Processando...

Simulado SHDIAS - Português | CONCURSO

Simulado SHDIAS - Português

📚 Simulado Prefeitura de São Sebastião-SP | Secretário Escolar | cód.4025

Você está a um simulado de distância da sua melhor versão. Treine para o concurso Prefeitura de São Sebastião-SP! 💡

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de São Sebastião-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de São Sebastião-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de São Sebastião-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de São Sebastião-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de São Sebastião-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de São Sebastião-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de São Sebastião-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de São Sebastião-SP.

Ver apostilas para Prefeitura de São Sebastião-SP


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de São Sebastião-SP

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de São Sebastião-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de São Sebastião-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#44409
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Sobre o texto acima é incorreto afirmar que:

  • a) A autora descreve ações do cotidiano urbano.
  • b) Há no segundo verso uma interpretação totalmente denotativa.
  • c) O último verso apresenta a conclusão do poema, o que representa uma visão frustrada diante da relação homem/trabalho.
  • d) O último verso sugere uma reflexão do eu-lírico, mas pode representar qualquer pessoa que presencie situações do mundo globalizado em que o trabalho seja massacrante.
#44410
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Ocorre coesão textual no poema acima, principalmente:

  • a) porque a conjunção e adiciona as ideias relacionando um verso a outro.
  • b) no uso da conjunção e para contrariar as ideias anteriores.
  • c) a partir do uso da conjunção e antecipando as ideias dos versos.
  • d) na determinação do último verso sugerindo o advérbio hoje.
#44411
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Apesar de ser um poema e apresentar um eu-lírico é possível afirmar sobre o poema:

  • a) sugere um momento descritivo em “Subi pela escada e assim que entrei em casa,/dormi.”.
  • b) é composto por traços dissertativos como em “Comi pão dormido e o café estava frio, (...).”. 
  • c) ocorrem traços narrativos no decorrer do texto todo.
  • d) apresenta somente traços narrativos em “Cheguei atrasado no trabalho”.
#44412
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa incorreta a respeito da definição e do exemplo de cada figura de construção: 

  • a) Elipse: é a supressão de uma palavra facilmente subentendida num texto. Exemplo: Agora no balcão, apenas dois copos.
  • b) Hipérbato: consiste na alteração da ordem natural (direta) dos termos da frase. Caracteriza-se pelas inversões sintáticas. Exemplo: Passeiam cansados os turistas europeus.
  • c) Pleonasmo: consiste na repetição de uma palavra ou expressão para realçar uma ideia, torná-la mais redutiva. Trata-se de redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Exemplo: Vi com meus próprios pés.
  • d) Silepse: ocorre quando se realiza a concordância com a ideia e não com os termos expressos. Exemplo: Campos do Jordão está linda este mês.
#44413
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Observe os itens seguintes:

I. O bolo de chocolate, assei-o por 20 minutos.

II. O dinheiro, Alice o trazia em suas mãos.

Assinale a alternativa em que o(s) item(s) apresenta(m) objeto direto pleonástico:

  • a) Apenas o item I apresenta objeto direto pleonástico.
  • b) Apenas o item II apresenta objeto direto pleonástico.
  • c) Todos os itens apresentam objeto direto pleonástico.
  • d) Nenhum item apresenta objeto direto pleonástico. 
#44414
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

A forma de tratamento adequada para sacerdotes é:

  • a) Vossa Excelência;
  • b) Vossa Santidade;
  • c) Vossa Reverência;
  • d) Vossa Senhoria.
#44415
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa que contém uma conjunção coordenativa explicativa:

  • a) Leve o agasalho porque vai esfriar.
  • b) Reinaldo se esforçou muito, portanto merece o prêmio.
  • c) Maurílio é forte como um touro.
  • d) A aluna fez o trabalho conforme a professora pediu.
#44416
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 8 - 

Leia o trecho seguinte:

“O Airbus 320-200 da AirAsia, está desaparecido desde último domingo. Encontraram intacta a caixa-preta do avião. Ontem um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.”

Fonte:[http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/mais-vitimas-do-voo-da-airasia-sao-localizadas.html – ADAPTADO]

No trecho “Encontraram intacta a caixa-preta do avião”, o termo destacado é:

  • a) Objeto direto e indireto.
  • b) Predicativo do objeto.
  • c) Sujeito determinado composto.
  • d) Predicativo do sujeito.
#44417
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Analise a frase seguinte:

Você querendopodemos ir ao cinema.”

               I                            II

Os termos destacados I e II referem-se respectivamente a:

  • a) oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio; oração principal.
  • b) oração subordinada adjetiva restritiva; oração principal.
  • c) oração principal; oração coordenada sindética aditiva.
  • d) oração subordinada adjetiva restritiva; oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo.
#44418
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Observe os itens e as preposições em destaque abaixo:

I. A menina ficou mais forte com as aulas de musculação.

II. As flores foram dadas com muito amor.

III. O Corinthians jogou com o Palmeiras ontem.

As preposições estabelecem respectivamente:

  • a) causa – oposição – companhia.
  • b) causa – modo – oposição.
  • c) companhia – modo – modo. 
  • d) oposição – causa – causa.
#44419
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 11 - 

Dos itens abaixo, qual deles possuem uma palavra denotativa?

I. Ricardo foi à escola  hoje.

II. Sabrina faltou  à aula de Inglês.

Assinale a alternativa correta:

  • a) Apenas o item I está com uma palavra denotativa. 
  • b) Apenas o item II está com uma palavra denotativa. 
  • c) Todos os itens estão com uma palavra denotativa. 
  • d) Nenhum item está com uma palavra denotativa.