Simulado SHDIAS - Português | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado SHDIAS - Português
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado SHDIAS - Português
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso SHDIAS.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SHDIAS - Português
Este simulado contém questões da banca Prefeitura de São Sebastião – SP, para nível Médio do cargo de Secretário Escolar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SHDIAS.
*Conteúdo Programático do Simulado SHDIAS - Português .
FONÉTICA E FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Vogais – Semivogais – Separação de sílabas. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas – Uso do "Porquê" – Uso do hífen – Ortoépia. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Afixos – Radicais – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Verbos auxiliares – Verbos defectivos – Classe de Palavras – Flexão nominal e verbal – Emprego de locuções – Substantivo – Artigo – Adjetivo – Numeral – Pronome – Locução verbal – Advérbio – Preposição – Conjunção – Interjeição – Vozes verbais. SINTAXE: Predicação verbal – Concordância nominal – Concordância verbal – Regência nominal – Regência verbal – Pontuação – Colocação dos pronomes – Orações Coordenadas e Subordinadas – Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto, Advérbio, Vozes Verbais – Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. SEMÂNTICA: Sinônimos – Antônimos – Denotação e Conotação – Figuras de Linguagem: Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopeia; Catacrese; Paradoxo – Figuras de Palavras: Comparação; Catacrese; Metonímia – Figuras de construção: Elipse; Hipérbato; Pleonasmo; Silepse – Figuras de pensamento: Antítese – Vícios de Linguagem. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Coesão Textual. Conteúdos Programáticos do Ensino Médio.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .
- #44409
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Sebastião-SP
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Sobre o texto acima é incorreto afirmar que:
- a) A autora descreve ações do cotidiano urbano.
- b) Há no segundo verso uma interpretação totalmente denotativa.
- c) O último verso apresenta a conclusão do poema, o que representa uma visão frustrada diante da relação homem/trabalho.
- d) O último verso sugere uma reflexão do eu-lírico, mas pode representar qualquer pessoa que presencie situações do mundo globalizado em que o trabalho seja massacrante.
- #44410
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- Português
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- Prefeitura de São Sebastião-SP
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
- a) porque a conjunção e adiciona as ideias relacionando um verso a outro.
- b) no uso da conjunção e para contrariar as ideias anteriores.
- c) a partir do uso da conjunção e antecipando as ideias dos versos.
- d) na determinação do último verso sugerindo o advérbio hoje.
- #44411
- Banca
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- Português
- Concurso
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
- a) sugere um momento descritivo em “Subi pela escada e assim que entrei em casa,/dormi.”.
- b) é composto por traços dissertativos como em “Comi pão dormido e o café estava frio, (...).”.
- c) ocorrem traços narrativos no decorrer do texto todo.
- d) apresenta somente traços narrativos em “Cheguei atrasado no trabalho”.
- #44412
- Banca
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- Prefeitura de São Sebastião-SP
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(1,0) 4 -
- a) Elipse: é a supressão de uma palavra facilmente subentendida num texto. Exemplo: Agora no balcão, apenas dois copos.
- b) Hipérbato: consiste na alteração da ordem natural (direta) dos termos da frase. Caracteriza-se pelas inversões sintáticas. Exemplo: Passeiam cansados os turistas europeus.
- c) Pleonasmo: consiste na repetição de uma palavra ou expressão para realçar uma ideia, torná-la mais redutiva. Trata-se de redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Exemplo: Vi com meus próprios pés.
- d) Silepse: ocorre quando se realiza a concordância com a ideia e não com os termos expressos. Exemplo: Campos do Jordão está linda este mês.
- #44413
- Banca
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(1,0) 5 -
Observe os itens seguintes:
I. O bolo de chocolate, assei-o por 20 minutos.
II. O dinheiro, Alice o trazia em suas mãos.
Assinale a alternativa em que o(s) item(s) apresenta(m) objeto direto pleonástico:
- a) Apenas o item I apresenta objeto direto pleonástico.
- b) Apenas o item II apresenta objeto direto pleonástico.
- c) Todos os itens apresentam objeto direto pleonástico.
- d) Nenhum item apresenta objeto direto pleonástico.
- #44414
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(1,0) 6 -
- a) Vossa Excelência;
- b) Vossa Santidade;
- c) Vossa Reverência;
- d) Vossa Senhoria.
- #44415
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(1,0) 7 -
- a) Leve o agasalho porque vai esfriar.
- b) Reinaldo se esforçou muito, portanto merece o prêmio.
- c) Maurílio é forte como um touro.
- d) A aluna fez o trabalho conforme a professora pediu.
- #44416
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- 1
(1,0) 8 -
Leia o trecho seguinte:
“O Airbus 320-200 da AirAsia, está desaparecido desde último domingo. Encontraram intacta a caixa-preta do avião. Ontem um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.”
Fonte:[http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/mais-vitimas-do-voo-da-airasia-sao-localizadas.html – ADAPTADO]
No trecho “Encontraram intacta a caixa-preta do avião”, o termo destacado é:
- a) Objeto direto e indireto.
- b) Predicativo do objeto.
- c) Sujeito determinado composto.
- d) Predicativo do sujeito.
- #44417
- Banca
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(1,0) 9 -
Analise a frase seguinte:
“Você querendo, podemos ir ao cinema.”
I II
Os termos destacados I e II referem-se respectivamente a:
- a) oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio; oração principal.
- b) oração subordinada adjetiva restritiva; oração principal.
- c) oração principal; oração coordenada sindética aditiva.
- d) oração subordinada adjetiva restritiva; oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo.
- #44418
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- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Observe os itens e as preposições em destaque abaixo:
I. A menina ficou mais forte com as aulas de musculação.
II. As flores foram dadas com muito amor.
III. O Corinthians jogou com o Palmeiras ontem.
As preposições estabelecem respectivamente:
- a) causa – oposição – companhia.
- b) causa – modo – oposição.
- c) companhia – modo – modo.
- d) oposição – causa – causa.
- #44419
- Banca
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- Prefeitura de São Sebastião-SP
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- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 11 -
Dos itens abaixo, qual deles possuem uma palavra denotativa?
I. Ricardo foi à escola só hoje.
II. Sabrina faltou só à aula de Inglês.
Assinale a alternativa correta:
- a) Apenas o item I está com uma palavra denotativa.
- b) Apenas o item II está com uma palavra denotativa.
- c) Todos os itens estão com uma palavra denotativa.
- d) Nenhum item está com uma palavra denotativa.