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Simulado SESI-DF | Técnico em Educação – Orientador Pedagógico | CONCURSO

Simulado SESI-DF | Técnico em Educação – Orientador Pedagógico

SIMULADO SESI-DF | TÉCNICO EM EDUCAÇÃO – ORIENTADOR PEDAGÓGICO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESI-DF para o cargo de Técnico em Educação – Orientador Pedagógico.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETRO para o concurso SESI-DF. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Educação – Orientador Pedagógico, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESI-DF | Técnico em Educação – Orientador Pedagógico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESI-DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#119995
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
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(1,0) 1 - 

Nas HTPC da Escola Passo para o Futuro, sempre é disponibilizado aos professores um espaço para planejamento, trocas de experiências e discussões entre os professores, tematização de práticas, entre outras atividades que refletem direta ou indiretamente no processo ensino-aprendizagem. Sobre o processo de planejamento e seus desdobramentos em diferentes níveis e sobre os planos de ensino, pode-se afirmar que

  • a) planejamento operacional é o documento mais global presente na escola, que expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
  • b) segundo Libâneo, plano de ensino é o documento mais global, que expressa orientações gerais que sintetizam as ligações com o projeto pedagógico da escola.
  • c) planejamento de ensino é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
  • d) os termos “planejamento de ensino” e “plano de ensino” podem ser tomados como sinônimos.
  • e) a elaboração de planos de ensino, da forma como vem sendo praticada, elimina o trabalho de preparo das aulas.
#119996
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
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(1,0) 2 - 

Leia o texto abaixo para responder à questão. “O Brasil tem assistido nos últimos anos a um movimento de expansão das ações de acompanhamento e avaliação das políticas públicas desenvolvidas no país, principalmente no âmbito do governo federal. A utilização de recursos públicos em ações que não têm seu impacto devidamente mensurado, passando por uma minuciosa analise de custo efetividade tem, cada vez mais, perdido espaço na administração pública federal. Órgãos como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, aliados à criação de unidades especializadas dentro da estrutura organizacional do executivo federal, têm auxiliado na construção de uma cultura de avaliação e contribuído para a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos. Neste contexto, a utilização de índices sintéticos e indicadores relacionados aos programas sociais desenvolvidos tem ganhado espaço e servido de instrumentos para balizar a distribuição de recursos, caminhando para constituírem-se em ferramenta de monitoramento da política pública e em critério de alocação global do gasto público nos pais.(...)" Fonte: “Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas", José Gonçalves Moreira Neto, novembro de 2008, disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa... Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.

  • a) As propostas de indicadores sintéticos e sistemas de indicadores representam um avanço instrumental, mas não conceitual, em relação à gestão e monitoramento dos programas educacionais.
  • b) A utilização de indicadores contribui para maior acesso à realidade das desigualdades educacionais brasileiras e pode subsidiar o melhoramento das ações governamentais.
  • c) O excesso da aplicação desses indicadores implica risco de substituição do conceito que se quer medir pela medida, razão pela qual as agências oficiais da área educacional não devem auferir seu “selo de legitimidade" publicando simples números que careçam de sólida base teórica.
  • d) O sistema de indicadores para monitoramento e avaliação na sua totalidade deve comportar indicadores que sejam coerentes, tanto em relação a cada um dos temas quanto em relação ao conjunto de temas que farão parte desse sistema.
  • e) Existem seis dimensões propostas no trabalho com os indicadores educacionais: Educação Escolar Indígena, Educação no Campo, Ações Educacionais Complementares, Diversidade Étnico/Racial e Igualdade de Gênero.
#119997
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
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(1,0) 3 - 

Melissa é mãe de Catarina e sempre teve interesse em participar efetivamente da escola em que a filha estuda por meio de discussões com profissionais da escola, opiniões e vivências para melhor compreender a realidade educacional. Este ano está bastante envolvida, pois faz parte do Conselho Escolar. Sobre esse órgão colegiado, pode-se afirmar que

