Processando...

Simulado SEPOG - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEPOG - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEPOG - RO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEPOG - RO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEPOG - RO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEPOG - RO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEPOG - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEPOG - RO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEPOG - RO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEPOG - RO
Para realizar o simulado SEPOG - RO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEPOG - RO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEPOG - RO é aqui!


#164726
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

La inserción la Literatura Española en clase tiene garantizado su lugar, a la medida que:

  • a) tiene pretensión puramente didáctica, como medio para la construcción de competencias variadas.
  • b) la lengua y la cultura, la lengua y la literatura han de abordarse de un modo aislado.
  • c) el docente debe centrarse en la construcción de la competencia literaria.
  • d) la cultura, en el sentido más amplio del término, dentro de los nuevos parámetros programáticos, se convierte en parte accesoria del proceso de adquisición de la lengua.
#164727
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com Grinspun , “Ao declarar-se ‘incompetente’ ante o fracasso escolar, a escola abre caminhos para que o aluno internalize esse fracasso como algo pessoal, social ou biológico.” Cabe ao OE na escola auxiliar na discussão, contribuindo para:

  • a) desnaturalizar essa lógica.
  • b) reforçar o conceito.
  • c) explicar o motivo psicologicamente.
  • d) justificar através das diferenças individuais.
#164728
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A supervisão ampliada na escola possui dois sentidos, o pedagógico e o:

  • a) financeiro.
  • b) hierárquico.
  • c) social.
  • d) individual.
#164729
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

No momento atual, a ação do orientador junto aos demais educadores possui um caráter:

  • a) estagnado.
  • b) conformador.
  • c) impositivo.
  • d) mediador.
#164730
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Estado apoia campanha de combate à exploração sexual infantil nocarnaval. “Durante o período de carnaval, aumenta o número de crianças e adolescentes em risco no que se refere à exploração sexual. Diante dessa realidade, a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil, composta por vários órgãos e instituições, entre eles a Secretaria de Estado daAssistência Social (Seas), realizou a campanha “Faça Bonito. Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente é Crime”. A campanha teve como objetivo conscientizar toda a sociedade para proteger e zelar pela população infanto-juvenil contra o abuso e exploração sexual, e denunciar esse tipo de crime através do Disk 100 ou aos conselhos tutelares presentes em todos os municípios. (Fonte: <http:// www.rondonia.ro.gov.br/ noticias.asp?id=16002 & tipo = Mais % 20> Noticias 15/01/2013) Além do crime contra crianças e adolescentes, eles podem também ser contaminados por DST's. Assinale abaixo qual das opções é uma DST.

  • a) Hepatite B.
  • b) Hepatite A.
  • c) Hepatite E.
  • d) Cólera.
#164731
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O termo dialética assumiu significados distintos na história da Filosofia. Na Grécia antiga, onde teve origem, a dialética era a “arte do diálogo”. Na etapa moderna, é o modo de pensar as contradições da realidade. É correto dizer que a dialética é:

  • a) em Aristóteles, a dedução feita a partir de premissas consideradas verdadeiras ou científicas.
  • b) em Kant, a alma do progresso científico e o único princípio através do qual se pode estabelecer a verdade.
  • c) em Hegel, o movimento da razão e do real, concebido como a sucessão contínua de uma realidade por outra nova, que aniquila totalmente a anterior.
  • d) em Platão, o instrumento que permite a superação do mundo sensível e o alcance da ordem da verdade.
#164732
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A atuação do supervisor junto à comunidade escolar no processo educacional deve ser de:

  • a) fiscalizador das ações.
  • b) homogeneizador.
  • c) idealizador da legislação.
  • d) articulador crítico.
#164733
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Determine a mediana dos números 1, 2, 10, 13, 1,10, 2, 5, 7, 1, 10, 2.

  • a) 1
  • b) 2,5
  • c) 5
  • d) 3,5
#164734
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena. Além de ser preciso saber escolher as palavras, faz falta um certo jeito de contar, uma maneira muito certa e muito explicada, uma paciência muito grande – e a mim falta-me pelo menos a paciência, do que peço desculpa.
Se eu tivesse aquelas qualidades todas poderia contar, com pormenores, uma linda história que um dia inventei, mas que, assim como a vão ler,é apenas o resumo de uma história, que em duas palavras se diz …
(SARAMAGO, José A maior flor do mundo..[Ilustração: João Caetano] Lisboa: Editorial Caminho, 2001) Sobre o fragmento, é correto afirmar que o narrador-escritor:

  • a) elenca elementos que não podem faltar na escrita para crianças.
  • b) sente-se à vontade para escrever contos infantis.
  • c) conta com pormenores como será seu conto.
  • d) expõe a fórmula que usa para escrever histórias infantis.
#164735
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Muitos textos sagrados hindus ensinam a tratar todos os seres com o mesmo cuidado e a mesma reverência com que tratamos nossas crianças. O salmo 103 da Bíblia Sagrada expressa a centralidade divina da misericórdia. São os textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente. Nas tradições religiosas que não possuem o texto sagrado escrito, a transmissão é feita por meio da:

  • a) revelação.
  • b) exegese.
  • c) intuição.
  • d) tradição oral.
#164736
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Emilia Ferreiro eAnaTeberosky, em suas pesquisas, dizem ser de suma importância que o professor tenha maior conhecimento da psicogênese da língua escrita para entender a forma e o processo pelos quais a criança aprende a ler e a escrever, para detectar e entender os erros construtivos característicos das fases em que se encontra a criança e para saber desafiar seus alunos. Assinale a alternativa que apresenta um conceito que faz parte da teoria psicogenética.

