Simulado SEJUC – RN | Agente Penitenciário | CONCURSO
SIMULADO SEJUC – RN | AGENTE PENITENCIÁRIO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEJUC – RN para o cargo de Agente Penitenciário.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso SEJUC – RN. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente Penitenciário, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEJUC – RN | Agente Penitenciário contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEJUC – RN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #121871
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As formas verbais “acreditasse” e “trocaria” em “Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E se falo é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim, troque os seus pensamentos pelos meus.” (3º§) mesmo pertencendo a tempos e modos verbais diferentes,
- a) pertencem cronologicamente ao passado, tendo seu uso favorecido no discurso narrativo.
- b) situam os fatos num intervalo de tempo do qual faz parte o próprio momento da enunciação.
- c) representam fatos como não concluídos e os situam num intervalo de tempo relativo a um universo hipotético.
- d) estão associados com o aspecto concluso do processo, visto como consumado no momento da enunciação verbal.
- #121872
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No 2º§, após a referência à fala de Bernardo Soares, um novo período é iniciado com o vocábulo “assim” cuja produção de sentido reflete:
- a) Ideia de acréscimo.
- b) Ideia de conclusão lógica.
- c) Explicação, a razão do fato.
- d) Ressalva que indica compensação.
- #121873
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“Para se ouvir de verdade, isso é, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.” (3º§) Em relação ao trecho destacado anteriormente, pode-se afirmar que as correções linguística e semântica estão preservadas na reescrita:
- a) Para se ouvir de verdade, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis nossos juízos, ainda que provisoriamente.
- b) Para: ouvir de verdade, colocarmos dentro do mundo do outro; é preciso colocarmos entre parêntesis, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.
- c) Para nos colocarmos dentro do mundo, do outro, para se ouvir de verdade, isso é, precisa-se colocar entre parêntesis, ainda que provisoriamente, nossos conceitos.
- d) Para ouvir de verdade – deste modo –, para nos colocar dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis, ainda que temporariamente, as nossas opiniões.
- #121874
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A respeito da referência à fala de Bernardo Soares, no 2º§, pode-se afirmar que
- a) constitui o desenvolvimento da principal ideia apresentada no texto.
- b) reflete a diversidade de recursos e estilos linguísticos utilizados pelo autor em seu texto.
- c) mostra a expressão de uma determinada ideia conceitual, a partir da qual o texto terá uma sequência lógica.
- d) é considerada uma contra argumentação em relação às ideias expressas pelo autor acerca de seu posicionamento.
- #121875
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Existem palavras que possuem regras diferentes quanto à concordância de acordo com a classe gramatical a qual pertencem como ocorre com o termo “meio” em “implica reconhecer que somos meio cegos...”. A concordância gramatical só NÃO está correta em:
- a) A despesa com este projeto está cada vez mais caro, não havia tal previsão.
- b) Digo que aquelas pessoas são bastante cuidadosas em relação ao trabalho que executam cotidianamente.
- c) Foi um evento em que conheci bastantes pessoas cujo contato foi providencial para futuros planejamentos.
- d) Nunca disse que tal trabalho custaria barato, pelo contrário, exige disponibilidade para grandes investimentos.
- #121876
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Tendo em vista o foco narrativo do texto, pode-se afirmar que
- a) a imparcialidade é fator fundamental para que o texto seja impregnado pelo ponto de vista do autor.
- b) as entrelinhas do texto demonstram uma imparcialidade parcial do autor em relação ao assunto apresentado.
- c) os fatos são relatados e descritos sem que haja a intenção de influenciar o leitor com observações ou opiniões, mas apenas de apresentá-las.
- d) é marcado por características subjetivas, opiniões em relação aos fatos, unindo-se o autor aos leitores em determinadas afirmações.
- #121877
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sabendo-se que a coesão “ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos” (Koch; Travaglia, 1997), pode-se afirmar que em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos. Mas isso, admitir que o outro vê coisas que nós não vemos, implica reconhecer que somos meio cegos...” (1º§)
- a) As duas ocorrências do vocábulo “isso” possuem o mesmo referente e, deste modo, a mesma função.
- b) O processo de recorrência poderia ser intensificado acrescentando-se a expressão “ainda que” antes de “não com a cabeça”.
- c) A retomada através do termo “nisso” demonstra a progressão textual, retomando a informação trazida anteriormente.