  • a) o Conselho Escolar é composto exclusivamente por representantes de pais e professores, sendo o diretor escolar membro nato desse colegiado.
  • b) é obrigatória a criação de Conselho Escolar em todas as escolas.
  • c) uma das dificuldades de atuação do Conselho Escolar é que não existe curso de formação específico para os conselheiros, mas é meta do MEC que isso ocorra até 2021.
  • d) cada escola define em seu próprio regulamento como deve ser feita a eleição dos conselheiros e quem tem direito a voto.
  • e) a criação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares foi uma proposta do MEC do ano de 2010, que ainda não entrou em vigor.
#119998
Banca
CETRO
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Pedagogia
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(1,0) 4 - 

Um dos desafios mais presentes em discussões educacionais é a reflexão acerca da qualidade e de como promovê-la e ampliá-la cada vez mais nas instituições de ensino. A esse respeito e pensando sobre a atuação do pedagogo junto aos demais profissionais da escola, tendo em vista a qualidade do processo de ensino- aprendizagem, pode-se afirmar que

  • a) não necessariamente o profissional especialista que desenvolve planejamento, supervisão, administração, inspeção e orientação no âmbito das escolas deverá ter graduação em Pedagogia ou pós- graduação.
  • b) buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o Pedagogo tornou-se um profissional mencionado nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), ora como especialista, ora como generalista.
  • c) não há referência na LDBEN de que deve ser promovida a gestão democrática do ensino público, com a participação de todos que atuam na escola. Quem faz tal abordagem é apenas o autor Vitor Henrique Paro.
  • d) nos últimos anos, a escola transformou-se bastante em termos de assumida de papéis, alteração em estrutura física, material, humana e organizacional.
  • e) o pedagogo atua com uma disciplina científica aplicada, como aponta Huberman.
#119999
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Pedagogia
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SESI-DF
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(1,0) 5 - 

Flávia é pedagoga e atua em uma escola pública há 3 anos. Seu papel, nessa escola, junto ao grupo de professores, é fundamental. Muitos professores são antigos na instituição e têm formação técnica em Magistério. Ela atua como articuladora do processo pedagógico na escola, ajuda os professores no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula e na análise e compreensão das situações de ensino com base em pressupostos teóricos. Acerca da concepção e do papel do pedagogo na escola, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Na década de 60, foi instituído o curso de Pedagogia no Brasil e houve o estabelecimento já traçado e bem definido da atuação do pedagogo nas escolas públicas.
  • b) As atribuições do pedagogo são amplas e constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (2006) e devem ser imediatamente implementadas na formação desse profissional da Educação.
  • c) A Pedagogia será dialética na medida em que, partindo do interesse libertário do conhecimento de uma teoria crítica da sociedade, voltado à humanização, tornar possível a ela a antecipação de uma práxis educacional transformadora.
  • d) É imprescindível questionar qual é a atuação do pedagogo escolar no atual contexto político e social quanto ao auxílio aos professores no que diz respeito à formação continuada.
  • e) É papel do pedagogo intervir diretamente na atuação dos professores na escola.
#120000
Banca
CETRO
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Pedagogia
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(1,0) 6 - 

Francisco nasceu e morou até os 9 anos de idade no Piauí. Aos 10 anos, veio para São Paulo e foi matriculado em uma escola pública. Ele recebeu vários apelidos dos colegas devido ao regionalismo presente em sua fala, o que o incomodou muito e causou diversos desentendimentos com os colegas. Sobre pluralismo e diversidade cultural, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no caso exposto, assinale a alternativa correta.

