Simulado SESA-ES | Psicologia | CONCURSO
SIMULADO SESA-ES | PSICOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESA-ES para o cargo de Psicologia .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEBRASPE para o concurso SESA-ES. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicologia , contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESA-ES | Psicologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESA-ES.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #120938
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Padrão generalizado de inflexibilidade, observância das normas e detalhes; sentimentos de dúvida e cautela; aderência a convenções sociais; insistência para que os indivíduos próximos se submetam aos seus conceitos de valor; falta de generosidade e de sentimentos de compaixão; intolerância com o outro e acumulação. De acordo com essa descrição, assinale a opção correta.
- a) A descrição sintomática acima atende aos critérios diagnósticos de um quadro de personalidade esquizoide, principalmente, no que se refere à falta de interesse em outras pessoas ou, em especial, relacionamentos sociais. Devido à intolerância com o outro, os indivíduos que sofrem deste transtorno comumente apresentam isolamento social e afeto modulado.
- b) O relato acima revela características de um transtorno de personalidade paranoide. Dificuldade no relacionamento com o outro; ausência de sentimentos de compaixão e, principalmente, falta de generosidade são critérios diagnósticos que atendem ao transtorno referido. É possível que, nesses casos, haja algum transtorno de humor associado.
- c) O relato aponta para uma falha em adaptar-se às normas sociais, o que pode indicar uma personalidade perversa. Contudo, sintomas como dúvida e cautela excessiva apontam para um quadro neurótico em que a ansiedade comparece como aspecto central. Nesse sentido, é possível afirmar que a descrição acima refere-se ao transtorno de personalidade borderline.
- d) A descrição acima aponta para um transtorno de personalidade antissocial, haja vista os sintomas de falta de generosidade e intolerância com o semelhante.
- e) A descrição lista um conjunto de sintomas característicos do transtorno da personalidade anancástica. Nestes casos, a intolerância com o outro e a necessidade de controle podem ocasionar significativas dificuldades nos relacionamentos interpessoais. É frequente a insistência para que o semelhante faça as coisas ao seu modo, assim como se submeta aos seus conceitos de valor.
- #120940
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Carla resolveu sair com os amigos do trabalho. Contudo, quando chegou ao local escolhido pelos colegas, começou a se sentir angustiada, trêmula e ansiosa e decidiu voltar para casa. O lugar era o mesmo que frequentava com o antigo namorado.
A partir da situação mencionada acima e das contribuições da teoria comportamental, assinale a opção correta.
- a) O comportamento de Carla de deixar os amigos é um procedimento de esquiva, haja vista que sua resposta suspende um estímulo aversivo.
- b) A decisão de Carla de voltar para casa é um procedimento de fuga, haja vista que a circunstância potencialmente aversiva ainda não ocorreu, ou seja, a presença do ex-namorado.
- c) No caso de Carla, é possível observar as duas principais variantes do comportamento de esquiva: o cancelamento e o adiamento.
- d) O local é, para Carla, aversivo, haja vista que as reações e respostas ocorreram mesmo sem a presença do ex-namorado. A decisão de deixar o ambiente é um comportamento de fuga, porque as circunstâncias ameaçadoras já se encontravam presentes.
- e) O local funciona como um estímulo incondicionado para Carla.
- #120942
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A sequência articulada de processos psicológicos que podem aparecer na adolescência e que envolvem uma escassez de força interna, falta de sentido, sentimentos de indiferença, isolamento social, questionamentos a respeito da ordem social e do funcionamento da sociedade é denominada
- a) resposta reativa.
- b) fator responsivo.
- c) alienação.
- d) descontinuidade.
- e) separação.
- #120944
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A delinquência juvenil é um sério problema que acontece frequentemente nos dias atuais. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
- a) A evasão escolar é um problema frequente que, muitas vezes, acompanha a delinquência juvenil, haja vista que se trata de um problema familiar, a escola não possui responsabilidades quanto ao acompanhamento deste aluno.
- b) As relações estabelecidas entre os membros do ambiente familiar podem indicar disfunções significativas que estejam na base desses comportamentos delinquentes.
- c) O abuso de álcool e de outras drogas, além de perturbações psicológicas moderadas estão intimamente relacionados à delinquência juvenil.
- d) A adolescência é um período de agitação e tensão intensa, marcada por questionamentos e conflitos extremos. Em casos de delinquência, essa fase fica mais comprometida, sendo frequente o auxílio de profissionais especializados
- e) O comportamento delinquente tem início antes mesmo da adolescência. O jovem já demonstra, na infância, comportamentos inadaptados, incoerentes e patológicos.
- #120946
- Banca
- CEBRASPE
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Acerca das contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotsky, assinale a opção correta.
- a) De acordo com Piaget, a interação com o ambiente é um facilitador fundamental do desenvolvimento da criança, entendendo as mudanças maturacionais como fatores pouco significativos na aquisição do conhecimento.
- b) Piaget entende que signos e palavras são, para as crianças, primeiramente, uma forma de contato social com outras pessoas. Nesse sentido, funções cognitivas e comunicativas da linguagem são fundamentais nas atividades desenvolvidas pelas crianças.
- c) De acordo com Piaget, o conhecimento é funcional. Quanto maior a possibilidade de ser aplicado a comportamentos que realizam algo, mais profundo será o conhecimento. Ao contrário, Vigotsky entendia que a ação contínua da criança no mundo poderia transformar os reflexos básicos desse indivíduo.
- d) De acordo com o conceito de permanência de objeto, as atividades desempenhadas pela criança possuem um sentido próprio num sistema de comportamento social e, sendo dirigidas a finalidades definidas e determinadas, são adaptadas ao ambiente vivenciado pela criança.
- e) De acordo com a teoria proposta por Vigotsky, a capacidade para a linguagem viabiliza a criação de instrumentos auxiliares na solução de problemas, assim como planejar estratégias de resolução antes mesmo da execução.