- d) A partir do emprego do pronome “isso” é possível estabelecer conexões textuais em que funções diferentes contribuem para a progressão textual.
- #121878
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O autor afirma que há uma necessidade de que reconheçamos “que não somos o umbigo do mundo”. Acerca da expressão empregada pelo autor pode-se afirmar que
- a) há uma referência à palavra “mundo” que revela um juízo de valor de forma ostensiva e valorativamente negativa.
- b) é possível reconhecer o efeito conotativo empregado com o objetivo de traduzir um posicionamento do enunciador.
- c) Independente da situação comunicativa, os termos “umbigo” e “mundo” apresentam conceitos e sentidos imutáveis.
- d) a referenciação jocosa do termo “umbigo” associado a “mundo” permite-nos concluir que o autor faz um alerta à sociedade.
- #121879
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
“E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos.” (1º§) O período anterior é composto de orações cuja classificação sintática as distingue umas das outras. A oração “que o outro veja mundos” possui a mesma classificação sintática da oração destacada em:
- a) É indiscutível que sua situação seja lastimável.
- b) Espero apenas isso: que mudes teus conceitos.
- c) Desejo que sua recuperação seja breve e satisfatória.
- d) Creio que sua regeneração está mais próxima do que pensam.
- #121880
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Acerca das ideias trazidas ao texto pode-se afirmar que:
- a) É necessário que o outro reconheça o que somos para que ele seja compreendido.
- b) A visão do outro é diferente da nossa, de modo que aquilo que o outro enxerga podemos ver, mas sob outra perspectiva.
- c) Sair de si mesmo é condição fundamental para que a visão que possuímos sobre as coisas seja ampliada ou até mesmo modificada.
- d) Para que a nossa visão seja ampliada, todo o entendimento prévio deve ser reputado como nada, para a partir daí estabelecermos novos paradigmas.
- #121881
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Algumas imagens produzidas no texto, utilizando termos como “acorrentados”, “presidiários”, “atados” e “armadilha” demonstram:
- a) Repetitividade para que haja reconhecimento da ideia desenvolvida.
- b) Uma produtividade metonímica em que ocorre uma síntese na identificação dos elementos.
- c) O uso de metáforas como recurso de expressão que permite a projeção de determinadas analogias.
- d) Um efeito expressivo que conduz o leitor a uma conclusão de que há um valor negativo, segundo o pondo de vista narrativo em relação aos fatos apresentados.
- #121882
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
De acordo com as normas da linguagem padrão, assinale a afirmativa correta.
- a) Em substituição a “se lhe dera de presente” é facultativo o emprego de “se lhes deram de presente”
- b) Com as devidas adequações, a substituição de “quem manda livros aos presidiários” por “quem lhes manda livros” estaria correta.
- c) Em “[...] quem segura sem temor uma lagartixa e lhe faz [...]”, a substituição de “lagartixa” por “lagartixas” provoca a alteração para o plural da forma verbal “faz”.
- d) A substituição das ocorrências de “quem” por “aquele que” exigiria o uso do acento grave indicativo de crase em função da regência verbal, resultando em “àquele que”.
- #121883
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Em relação ao conto de Paulo Mendes Campos, analise as afirmativas a seguir.
I. O cotidiano é apresentado sob uma nova perspectiva, saindo do comum, do habitual.
II. A subjetividade característica do gênero textual apresentado é reforçada, também, pela escolha do campo semântico utilizado no texto.
III. O tema abordado é constituído a partir de elementos descritivos que compõem um cenário em que o próprio leitor pode se reconhecer, tendo em vista a universalidade da matéria tratada.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- a) I.
- b) III.
- c) I e II.
- d) II e III.
- #121884
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
“[...] todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.” O fragmento destacado anteriormente promove, no contexto,
- a) a compreensão do sentido das sequências anteriores.
- b) uma quebra de expectativa causando surpresa ao leitor.
- c) a continuidade do mesmo procedimento estrutural anterior.
- d) uma segmentação do texto de caráter opositivo aos fatos anteriores.
- #121885
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEJUC-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Acerca da estrutura textual é possível afirmar que
- a) o narrador surpreende pela objetividade com que trata os fatos apresentados.
- b) por meio da exposição de fatos, a progressão textual é comprometida propositalmente.
- c) por meio da narrativa, o texto produz um efeito de “estranhamento” a partir de marcas subjetivas.
- d) o tema abordado é explorado a partir da exposição de fatos e dinâmica narrativa, predominantemente.