  • a) As escolas brasileiras sempre abordaram a temática do preconceito e da discriminação racial, étnica e cultural, pois viam como necessário marcar que o Brasil é heterogêneo.
  • b) No primeiro ciclo do ensino fundamental I é importante colocar a criança em contato com sua própria capacidade de criação cultural e com o reconhecimento dessa capacidade nos outros.
  • c) Há referência nos Parâmetros Curriculares Nacionais de que ao final do segundo ciclo do ensino fundamental I é preciso que os alunos reconheçam as manifestações culturais de seu próprio grupo, para no ensino fundamental II conhecerem a existência de outros grupos culturais além do seu, reconhecer seu direito à existência e respeitar seus modos de vida e suas expressões culturais.
  • d) É imprescindível que a escola primeiro ensine noções de pluralismo cultural para que depois os alunos possam vivenciá-los socialmente.
  • e) Um dos objetivos gerais que envolvem a pluralidade cultural para o ensino fundamental é exigir respeito para os outros e denunciar a violação dos direitos envolvendo a criança.
#120001
Banca
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(1,0) 7 - 

Leia o trecho abaixo para responder à questão.

“Para que serve alterar os programas se não é para os jovens construírem competências e saberes mais alargados, pertinentes, duradouros, mobilizáveis para a vida e para o trabalho?

Tratando-se de uma observação óbvia, in abstracto e na esfera das boas intenções, resta provar se uma abordagem por competências não será, paradoxalmente, mais elitista do que uma pedagogia centrada sobre os saberes, se dará mais sentido ao ofício de aluno e ajudará os alunos com dificuldades ou em situação de insucesso, a reconciliarem-se com a escola.”

Fonte: PERRENOUD, Philippe. Por que construir competências a
partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as
desigualdades
. Curitiba: Ed. Melo, 2010.

Sobre a abordagem da aprendizagem por competência, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Não existe hoje qualquer definição consensual do conceito de competência, pois o conceito não está estabilizado, a definição é controversa e a noção de competências transversais é questionável.
  • b) A competência é uma valia acrescentada aos saberes: a capacidade de utilizá-la para resolver problemas, construir estratégias e tomar decisões.
  • c) Os currículos orientados para o desenvolvimento das competências podem constituir progresso no registro das finalidades, no sentido do trabalho e dos saberes escolares e no registro didático e pedagógico.
  • d) É apropriado que nos currículos só sejam encontrados enunciados das competências, como, por exemplo, “saber sentir-se membro da comunidade”.
  • e) Para desenvolver competências, é necessário reduzir os programas para construir alguns saberes em função das iniciativas relacionadas com a investigação e alterar a maneira de ensinar (propor debates, situações-problema, projetos de investigação, experimentação, entre outros).
#120002
Banca
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(1,0) 8 - 

Joana é coordenadora pedagógica em uma escola pública e em um HTPC retomou as ideias principais das tendências pedagógicas, pois notou que alguns professores não reconheciam a teoria em suas práticas, desenvolvendo-as sem saber ao certo o porquê. Acerca das tendências pedagógicas, corresponde ao contexto histórico apenas afirmar que

  • a) Rogers é o inspirador da tendência liberal tecnicista, em que há afetividade na relação professor-aluno.
  • b) a tendência progressista libertadora tem como pressupostos de aprendizagem que a assimilação da criança é igual à do adulto, que a aprendizagem é receptiva e mecânica, que há sistematização de exercícios, verificação da aprendizagem a curto e a longo prazo e reforço negativo e positivo.
  • c) na tendência progressista libertária as matérias de estudo não são primordiais e os conteúdos são provenientes das necessidades e interesses dos grupos.
  • d) a tendência progressista libertária corresponde às ideias de Paulo Freire e à concepção de “educação popular”.
  • e) na tendência progressista libertadora, os métodos de ensino estão relacionados aos conteúdos. É uma espécie de pedagogia renovada que releva o saber criado pela criança (experiência do aluno) e promove a interação entre teoria e prática.
#120003
Banca
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(1,0) 9 - 

