Simulado Semae de Piracicaba - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO SEMAE DE PIRACICABA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Semae de Piracicaba - SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Semae de Piracicaba - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Semae de Piracicaba - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Semae de Piracicaba - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Semae de Piracicaba - SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Semae de Piracicaba - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Semae de Piracicaba - SP
Para realizar o simulado Semae de Piracicaba - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Semae de Piracicaba - SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Semae de Piracicaba - SP é aqui!
- #161678
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Estado de coma
1902 – Subitamente – nenhuma doença antes, nenhuma febre, nenhum golpe na cabeça, nenhum desgosto – o menino Jorge Henrique Kuntz, de treze anos, residente no bairro da Floresta, em Porto Alegre, entra em coma. Ao menos este é o diagnóstico que formula o Doutor Schultz, médico da família, perplexo diante do estranho caso desse rapazinho que, nunca tendo tido uma doença grave, deitou-se e não mais acordou, As informações do texto reforçam a ideia de que apesar dos gritos, das súplicas, das cautelosas picadas de alfinete. É coma, diz o médico, e a família recusa-se a acreditar: o rosto rubicundo, o leve sorriso, a respiração tranquila – isto é coma? Isto é coma, doutor? – pergunta indignado Ignacio José Kuntz, marceneiro e faz-tudo, pai do menino. A mãe, Augusta Joaquina Kuntz, não pergunta nada, não diz nada; chora, abraçada aos outros filhos: as gêmeas, Suzana e Marlene, dois anos mais velhas que Jorge Henrique; e Ernesto Carlos, o caçula. O médico, confuso, apanha a maleta e se retira. 1938 – Morre o Doutor Schultz. Encontram entre seus papéis um caderno contendo uma descrição detalhada do caso de Jorge Henrique. As inúmeras interrogações dão prova da angústia do velho médico: até o fim, pesquisou, sem êxito, um diagnóstico. 1944 – Augusta Joaquina completa setenta e cinco anos. As vizinhas querem homenageá-la com uma festa, que ela recusa: não vê motivos para celebrações. Prefere ficar só, com seu filho. É que vê a morte se aproximar. Vê a morte se aproximar e nada pode fazer. Mas não se preocupa: há meses vê, junto à cama de Jorge Henrique, um vulto de contornos indistintos, envolto numa aura de suave esplendor. É a este ser, ao anjo da guarda, que confiará o seu filho quando enfim partir. Uma madrugada acorda sufocada, estertorando; é, reconhece, o velho coração que fraqueja. Soergue-se no catre, volta os olhos arregalados para o filho. – Filho! Não consegue levantar-se. Pega os cabelos dele com as mãos, trêmulas, leva-os ao rosto. Filho, murmura, vou para o céu, vou pedir por ti... Morre. Não fosse isto – a morte – teria visto Jorge Henrique abrir os olhos, sorrir, espreguiçar-se, dizer numa vozinha fraca de nenê: ai, gente, dormi um bocado. (Moacyr Scliar, Os melhores contos. Adaptado)
As informações do texto reforçam a ideia de que
- a) a aplicação de recursos em reformas e obras na rede pública potencializa ações como o programa de parceria entre hospitais privados de ponta e hospitais do Sistema Único de Saúde.
- b) a falta de recursos por que passa o Sistema Único de Saúde dispensa ações mais ousadas na área, como a transferência para os hospitais privados de algumas atribuições médicas.
- c) a ideia corrente de que tudo na área da saúde é dispendioso pode ser contestada com o programa de parceria entre hospitais privados de ponta e hospitais do Sistema Único de Saúde.
- d) o programa de parceria entre hospitais privados de ponta e hospitais do Sistema Único de Saúde é r elevante no contexto da saúde no Brasil, mas o governo não deve deixar de tomar providências na área.
- e) o Sistema Único de Saúde, devido à crise econômica, vem, paulatinamente, transferindo para as instituições privadas a gestão do atendimento à população geral.
- #161679
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Para que o desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais se dê de maneira a respeitar o disposto na Norma Regulamentadora 9, é necessário que
- a) o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle seja realizado conjuntamente pelo SESMT e pela CIPA do estabelecimento e contemple avaliação sistemática e repetitiva da exposição aos riscos identificados, visando à introdução ou modificação das medidas de controle, sempre que necessário.
