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Simulado Serviço Social na Educação | CONCURSO

Simulado Serviço Social na Educação

Simulado Serviço Social na Educação

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Este Simulado Serviço Social na Educação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Serviço Social na Educação
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Serviço Social na Educação e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Serviço Social na Educação

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#244026
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social na Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.

  • a) Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar.
  • b) Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e o rendimento do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania.
  • c) Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como daqueles que objetivem prestar esclarecimentos e informações acerca de doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.
  • d) Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar do aluno.
  • e) Elaboração de pareceres escolares para a instrução de processos judiciais.
#244029
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social na Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Considerando a inserção do assistente social na política de educação, é correto afirmar que

  • a) o assistente social atua como um orientador pedagógico.
  • b) o assistente social não acolhe as demandas das famílias, apenas as dos estudantes.
  • c) o assistente social no campo é responsável por lidar diretamente com os problemas de saúde dos professores.
  • d) o assistente social favorece a relação famíla-escola-comunidade, ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo-as no processo educativo.
  • e) o assistente social atua somente nas escolas da rede pública de ensino.
#244031
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social na Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 3 - 

A dimensão investigativa da ação profissional do assistente social é um tema discutido desde o processo de renovação crítica do Serviço Social no Brasil, a partir da década de 80. Considerando-se o trabalho desse profissional em uma instituição universitária, é possível afirmar que

  • a) o exercício da dimensão investigativa é impossibilitado pela indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
  • b) a intervenção profissional sobre as demandas universitárias supõe uma bagagem teórico-metodológica como recurso para a explicação da vida social.
  • c) o exercício da docência é condição necessária para a realização da dimensão investigativa.
  • d) apenas as atividades de extensão possibilitarão o exercício da dimensão investigativa da profissão.
  • e) apenas nas atividades de supervisão de estágio a dimensão investigativa estará contemplada.
#244034
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social na Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.
Quanto à atuação do assistente social na Política de Educação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A compreensão de uma educação emancipadora possibilita aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.

( ) O assistente social, no campo educacional, deve priorizar o segmento estudantil, as abordagens individuais e as ações prioritárias junto às famílias.

( ) O assistente social deve trabalhar termos conceituais e ideológicos, tais como educação inclusiva e democratização da educação, contribuindo para a construção da cidadania dos estudantes.

( ) O assistente social deve atender às demandas institucionais, por meio de procedimentos técnico-instrumentais, articulando-os com as lutas sociais, para que seja assegurada a permanência dos estudantes nas instituições de ensino.

A sequência correta encontrada é

  • a) F, V, V, F.
  • b) V, F, V F.
  • c) V, F, F, V.
  • d) V, F, V, V
  • e) F, V, F, F.
#244035
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social na Educação
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 5 - 

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.
O conjunto de competências específicas do assistente social traduz-se por ações que devem articular as diversas dimensões de sua atuação profissional. Dentre essas, a que NÃO caracteriza a inserção e a atuação do assistente social na política educacional é

  • a) o gerenciamento, o planejamento e a execução direta de bens e serviços educacionais.
  • b) a gestão democrática, que propõe a inclusão particularizada do profissional em programas e projetos governamentais.
  • c) a intervenção investigativa que requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão e compreensão da realidade social.
  • d) a garantia da qualidade da educação que proporcione à classe trabalhadora a apropriação do acervo cultural, científico e tecnológico.
  • e) a intervenção coletiva, junto aos movimentos sociais, como condição fundamental da constituição e de reconhecimento dos sujeitos, frente à ampliação de seus direitos sociais.