Processando...

Simulado Senado Federal | Técnico Legislativo - Administração | CONCURSO

Simulado Senado Federal | Técnico Legislativo - Administração

SIMULADO SENADO FEDERAL | TÉCNICO LEGISLATIVO - ADMINISTRAÇÃO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Senado Federal para o cargo de Técnico Legislativo - Administração.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso Senado Federal. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico Legislativo - Administração, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Senado Federal | Técnico Legislativo - Administração contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Senado Federal.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#98209
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Em relação à estrutura do texto e sua divisão, assinale a alternativa que demonstre a correta delimitação de cada parte.

  • a) Parte 1: primeiro parágrafo / Parte 2: segundo parágrafo / Parte 3: terceiro parágrafo / Parte 4: quarto e quinto parágrafos / Parte 5: sexto parágrafo.
  • b) Parte 1: primeiro e segundo parágrafos / Parte 2: terceiro parágrafo / Parte 3: quarto parágrafo / Parte 4: quinto parágrafo / Parte 5: primeiro período do sexto parágrafo / Parte 6: segundo, terceiro e quarto períodos do sexto parágrafo.
  • c) Parte 1: primeiro parágrafo / Parte 2: segundo e terceiro parágrafos / Parte 3: quarto parágrafo / Parte 4: quinto parágrafo / Parte 5: os três primeiros períodos do sexto parágrafo / Parte 6: o último período do sexto parágrafo.
  • d) Parte 1: primeiro parágrafo / Parte 2: segundo e terceiro parágrafos / Parte 3: quarto e quinto parágrafos / Parte 4: sexto parágrafo.
  • e) Parte 1: primeiro e segundo parágrafos / Parte 2: terceiro parágrafo / Parte 3: quarto parágrafo / Parte 4: quinto parágrafo e o primeiro período do sexto parágrafo / Parte 6: segundo, terceiro e quarto períodos do sexto parágrafo.
#98212
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O texto defende a ideia de que

  • a) a eliminação das sacolinhas plásticas nos mercados faz melhorar a atuação do governo em relação aos resíduos sólidos.
  • b) o governo se beneficia com a eliminação das sacolinhas plásticas nos mercados em função de não precisar investir no tratamento de resíduos sólidos.
  • c) as sacolinhas plásticas não representam real ameaça ecológica pois sua eliminação só traria benefícios ao governo e aos varejistas.
  • d) a eliminação das sacolinhas plásticas nos mercados faz melhorar a imagem do governo e dos varejistas, com ônus para os consumidores.
  • e) a eliminação das sacolinhas plásticas representa benefício ao consumidor uma vez que denota a preocupação dos varejistas com o ambiente.
#98213
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

No texto, por abúlicos (L.42) entende-se

  • a) ineptos.
  • b) inaptos.
  • c) inábeis.
  • d) impertinentes.
  • e) indiferentes.
#98215
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Assinale a palavra que, no texto, exerça papel adjetivo.

  • a) dois (L.26)
  • b) promovido (L.22)
  • c) bem (L.17)
  • d) pagos (L.39)
  • e) estorvo (L.36)
#98217
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

No texto, com canetada (L.17), pretende-se indicar primariamente

  • a) corte no orçamento.
  • b) remarcação de preços.
  • c) assinatura de documento.
  • d) reestruturação da política.
  • e) abuso de autoridade.
#98218
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Mas, como é altamente improvável que a mudança resulte na correspondente redução dos preços nas gôndolas, os supermercados acabam se dando bem porque, numa canetada, eliminam um custo e ganham uma nova fonte de receita, posando ainda de campeões da ecologia. (L.14-19)

Com base na estrutura sintática do período acima, analise as afirmativas a seguir:

I. O período apresenta uma oração reduzida.

II. Há somente uma oração subordinada adverbial causai.

III. Há uma oração subordinada substantiva subjetiva.

Assinale

  • a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
#98220
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Ele aparece na foto como defensor do ambiente por ter promovido o acordo e pouca gente lembra que sua lista de omissões nessa área é grande. (L.21-23)

Assinale a alternativa em que se tenha alterado o trecho sublinhado no período acima em consonância com a norma culta.