- b) na inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, devem ser adotados equipamentos de proteção individual que atenuem a exposição a valores inferiores ao nível de ação.
- c) a avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição; dimensionar a exposição dos trabalhadores e revisar a pertinência do pagamento de adicional de insalubridade aos trabalhadores expostos.
- d) inclua, entre outras, as seguintes etapas: antecipação e reconhecimento dos riscos; estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.
- e) a etapa do reconhecimento dos riscos ambientais contenha, obrigatoriamente, os seguintes itens: a sua identificação; a localização das possíveis fontes geradoras; a representação em plantas baixas das intensidades ou concentrações dos contaminantes identificados e o nível de atenuação conseguido com as medidas de proteção coletiva implantadas.
- #161680
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A Avaliação Preliminar de Riscos – APR
- a) possui, entre suas etapas básicas, a revisão da experiência passada em sistemas similares ou análogos, para a determinação de riscos que poderão estar presentes no sistema que está sendo desenvolvido.
- b) constitui ferramenta de aplicação relevante na investigação e análise de acidentes, permitindo uma abordagem inicial do acidente em função dos riscos identificados preliminarmente no ambiente de trabalho.
- c) é desenvolvida e aplicada em sistemas complexos de maneira a proporcionar uma revisão sistemática dos modos de falha de um componente, ensejando a prevenção de danos críticos no funcionamento do sistema.
- d) possui categorias de classes de riscos, sendo considerada crítica aquela possibilidade de falha que irá degradar o sistema de maneira catastrófica, resultando em perda total, lesões graves ou morte do operador.
- e) consiste em um procedimento ou técnica de análise de risco que possui especial importância nos casos em que o sistema em desenvolvimento ostenta forte similaridade com outros sistemas afins e os riscos envolvidos são previsíveis.
- #161681
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em conformidade com a Norma Regulamentadora 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho,
- a) será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada 25 (vinte e cinco) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, com exposição a substâncias tóxicas, alergizantes, infectantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade.
- b) os lavatórios devem ser providos de material para limpeza e secagem das mãos, com as toalhas de uso coletivo sendo trocadas com a frequência necessária à preservação da higiene dos usuários.
- c) nos alojamentos, os sanitários deverão ser desinfetados diariamente, com o lixo retirado depositado em local adequado, sendo proibida, nos dormitórios, a instalação para eletrodomésticos e o uso de fogareiro ou similares.
- d) nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 50 (cinquenta) operários, ainda que de empregadores diferentes, é obrigatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento.
- e) o refeitório deverá estar convenientemente instalado em local apropriado que, em caso de comunicação direta com instalações sanitárias ou locais insalubres, deverá contar com portas que garantam a adequada vedação.
- #161682
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
De acordo com a Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, as escavações, fundações e desmonte de rochas devem se realizar de maneira que
- a) os materiais retirados da escavação sejam umedecidos e recobertos de modo a não gerar poeiras ou sujidades ao redor da obra.
- b) os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para esse fim.
- c) quando for identificada a presença de cabo subterrâneo de energia elétrica ou tubulação de gás, tais singularidades deverão ter sua posição devidamente sinalizada antes do prosseguimento da escavação.
- d) quando houver possibilidade de infiltração de combustíveis ou infiltrações gasosas tóxicas, o local deverá ser monitorado, e aos trabalhadores deverão ser fornecidos equipamentos de proteção respiratória adequados ao risco.
- e) as escavações realizadas em vias públicas ou canteiros de obras devem ter estruturas laterais de proteção em toda sua extensão, com iluminação noturna em espaços que garantam a segurança de transeuntes e motoristas.
- #161683
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa que, para atender a Norma Regulamentadora 5, deverá incluir no programa do curso, entre outros, itens como
- a) técnicas de negociação em segurança e saúde no trabalho; metodologia de investigação e análise de acidentes e princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle.
- b) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; primeiros socorros e noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e à saúde no trabalho.
- c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes da exposição aos riscos existentes na empresa; princípios de toxicologia industrial e noções das principais doenças sexualmente transmissíveis e medidas de prevenção.
- d) noções sobre prevenção e combate a incêndios; princípios da Psicologia do Trabalho; legislações trabalhista e previdenciária aplicada à segurança e à saúde no trabalho e direção defensiva.
- e) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, medidas de prevenção e princípios gerais de Higiene do Trabalho e de medidas de controle de riscos.
