Simulado Senado Federal | Técnico Legislativo - Administração | CONCURSO
SIMULADO SENADO FEDERAL | TÉCNICO LEGISLATIVO - ADMINISTRAÇÃO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Senado Federal para o cargo de Técnico Legislativo - Administração.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso Senado Federal. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico Legislativo - Administração, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Senado Federal | Técnico Legislativo - Administração contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Senado Federal.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #98209
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em relação à estrutura do texto e sua divisão, assinale a alternativa que demonstre a correta delimitação de cada parte.
- a) Parte 1: primeiro parágrafo / Parte 2: segundo parágrafo / Parte 3: terceiro parágrafo / Parte 4: quarto e quinto parágrafos / Parte 5: sexto parágrafo.
- b) Parte 1: primeiro e segundo parágrafos / Parte 2: terceiro parágrafo / Parte 3: quarto parágrafo / Parte 4: quinto parágrafo / Parte 5: primeiro período do sexto parágrafo / Parte 6: segundo, terceiro e quarto períodos do sexto parágrafo.
- c) Parte 1: primeiro parágrafo / Parte 2: segundo e terceiro parágrafos / Parte 3: quarto parágrafo / Parte 4: quinto parágrafo / Parte 5: os três primeiros períodos do sexto parágrafo / Parte 6: o último período do sexto parágrafo.
- d) Parte 1: primeiro parágrafo / Parte 2: segundo e terceiro parágrafos / Parte 3: quarto e quinto parágrafos / Parte 4: sexto parágrafo.
- e) Parte 1: primeiro e segundo parágrafos / Parte 2: terceiro parágrafo / Parte 3: quarto parágrafo / Parte 4: quinto parágrafo e o primeiro período do sexto parágrafo / Parte 6: segundo, terceiro e quarto períodos do sexto parágrafo.
- #98212
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O texto defende a ideia de que
- a) a eliminação das sacolinhas plásticas nos mercados faz melhorar a atuação do governo em relação aos resíduos sólidos.
- b) o governo se beneficia com a eliminação das sacolinhas plásticas nos mercados em função de não precisar investir no tratamento de resíduos sólidos.
- c) as sacolinhas plásticas não representam real ameaça ecológica pois sua eliminação só traria benefícios ao governo e aos varejistas.
- d) a eliminação das sacolinhas plásticas nos mercados faz melhorar a imagem do governo e dos varejistas, com ônus para os consumidores.
- e) a eliminação das sacolinhas plásticas representa benefício ao consumidor uma vez que denota a preocupação dos varejistas com o ambiente.
- #98213
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No texto, por abúlicos (L.42) entende-se
- a) ineptos.
- b) inaptos.
- c) inábeis.
- d) impertinentes.
- e) indiferentes.
- #98215
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a palavra que, no texto, exerça papel adjetivo.
- a) dois (L.26)
- b) promovido (L.22)
- c) bem (L.17)
- d) pagos (L.39)
- e) estorvo (L.36)
- #98217
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
No texto, com canetada (L.17), pretende-se indicar primariamente
- a) corte no orçamento.
- b) remarcação de preços.
- c) assinatura de documento.
- d) reestruturação da política.
- e) abuso de autoridade.
- #98218
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Mas, como é altamente improvável que a mudança resulte na correspondente redução dos preços nas gôndolas, os supermercados acabam se dando bem porque, numa canetada, eliminam um custo e ganham uma nova fonte de receita, posando ainda de campeões da ecologia. (L.14-19)
Com base na estrutura sintática do período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O período apresenta uma oração reduzida.
II. Há somente uma oração subordinada adverbial causai.
III. Há uma oração subordinada substantiva subjetiva.
Assinale
- a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
- e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #98220
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Ele aparece na foto como defensor do ambiente por ter promovido o acordo e pouca gente lembra que sua lista de omissões nessa área é grande. (L.21-23)
Assinale a alternativa em que se tenha alterado o trecho sublinhado no período acima em consonância com a norma culta.
- a) e pouca gente lembra-se que sua lista de omissões nessa área tornou-se grande.
- b) e pouca gente lembra-se de que sua lista de omissões nessa área se tornou grande.
- c) e pouca gente lembra de que sua lista de omissões nessa área tornou-se grande.
- d) e pouca gente se lembra de que sua lista de omissões nessa área tornou-se grande.
- e) e pouca gente se lembra que sua lista de omissões nessa área se tornou grande.
- #98221
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Relativamente caras, custarão R$ 0,19 cada uma. (L.30-31)
Assinale a alternativa em que se tenha alterado o trecho sublinhado no período acima em consonância com a norma culta e com as recomendações de boa redação contidas no Manual de Redação da Presidência da República. Não leve em conta alterações de sentido.
- a) Relativamente cara, custará R$ 0,19 cada.
- b) Custará relativamente caras, R$ 0,19 cada uma.
- c) Custarão relativamente caro, R$ 0,19 cada uma.
- d) Custarão relativamente caras, R$ 0,19 cada.
- e) R$ 0,19 cada, custará relativamente caro.
- #98223
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
É questionável ainda a ideia de embalar comida com comida. (L.31-32)
Assinale a alternativa em que o termo sublinhado tenha classificação idêntica à do adjunto adverbial sublinhado no período acima.
- a) Saíram mais cedo com os amigos.
- b) Encheram a garrafa com funil.
- c) Fizeram os ovos com manteiga.
- d) Massageou os pés com maciez.
- e) Construíram o muro com pedras.
- #98229
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O que irrita, no Brasil, é que governantes e lobbies são rápidos para estender a conta ao cidadão, mas muito lentos, para não dizer abúlicos, em fazer a sua parte. (L.39-43)
No período acima, as ocorrências da palavra QUE classificam- se, respectivamente, como
- a) pronome indefinido e partícula expletiva.
- b) pronome relativo e conjunção integrante.
- c) conjunção integrante e pronome relativo.
- d) conjunção integrante e conjunção integrante.
- e) pronome relativo e partícula expletiva.
- #98230
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A respeito da fala do primeiro quadrinho, analise as afirmativas a seguir:
I. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "a nível de", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.
II. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "enquanto", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.
III. A palavra "autoconhecimento" é formada por composição.
Assinale
- a) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
- e) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- #98232
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Com base na compreensão e interpretação da tirinha de Fernando Gonsales, analise as afirmativas a seguir:
I. O humor da tirinha reside na substituição semântica do figurado pelo literal.
II. O humor da tirinha só é possível na associação do texto com a imagem.
III. Só há humor na tirinha se se levar em conta a redundância do terceiro quadrinho.
Assinale
- a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- b) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
- e) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- #98233
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Com base na análise das falas do quadrinho, a lógica do peixe se perdeu
- a) no primeiro quadrinho.
- b) no terceiro quadrinho.
- c) no quinto quadrinho.
- d) no quarto quadrinho.
- e) no segundo quadrinho.
- #98235
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Assinale a alternativa em que a alteração da fala do primeiro quadrinho NÃO tenha sido feita em consonância com a norma culta. Não leve em conta possíveis alterações de sentido.
- a) Não há minhocas aquáticas.
- b) Não deve haver minhocas aquáticas.
- c) Não poderá haver minhocas aquáticas.
- d) Não hão de existir minhocas aquáticas.
- e) Não deve existir minhocas aquáticas.
- #98236
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Senado Federal
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
No segundo quadrinho, o pronome essa tem valor
- a) anafórico.
- b) catafórico.
- c) dêitico.
- d) relativo.
- e) expletivo.