  • a) e pouca gente lembra-se que sua lista de omissões nessa área tornou-se grande.
  • b) e pouca gente lembra-se de que sua lista de omissões nessa área se tornou grande.
  • c) e pouca gente lembra de que sua lista de omissões nessa área tornou-se grande.
  • d) e pouca gente se lembra de que sua lista de omissões nessa área tornou-se grande.
  • e) e pouca gente se lembra que sua lista de omissões nessa área se tornou grande.
#98221
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Relativamente caras, custarão R$ 0,19 cada uma. (L.30-31)
Assinale a alternativa em que se tenha alterado o trecho sublinhado no período acima em consonância com a norma culta e com as recomendações de boa redação contidas no Manual de Redação da Presidência da República. Não leve em conta alterações de sentido.

  • a) Relativamente cara, custará R$ 0,19 cada.
  • b) Custará relativamente caras, R$ 0,19 cada uma.
  • c) Custarão relativamente caro, R$ 0,19 cada uma.
  • d) Custarão relativamente caras, R$ 0,19 cada.
  • e) R$ 0,19 cada, custará relativamente caro.
#98223
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

É questionável ainda a ideia de embalar comida com comida. (L.31-32)

Assinale a alternativa em que o termo sublinhado tenha classificação idêntica à do adjunto adverbial sublinhado no período acima.

  • a) Saíram mais cedo com os amigos.
  • b) Encheram a garrafa com funil.
  • c) Fizeram os ovos com manteiga.
  • d) Massageou os pés com maciez.
  • e) Construíram o muro com pedras.
#98229
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

que irrita, no Brasil, é que governantes e lobbies são rápidos para estender a conta ao cidadão, mas muito lentos, para não dizer abúlicos, em fazer a sua parte. (L.39-43)

No período acima, as ocorrências da palavra QUE classificam- se, respectivamente, como

  • a) pronome indefinido e partícula expletiva.
  • b) pronome relativo e conjunção integrante.
  • c) conjunção integrante e pronome relativo.
  • d) conjunção integrante e conjunção integrante.
  • e) pronome relativo e partícula expletiva.
#98230
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

A respeito da fala do primeiro quadrinho, analise as afirmativas a seguir:

I. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "a nível de", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.

II. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "enquanto", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.

III. A palavra "autoconhecimento" é formada por composição.

Assinale

  • a) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • e) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
#98232
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Com base na compreensão e interpretação da tirinha de Fernando Gonsales, analise as afirmativas a seguir:

I. O humor da tirinha reside na substituição semântica do figurado pelo literal.

II. O humor da tirinha só é possível na associação do texto com a imagem.

III. Só há humor na tirinha se se levar em conta a redundância do terceiro quadrinho.

Assinale

  • a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • b) se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • e) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
#98233
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Com base na análise das falas do quadrinho, a lógica do peixe se perdeu

  • a) no primeiro quadrinho.
  • b) no terceiro quadrinho.
  • c) no quinto quadrinho.
  • d) no quarto quadrinho.
  • e) no segundo quadrinho.
#98235
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Assinale a alternativa em que a alteração da fala do primeiro quadrinho NÃO tenha sido feita em consonância com a norma culta. Não leve em conta possíveis alterações de sentido.

  • a) Não há minhocas aquáticas.
  • b) Não deve haver minhocas aquáticas.
  • c) Não poderá haver minhocas aquáticas.
  • d) Não hão de existir minhocas aquáticas.
  • e) Não deve existir minhocas aquáticas.
#98236
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Senado Federal
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

No segundo quadrinho, o pronome essa tem valor

  • a) anafórico.
  • b) catafórico.
  • c) dêitico.
  • d) relativo.
  • e) expletivo.