Simulado SESC-BA | Psicopedagogo | CONCURSO
SIMULADO SESC-BA | PSICOPEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESC-BA para o cargo de Psicopedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNCAB para o concurso SESC-BA. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicopedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESC-BA | Psicopedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESC-BA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #120634
- Banca
- FUNCAB
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SESC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Segundo Saltini (2002) apud Porto (2009), a criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. A presença do adulto dá a criança segurança física e emocional que a leva a explorar mais o ambiente e aprendendo consequentemente. Na interação entre professor e aluno, estabelecida na escola, exercem influência decisiva a:
- a) comunicação e a afetividade.
- b) afetividade e a cognição.
- c) comunicação e a cognição.
- d) informação e a afetividade.
- e) informação e a emoção.
- #120635
- Banca
- FUNCAB
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SESC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A aprendizagem escolar é vista como um processo ativo, essencialmente individual e interno. Individual, porque entende que os alunos devem realizar seu próprio processo de construção de significados e de atribuição de sentido sobre os conteúdos escolares, sem que ninguém possa substituí-los nessa tarefa; e interno, porque a aprendizagem não é entendida como o resultado da leitura pura e simples da experiência, mas sim como fruto de um complexo e intrincado processo. Tal afirmação corresponde, no campo da Psicologia da Educação, às teorias:
- a) interacionistas.
- b) centradas no sujeito.
- c) sociológicas.
- d) empiristas.
- e) construtivistas.
- #120636
- Banca
- FUNCAB
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SESC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Dada a diversidade do alunado e das realidades escolares, não temos ainda conhecimentos e experiências de escolas inclusivas acumuladas que permitam afirmar que as classes comuns da maioria das escolas brasileiras – com número grande de alunos, professores sem formação adequada, entre outros aspectos – são a melhor opção para a aprendizagem e o desenvolvimento destes alunos. Nesse sentido, segundo Ainscow (2004) apud Glat (2009) a inclusão escolar pressupõe três elementos básicos:
- a) presença, participação e construção do conhecimento.
- b) integração, comunicação e adaptação do currículo.
- c) interação, acessibilidade e adaptação do currículo.
- d) presença, comunicação e construção do conhecimento.
- e) acessibilidade, participação e construção de vínculo.
- #120637
- Banca
- FUNCAB
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SESC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A proposta da Psicopedagogia, numa ação preventiva, é adotar uma postura crítica frente ao fracasso escolar, numa concepção mais totalizante, visando a propor novas alternativas de ação voltada para a melhoria da prática pedagógica nas escolas. O atendimento psicopedagógico pode, em determinados casos, recorrer a propostas corporais, artísticas etc, sempre comprometido com o trabalho escolar. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à atividade do Psicopedagogo.
- a) Orientação de estudos.
- b) Apropriação dos conteúdos escolares.
- c) Desenvolvimento do raciocínio.
- d) Modelagem cognitivo-comportamental.
- e) Atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais.
- #120638
- Banca
- FUNCAB
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SESC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Visca (1987) que exerceu e exerce uma influência fundamental na Psicopedagogia no Brasil, baseia a Psicopedagogia numa “epistemologia convergente”, termo que denomina sua conceituação de aprendizagem e suas dificuldades, em função da integração por assimilação recíproca, das contribuições das escolas:
- a) psicanalítica, vygotskyana e de psicologia comportamental.
- b) lacaniana, piagetiana e de neuropsicologia.
- c) psicanalítica, piagetiana e de psicologia social.
- d) behaviorista, lacaniana e de psicologia comportamental.
- e) psicanalítica, vygotskyana e de psicologia social.