a diversidade, e a tímida implementação das leis que pautam a _____ da inclusão curricular de conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas, fazendo com que se reproduzam no espaço escolar preconceitos que, na realidade, deveriam ser _____”. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • a) representações – formação inicial – obrigatoriedade – desconstruídos
  • b) representações – sensibilidade – obrigatoriedade – desconstruídos
  • c) discriminações – formação inicial – obrigatoriedade – desconstruídos
  • d) discriminações – formação inicial – opção – desconstruídos
  • e) discriminações – formação inicial – obrigatoriedade – mesmo reforçados
#207483
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(1,0) 4 - 

Pedro, professor do 7º ano, está preocupado com um aluno que está ausente da escola há mais de 20 dias. Sobre as providências que devem ser tomadas pela escola, assinale a afirmativa correta.

  • a) Compete à família recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos professores, pela frequência à escola.
  • b) Compete ao Poder Público recensear os educandos do ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e registrar a frequência à escola.
  • c) Compete ao Poder Público manter os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e cuidar, com exclusividade, da frequência escolar.
  • d) Compete ao Poder Público recensear os educandos do ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
  • e) Compete à família fazer o recenseamento dos educandos no ensino fundamental e, caso sua oferta seja irregular, comunicar à autoridade competente
#207484
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(1,0) 5 - 

Maria tem 4 filhos. Os dois mais velhos, de 12 e 10 anos, não estão frequentando a escola porque estão ajudando a mãe no trabalho. Uma Assistente Social visitou a família e aconselhou a matrícula imediata das crianças na rede regular de ensino.

A indicação dada à mãe está de acordo com a seguinte disposição legal:

  • a) “os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.”
  • b) “os pais ou responsável têm a opção de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.”
  • c) “os alunos têm a obrigação de se matricular na rede regular de ensino.”
  • d) “os dirigentes escolares têm a obrigação de buscar os alunos a serem matriculados na rede regular de ensino.”
  • e) “os professores têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.”
#207485
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(1,0) 6 - 

José e Beatriz vão matricular sua filha, de 4 anos, em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Como esta é a primeira experiência do casal, estão em dúvida sobre a participação dos pais no processo escolar. Sua vizinha, agente comunitária, explicou que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê essa participação considerando o seguinte critério:

  • a) é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, mas não de participar da definição das propostas educacionais.
  • b) é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como o de participar da definição das propostas educacionais.
  • c) os pais ou responsáveis devem cuidar para que a criança mantenha a pontualidade e a assiduidade, o uso do uniforme e o cumprimento das tarefas, sem interferir nas propostas educacionais e pedagógicas.
  • d) a escola deve combinar com os pais ou responsáveis seus direitos e formas de participação.
  • e) os pais ou responsáveis, caso queiram conhece-lo, terão acesso ao processo pedagógico da escola.
#207486
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(1,0) 7 - 

Sobre as características da Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Educação Básica é obrigatória e deve ser realizada dos 4 aos 17 anos.

( ) A Educação Básica é organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

( ) O dever do Estado com a educação escolar será efetivado mediante a garantia da Educação Básica pública e gratuita.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e F.
  • b) V, F e F.
  • c) F, V e V.
  • d) V, F e V.
  • e) V, V e V.
#207487
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(1,0) 8 - 

Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar. A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais. A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que

  • a) a avaliação da aprendizagem deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
  • b) a avaliação da aprendizagem deve ser somativa, com prevalência dos resultados das provas finais.
  • c) avaliação da aprendizagem escolar, de caráter classificatório, tem como objetivo selecionar os alunos que serão promovidos para a série seguinte.
  • d) a avaliação da aprendizagem dos alunos é facultativa, sendo realizada caso seja opção pedagógica da escola segundo suas especificidades.
  • e) a avaliação da aprendizagem dos alunos é dispensada na atual legislação educacional, devido às divergências quanto à sua relevância.
#207489
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(1,0) 9 - 

Considerando as definições para a Educação Especial nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ( ) A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. ( ) Na organização da Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar, o pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, F e V.
  • b) F, V e V.
  • c) V, V e F.
  • d) V, V e V.
  • e) F, F e V.
#207491
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(1,0) 10 - 

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização.
O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

  • a) não se justifica, uma vez que as taxas de frequência e conclusão do Ensino Médio estão muito próximas de sua totalidade.
  • b) não faz sentido, uma vez que as escolas e os professores não devem se ocupar de uma tarefa exclusiva das famílias.
  • c) compromete o desenvolvimento curricular.
  • d) considera a atual alta taxa de abandono dos alunos do Ensino Médio.
  • e) é uma iniciativa desvinculada do contexto educacional e social da atualidade.