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Simulado SESC-BA | Psicopedagogo | CONCURSO

Simulado SESC-BA | Psicopedagogo

SIMULADO SESC-BA | PSICOPEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESC-BA para o cargo de Psicopedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNCAB para o concurso SESC-BA. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicopedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESC-BA | Psicopedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESC-BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#120634
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 16 - 

Segundo Saltini (2002) apud Porto (2009), a criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. A presença do adulto dá a criança segurança física e emocional que a leva a explorar mais o ambiente e aprendendo consequentemente. Na interação entre professor e aluno, estabelecida na escola, exercem influência decisiva a:

  • a) comunicação e a afetividade.
  • b) afetividade e a cognição.
  • c) comunicação e a cognição.
  • d) informação e a afetividade.
  • e) informação e a emoção.
#120635
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

A aprendizagem escolar é vista como um processo ativo, essencialmente individual e interno. Individual, porque entende que os alunos devem realizar seu próprio processo de construção de significados e de atribuição de sentido sobre os conteúdos escolares, sem que ninguém possa substituí-los nessa tarefa; e interno, porque a aprendizagem não é entendida como o resultado da leitura pura e simples da experiência, mas sim como fruto de um complexo e intrincado processo. Tal afirmação corresponde, no campo da Psicologia da Educação, às teorias:

  • a) interacionistas.
  • b) centradas no sujeito.
  • c) sociológicas.
  • d) empiristas.
  • e) construtivistas.
#120636
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 18 - 

Dada a diversidade do alunado e das realidades escolares, não temos ainda conhecimentos e experiências de escolas inclusivas acumuladas que permitam afirmar que as classes comuns da maioria das escolas brasileiras – com número grande de alunos, professores sem formação adequada, entre outros aspectos – são a melhor opção para a aprendizagem e o desenvolvimento destes alunos. Nesse sentido, segundo Ainscow (2004) apud Glat (2009) a inclusão escolar pressupõe três elementos básicos:

  • a) presença, participação e construção do conhecimento.
  • b) integração, comunicação e adaptação do currículo.
  • c) interação, acessibilidade e adaptação do currículo.
  • d) presença, comunicação e construção do conhecimento.
  • e) acessibilidade, participação e construção de vínculo.
#120637
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

A proposta da Psicopedagogia, numa ação preventiva, é adotar uma postura crítica frente ao fracasso escolar, numa concepção mais totalizante, visando a propor novas alternativas de ação voltada para a melhoria da prática pedagógica nas escolas. O atendimento psicopedagógico pode, em determinados casos, recorrer a propostas corporais, artísticas etc, sempre comprometido com o trabalho escolar. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à atividade do Psicopedagogo.

  • a) Orientação de estudos.
  • b) Apropriação dos conteúdos escolares.
  • c) Desenvolvimento do raciocínio.
  • d) Modelagem cognitivo-comportamental.
  • e) Atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais.
#120638
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 20 - 

Visca (1987) que exerceu e exerce uma influência fundamental na Psicopedagogia no Brasil, baseia a Psicopedagogia numa “epistemologia convergente”, termo que denomina sua conceituação de aprendizagem e suas dificuldades, em função da integração por assimilação recíproca, das contribuições das escolas:

  • a) psicanalítica, vygotskyana e de psicologia comportamental.
  • b) lacaniana, piagetiana e de neuropsicologia.
  • c) psicanalítica, piagetiana e de psicologia social.
  • d) behaviorista, lacaniana e de psicologia comportamental.
  • e) psicanalítica, vygotskyana e de psicologia social.