- #161684
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No exercício das atribuições que lhe são conferidas pela legislação vigente, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
- a) participará da implementação e do controle de qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.
- b) deverá elaborar, em conjunto com o SESMT, um plano de trabalho que tenha como referência o Mapa de Riscos relativo ao final do mandato da CIPA anterior.
- c) paralisará máquina, equipamento ou setor, dando imediata ciência ao SESMT, onde houver, sempre que considerar, por motivos razoáveis, que existe risco grave e iminente à segurança e à saúde dos trabalhadores.
- d) promoverá, conjuntamente com os profissionais do SESMT, reuniões para avaliar os possíveis impactos na saúde e na segurança dos trabalhadores provocados por mudanças no processo e no ambiente de trabalho.
- e) procurará identificar os riscos do processo de trabalho e elaborará o Mapa de Riscos com o auxílio dos demais trabalhadores interessados, que deverá ser encaminhado ao SESMT para aprovação.
- #161685
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Alguns conhecimentos específicos são imprescindíveis à prática da prevenção e do combate a incêndios e à atuação da Brigada de Incêndio. Considerando isso, é correto afirmar que
- a) didaticamente, representa-se a combustão, enquanto reação química, como a adição de combustível e comburente resultando em luz e calor.
- b) se denominam metais pirofóricos aquelas substâncias que, ao entrarem em contato com oxidantes específicos, sofrem uma reação endotérmica chamada combustão espontânea.
- c) o calor pode atingir determinada área de diferentes maneiras, como a condução, em que a propagação do calor se dá de molécula para molécula por movimento vibratório.
- d) uma das principais atribuições dos integrantes da Brigada de Incêndio é coordenar o abandono da edificação em chamas, zelando para que o uso do elevador ocorra até o momento que não seja mais seguro.
- e) nos fogos de classe C, que ocorrem em equipamentos elétricos energizados, a extinção pode se dar mediante uso de extintores de dióxido de carbono, pó ABC, espuma mecânica e halogenados, sendo proibido o uso de água.
- #161686
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A prática prevencionista implica reconhecer os riscos presentes no ambiente de trabalho, demandando o estudo do processo de produção, de maneira a caracterizar eventual exposição dos trabalhadores a riscos ocupacionais. Dessa maneira,
- a) há que se considerar que, em face da identificação de ultrassom no ambiente de trabalho, com frequências acima de 32 000 Hz (trinta e dois mil Hertz), o risco ocupacional inexiste apenas para os trabalhadores que têm contato físico direto com a fonte vibratória.
- b) a presença no ambiente de trabalho de asfixiantes químicos como o acetileno pode provocar a depleção do oxigênio no local, fazendo com que não seja suficiente apenas impedir que a concentração do contaminante atinja seu respectivo limite de tolerância
- c) ao elaborar ordem de serviço para a operação de soldagem oxiacetilênica, deve-se orientar o soldador, ao encerrar seu trabalho, a fechar primeiro a válvula de oxigênio e, em seguida, fechar a válvula do acetileno, de forma a evitar o retrocesso de chama.
- d) deve-se considerar, na operação de caldeiras, a existência de risco grave e iminente na falta de sistema de indicação para o controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
- e) a gestão da sobrecarga térmica no ambiente de trabalho, que é função da combinação das contribuições do calor metabólico, dos fatores ambientais e das vestimentas, deverá considerar que a sobrecarga fisiológica por calor praticamente não varia de pessoa para pessoa.
- #161687
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Norma Regulamentadora 1 – Disposições Gerais, com o propósito de homogeneizar a acepção de alguns termos de uso comum nas Normas Regulamentadoras, considera
- a) área comum os espaços que, em face da terceirização, são compartilhados por empregados de diferentes empresas, como refeitório, ambulatório e vestiários.
- b) pátio o espaço externo e contíguo às instalações da empresa, normalmente utilizado para recebimento e expedição de matérias-primas e produtos acabados.
- c) área de utilidades o espaço utilizado por equipamentos de centrais de ar condicionado, de compressores, banco de transformadores, caldeiras e instalações afins.
- d) setor de serviço cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes, tais como fábrica, refinaria, usina, loja, escritório, almoxarifado etc.
- e) frente de trabalho a área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparos de uma obra.