Tatiana é uma aluna com paralisia cerebral e grande comprometimento da motricidade e da comunicação. Não se expressa oralmente e comunica-se apenas pelo olhar, por meio de expressão facial ou por apontamento do que deseja. A professora e a auxiliar em educação da sala de Tatiana desenvolveram um material de comunicação alternativa para que ela possa se expressar e para que saibam se a aluna está aprendendo com base no que é proposto. Sobre os sistemas de comunicação suplementar e alternativa utilizados como recursos pedagógicos, pode- se afirmar que

  • a) é necessário introduzir nas escolas um sistema de comunicação mais idiossincrático do que convencional.
  • b) a introdução de um sistema alternativo de comunicação provoca mudanças na dinâmica interacional da família.
  • c) só é possível utilizar os sistemas de comunicação alternativa quando a criança pode utilizar o próprio corpo para significar.
  • d) LIBRAS também pode ser considerada um sistema de comunicação, embora não seja constituída como língua autônoma, pois não tem estrutura gramatical plena.
  • e) todos os sistemas de comunicação suplementar e alternativa são baseados em sistemas logográficos.
#120004
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(1,0) 10 - 

Em 2003, foi realizada uma pesquisa pela Revista Nova Escola sobre os 10 maiores problemas enfrentados pela Educação Básica brasileira. Na lista dos dez problemas apontados, não apareceu como título

  • a) indisciplina.
  • b) gestão sem eficiência e sem equipamentos.
  • c) fracasso escolar.
  • d) cultura escolar elitista.
  • e) desinformação da sociedade.
#120005
Banca
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(1,0) 11 - 

Leia os casos dos alunos abaixo para responder à questão .

1. Júlio estuda no 9º ano do ensino fundamental. É um bom aluno, mas não gosta de comparecer às aulas. Durante todo o ano, compareceu em 600 horas letivas.
2. Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental, não tem domínio das aprendizagens imprescindíveis e apresenta presença em 140 dias letivos.
3. Kaique é aluno do 1º ano do ensino médio e esteve presente em 175 dias letivos. No entanto, ausentou- se em 50% das aulas de Matemática.

Diante do exposto, é possível afirmar que, devido à quantidade de faltas,

  • a) Júlio e Mariana não serão classificados para o ano seguinte e Kaique será promovido.
  • b) Apenas Júlio será promovido para o ano seguinte.
  • c) Kaique e Júlio serão promovidos para o ano seguinte e Mariana será retida.
  • d) Os três alunos serão retidos.
  • e) Mariana e Kaique não serão classificados para o ano seguinte e Júlio será.
#120006
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(1,0) 12 - 

Quando Gabriel comete algum erro na realização das atividades propostas em sala de aula, tenta novamente com a mesma determinação. Com base na concepção das ações consecutivas propostas por Paulo Freire na sentença “fazemos, logo pensamos, assim existimos”, em que está intrínseca a intencionalidade social e histórica por trás de todo saber firmado e situando o erro como algo positivo, decorrente da própria busca, assinale a alternativa incorreta.

  • a) O erro para o aluno deve ser tido como algo construtivo para que a prática seja continuamente verificada, revista e melhorada. Para o professor, é preciso evitar o erro, uma vez que errar, neste caso, envolve outros seres e pode acarretar em opções que influenciam toda a vida do aluno, como uma retenção, por exemplo.
  • b) Sem o erro não há construção do conhecimento, uma vez que o saber estagna-se.
  • c) Os alunos podem construir suas próprias hipóteses e investigá-las, sendo capazes de fomentá-las ou eliminá-las ao passo que pesquisam e estudam suas hipóteses, comparam dados e teorias e quebram as fronteiras da tradicional assimilação e absorção dos conteúdos previamente estipulados.
  • d) Errar é aproximar-se sucessivamente do objeto de aprendizagem.
  • e) Tradicionalmente, a escola não tem estabelecido diferença entre o erro integrante do processo de aprendizagem e aquele classificado como simples engano ou mesmo desconhecimento.
#120007
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(1,0) 13 - 

Os alunos das turmas de ensino médio da professora Ana Lúcia são muito questionadores. Diante de toda a situação que julgam injusta e determinada apenas por uma pessoa, indagam “Onde está a democracia?”. A palavra democracia é largamente utilizada, em diferentes contextos. Sabendo-se que desde a constituição inicial do governo democrático, na Grécia, houve a definição de uma estrutura organizacional que subdividia as classes sociais, na sociedade brasileira atual, é possível apontar que esse aspecto também prevalece. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a contribuição da educação para a reversão ou minimização desse quadro de desigualdade social.

