Processando...

Simulado SEJUC-RN de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEJUC-RN de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEJUC-RN DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEJUC-RN.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEJUC-RN que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEJUC-RN, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEJUC-RN de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEJUC-RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEJUC-RN. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEJUC-RN
Para realizar o simulado SEJUC-RN você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEJUC-RN você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEJUC-RN é aqui!


#172161
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As formas verbais “acreditasse” e “trocaria” em “Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E se falo é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim, troque os seus pensamentos pelos meus.” (3º§) mesmo pertencendo a tempos e modos verbais diferentes,

  • a) pertencem cronologicamente ao passado, tendo seu uso favorecido no discurso narrativo.
  • b) situam os fatos num intervalo de tempo do qual faz parte o próprio momento da enunciação.
  • c) representam fatos como não concluídos e os situam num intervalo de tempo relativo a um universo hipotético.
  • d) estão associados com o aspecto concluso do processo, visto como consumado no momento da enunciação verbal.
#172162
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No 2º§, após a referência à fala de Bernardo Soares, um novo período é iniciado com o vocábulo “assim” cuja produção de sentido reflete:

  • a) Ideia de acréscimo.
  • b) Ideia de conclusão lógica.
  • c) Explicação, a razão do fato.
  • d) Ressalva que indica compensação.
#172163
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Para se ouvir de verdade, isso é, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.” (3º§) Em relação ao trecho destacado anteriormente, pode-se afirmar que as correções linguística e semântica estão preservadas na reescrita:

  • a) Para se ouvir de verdade, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis nossos juízos, ainda que provisoriamente.
  • b) Para: ouvir de verdade, colocarmos dentro do mundo do outro; é preciso colocarmos entre parêntesis, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.
  • c) Para nos colocarmos dentro do mundo, do outro, para se ouvir de verdade, isso é, precisa-se colocar entre parêntesis, ainda que provisoriamente, nossos conceitos.
  • d) Para ouvir de verdade – deste modo –, para nos colocar dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis, ainda que temporariamente, as nossas opiniões.
#172164
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A respeito da referência à fala de Bernardo Soares, no 2º§, pode-se afirmar que

  • a) constitui o desenvolvimento da principal ideia apresentada no texto.
  • b) reflete a diversidade de recursos e estilos linguísticos utilizados pelo autor em seu texto.
  • c) mostra a expressão de uma determinada ideia conceitual, a partir da qual o texto terá uma sequência lógica.
  • d) é considerada uma contra argumentação em relação às ideias expressas pelo autor acerca de seu posicionamento.
#172165
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Existem palavras que possuem regras diferentes quanto à concordância de acordo com a classe gramatical a qual pertencem como ocorre com o termo “meio” em “implica reconhecer que somos meio cegos...”. A concordância gramatical só NÃO está correta em:

  • a) A despesa com este projeto está cada vez mais caro, não havia tal previsão.
  • b) Digo que aquelas pessoas são bastante cuidadosas em relação ao trabalho que executam cotidianamente.
  • c) Foi um evento em que conheci bastantes pessoas cujo contato foi providencial para futuros planejamentos.
  • d) Nunca disse que tal trabalho custaria barato, pelo contrário, exige disponibilidade para grandes investimentos.
#172166
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Tendo em vista o foco narrativo do texto, pode-se afirmar que

  • a) a imparcialidade é fator fundamental para que o texto seja impregnado pelo ponto de vista do autor.
  • b) as entrelinhas do texto demonstram uma imparcialidade parcial do autor em relação ao assunto apresentado.
  • c) os fatos são relatados e descritos sem que haja a intenção de influenciar o leitor com observações ou opiniões, mas apenas de apresentá-las.
  • d) é marcado por características subjetivas, opiniões em relação aos fatos, unindo-se o autor aos leitores em determinadas afirmações.
#172167
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Sabendo-se que a coesão “ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos” (Koch; Travaglia, 1997), pode-se afirmar que em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos. Mas isso, admitir que o outro vê coisas que nós não vemos, implica reconhecer que somos meio cegos...” (1º§)

  • a) As duas ocorrências do vocábulo “isso” possuem o mesmo referente e, deste modo, a mesma função.
  • b) O processo de recorrência poderia ser intensificado acrescentando-se a expressão “ainda que” antes de “não com a cabeça”.
  • c) A retomada através do termo “nisso” demonstra a progressão textual, retomando a informação trazida anteriormente.
  • d) A partir do emprego do pronome “isso” é possível estabelecer conexões textuais em que funções diferentes contribuem para a progressão textual.
#172168
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O autor afirma que há uma necessidade de que reconheçamos “que não somos o umbigo do mundo”. Acerca da expressão empregada pelo autor pode-se afirmar que