  • a) O objetivo da alfabetização é associar os processos de construção do pensamento aos progressos escolares, uma vez que o avanço escolar será dependente do progresso de conceitualização.
  • b) A pedagogia deve encarar a aprendizagem da leitura como um mecanismo de correspondência entre o oral e o escrito.
  • c) A escrita deve ser considerada uma cópia passiva dos modelos do mundo adulto.
  • d) A escrita é um objeto de conhecimento, por isso, para ensiná-la é necessário levar em consideração as tentativas individuais infantis, a interação,o aspecto social da escrita.
#164737
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

De acordo com Lück , “Mais recentemente, a supervisão escolar ganhou uma nova dimensão, mais dinâmica e com maior potencial de eficácia a longo prazo [...]” Essa nova dimensão de atuação do supervisor nas escolas refere-se à responsabilidade sobrea:

  • a) verificação da aplicação da metodologia.
  • b) formação continuada do professor.
  • c) elaboração de mecanismos de controle.
  • d) análise de desempenho dos gestores.
#164738
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

A ponte que partiu
Foi durante as gravações do programa que estavam eu, Luís Fernando Guimarães, Fernanda Torres e Danielle Winits. Era um jantar e estávamos comendo um bobó de camarão. Durante esse jantar, rolavam uns beijos, cada um falava uma coisa, e aí mordiumcamarão. Eu estava fazendo um tratamento dentário, estava com um dente provisório na boca e, quando mordi o camarão, senti alguma coisa a mais que o camarão. Senti que o dente tinha saído, o tal provisório. A cena rolando e eu arregalando o olho. Rapidamente, passo a mão na boca, escondo o dente e continuo a falar com os outros e tal... apavorado com a situação. Terminou a cena, fui lá para trás, encaixei o dente e voltei para gravar a próxima cena, que era uma briga das duas meninas. A Danielle e a Fernanda brigavam no chão e eu tinha que pular em cima delas e separá-las. Quando eu pulei, o dente também pulou fora. Eu, desesperado, abaixei a cabeça: “Separa, separa, não faz isso!” e ficava procurando o dente, disfarçadamente. Pensei: “Meu Deus, será que a câmera pegou isso? Onde está esse dente?” Aí, “corta, corta!”, a cena tinha ficado legal. Ainda dei mais uma olhada e não achei nada. A Fernandinha levantou sorrindo, com o cabelo todo despenteado, e, quando olhei para ela, vi o dente preso no cabelo, perto da orelha. Eu rapidamente tive presença de espírito: “Pô, Nanda, te machuquei?” Passei a mão no cabelo dela pegando o dente[...] Ela nem sacou nada, ninguém sacou. Recapturei o dente e só depois comentei com o Luís Fernando o que tinha acontecido. Agente riu bastante. Foi uma típica cena de, Os Normais. (HERINGER, Arlete (org.). Evandro Mesquita. Paguei o maior mico . Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. p.39-40.) O fato principal relatado no texto é:

  • a) o tratamento dentário no qual o ator colocou um dente provisório.
  • b) a tranquilidade e a naturalidade do ator na situação corriqueira.
  • c) o embaraço vivido por um ator quando, durante a gravação do programa, perde um dente.
  • d) a perda do dente, provocada pela briga entre as atrizes do programa.
#164739
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

A meiose é um processo complexo, e erros na disjunção (separação) dos cromossomos homólogos na meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II levam à formação de gametas com número anormal de cromossomos. Se um dos gametas anormais participar da fecundação, será formado um zigoto com número anormal de cromossomos, chamados aneuploidias, que são consideradas mutações cromossômicas numéricas. Nas aneuploidias, pode haver um número maior ou menor de cromossomos. Por exemplo: quando há um cromossomo a mais no par homólogo, fala-se de trissomia; quando há um cromossomo a menos, fala-se em monossomia. Um exemplo do que estamos falando é a Síndrome de Edwards, alguns dos sinais clínicos dessa síndrome são: cabeça pequena e estreita; olhos afastados; boca e queixo pequenos; pés deformados; anomalias graves no coração, nos rins e no sistema genital. Geralmente, os portadores sobrevivem até cerca de um 1 ano de idade, e possuem cariótipo com 47 cromossomos.
Essa aneuploidia acontece especificamente em qual par cromossômico?

  • a) 13
  • b) 21
  • c) sexual
  • d) 18
#164740
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Predominou a tendência de uma interpretação científica, caracterizando-se pela aplicação das leis da matemática e dos princípios geométricos, além da representação do espaço e do volume, obtida através da perspectiva e do claro-escuro. Essa combinação contribuiu para o maior realismo das pinturas:

  • a) renascentistas.
  • b) expressionistas.
  • c) românticas.
  • d) medievais.