- #161688
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A respeito dos equipamentos de proteção coletiva, é correto afirmar que
- a) os escudos de fibra de vidro incombustíveis são a proteção coletiva adequada para os trabalhadores do setor elétrico contra os riscos advindos do arco elétrico.
- b) na aplicação da ventilação geral diluidora, o volume de ar envolvido deve relacionar-se com o volume de contaminante gerado na unidade de tempo e não com o número de trocas de ar por hora no volume do recinto.
- c) a blindagem constitui recurso de controle que se fundamenta no uso de barreiras adequadas, constituídas de chumbo, argila expandida, concreto e outros materiais com capacidade de dissipação da radiação ionizante.
- d) a serra circular deve ter seu disco de corte protegido por uma coifa, devidamente aterrada eletricamente, evitando-se o uso pelo operador de dispositivo empurrador e guia de alinhamento no corte da madeira.
- e) na proteção de máquinas, a utilização da célula fotoelétrica implica proteção contra falhas mecânicas da máquina, não sendo dispositivo com uso limitado a máquinas que podem parar antes de completar o ciclo.
- #161689
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A seleção do equipamento de proteção individual a ser usado pelo trabalhador na execução de uma determinada tarefa deve considerar o ambiente de trabalho, os riscos identificados e as peculiaridades da tarefa. Dessa maneira e à luz da legislação vigente, assinale a alternativa correta.
- a) Entre os equipamentos de proteção individual para proteção dos olhos e face, constam os óculos de tela, para proteção limitada dos olhos contra impactos de partículas volantes.
- b) Para a proteção adequada das mãos contra agentes perfurocortantes, prescreve-se a luva nitrílica, revestida internamente com telas confeccionadas com fibras de amianto.
- c) As vestimentas de corpo inteiro devem ser confeccionadas em tecidos com fios tratados especificamente para proporcionar proteção contra agentes químicos em geral, radiações ionizantes e radiações ultravioletas.
- d) As máscaras de ampla visão, para proteção dos olhos e face contra a projeção de partículas volantes, devem possuir tratamento antiembaçante em sua superfície interna.
- e) Para a proteção dos membros superiores e pescoço contra as radiações ultravioleta e infravermelha, pode- -se recorrer ao creme protetor de segurança.
- #161690
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Em um determinado estabelecimento, no período de 1 (um) ano, ocorreram 35 (trinta e cinco) acidentes de trabalho, resultando em uma Taxa de Frequência igual a 100,00 (cem). Considerando-se que o Tempo Computado em dias perdidos foi igual a 70 (setenta), o cálculo da Taxa de Gravidade resulta em
- a) 500.
- b) 200.
- c) 245.
- d) 145.
- e) 1,42.
- #161691
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
De acordo com a legislação previdenciária pertinente à Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, assinale a alternativa correta.
- a) Considera-se complicação de acidente de trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, associe-se às consequências do anterior, merecendo a emissão de CAT suplementar.
- b) A CAT de acidentes de trabalho graves, com mutilação de membro da vítima, deverá ser encaminhada de imediato à autoridade policial competente, sob pena de multa progressiva do INSS.
- c) A CAT relativa a agravamento de lesão ou doença do trabalho é chamada de CAT de reabertura quando o caso culmina ou não em óbito, o que não enseja qualquer tipo de comunicação específica, além da anotação na CAT.
- d) A CAT deverá ser feita junto à Previdência Social pela empresa ou empregador doméstico até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, devendo dela receber cópia fiel o acidentado ou seus dependentes.
- e) A CAT poderá ser considerada facultativa, nos casos de doenças profissionais, às empresas ou empregadores que renunciarem formalmente, junto ao INSS, à aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário.
- #161692
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAE - Piracicaba-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Em conformidade com a Norma Regulamentadora 26 – Sinalização de Segurança, a rotulagem preventiva de produtos químicos deve conter, entre outros, os seguintes elementos:
- a) composição química do produto, limites de inflamabilidade, gravidade do risco e frases de precaução.
- b) pictograma de perigo com frase de advertência, limite de exposição ocupacional e classificação dos efluentes em caso de combustão.
- c) pictograma do dano ambiental, indicação de substância neutralizadora e do equipamento de proteção individual a ser usado em caso de emergência.
- d) identificação e composição do produto químico, número do telefone do fabricante e do serviço de emergência.
- e) palavra de advertência, frase(s) de perigo, frase(s) de precaução e a identificação e a composição do produto químico.