  • a) Os princípios da não diretividade e da autogestão contribuem para a democratização nas escolas.
  • b) A dissociação de escola e sociedade é essencial para que haja o afastamento do problema e a compreensão de que é preciso mudar primeiramente o tratamento em relação ao outro na escola.
  • c) Não necessariamente diferentes indivíduos que agem em equipe precisam ter objetivos e perspectivas afins.
  • d) O papel do educador é permitir que haja conciliação de ideias, uma vez que a diversidade é conflitiva e ocorre na contramão e da construção do conhecimento.
  • e) Saber que a verdade é relativa, instável e diversa e não contribui necessariamente para a aceitação dos princípios alheios. Por isso, tal conceito não precisa ser abordado na escola ao tratar de democracia.
#120008
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Pedagogia
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(1,0) 14 - 

Todos os anos na Escola Rumo ao Saber, na primeira reunião pedagógica, a equipe escolar respalda-se na avaliação dos resultados do ano anterior para elaborar o planejamento e estabelecer o Projeto Político-Pedagógico. Sobre o planejamento dialógico e o Projeto Político- Pedagógico da escola, é incorreto afirmar que

    • a) a definição dos compromissos é essencial ao planejamento e operacionalização do projeto.
    • b) as possíveis soluções para os problemas detectados na escola também devem ser elencadas no Projeto Político-Pedagógico.
    • c) a etnografia escolar deve ser considerada no planejamento no início do ano letivo.
    • d) as metas expostas no Projeto Político-Pedagógico são imutáveis e devem ser rigorosamente seguidas para vislumbrar mudanças qualitativas e quantitativas na escola.
    • e) os recursos financeiros, humanos e materiais devem ser considerados na estrutura básica referencial do Projeto Político-Pedagógico.
    #120009
    Banca
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    (1,0) 15 - 

    No “Documento Base” publicado pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação, discute-se as concepções e princípios da educação profissional técnica de nível médio, mais especificamente do ensino médio integrado, conforme as razões indicadas no trecho abaixo.

    “Entre as razões do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, a opção pelo apoio à forma de oferta de educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio dá-se, principalmente, pelo fato de ser a que apresenta melhores resultados pedagógicos. Assim, o PDE propõe sua consolidação jurídica na LDBEN, com o acréscimo de uma seção especificamente dedicada à articulação entre a educação profissional e o ensino médio, denominada ‘Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio’, e pelo financiamento para a melhoria da qualidade do ensino médio integrado e ampliação de sua oferta nos sistemas de ensino estaduais”.

    O sentido do ensino médio integrado expressa uma concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação dos sujeitos, as quais compreendem o trabalho, a ciência e a cultura. Um dos princípios do ensino médio integrado é o do “Trabalho como Princípio Educativo”. Sobre esse princípio, assinale a alternativa incorreta.

    • a) Considerar o trabalho como princípio educativo equivale dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la.
    • b) O trabalho se constitui como prática econômica, obviamente porque se garante a existência por meio da produção de riquezas.
    • c) Formar profissionalmente é, exclusivamente, preparar o indivíduo para o exercício do trabalho.
    • d) O trabalho é princípio educativo no ensino médio à medida que proporciona a compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, para a transformação das condições naturais da vida e a ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos.
    • e) O trabalho é princípio educativo no ensino médio na medida em que apresenta exigências específicas para o processo educativo, visando à participação direta dos membros da sociedade no trabalho socialmente produtivo.