  • a) há uma referência à palavra “mundo” que revela um juízo de valor de forma ostensiva e valorativamente negativa.
  • b) é possível reconhecer o efeito conotativo empregado com o objetivo de traduzir um posicionamento do enunciador.
  • c) Independente da situação comunicativa, os termos “umbigo” e “mundo” apresentam conceitos e sentidos imutáveis.
  • d) a referenciação jocosa do termo “umbigo” associado a “mundo” permite-nos concluir que o autor faz um alerta à sociedade.
#172169
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos.” (1º§) O período anterior é composto de orações cuja classificação sintática as distingue umas das outras. A oração “que o outro veja mundos” possui a mesma classificação sintática da oração destacada em:

  • a) É indiscutível que sua situação seja lastimável.
  • b) Espero apenas isso: que mudes teus conceitos.
  • c) Desejo que sua recuperação seja breve e satisfatória.
  • d) Creio que sua regeneração está mais próxima do que pensam.
#172170
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Acerca das ideias trazidas ao texto pode-se afirmar que:

  • a) É necessário que o outro reconheça o que somos para que ele seja compreendido.
  • b) A visão do outro é diferente da nossa, de modo que aquilo que o outro enxerga podemos ver, mas sob outra perspectiva.
  • c) Sair de si mesmo é condição fundamental para que a visão que possuímos sobre as coisas seja ampliada ou até mesmo modificada.
  • d) Para que a nossa visão seja ampliada, todo o entendimento prévio deve ser reputado como nada, para a partir daí estabelecermos novos paradigmas.
#172171
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Algumas imagens produzidas no texto, utilizando termos como “acorrentados”, “presidiários”, “atados” e “armadilha” demonstram:

  • a) Repetitividade para que haja reconhecimento da ideia desenvolvida.
  • b) Uma produtividade metonímica em que ocorre uma síntese na identificação dos elementos.
  • c) O uso de metáforas como recurso de expressão que permite a projeção de determinadas analogias.
  • d) Um efeito expressivo que conduz o leitor a uma conclusão de que há um valor negativo, segundo o pondo de vista narrativo em relação aos fatos apresentados.
#172172
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

De acordo com as normas da linguagem padrão, assinale a afirmativa correta.

  • a) Em substituição a “se lhe dera de presente” é facultativo o emprego de “se lhes deram de presente”
  • b) Com as devidas adequações, a substituição de “quem manda livros aos presidiários” por “quem lhes manda livros” estaria correta.
  • c) Em “[...] quem segura sem temor uma lagartixa e lhe faz [...]”, a substituição de “lagartixa” por “lagartixas” provoca a alteração para o plural da forma verbal “faz”.
  • d) A substituição das ocorrências de “quem” por “aquele que” exigiria o uso do acento grave indicativo de crase em função da regência verbal, resultando em “àquele que”.
#172173
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Em relação ao conto de Paulo Mendes Campos, analise as afirmativas a seguir.

I. O cotidiano é apresentado sob uma nova perspectiva, saindo do comum, do habitual.

II. A subjetividade característica do gênero textual apresentado é reforçada, também, pela escolha do campo semântico utilizado no texto.

III. O tema abordado é constituído a partir de elementos descritivos que compõem um cenário em que o próprio leitor pode se reconhecer, tendo em vista a universalidade da matéria tratada.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • a) I.
  • b) III.
  • c) I e II.
  • d) II e III.
#172174
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

“[...] todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.” O fragmento destacado anteriormente promove, no contexto,

  • a) a compreensão do sentido das sequências anteriores.
  • b) uma quebra de expectativa causando surpresa ao leitor.
  • c) a continuidade do mesmo procedimento estrutural anterior.
  • d) uma segmentação do texto de caráter opositivo aos fatos anteriores.
#172175
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Acerca da estrutura textual é possível afirmar que

  • a) o narrador surpreende pela objetividade com que trata os fatos apresentados.
  • b) por meio da exposição de fatos, a progressão textual é comprometida propositalmente.
  • c) por meio da narrativa, o texto produz um efeito de “estranhamento” a partir de marcas subjetivas.
  • d) o tema abordado é explorado a partir da exposição de fatos e dinâmica narrativa, predominantemente.